O novo IVECO Stralis

São Paulo – SP    A Iveco apresenta a nova gama Stralis, pertencente à Nova Geração Ecoline, com dois novos motores, incluindo um de 9 litros, que faz sua estreia mundial no Brasil, ao lado do tradicional 13 litros dos caminhões extrapesados da marca, ambos da família Cursor, produzidos pela FPT Industrial. Assim, a Iveco amplia para cinco as opções e potência, partindo de 330 e 360 cv (9 litros), passando por 400 e 440 cv (13 litros) e culminando com 480 cv (13 litros), a mais alta já oferecida em um Stralis no Brasil. A transmissão automatizada é de série nos modelos de 13 litros, que trazem também o freio motor mais potente da categoria (415 cv). Há duas novas opções de entre-eixos e a cabine tem novo acabamento e conteúdo, com maior conforto.

Os novos IvecoStralis são até 7,5% mais econômicos em consumo de combustível em relação à geração anterior, e seus custos de manutenção são até 5% menores que a concorrência em três anos de uso. E a nova geração Stralis é a única família d pesados e extrapesados com quatro anos de garantia, sendo o primeiro ano para o veículo completo e os três seguintes para o trem de força. “Fruto do maior desenvolvimento feito pela Iveco fora da Europa,a nova geração do IvecoStralis é sinônimo de flexibilidade, versatilidade e confiabilidade”, explica Marco Mazzu, residente da IvecoLatinAmerica. “Com cinco opções de potência, atendemos a todas as demandas do segmento de pesados e extrapesados”, continua ele. “Maior conforto e excelente dirigibilidade melhoram a eficiência”, emenda o presidente, que conclui: “Tudo isso com preços muito competitivos, os menores custos operacionais e garantia de quatro anos, a maior do mercado, uma combinação que faz do novo IvecoStralis o caminhão que o frotista e o motorista sempre sonharam”.

A nova geração IvecoStralis é também muito generosa em equipamentos. Asversões a partir de 400 cv trazem câmbio automatizado e freios ABS de série, com ajustador de folga automático e sensor de desgaste das lonas em todos os eixos, transferência de carga para eixo de apoio (na versão 6×2), etanque alumínio. Por dentro, vem com ar-condicionado, bancodo motorista pneumático com ajuste lombar e econômetro integradoao novo painel de instrumentos. Ainda nos itens de série, a partir do 440cv, há vidros e espelhos elétricos, coluna dedireção pneumática totalmente ajustável, suspensão da cabinepneumática, entre outras novidades de acabamento e conteúdo.

Com o novo IvecoStralis, a Iveco continua o sucesso do modelo,que já acumula 22 mil unidades vendidas no Brasil desde quefoi lançado em 2004 na versão HD, logo apelidado de “valente”por sua força e resistência. Em 2007, surgiu o Novo Stralis, com380 e 420 cv, nova cabine e interior. O Stralis NR chegou em2010 com 380, 410 e 460 cv, transmissão ZF de 16 marchas e osistema de gestão Frota Fácil. Em 2011, veio o NR Eurotronic,com caixa automatizada.Com a nova gama, a Iveco quer ampliar seu marketshare nosextrapesados, hoje ao redor de 12%, e chegar a 14, 15% empouco tempo. Isso porque, com cinco faixas de potência, a Ivecopoderá atender os grandes transportadores na gama mais altae especialmente facilitar a entrada dos pequenos frotistas e dosautônomos ao segmento de caminhões pesados que chamamosde “premium”, com cabines mais espaçosas e mais confortáveisnas viagens em estradas. Hoje boa parte dos modelos nestesegmento tem cabines menores que a do Stralis.

“Lançamos seis famílias de caminhões entre 2007 e 2011 e játínhamos a gama de caminhões mais moderna do Brasil”, dizMarco Mazzu. “Agora renovaremos todos os modelos, maisuma vez”. A nova família Stralis é o quarto lançamento da Ivecoeste ano, depois das apresentações das novas gerações doDaily, Trakker e Tector. “Nossos veículos estão ainda mais confortáveise robustos, com motores perfeitamente adaptados aoBrasil, com maiores potências, melhor desempenho e com omelhor custo-benefício, além de serem muito mais econômicose mais amigáveis ao meio ambiente”, diz ele.
 
Economia de combustível de até 7,5%

Ao se defrontar com as mudanças exigidas pelo Proconve P7,a Iveco não se preocupou só em atender às novas emissões.A empresa reviu sua estratégia de produto e decidiu expandirsua oferta, trazendo modificações técnicas para melhoraro desempenho e a economia, baixar os custos de manutenção,aumentar a robustez, ampliar o conforto. Os caminhões foramreprojetados em uma gama completa de pesados e extrapesadosque atende a todas as necessidades do segmento onde estãoos profissionais mais especializados e que poderão escolhercom maior precisão o produto certo para suas aplicações. Ocorreto dimensionamento entre as especificações do produtoe a necessidade do cliente coloca a nova geração Stralis numoutro patamar de produtividade. Comparados aos modelos anteriores,os modelos da nova geração Stralis são até 7,5% maiseconômicos.

