Toyota Etios

 

 

 

Etios – O Compacto da Toyota

Itupeva – SP – Para um mercado onde 65% dele é preenchido no segmento dos compactos, a Toyota visualizou e chegou a conclusão que neste também poderia fazer o sucesso que tem com seu sedã médio, o Corolla. Então, buscou em seu portifólio, bem ali na Índia o Etios cuja origem remete à da palavra grega Ethos, que significa “Essência Original”; de original, o DNA Toyota e da essência, a qualidade, confiabilidade e durabilidade da marca. Esse é o Etios, primeiro veículo compacto da Toyota, que já e fabricado na Índia e agora, um pouco mais desenvolvido e tropicalizado para o mercado brasileiro. Ele já esta sendo produzido na recém-inaugurada fábrica de Sorocaba e, de acordo com uma fonte da diretoria, com um planejamento inicial já aprovado pela cúpula no Japão de 70 mil unidades no primeiro ano pois, foram alcançados os pré-requisitos de 75 mil cadastros de interessados e 25 mil pré pedidos que geram intenção de compra o que já também autoriza uma produção de 100 mil unidades em 2013 se os fornecedores derem o ok da entrega das peças e acessórios.
Ele chega nas concessionárias da fabricante no dia 28 de setembro, em dois tipos de carroceria, hatchback e sedã, e dois tipos de motorização, 1.3L e 1.5L, ambas com 16 válvulas.

O hatchback será comercializado em quatro versões, denominadas Etios, Etios X (com ar-condicionado opcional), Etios XS e Etios XLS. Na versão de entrada, o modelo tem motorização 1.3L e vem equipado com airbags frontais, para-choque na cor do veículo, porta-luvas ventilado, alertas visuais e sonoros do não afivelamento do cinto de segurança e abertura de portas.

Na versão Etios X, também com motor 1.3L, o Etios mantém os mesmos equipamentos e ainda agrega componentes como coluna de direção com regulagem de altura, aerofólio traseiro, direção com assistência elétrica, freios ABS com EDB (Distribuição Eletrônica de Frenagem, em inglês), desembaçador do vidro traseiro e filtro anti-pólen. A versão também pode ser adquirida com ar condicionado, como item opcional.

O modelo Etios XS agrega, além de todos os itens mencionados, ar-condicionado, maçanetas e retrovisores na cor do veículo, sistema de áudio com rádio AM/FM, CD player e entrada USB, conta-giros, além de vidros e travas elétricas nas quatro portas.

A versão Etios XLS vem equipada com motor 1.5L e componentes adicionais à versão Etios XS como faróis de neblina, grade dianteira com moldura cromada, rodas de liga leve de 15 polegadas, abertura do porta-malas por comando elétrico, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

O Etios sedã será comercializado em três versões, todas elas com motorização 1.5L, denominadas Etios X (com ar-condicionado como opcional), Etios XS e Etios XLS. Desde a versão de entrada, o modelo já conta com itens coluna de direção com regulagem de altura, direção com assistência elétrica, freios ABS com EBD, airbag duplo, alerta visual de não afivelamento do cinto, barra de proteção nas 4 portas e desembaçador do vidro traseiro.

Assim, como no hatchback, a versão Etios XS conta ainda com maçanetas e retrovisores na cor do veículo, ar condicionado, sistema de áudio, conta-giros, porta-malas com acabamento cromado e vidros e travas elétricas.

A versão topo de linha (Etios XLS) vem ainda com faróis de neblina, rodas de liga leve, acabamento cromado nos difusores de ar, maçanetas na cor prata, travamento das portas por controle remoto e sistema de alarme.

O Toyota Etios terá dois tipos de motorização. A versão hatchback será equipada com propulsores de 1.3L e 1.5L Flex Fuel, ambos 16 válvulas. Já o modelo três volumes virá exclusivamente com o motor 1.5L. Veja abaixo potência dos modelos:

Etios 1.3L
- Com gasolina: 84 cavalos de potência a 5.600 rpm e 11,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
- Com etanol: 90 cavalos de potência a 5.600 rpm e 12,8 kgfm de torque a 3.100 rpm.

Etios 1.5L
- Com gasolina: 92 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.
- Com etanol: 96,5 cavalos de potência a 3.600 rpm e 13,9 kgfm de torque a 3.100 rpm.

O Etios utiliza transmissão manual de cinco marchas com um contrapeso (absorvedor de massa) que assegura uma excelente sensação na troca de marchas.

Ele será comercializado em sete cores; branco, preto, cinza, azul e prata (sedã e hatchback), verde e vermelho (disponível no hatchback).
Durante o test drive de lançamento, tiramos as seguintes conclusões; o modelo é espaçoso, confortável, com ótima dirigibilidade, câmbio suave e um motorzão nas duas versões. Não gostei do painel de instrumentos que é uma adaptação do usado na Índia onde a direção é à moda inglesa (do lado direito) e o marcador de gasolina é praticamente invisível. Outro ponto é o acabamento interno que não segue o padrão Toyota que estamos acostumados e poderia ser bem melhor. Rapidamente a Toyota vai rever este ítem. De resto o carro é muito bom e vai dar muito trabalho para a concorrência.