S10 2009

S10 2009

 
 
 


Uberlândia – MG – A linha 2009 da Chevrolet S10 chega ao mercado nacional e com bons motivos para comemorar. Líder há 13 anos no segmento de picapes médias do Brasil e a única da categoria equipada com motor bicombustível, a S10 passa por uma importante modernização estética e ganha novos equipamentos de série e acessórios originais, além de uma nova versão mais sofisticada, a Executive com cabine dupla e motor 2.4 Flexpower, e uma cabine simples 2.4 Flexpower, que será a picape mais acessível do segmento.

 

Em termos de design, as atualizações da linha 2009 da S10 acentuam a percepção de robustez, e a aplicação de novos acessórios originais – tais como um novo "santantônio" -, aumenta as proporções do veículo e garante um aspecto ainda mais moderno.

 

As alterações estilísticas também foram implementadas na linha 2009 do Blazer, utilitário-esportivo derivado da S10.

 

A marca Chevrolet incrementou o portifólio de versões da sua picape. Uma das novidades é a S10 Executive com motor 2.4 Flexpower e cabine dupla, equipada com todo o conteúdo do modelo topo de linha, estendendo o benefício desta motorização para clientes que exigem mais conforto e conveniência. Trata-se de um elo entre as versões 'flex' e diesel do modelo. Há ainda, também para a venda no varejo, a versão S10 Advantage com motor 2.4 Flexpower e cabine simples, que se torna a picape média mais acessível do País.

 

Em ambos os casos, a Chevrolet detectou que havia uma oportunidade de mercado. A S10 Advantage Flexpower cabine simples, por exemplo, passou a fazer parte da linha da picape depois do lançamento do modelo compacto Chevrolet Montana com a motorização 1.4 Econo.Flex, que abriu uma lacuna nas picapes de entrada na faixa de R$ 30.984,00 a R$ 57.269,00 exatamente onde passa a atuar este modelo, antes disponível apenas nos negócios de vendas diretas (frotista, governo, produtor rural e portador de necessidades especiais).

 

Portanto, agora a linha 2009 da S10 ficou assim dividida:

 

Chevrolet S10 Advantage

 

Motor 2.4 Flexpower, cabine simples ou dupla, e tração 4×2.

 

Chevrolet S10 Colina

 

Motor 2.8 MWM Turbo Diesel Eletrônico, cabine simples ou dupla, com trações 4×2 e 4×4.

 

Chevrolet S10 Tornado

 

Motor 2.8 MWM Turbo Diesel Eletrônico, cabine dupla, com trações 4×2 e 4×4.

 

Chevrolet S10 Executive

 

Motor 2.8 MWM Turbo Diesel Eletrônico, cabine dupla, trações 4×2 e 4×4; e, motor

 

2.4 Flexpower, tração 4×2.

 



Robustez e confiabilidade, receitas de sucesso da S10

 

Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, destaca a robustez e confiabilidade como algumas razões de seu sucesso no mercado nacional, além de ser a única picape do segmento equipada com motor bicombustível. "A Chevrolet S10 possui excelentes custo-benefício e valor de revenda, além de ter a maior rede de assistência técnica do segmento, atributos que são muito importantes para os consumidores deste tipo de veículo", acrescenta.

 

Por sua vez, José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil, ressalta a variedade de tipos de clientes atendidos pela picape S10. "Desde o fazendeiro até o pequeno empresário do segmento de transporte, passando pelas pessoas que gostam de aventuras off-road, todos ficam satisfeitos quando optam pela S10. É, realmente, a picape mais completa do País", observa.

 

Com a linha 2009 da S10, a Chevrolet pretende aumentar seu volume de vendas no segmento para 3.000 unidades por mês, ampliando ainda mais sua vantagem frente à concorrência. A picape Chevrolet S10 registrou um crescimento de 19,8% nos emplacamentos em 2007, comparado com o período de 2006.

 

Foram 22.636 unidades emplacadas no ano passado, o equivalente a uma participação de 32,3%, ou 1/3 de todo o segmento.

