VW Touareg 2012

 

Touareg 2012 – Nova geração com segurança, luxo e conforto

 

autoreview
O editor viajor a convite da VW do Brasil

Campos do Jordão – SP -
Já a partir deste final de semestre a nova geração do Touareg, primeiro utilitário esportivo lançado pela Volkswagen, lançado em 2002, com aproximadamente meio milhão de unidades comercializadas em sua primeira geração, chega às concessionárias da marca.
Esta é a segunda geração do Touareg que chega ao Brasil em duas versões, com motores V6 e V8, ambas com mais torque e economia de combustível. As duas opções atendem às rígidas normas de emissões brasileiras (PL5) e conta com um novo sistema de gerenciamento térmico, que possibilita atingir a temperatura ideal de funcionamento em menor tempo, o que contribui de forma importante na redução do consumo de combustível em percursos pequenos, como a maioria dos realizados na cidade. A evolução dos motores fica clara no desempenho do V6 FSI 3,6 litros: com 280 cv e torque máximo de 360 Nm.
 
Câmbio de oito marchas
Outra novidade é que o novo Touareg vem equipado de série com transmissão automática de oito marchas, incorporando uma tecnologia pioneira no segmento dos utilitários esportivos; é o primeiro do segmento de SUV a utilizar este câmbio. Com melhor escalonamento, ele utiliza a sétima e a oitava marchas como “over drive”, diminuindo o consumo.

 

 
Tração integral
Um dos pontos de destaque, tendo como referência a diminuição de consumo e de emissões, foi além do menor peso da carroceria bem como motor e câmbio a tração integral de série do Touareg. O sistema 4MOTION tem tração permanente nas quatro rodas, administrada por um diferencial Torsen de deslizamento limitado, que distribui a força do motor 60 por cento para o eixo dianteiro e 40 por cento para as rodas de trás.
O Touareg conta, também, com um programa de direção off-road, acionado por um controle giratório. Quando ativado, ele altera a configuração dos freios ABS e os sistemas EDS e ASR, otimizando-as para caminhos não pavimentados. Além disso, é ativado o sistema Hill Descent Assist, de assistência em decidas acentuadas, e altera o momento das trocas de marchas do câmbio automático.
 

Conforto a bordo
O que era bom ficou ainda melhor, pois ele chega mais leve, econômico e ágil. Em seu interior os bancos ficaram mais confortáveis, em couro Vienna e com aquecimento. Na versão V8, os assentos dianteiros podem ser climatizados.
O banco traseiro oferece, de série, ajuste longitudinal com 160 mm, além de regulagem da inclinação do encosto. O encosto pode ser destravado e rebatido para ampliar o compartimento de carga para até 1.642 litros de capacidade.

 
Segurança e inovação
No novo Touareg o comando do freio de mão é eletromecânico e feito ao toque de um botão. Além disso, o V6 também captura parte da energia dissipada nas frenagens e desacelerações (tipo o Kers da F1). Esqueça aquela velha vareta de óleo; o nível do óleo agora é mostrado no painel, digitalmente. 
Outro detalhe é o novo teto solar panorâmico, o maior já utilizado num utilitário esportivo, que ilumina o interior da cabine mesmo em dias encobertos.
Também há novidades importantes nos sistemas de assistência. O Area View utiliza quatro câmeras posicionadas ao redor do carro para proporcionar uma visão abrangente em torno do veículo, aumentando a segurança. Com a mesma intenção, há seis airbags.
O Side Assist alerta para carros que se aproximam por trás, fora do ângulo de visão, quando o motorista troca de faixas. O controle de velocidade adaptativo (ACC) com Front Assist, agora pode frear o carro completamente.

 
Novos faróis
As duas versões do Touareg comercializadas no Brasil têm faróis bi-xenônio, com nivelamento automático, iluminação direcional nas curvas e LEDs.
Os faróis de xenônio são equipados com lâmpadas DS3, que não utilizam mercúrio. Mais uma vez, a Volkswagen se antecipa à legislação internacional que prevê para os próximos anos a eliminação de materiais contendo mercúrio.
Dois conjuntos, de 15 LEDs cada um, são agrupados em torno dos faróis principais, numa configuração tridimensional característica, em forma de "u", para que a “assinatura” de seu formato identifique a imagem do Touareg à noite.
 

Design exterior
Foi a equipe do centro de estilo do Grupo Volkswagen, de Klaus Bischoff, que se empenhou em dar ao Touareg uma aparência ainda mais elegante.
O novo DNA de design da marca transparece no alinhamento horizontal da dianteira com os novos faróis, da mesma forma que na traseira típica do carro.
Os designers criaram um carro de nível superior, que se destaca sob qualquer ângulo e assume uma personalidade independente: um típico Volkswagen e um típico Touareg, que qualquer observador facilmente é capaz de identificar – qualidades raras atualmente, quando o número de veículos existentes em cada segmento de mercado tende a mostrar uma grande homogeneidade na aparência.
 
Tela touchscreen
A região superior do console central abriga o novo sistema de som RNS 850 com comando de voz e navegação via satélite, controlados por toques na tela.  Acima do console há um compartimento porta–objetos com tampa.