A Iveco decidiu, por exemplo, adotar dois motores da famíliaCursor, da FPT Industrial, na gama Stralis: o de 13 litros, já usadoanteriormente, e uma nova versão de 9 litros, que tem sua primeiraaplicação mundial em caminhões no Brasil. Ambos usama tecnologia SCR (que utiliza o ARLA 32), todas com aumentode potência e torque. O leque de potência vai agora de 330 a480 cv para atender desde a faixa de entrada dos modelos pesadosde 45 toneladas de PBT, até as mais altas, de extrapesadosde 74 toneladas de PBT, cobrindo desde as carretas de trêseixos até bitrens e rodotrens de nove eixos.

Os IvecoStralis com motor FPT Cursor 13 começam com aversão de 400 cv (com 1.900 Nm de torque), oferecida comas trações 4×2 e 6×2. O modelo com 440 cv (e 2.100 Nm detorque) vem nas versões 4×2, 6×2 e 6×4. Já o modelo top delinha, com 480 cv (e 2.250 Nm de torque) está disponível comtração 6×4, orientado para as composições bitrem e rodotrem.Os IvecoStralis com motor Cursor 9 oferecem 330 cv (1.300Nm) e 360 cv (1.500 Nm), o maior torque entre os motores depotência similar, ambas nas versões 4×2 e 6×2.Somente em termos de motor e tração são 10 as opções aocliente. Antes, o IvecoStralis era disponível em apenas umaopção de entre-eixos: 3.500 mm. Agora estão disponíveis asvariações de 3.000 mm e 3.200 mm, para os modelos de 400,440 e 480 cv, o que multiplica as possibilidades de adequaçãodo produto à operação. Somando versões de motor, tração,transmissão, de entre-eixos e de cabine a Nova Geração StralisEcoline pode ser encomendada em 66 opções diferentes.
 
Maior segurança e praticidade.

Todos os modelos usam a confiável transmissão ZF16AS2630TO, de 16 velocidades, que é automatizada de série a partir dos400 cv (e opcional para o 360 cv) e cujo acionamento se dá porteclas (D, N, R) no painel, localizadas à direita dos instrumentos,incluindo a tecla ECO da condução econômica. Nas versões330 e 360 cv, ela é manual (um opcional para os demais modelos)e vem com uma novidade: o sistema “H sobreposto” comgerenciamento eletrônico, que facilita os engates e minimizaerros nas trocas de marchas. Nas versões manuais, manteve-sea exclusiva embreagem Heavy Duty, patenteada mundialmente.

Além de potentes e econômicos, os novos Stralis possuem oexclusivo freio motor IvecoTurboBrake (NR), que atua no cabeçote,com 415 cv nos motores 13 litros (o mais potente dacategoria), que pode chegar a 978 cv com o opcional Intarder,também a maior do mercado para caminhões desta categoria.Nos dois casos, o sistema atua em quatro estágios e é facilmenteacionado por uma alavanca do lado direito do volante. Nosmotores 9 litros, o freio motor entrega 315 cv.

Dirigir com segurança é também um fator de economia operacional.Por isso, a Iveco dotou a nova família Stralis com freiosABS de série nos modelos 13 litros e nas versões automatizadas.Outra novidade que combina segurança e praticidade é oajustador automático de folga das lonas de freio, com sensorde desgaste em todos os eixos, de série em todas as versões.

Nas versões 6×2, há o “auxílio de partida”, que por meio deuma tecla no painel levanta o terceiro eixo e faz a transferênciade carga para o eixo de tração, o que ajuda nas arrancadas como caminhão em aclives ou terrenos irregulares. Nas versões6x4, há o bloqueio de diferencial eletropneumático de série,com proteção de velocidade. Os veículos também tem a opçãode serem preparados para a instalação de tomadas de força,dispensando qualquer adaptação de terceiros.
 
Maior conforto para maior produtividade.

Conforto é outro fator de produtividade, e a ergonomia é oponto forte da nova geração Stralis. A partir do 440cv, asuspensão da cabine pneumática, feita por quatro pontos independentes,gera excelente nível de conforto. As cabines podemser teto alto ou baixo, sempre na versão leito nos modelos 13litros e, novidade na gama, a cabine curta nas versões 9 litros.Para otimizar o espaço interno, nas versões teto baixo, a camafoi rebaixada em 30 cm, mudança pedida pelos clientes que melhora a mobilidade interna.

