O novo Renault Fluence

O editor viajou a convite da montadora

 

Renault Fluence – sofisticação, tecnologia e segurança

autoreview
Fonte: jornaldasavassi.com.br              


 

São Paulo – SP – A imprensa especializada brasileira foi recebida pela diretoria da Renault do Brasil, em São Paulo para o lançamento do novíssimo Renault Fluence, que é fabricado na planta da Renault na Argentina, com o mesmo rigor e padrão de qualidade adotado nas unidades fabris da Europa e de outros continentes. Foram 28 meses de desenvolvimento, da aprovação inicial do desenho externo ao sinal verde para produção e comercialização. Aqui no Brasil,  o modelo chega para ocupar espaço de destaque em um segmento que cresce a cada dia e que conta com concorrentes de qualidade.
"Estamos orgulhosos em poder oferecer ao comprador brasileiro um modelo de categoria internacional", afirma Jean-Michel Jalinier, Presidente da Renault do Brasil. "O Novo Renault Fluence trará ao mercado novas referências de segurança, espaço, conforto e tecnologia. E, com todas essas qualidades, se destacará como algo realmente inovador em seu segmento."

 

Conforto
O novo modelo assume uma colocação privilegiada nesse que é um dos mais disputados segmentos de toda a indústria automotiva. Ele vem para brigar principalmente no quesito das dimensões internas e externas. Os 4,62 m de comprimento e os 2,70 m de distância entre os eixos da frente e de trás tornam o modelo imbatível quando o assunto é espaço interno, transportando com conforto até cinco pessoas. O porta-malas de 530 litros acomoda com folga as bagagens de uma família.

Motor
O Renault Fluence vem equipado com um conjunto mecânico da Aliança Renault-Nissan; um motor 2.0 16V Hi-Flex e câmbio CVT X-Tronic. Este propulsor – que se caracteriza pela resistência mecânica, desempenho, dirigibilidade, economia e baixo custo de manutenção – é resultado do amplo trabalho de desenvolvimento realizado pelos profissionais da Aliança Renault-Nissan. Além disso, o motor 2.0 16V Hi-Flex conta com duplo comando de válvula (DOHC) e comando de válvula variável na admissão (CVVT). Ele é 38 kg mais leve que o propulsor 2.0 litros gasolina que equipava anteriormente os modelos da linha Mégane. Essa redução de peso deve-se, principalmente, à utilização do alumínio em várias partes.
Associado ao motor, o Fluence pode receber tanto uma caixa câmbio manual de seis velocidades como a automática CVT X-Tronic, com opção de troca sequencial de seis marchas.
De acordo com a montadora, o Renault Fluence rende 143 cv (álcool) e 140 cv (gasolina) de potência máxima a 6.000 rpm, gerando 20,3 mkgf (álcool) e 19,9 mkgf (gasolina) de torque máximo. A velocidade máxima é de 200 km/h (câmbio manual de seis marchas) e 195 km/h (câmbio CVT X-Tronic).


 

Garantia
A exemplo de outros modelos da Renault à venda no País, o Novo Renault Fluence contará com um dos mais importantes e exclusivos diferenciais do seu antecessor: a garantia total de fábrica de três anos ou 100.000 quilômetros (o que primeiro ocorrer).

Acabamento
Dynamique e Privilège  são as duas versões de acabamento disponibilizadas em conjunto com uma ampla oferta de equipamentos de série. Todas as versões já saem de fábrica, por exemplo, com chave-cartão "hands free" – uma exclusividade do Fluence no seu segmento -, ar-condicionado digital "dual-zone", direção elétrica com assistência variável, seis air bags, sistema de freios ABS com auxílio de frenagem de urgência (AFU) e distribuição eletrônica de frenagem (EBD).
A versão Privilège conta ainda com um sistema de navegação desenvolvido especialmente para a Renault pela empresa TomTom.
O Renault Fluence estará disponível em sete opções de cores: Branco Glacier, Prata Étoile, Bege Poivre, Preto Nacré, Azul Crepúsculo, Cinza Quartz e Vermelho Fogo.


 

Exterior com harmonia e glamour
O sucesso do Fluence começa na dianteira onde atrai bastante a atenção, graças, principalmente, à utilização de faróis alongados, com formas predominantemente curvilíneas, que avançam sobre os pára-choques e o capô do motor.
Na lateral o destaque vai para os retrovisores na mesma cor da carroceria – projetados para otimizarem a performance aerodinâmica sem sacrificar o estilo – com luzes indicativas de direção. Ponto para a estética e também para a segurança. A linha da cintura é delineada por um discreto vinco, que percorre desde a dianteira do carro, passando pelas duas portas, contornando a traseira até se encaixar com a tampa do porta-malas, conferindo ao carro um visual harmonioso.
A parte traseira é realçada pelo imponente porta-malas e pelas lanternas traseiras bicolores.

