Ranger 2008

Ford Ranger 2008


 


 

São Paulo – SP – A Ford acaba de colocar no mercado a nova Linha Ford Ranger 2008. O destaque fica para a nova versão Sport, com itens exclusivos de aparência e acabamento, além de oferecer o preço de entrada mais competitivo no segmento de picapes médias. Lançada para ocupar uma faixa de mercado sem alternativa similar em termos de tamanho e capacidade, a Ranger Sport, assim como os demais modelos da linha, é equipada com um novo sistema de suspensão e de direção, ainda mais resistente e que garante melhor dirigibilidade ao veículo.

"A Linha Ranger já era a mais completa do mercado brasileiro, mas nossas pesquisas mostraram a oportunidade de oferecer uma picape maior competindo no segmento de pequenas. Nossa versão Sport, a grande novidade da Ranger 2008, ao lado das mudanças feitas na suspensão e na direção da linha, atende essa faixa, onde o preço é um item importante de compra", afirma Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Picapes da Ford Motor Company
Criada para ocupar uma nova faixa no segmento de picapes, ela representa uma opção atraente, inovadora e sem similar no mercado. Baseada na versão cabine simples XLS a gasolina, ela se destaca pelo visual esportivo e pelo conjunto de itens exclusivos, por um preço de lançamento inferior ao de muitas picapes pequenas: R$49.990,00.

Além de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, a Ranger Sport vem com pára-choque dianteiro, moldura da grade do radiador e capa do espelho retrovisor pintados na cor do veículo, farol de neblina, rádio-CD com MP3, rodas de 16 polegadas, pneus 245/70 R16 A/T, barra estabilizadora na suspensão traseira e alarme perimetral. A carroceria é disponível em cinco cores: preto Gales, branco Ártico, prata Geada, cinza Ubatuba e a exclusiva vermelho Itália – cor forte e vibrante que destaca a esportividade da nova versão.


 

Evolução
Como principais novidades na parte de engenharia, a Ranger 2008 traz o conceito inovador de suspensão traseira e uma nova relação de direção. Os amortecedores traseiros foram deslocados do lado interno para fora das longarinas, junto às rodas, como na F-250. Ao mesmo tempo, o centro de rolagem do conjunto – ponto imaginário a partir do qual a carroceria rola em uma curva – foi rebaixado, o que melhorou ainda mais a dirigibilidade e deixou o comportamento da picape mais próximo ao de um veículo de passeio.
"A nova suspensão aumenta a eficiência e permite melhor controle do eixo traseiro, com maior estabilidade, segurança e conforto, principalmente em pisos irregulares", diz Klaus Mello, supervisor de Engenharia para Picapes Ford.
Essa mudança vem acompanhada da adoção de uma nova caixa de direção, mais rápida, confortável e precisa. "O veículo fica mais na mão e exige menores ângulos de volante nas curvas. Além disso, ficou mais leve e reduz o esforço em manobras de estacionamento", comenta Klaus.

 


 

Linha Completíssima

Na parte visual, a Ranger 2008 traz novos adesivos "Limited" e "4×4" com desenho gráfico mais moderno, alinhado com a comunicação visual do veículo. As versões XLS cabine dupla passam a ter a grade do radiador e o pára-choque dianteiro pintados na cor preta, combinando com o protetor da caixa de roda e o pára-choque traseiro.

Para completar, toda a linha passa a contar com a nova cor perolizada preto Gales, que substitui a cor sólida preto Ebony, mais sofisticada e atraente. Em caráter promocional, a nova cor está sendo oferecida pelo mesmo valor da cor sólida, sem acréscimo no preço.
A Ranger 2008 ganha nova suspensão traseira e lança a versão Sport, ampliando a linha de picapes médias mais versátil e completa do mercado brasileiro, com um modelo para cada tipo de aplicação.
Ela é a única, por exemplo, a oferecer a versão cabine simples movida a gasolina. No total, são 15 opções de catálogos, incluindo as configurações de cabine simples ou dupla, motor diesel ou a gasolina e tração 4×2 ou 4×4, nas versões de acabamento XL, XLS, XLT e LTD.
A Ranger Cabine Simples com motor diesel dispõe das versões XL (4×2 ou 4×4) e XLS (4×2). O modelo cabine simples com motor a gasolina é produzido nas versões XL e XLS, com tração 4×2.
A Ranger Cabine Dupla com motor diesel tem as versões XL, XLS e XLT, com tração 4×2 ou 4×4, além da topo de linha LTD, exclusivamente 4×4. Com motor a gasolina, ela oferece as versões XL, XLS e XLT, todas 4×2.