O novo acabamento interno é preto, um pedido dos clientes,e inclui tratamento acústico de alta eficiência. Os bancos (como logo Iveco bordado no encosto) tem suspensão individualpneumática, com exclusivo ajuste lombar no do motorista. Apartir do 440cv o volante possui ajuste pneumático de alturae inclinação. O ar-condicionado é de série a partir da versão de360 cv. CD player com MP3 vem de série nos modelos 400, 440e 480 cv, sendo opcional no 330 e no 360 cv. Os retrovisorespossuem ajuste e desembaçador elétricos. Luzes de led paraleitura e iluminação automática de segurança para acesso à cabinacompletam o sistema. Há vários porta-objetos de todos ostamanhos e o espaço sob a cama é o maior da categoria. Umbox térmico de série a partir do 440 cv fica posicionado sob a cama do motorista, tendo a geladeira como opcional.

O volante traz integradas as teclas de comando do computadorde bordo e suas várias funções. “Pelo computador de bordo, épossível checar itens como luzes, sistema de freios, sistema elétrico,lubrificantes”, conta Marcello Motta, diretor da Plataformade Pesados da Iveco. Todos os modelos são equipados com pilotoautomático. Mudou o desenho do painel de instrumentos,que inclui o econômetro, que indica o consumo instantâneo decombustível e a pressão do turbo, entre elas, indicação do nível do tanque de ARLA 32. Velocímetro, conta-giros e indicadores de nível de combustível e de pressão de óleo são rodeados poruma série de luzes-alerta de fácil compreensão. No contornodesse conjunto de instrumentos, localizam-se as teclas de acionamentodos faróis (baixo, alto, neblina, retroneblina), do pilotoautomático e do bloqueio diferencial. O novo Stralis vem equipado com tanque de combustível emalumínio – de série – com capacidade de 600 até 900 litros e otanque de ARLA 32 com capacidades de 55 e 100 litros (essaúltima em versão opcional).

Como estilo é importante neste segmento, o IvecoStralis (umdos mais bonitos caminhões de sua categoria) vem equipadocom tanque de combustível de alumínio, sendo dois tanques(um de cada lado) nas versões de 440 e 480 cv. Há ainda aimpactante opção dos defletores de ar laterais e superior, queaumentam a presença e imponência, ao mesmo tempo em quemelhoram a aerodinâmica do veículo.
 
4 anos de garantia e custos de manutençãoaté 5% mais baixos.

O processo de testes de extrema agressividade usado no desenvolvimentoda Nova Geração Ecoline da Iveco estabeleceuum novo padrão de resistência e confiabilidade global dentro damarca. Os caminhões Iveco desenvolvidos no Brasil podem serconsiderados os mais resistentes do mundo, pois podem circularem qualquer lugar. Devido às condições locais, o nível deesforço sobre um componente pode ser 20 vezes maior do queo verificado em produtos europeus. Muitas soluções surgidasno trabalho conduzido pelo Centro de Desenvolvimento deProduto da Iveco em Sete Lagoas (MG) acabaram incorporadaspela empresa em outros mercados.

Foram dois anos de desenvolvimento, um milhão de horas/homemde trabalho, uma centena de protótipos e cerca de cincomilhões de quilômetros de testes. Entre as novidades surgidasneste processo, estão uma nova geração de chicotes elétricosde elevado padrão de blindagem contra umidade, poeira e trepidaçãoelevada, reforços gerais de carroçaria, catalizadores paraa tecnologia SCR com estrutura mais resistente, nova válvula defreio de serviço e nova válvula (APU) de superior eficiência notratamento do ar do sistema de freios etc.

Por conta de tudo isso, o novo IvecoStralis é o único caminhãodo mercado com garantia de quatro anos. A garantia é longaporque o produto é extremamente confiável. E o projeto incluiudecisões tecnológicas que diminuem as paradas técnicas de manutenção do produto. Em três anos de uso, com 60 milkm rodados por ano, os custos de manutenção da nova geraçãoIvecoStralis chegam a ser até 5% menores em relação a seusconcorrentes diretos.

A manutenção da nova família Stralis é a mais espaçada entre oscaminhões pesados e extrapesados. A manutenção inicial paraaplicações bitrem e rodotrem, por exemplo, é feita somente aos30.000 quilômetros, e as revisões periódicas devem acontecerem intervalos de 30.000 quilômetros. Parando menos vezes,amplia-se o tempo produtivo do caminhão. Os novos motoresCursor 9 e Cursor 13 usam óleo sintético com intervalos detroca a cada 80 mil quilômetros, contra os 40 mil quilômetrosexigidos pelo óleo mineral. A utilização de óleo sintético natransmissão prevê trocas em intervalos de 360.000 km no usorodoviário e 180.000 km no uso severo, contra médias muitomais curtas que as da concorrência. Já nos eixos traseiros astrocas são de 240.000 km na aplicação rodoviária e 120.000 km na aplicação severa.