 

Motores
No Brasil, o Touareg é oferecido com duas opções de motorização: V6 FSI 3,6 l, com 280 cv e V8 FSI 4,2 l, com 360 cv, ambos conjugados à transmissão automática de oito velocidades.
Os dois motores contam com avançado sistema de controle térmico, que desativa a bomba d’água quando o motor é ligado frio, possibilitando que a temperatura de funcionamento ideal seja atingida mais rapidamente. Isso ajuda na economia de combustível, principalmente em trajetos curtos.
Outra inovação, para ambos os motores, é a abolição da vareta de controle do nível de óleo, que agora é monitorado eletronicamente, através de ultrassom. A informação é mostrada no painel, não é mais preciso abrir o capô.

 
4MOTION
O Touareg conta com o sistema 4MOTION de tração permanente nas quatro rodas, com a força do motor distribuída através de um diferencial Torsen, de deslizamento limitado e bloqueio eletrônico do diferencial nos dois eixos. O SUV tem capacidade para enfrentar subidas de até 31 graus.
 
Suspensão a ar
O Touareg V8 conta, de série, com suspensão pneumática com controle eletrônico. O sistema integra controle de nivelamento automático, ajuste de altura em relação ao solo e da rigidez dos amortecedores.
A suspensão a ar garante conforto excepcional em estradas pavimentadas e, por permitir a redução da altura do veículo, um comportamento dinâmico bastante esportivo. Usada fora de estrada, a suspensão pneumática também melhora as propriedades off-road do Touareg, mantendo o alto nível de conforto.
O motorista pode escolher facilmente, através de um comando no console, entre quatro níveis de altura da suspensão: Nível de carga, Normal, Todo-terreno e Todo-terreno extra.
Também é possível ajustar os amortecedores: além do modo “Normal”, com a altura mais baixa resultando em menor resistência aerodinâmica, o usuário pode optar pelos níveis “Comfort” ou “Sport”.
No modo Comfort, o sistema procura, principalmente, compensar da melhor forma possível as irregularidades do terreno. No modo Sport, a altura é reduzida em 25 mm, otimizando a aderência e aumentando a performance nas curvas.

 

ACC
O ACC (Adaptive Cruise Control – controlador de velocidade e distância) oferece um importante auxílio ao motorista, acelerando e desacelerando o automóvel dependendo do fluxo de tráfego detectado pelo radar frontal. Em todas as situações, o motorista continua no comando, responsável pelas decisões à direção: é possível sobrepassar o sistema a qualquer momento, desligando-o ou ao utilizar os pedais do freio ou do acelerador.
O ACC é ativado por um controle posicionado no volante. O motorista seleciona a velocidade desejada, a distância a ser mantida em relação ao veículo à frente (mantendo as distâncias de segurança mínimas previstas na legislação) e o modo de resposta dinâmica (Comfort, Normal ou Sport). O ACC funciona como um controlador de velocidade (piloto automático) inteligente, que mantém automaticamente a distância escolhida pelo motorista em função da velocidade do veículo à frente.
Caso o veículo à frente pare, o ACC freia o Touareg até a imobilidade. Caso não haja tráfego à frente, o ACC mantém a velocidade selecionada pelo motorista.
 
Front Assist
O sistema Front Assist, integrado ao ACC, atua como se fosse um “passageiro da frente sempre alerta”, ajudando a evitar colisões frontais, mesmo quando o ACC estiver desligado. Ele monitora o tráfego de forma contínua usando o radar frontal em velocidades entre 30 km/h e 200 km/h, relatando quaisquer situações críticas ao motorista.
A terceira fase do Front Assist pode ser descrita, de forma figurada, como se houvesse um passageiro ao lado do condutor, sempre alerta e com seu próprio pedal de freio. O sistema auxilia o motorista sempre que a aproximação em relação ao veículo da frente estiver chegando a um ponto crítico. O sistema de freios é então précondicionado e os sistemas de assistência de frenagem são sensibilizados. À medida que o risco de uma colisão frontal aumenta, são emitidos avisos visuais e acústicos e o motorista é alertado de que precisa agir por um solavanco no pedal do freio.
Caso a reação do motorista ao frear seja muito fraca, o veículo aumenta automaticamente a pressão nos freios até o necessário para evitar o acidente.
 
Side Assist
Dois sensores por radar, de 24 GHz, posicionados na traseira do Touareg, monitoram a aproximação de outros veículos em ângulos cegos do veículo. Quando isso ocorre, o motorista é alertado por LEDs piscantes posicionados nos espelhos retrovisores externos.
Este sistema é extremamente útil em situações em que o motorista inicia uma troca de faixa e outro carro se aproxima em alta velocidade. O sistema identifica a intenção do motorista pelo acionamento do pisca-pisca.
 
Rear Assist
Para auxiliar no estacionamento, o novo Touareg conta com sistema auxiliar dotado de sensores e de uma câmera posicionada na traseira. As imagens captadas são exibidas na tela do rádio, juntamente com linhas mostrando a vaga disponível e a direção que o carro irá tomar, de acordo com o posicionamento do volante.