 


 

Preço e mercado
Outra boa notícia é que, apesar dos investimentos feitos no seu desenvolvimento, a nova linha chega sem aumento de preço em relação às versões anteriores. "Isso mostra o nosso compromisso em manter a Ranger como um excelente negócio", diz Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford.
A Ranger já vendeu mais de 120.000 unidades e conquistou um público fiel. Reconhecida principalmente pela dirigibilidade, resistência e capacidade de carga, é destacada também pela potência de seus motores da categoria: o diesel Power Stroke Electronic 3.0 L , 163 cv e torque de 38,7 kgfm, e o a gasolina Duratec DHE 2.3 L, de 150 cv, e torque de 22,1 kgfm.  "As pesquisas mostram que a Ranger tem um posicionamento muito positivo junto aos clientes", diz  Baltar.

Em termos de mercado, o segmento de picapes médias vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Ele avançou 10,5% em 2006 e deve fechar 2007 com um aumento de 5,6%. A Ford Ranger superou esse desempenho: suas vendas subiram 15,5% em 2006 e este ano mais 21,7%, principalmente devido ao forte reposicionamento de preços, lançamento de novas versões e incremento na procura das versões a gasolina.

"As picapes a gasolina respondiam por 7% do mix nacional de vendas do segmento em 2005 e hoje já somam 25,2%. Na linha Ranger, os modelos a gasolina representam 44% das vendas", diz  Baltar.

Essas mudanças explicam o avanço de dois pontos porcentuais na participação da Ranger no segmento de picapes médias. A linha era dona de 15,9% das vendas em 2005 e passou para 17,9% este ano. "Mantivemos os volumes dos modelos diesel e crescemos na venda das versões a gasolina", completa o executivo.


 


 

A Ranger teve o "prazer em dirigir" como um dos seus atributos fortes no desenvolvimento da linha 2008. Utilizando-se do padrão mundial da Ford em termos de solução de engenharia para picapes, foi adotado um novo sistema que coloca os amortecedores fora das longarinas.

A distância entre os amortecedores traseiros passou de 680 mm para 1.115 mm. Eles foram deslocados 217,5 mm, mais perto das rodas, e posicionados do lado de fora das longarinas, externamente às molas ("outboard shocks"). A geometria assimétrica dos amortecedores foi mantida, sendo um inclinado para a frente e outro para trás.
"A função dos amortecedores é retirar energia do sistema e controlar o movimento. Com as mudanças, a eficiência de amortecimento foi melhorada de 55% para 85%. Em pisos irregulares, a nova suspensão ajuda a manter por mais tempo as rodas em contato com o solo, passando mais controle e firmeza ao motorista", explica Klaus Mello, supervisor de Engenharia para Picapes Ford.
O trabalho de engenharia envolveu também modificações no chassi, a adoção de novas molas, novos amortecedores e suportes dos amortecedores, molas e batentes. A bitola traseira foi aumentada em 34 mm.
A altura do centro de rotação da suspensão traseira foi reduzida em 60 mm, por meio do reposicionamento das molas em relação ao eixo. Esse rebaixamento aproximou os pontos de rolagem das suspensões traseira e dianteira, formando um eixo mais paralelo em relação ao chão, que melhora a estabilidade e o comportamento dinâmico do veículo.
Controle

As reações da picape ficaram mais rápidas e, para aumentar o controle do motorista, os engenheiros alteraram também a relação do conjunto pinhão/cremalheira da direção, que passou a ter uma relação 15% mais rápida e direta. O número de voltas de batente a batente foi reduzido de 4 para 3,5 (de 38,4 mm para 44,1 mm por volta), com a manutenção do mesmo raio de giro do veículo. A curva de assistência hidráulica também foi recalibrada. O volante ficou 10% mais leve em manobras, conservando a resposta firme em velocidade.