 

A Chevrolet S10 é um case de extremo sucesso e coube a ela inaugurar, em 1995, com o lançamento da primeira versão do modelo, o segmento das picapes médias no País. Esse segmento teve uma expansão significativa, e a S10 o liderou de forma absoluta nestes últimos 13 anos. No período de 1995 a dezembro de 2007 foram emplacadas no País 275.634 unidades da picape S10, enquanto o Blazer, por sua vez, teve a contabilização de 94.245 unidades.

 

Mesmo estando sempre na liderança a S10 ganhou muitas inovações nos últimos anos. Em 2007, por exemplo, recebeu a tecnologia Flexpower, que permite ao consumidor a utilização de gasolina, álcool ou a mistura dos dois combustíveis em qualquer proporção. Ainda hoje é a única do segmento com esta tecnologia.

 

Segundo pesquisas, os consumidores compram picapes médias no Brasil pelos seguintes motivos: experiência anterior, aparência exterior, preço, conforto e estilo utilitário. "Apenas no quesito 'aparência' não há referência de destaque por parte dos entrevistados/clientes para a S10. Daí esta necessidade da atualização estética do modelo", observa Marcos Munhoz, diretor geral de Marketing e Vendas da GM do Brasil. "Além disso, a picape S10, diferentemente dos demais veículos do segmento, atende aos mais específicos e diversos anseios e necessidades do setor do agronegócio, que tem demonstrado um excepcional crescimento", acrescenta o executivo.

 

A modernização feita pela Chevrolet na linha 2009 da S10 destaca ainda mais a robustez do veículo. Isso fica à mostra com a nova grade que estampa a gravata dourada da Chevrolet e combina com o pára-choque na cor do veículo, tendo um aplique preto injetado ao centro.

 

Além disso, esta nova grade ganhou um aplique mais largo na parte superior, na cor do veículo ou cromado, conforme a versão.

 

A entrada de ar sobre o capô ganhou novas dimensões – ficou maior. Além disso, a S10 possui adesivos na coluna "A" e faixas laterais mais largas (na versão Executive). O acessório rack tubular sobre o teto agora é duplo e mais longo. Na traseira, as lanternas têm novas lentes e foi adicionado um aplique na cor preta. Outra novidade está nas rodas aro 16 polegadas, com a opção de dois novos desenhos para as versões em alumínio (liga-leve).

 

Internamente, há mais mudanças: o painel de instrumentos tem quatro novos mostradores, com fundo na cor azul. Também são novos o desenho do volante de direção (para as versões sem airbags) e os revestimentos dos painéis das portas e dos assentos. Para a versão Executive, com interior revestido em couro, foram adicionados novos apliques em madeira.

 

Outra mudança na linha 2009 Flexpower – apenas para as versões com cabine dupla – é o aumento da capacidade do tanque de combustível, que passou de 67 litros para 80 litros.

 



Motor Flexpower permite a liberdade de escolha

 

A linha S10/Blazer com motor 2.4 Flexpower tem potência superior se comparado a modelos a gasolina: quando abastecido com álcool, gera uma potência de 147 cv e quando utiliza a gasolina alcança 141 cv de potência. A taxa de compressão deste motor é 11,5:1, o que proporcionou um ganho de potência de 20% em relação ao motor similar a gasolina.

 

Tanto com gasolina quanto com álcool, a potência máxima se dá a 5.200 rotações por minuto. O torque máximo é de 21,9 kgfm (quilograma força metro) para gasolina e km/h em 12s8 (100% de gasolina) e 11s9 (100% de álcool).

 

Quanto ao consumo, a S10 Flexpower cabine simples faz 9,3 km/litro, na cidade, no uso da gasolina, de 12,4 km/l, na estrada, e de 10,7, na média combinada cidade/estrada. Já com o álcool os números são: 6,6 km/l (cidade), 8,6 km/l (estrada) e 7,5 (média combinada).