Neste mais novo lançamento da Nova Geração Ecoline, estápresente também a garantia da excelência do pós-venda “Emqualquer lugar, na hora que você precisar”, um compromissoda disponibilidade dos serviços Iveco para cada um dosseus clientes. Dentre os programas prestados, destacam-seTop Driver Iveco, a entrega técnica Iveco, o Tele Serviço Iveco eo IvecoAssistance Non-Stop.
 
Frota Fácil potencializa rentabilidadeda nova geração IvecoStralis.

O melhor e mais completo sistema de telemetria do mercado, oIveco Frota Fácil está disponível como opcional em toda a NovaGeração IvecoStralis e é a ferramenta ideal para potencializartodos os benefícios da nova gama de pesados e extrapesadosda Iveco. Lançado no mercado em 2010 com a função de rastreamentoe telemetria, e agora disponível com a função bloqueio(que imobiliza o veículo a distância), o Frota Fácil é uma ferramentade simples utilização para o controle e redução do custooperacional das frotas, seja complementando os sistemas degestão já utilizados pelas transportadoras, seja oferecendo aos pequenos empresários e autônomos um instrumento simples eútil para melhorar o desempenho de suas operações.

“A grande vantagem do Frota Fácil é que ele é o único sistemade telemetria e rastreamento do mercado totalmente aberto,ou seja, ele não está vinculado a nenhum provedor de serviçose pode ser, portanto, operado pelo provedor de preferência ouhábito do cliente ou de forma totalmente independente”, explica Cristiane Nunes, gerente de Gama Produto Pesados.

“Além disso, o Frota Fácil não requer nenhuma adaptação especialcomo as exigidas por outros sistemas, que são conectadasaos chicotes elétricos ou outros componentes, impactandona condição original do veículo”, comenta Cristiane. No IvecoStralis, o caminhão já vem com predisposição para o uso do sistema,no estilo plugand play. “É fácil mesmo”, explica Cristiane.

Com acesso aos dados da central eletrônica do caminhão, oFrota Fácil oferece aos grandes frotistas ou aos autônomos informaçõesimportantes que permitem verificar o desempenhodo caminhão, além de garantir que o mesmo esteja sendo conduzido de forma segura. Entre os dados possíveis de verificação estão:

Desempenho:

• Média de consumo de combustível por viagem.
• Tempo na faixa econômica.
• Tempo com freio motor ligado.
• Frenagens emergenciais.
• Excesso de rotação do motor.
• Tempo em neutro (“banguela”).

Mecânica:

• Superaquecimento do líquido de arrefecimento do motor.
• Pressão baixa do óleo do motor.
• Alarmes de diagnose de falhas (EOBD).

Dados de viagem:

• Relação de paradas.
• Hodômetro.
• Velocidade média.
• Horímetro motor.
• Nível do tanque de ARLA 32.
• Retirada/perda de ureia.

Desenvolvido no Brasil, com garantia original Iveco, o Frota Fácil contempla módulo eletrônico embarcado, sistema de transmissãode dados via GPS e comunicação celular GPRS. O móduloeletrônico recebe diretamente da centralina a telemetria docaminhão, enquanto o posicionamento do veículo é monitorado ela antena GPS. Todas essas informações são enviadas depoisàs empresas de rastreamento via antena de comunicaçãocelular (GPRS), que podem traduzi-las em análises operacionaiscompletas, integradas aos sistemas das operadoras ou analisadasà parte.

O Frota Fácil da Nova Geração Ecoline, além da adição dafunção Bloqueio e de novas funções de telemetria (como, porexemplo, a medição do nível de ARLA 32), recebeu uma novasaída RS232, que permite ao provedor de serviço captar dados de telemetria diretos do caminhão e ter uma melhor interfacesem adaptações também via satelital.

Para os autônomos e pequenos frotistas que não utilizam rastreamentoou monitoramento, o Frota Fácil permite que osdados do módulo sejam carregados em um computador pormeio da porta USB instalada no painel do veículo. “Por intermédio de um software amigável, eles podem analisar consumo decombustível diário ou médio do período, tempo na faixa econômica,velocidade, rotação do motor, frenagens de emergênciaetc.”, exemplifica Cristiane. Podem acessar, também, a pressãode óleo e superaquecimento do motor. E podem controlar aviagem monitorando histórico de paradas, horas dirigidas, quilometragemtotal e percorrida etc.

Os dados são disponibilizados na forma de gráficos e relatóriosde fácil entendimento. “Com custo reduzido, o Frota Fácil ajudarána profissionalização do pequeno frotista e do autônomo”,prevê Cristiane Nunes.