Peugeot 3008

 

 

Peugeot 3008
 
 

3008_2_400

autoreview 
               Jornal da Savassi


Foz do Iguaçu – PR –A Peugeot do Brasil reuniu a imprensa especializada na turística paisagem das cataratas de Foz para mostrar o seu novo crossover de fabricação francesa (montado na unidade de Sochaux, no leste da França), o 3008 uma mistura interessante entre um monovolume, um hatchback e um utilitário esportivo, com muito estilo, design, conforto, robustez e esportividade.
O 3008, já é bastante conhecido especialmente pelos prêmios conquistados; 14 prêmios internacionais, oferecendo soluções originais, design diferenciado e tecnologia aos clientes que buscam modernidade, praticidade e prazer de condução.
 
A nomenclatura
Pelo seu posicionamento e lógica na denominação dos veículos Peugeot, o crossover da Marca recebeu a designação de 3008:
3: identifica a integração da gama de compactos médios;
00: o duplo zero indica um modelo diferente e original, que marca a entrada da Peugeot em um novo segmento de veículos;
8: aponta a geração do modelo da gama.
 

3008_3_400


Um estilo em constante evolução
Em acordo com sua arquitetura original, o estilo do 3008 exprime-se por meio de proporções inéditas e equilibradas: os faróis afilados apresentam uma  xpressividade renovada e dinâmica, e a grade frontal exclusiva contribui para ressaltar o caráter do modelo, remetendo ao universo dos utilitários esportivos. Os para-choques reforçam suas aspirações aventureiras, graças às proteções
pretas posicionadas na continuidade dos faróis, nas quais se inserem os faróis de neblina.
De perfil, a linha dos vidros, que “mergulham” à frente, é ressaltada por um friso cromado na sua parte alta, que acentua a altura imponente da linha da carroceria e contribui, com os para-lamas facetados, para a sensação de robustez transmitida por todo o veículo.
A parte traseira mantém as linhas sinuosas do conjunto, e encontra nas lanternas de cor rubi, com tratamento particularmente tecnológico, diodos eletro luminescentes que demonstram a originalidade do desenho. A presença de uma tampa inferior do bagageiro e as largas proteções pretas na parte inferior do para-choque ilustram o espírito aventureiro do veículo.
 

3008_4_400


Aerodinâmica otimizada
A arquitetura, o estilo e as dimensões determinam para o 3008 um coeficiente aerodinâmico (Cx) de 0,296, o que o coloca entre os melhores do seu segmento. O valor deste índice de penetração no ar e o SCx que dele resulta (0,760), apesar de uma área frontal de 2,56 m² devido à altura e à largura Uma rede de retenção de objetos no lado direito do console central, à disposição do passageiro da frente.
O interior do veículo apresenta:
Três tomadas de 12V (à frente do console central, na parte posterior dela para os passageiros da segunda fileira de bancos e no bagageiro);
Os passageiros traseiros se beneficiam de um apoio de braços central que dá acesso ao porta-malas;
Os ocupantes dos bancos traseiros dispõem de cortinas para-sol nas janelas (versão Griffe).
Além da grande quantidade de porta-objetos em todo o habitáculo, o compartimento de bagagens é facilmente acessível graças à divisão da tampa em duas partes, uma superior, cuja dimensão permite a manipulação em qualquer lugar, e outra inferior. Esta área serve para facilitar a carga de objetos pesados, já que pode suportar um peso de 200 kg repartido pela sua superfície.
O bagageiro do 3008 oferece a possibilidade de ser facilmente dividido, graças a um piso que pode ser modulado em três níveis. Trata-se de uma inovação patenteada pela Marca, simples e inédita no mercado, que facilita a utilização do veículo no dia a dia.
Nível 1: o piso móvel, que pode evidentemente ser extraído do veículo se necessário, posiciona-se no fundo do bagageiro para oferecer o maior espaço de carga possível.
Nível 2: o piso fica alinhado com a tampa aberta. 25% do volume total do bagageiro passa a estar disponível abaixo deste piso e 75% entre o piso e o teto. Esta posição permite um piso perfeitamente plano, desde a tampa até o painel de bordo, quando os encostos traseiros e do passageiro da frente
são escamoteados.
Nível 3: o piso móvel é colocado no alinhamento da tampa fechada. A repartição do volume total do bagageiro passa a ser de 45% sob este piso e de 55% sob o teto. Em qualquer das duas últimas posições, o condutor poderá compartimentar ou esconder, à sua vontade, os objetos que coloca no bagageiro.
Além do seu piso móvel, o bagageiro do 3008 é explorável sem dificuldades. Dispõe de capacidade de 512 litros e, com os bancos traseiros rebatidos, a capacidade do compartimento de bagagens atinge o volume de 1.604 litros.
 