Interior sofisticado e confortável
Com 10 centímetros a mais de distância entre-eixos que os concorrentes, o Novo Renault Fluence acomoda com conforto e comodidade os dois passageiros da frente e mais três pessoas no assento traseiro. Ao volante, o motorista encontra facilmente a posição de dirigir ideal com os ajustes de altura do banco de 7 cm, o maior do segmento, de altura e de profundidade da coluna de direção.
Além de espaçoso, o interior é marcado pelo excelente nível de acabamento. O painel com desenho moderno e atraente é feito com material de alta qualidade, agradável ao toque.

 

Em termos de ergonomia, o Novo Renault Fluence foi pensado para facilitar a vida do motorista. O volante de três raios oferece ótima empunhadura com teclas de controle do regulador e do limitador de velocidade. Já na coluna de direção, atrás do volante, está o comando satélite que controla o sistema de som do Renault Fluence. O quadro de instrumentos mescla instrumentos analógicos com mostradores digitais. O conta-giros e o velocímetro são analógicos com aros cromados e iluminados na cor branca com detalhes em amarelo, o que facilita a compreensão instantânea das informações pelo motorista. Já o computador de bordo digital, instalado à direita no quadro de instrumentos, é multi-funções (hodômetro total e parcial, parâmetros de viagem com consumo de combustível médio e instantâneo, autonomia, distância percorrida, velocidade média e autonomia até a próxima revisão).

Tecnologia e conveniência
Duas inovações tecnológicas no segmento se destacam no Renault Fluence: a chave-cartão "hands free" e o sistema de navegação Carminat TomTom. Do tamanho de um cartão de crédito, a chave-cartão "hands free" permite liberdade ao condutor no travamento e abertura das portas, assim como, na partida do motor. O sistema de navegação Carminat TomTom possui uma tela colorida de 5" integrada ao painel e é acessível por controle remoto via Bluetooth.
Uma nova gama de áudio é apresentada com o Renault Fluence, trazendo uma qualidade de som premium, conexões USB/iPod e Auxiliar, além de um sistema de telefonia Bluetooth e comando satélite para comandar todo o sistema de som.
Em todas as versões de acabamento o sistema de ar-condicionado digital "dual zone" permite que motorista e passageiro regulem a temperatura que melhor lhes convém, independentemente das condições externas. Faça chuva ou sol, seja inverno ou verão, a temperatura escolhida será sempre mantida. Os três passageiros do banco traseiro também se beneficiam de uma saída exclusiva do ar-condicionado, permitindo um resfriamento instantâneo para esses ocupantes.
Com o objetivo de oferecer mais conveniência ao motorista, o Renault Fluence conta ainda com acendimento automático dos faróis e limpadores de para-brisa automáticos. Todos os vidros e o teto solar elétrico podem ser fechados com um simples comando na chave-cartão.
Como opcional o Fluence  pode ser equipado com um teto solar elétrico e faróis de xénon, tecnologia esta que permite uma iluminação muito mais eficiente, com regulagem de altura e lavadores dos faróis.
O Novo Fluence vem equipado com rádio CD Player MP3 de 140W, duas antenas, 4 alto-falantes e 4 tweeters, conexões USB/iPod e Auxiliar.
As saídas de som podem ser ajustadas de acordo com o número de ocupantes no veículo, permitindo que o som saia diretamente apenas ao motorista, aos passageiros dianteiros ou a todos os ocupantes do veículo.


 

Freios: eficiência máxima
O conjunto de freios do Novo Renault Fluence é formado por discos ventilados de 280 mm de diâmetro na dianteira e por discos sólidos de 260 mm na traseira. Os freios contam com auxilio do sistema ABS, que evita o travamento das rodas em frenagens de emergência, dotado de auxílio de frenagem de urgência – AFU – e distribuição eletrônica de frenagem – EBD. Todos esses dispositivos eletrônicos são de série em todas as versões de acabamento.

Direção elétrica, precisão e conforto
O Novo Renault Fluence vem equipado de fábrica com direção elétrica de última geração. O sistema tem operação mais suave, provoca menor desgaste nos componentes periféricos e contribui para a melhora nos níveis de consumo, pois ao contrário do auxílio hidráulico convencional, não está ligada ao motor, mas a uma fonte elétrica independente.