"Essas modificações têm um grande impacto na percepção do motorista. A Ranger ficou mais fácil de dirigir, para agradar tanto o condutor, que aprecia a conectividade com o veículo e testa os seus limites, como para quem não está habituado com picapes. Desse modo, reúne qualidades para agradar um leque maior de consumidores", diz o engenheiro.

 


 

Nova versão investe no apelo esportivo e no custo-benefício
para brigar com as picapes pequenas
A versão Sport é a grande novidade da Ranger 2008, ao lado das mudanças feitas na suspensão e na direção da linha. Criada para ocupar uma nova faixa no segmento de picapes, ela representa uma opção atraente, inovadora e sem similar no mercado. Baseada na versão cabine simples XLS a gasolina, ela se destaca pelo visual esportivo e pelo conjunto de itens exclusivos, por um preço inferior ao de muitas picapes pequenas: R$49.990,00.
"É um veículo destinado a atender consumidores de espírito jovem e aventureiro, que valorizam o estilo diferenciado e procuram uma picape de verdade que, além de força, robustez e agilidade, ofereça mais conteúdo pelo menor custo", diz Wilson Vasconcellos Filho, gerente de Marketing de Picapes da Ford.

Além de ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, a Ranger Sport vem com pára-choque dianteiro, moldura da grade do radiador e capa do espelho retrovisor pintados na cor do veículo, farol de neblina, rádio-CD com MP3, rodas de 16 polegadas, pneus 245/70 R16 A/T, barra estabilizadora na suspensão traseira e alarme perimetral. A carroceria é disponível em cinco cores: preto Gales, branco Ártico, prata Geada, cinza Ubatuba e a exclusiva vermelho Itália, cor forte e vibrante que destaca a esportividade da nova versão. 


 

Sem competidores
Em relação aos competidores indiretos – as picapes esportivas pequenas – a Ranger Sport oferece ainda outras vantagens. Possui maior potência e torque (de 150 cv e 22,1 kgfm) e a maior altura livre do solo (de 319 mm). Além disso, é homologada para transportar três passageiros, tem posição elevada de dirigir, capacidade de carga de 760 kg, caçamba com volume de 1.455 litros e seu motor já vem preparado para receber kit de conversão de GNV.
            Como diferencial na parte de engenharia, a nova versão incorpora barra estabilizadora na suspensão traseira, que aumenta o contato das rodas com o piso em todas as solicitações de rodagem. Esse equipamento, até então, era oferecido apenas nos modelos diesel. Ela também é a primeira Ranger Cabine Simples a contar com rodas de 16 polegadas (as mesmas da versão diesel 4×4) e pneus A/T (All Terrain), que tornam o veículo mais imponente e esportivo.
"Não se trata de um catálogo 'cosmético', focado só na aparência. A Ranger Sport é uma picape de verdade, que aceita uma condução mais esportiva", diz Klaus Mello, supervisor de Engenharia para Picapes Ford.
Opção para o consumidor
Antes de criar a nova versão, a Ford ouviu os consumidores e vislumbrou uma oportunidade de mercado nessa faixa carente de opções. "O mercado total de picapes no Brasil está apresentando um crescimento muito grande este ano, em torno de 36%. O segmento de picapes médias projeta um índice de alta bem menor, de 5,6%. A proposta da Ranger Sport é oferecer um produto superior para competir na faixa intermediária de preço. Antes dela, o consumidor que procurasse uma picape esportiva e bem equipada por esse valor teria como única alternativa os modelos pequenos, derivados de automóveis", explica Vasconcellos.

Os demais catálogos da Ranger 2008 não sofreram alteração na oferta de equipamentos. Toda a linha traz como itens de série: direção hidráulica, aquecedor, conta-giros, acendedor de cigarros, tomada de força 12 volts, iluminação do porta-luvas, banco 1/3-2/3 em tecido com descansa-braço e porta-objetos, porta-mapas nas portas dianteiras, limpador do pára-brisa com temporizador, ganchos internos para fixação de carga, barra estabilizadora dianteira, cintos de segurança dianteiros com ajuste de altura, alça de segurança para o passageiro, luz elevada de freio, pára-choque traseiro com protetor de degrau, válvula reguladora de carga nos freios traseiros e sistema de imobilização eletrônica PATS.