3008_5_400


Soluções high-tech
Head Up Display – Visualização Elevada de Informações
Freio Elétrico de Estacionamento Esse sistema beneficia o conforto na condução. A partir do momento do arranque, o freio de mão liberta-se automaticamente. Quando o motor é desligado, a trava é acionada igualmente de forma automática. Um processador, em ligação com o ESP, gere o esforço para imobilizar o veículo, em função da inclinação. O freio de mão permanece em vigília durante o tempo de imobilização para reajustar, se necessário, o esforço de aperto.
Hill Assist – Assistência ao Arranque em Rampa – O 3008 dispõe
· de um sistema de assistência ao arranque em rampa com vantagens para o conforto de utilização e para um acréscimo em segurança.
Graças a um “diálogo” permanente com o ESP, esta função permite, quando o veículo se encontra numa inclinação, mantê-lo parado durante dois segundos depois de tirar o pé do freio, o que dá ao condutor tempo suficiente para o apoiar no acelerador.
Climatização Inteligente – O ar-condicionado digital bi-zone
· permite aos passageiros ajustar a climatização do habitáculo de forma independente tanto do lado esquerdo como no direito do veículo.
 

3008_6_400


 
Ligações ao solo: prazer de condução exclusivo
Estruturalmente, o 3008 se beneficia de uma excelente rigidez torcional (valor de 0,86 mrd sob um binário de 100 daNm).
A suspensão dianteira é do tipo pseudo McPherson com barra estabilizadora e molas helicoidais. A traseira é composta por uma barra de dois braços deformável, molas helicoidais e barra estabilizadora integrada, de dimensões compactas e rigidez importante, garantia de um bom controle de vibrações e de um excelente comportamento da carroceria.
 

 3008_8_400


Um elevado nível de segurança
O 3008 se beneficia de toda a experiência da Peugeot e dos últimos avanços tecnológicos para proporcionar ao consumidor uma segurança máxima em todos os níveis.
O veículo foi estudado em termos estruturais para dissipar a energia de uma colisão de forma programada. Para permitir que atingisse esse objetivo, o modelo recebeu uma tripla estrutura de absorção de impacto frontal. O 3008 beneficia-se também de absorvedores BOGÉ, uma inovação que controla o comprimento do vão dianteiro em choques dessa natureza.
A coluna de direção é deformável: face a um choque, ela se retrai num
ponto preciso para proteger o condutor.
Para proteger da melhor forma os ocupantes diante de uma colisão lateral, a coluna B foi
particularmente reforçada. As colunas B e C foram constituídas por duas chapas de aço de densa espessura. Da mesma forma, todas as portas contribuem de maneira eficaz para tornar rígido o modelo, criando uma sólida estrutura entre as colunas A, B e C.
Apesar da presença da tampa traseira nivelada com o piso do compartimento de bagagens, foi integrada uma barra destinada a absorver os choques e assegurar uma maior facilidade de reparação.
 

3008_9_400


Uma frenagem eficiente
A boa performance de frenagem do 3008 é assegurada por discos ventilados de grandes dimensões: 302 mm de diâmetro e 26 mm de espessura. As pinças de freio dianteiros têm pistões com um diâmetro de 57 mm. Já a traseira é equipada com dois discos de 268 x 12.
 

3008_10

Versões de acabamento
Além do conceito inovador, da motorização turbo high pressure e dos dispositivos de segurança ativa e passiva apresentados pelo modelo, o 3008 disponibiliza em ambas as versões de acabamento a serem comercializadas no Brasil, Allure e Griffe e uma extensa lista de itens. O 3008 estárá disponível nas cores Cinza Aluminium, Cinza Shark e Preto Perla Nera.