Já a S10 Flexpower cabine dupla, abastecida com gasolina, faz 9,2 km/litro na cidade e 11,8 km/litro na estrada (média: 10,4 km/litro). Com álcool, a picape faz 6,3 km/litro na cidade e 8,2 km/litro na estrada (média: 7,2 km/litro). Em ambos os casos, este torque se dá na faixa de 2.800 rpm. Esta característica de torque máximo constante numa faixa ampla de rotação, cofere ao veículo excelente dirigibilidade, reduz a necessidade da troca costante de marchas, propiciando ao usuário maior conforto ao dirigir.

No que diz respeito ao desempenho, a S10 e o Blazer com a tecnologia Flexpower têm uma velocidade máxima de 150 km/h. No caso da picape cabine dupla a aceleração evoluiu e, quando se utiliza o álcool, ela vai de 0 a 100 km/h em 11s5, enquanto com a gasolina, em 12s8. Já no caso da cabine simples, a aceleração de 0 a 100 km/h chega a 11s1 com o álcool, enquanto com a gasolina, em 12s2. Já o Blazer acelera de 0 a 100.

 

O Blazer, por sua vez, registra consumo de 8,7 km/litro na cidade e 11,2 km/l na estrada, dando uma média de 9,9 km/litro, quando abastecido com gasolina. Com álcool, o utilitário-esportivo da Chevrolet faz 6,0 km/litro na cidade, 7,8 km/litro na estrada – média de 6,8 km/litro.

 

O motor 2.4 Flexpower conta com coletor de admissão feito em plástico, a fim de otimizar o fluxo de ar para a mistura na câmara de combustão. Ele também teve o desenvolvimento de uma galeria específica de injeção de combustível para o sistema de partida a frio "Cold Start Rail". Este coletor tem menor peso e  propicia melhor desempenho do motor como um todo. Também, graças à melhor distribuição de gasolina, propicia partidas mais rápidas quando em temperaturas abaixo de 18 graus centígrados.

 



Economia e força com Motor Diesel Eletrônico

 

O motor 2.8 Turbo Diesel Eletrônico que equipa algumas versões da linha S10/Blazer é dotado de turbo e intercooler e conta com três válvulas por cilindro. Esta motorização desenvolve 140 cv de potência a 3.500 rpm e um torque de 34,7 kgfm a partir de 1.800 rpm a 2.400 rpm.

 

A picape S10 diesel cabine simples tem velocidade máxima de 171 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12s3 (tração 4×2) e 12s8 (tração 4×4). O consumo é de 12,4 km/litro na cidade, 15,5 km/litro na estrada e 13,8 km/litro de média.

 

 

 

Na versão com cabine dupla também a diesel, os números são outros: 173 km/h de velocidade máxima e aceleração de 0 a 100 km/h em 12s7 km/h (tração 4×2) e 13s2 (tração 4×4). Quanto ao consumo, a S10 faz 12,2 km/litro no trânsito urbano, 15,1 km/litro no trânsito rodoviário e média combinada de 13,5 km/litro.

 

O Chevrolet Blazer diesel atinge a velocidade máxima de 173 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 13s2 (trações 4×2 e 4×4). O utilitário-esportivo faz 12,2 km/litro na cidade, 15,1 km/litro na estrada e 13,5 km/litro na média combinada.

 



Um histórico de evolução

 

Desde 1995 a picape S10 foi marcada por constantes evoluções. Veja alguns pontos de destaque:

 

1995 – Lançamento da S10 – A primeira picape média nacional

 

1996 – Lançamento de versões V6 e cabine estendida

 

1998 – Lançamento das versões 4×4

 

1999 – Mudanças no visual (pára-choques/rodas e grade)

 

2000 – Novo motor MWM Turbo Intercooler

 

2001 – Chevrolet S10 Geração I; Novo motor 2.4 a gasolina; Versão Executive

 

2002 – Série especial Sertões; Série especial Rodeio

 

2004 – Série especial Sertões II

 

2006 – Chevrolet S10 Geração III; Novo motor Turbo Diesel Electrônico;

 

Séries especiais Advantage e Rodeio

 

2007 – Lançamento Chevrolet S10 Flexpower

 

2008 – Linha da S10/Blazer completa 500 mil unidades produzidas; mudanças externas e novas versões