O novo Honda CR-V 2012

 

Honda CR-V 2012: mais inteligente, bonito e potente


Crossover chega à quarta geração com o que há de mais inovador em tecnologia, com novos design e itens de segurança, e com um motor mais potente

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Campinas – SP - Ele tem espaço de utilitário, a versatilidade de uma minivan e a dirigibilidade do sedan. Isso já é suficiente para transformá-lo em um dos veículos mais vendidos em sua categoria. Mas o Honda CR-V evoluiu. Sua quarta geração chega à rede de concessionárias mais inteligente. A linha 2012 incorporou o que há de mais avançado quando se fala em tecnologia automotiva. Nela, você pode fazer tudo. Falar ao telefone sem tirar a mão do volante e ter uma condução economicamente com um simples toque em um botão são apenas alguns desses detalhes.

Ele é prazeroso para pilotar e ainda conta com interação inteligente. O Honda CR-V vem com todo o pacote tecnológico que também passou a fazer parte da 9ª geração do Honda Civic, lançado no início deste ano no país e que já se tornou referência no segmento de sedans.

O grande atrativo da nova geração é o i-MID (intelligent Multi-Information Display), Trata-se de uma central inteligente, que exibe em uma tela de LCD diversas informações, como sistemas de áudio e de navegação, computador de bordo, imagem da câmera de ré e conexão Bluetooth, e opera como interface para customização do veículo. Isso sem contar o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica.

A partir deste ano, o Honda CR-V também recebeu mais uma opção em sua linha. Até então, o modelo era comercializado com a transmissão automática em suas duas versões (LX e EXL). A partir de agora, o crossover importado do México oferecerá um modelo com transmissão manual para a versão de entrada, a LX. O modelo também ganhou um design mais atraente e também ficou mais potente com seu novo motor de 155 cv.

Além disso, novos itens de segurança incluídos na versão EXL, como os sistemas MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering), que colabora à estabilidade do veículo, e HSA (Hill Start Assist), que auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal, estão entre as evoluções que deixaram o veículo completo.

Esses e outros detalhes retratam um modelo em constante evolução nesses 15 anos de existência e que caiu nas graças do consumidor brasileiro e mundial. Atualmente, o Honda CR-V está disponível em 160 países e contabiliza 500 mil unidades comercializadas em todo o mundo. Desde 1997, soma aproximadamente cinco milhões de unidades emplacadas. No Brasil, o CR-V começou a ser importado a partir de 2000. Para se ter ideia, ultrapassou a casa das 25 mil unidades comercializadas somente nos dois últimos anos.

INTELIGENTE EM TODOS OS SENTIDOS
Você sabe por que o Honda CR-V ficou mais ‘inteligente’? A resposta será desvendada a partir do momento que você sentar no banco do condutor e olhar para sua frente. Você não precisará desviar seu olhar para receber todo tipo de informação por meio do novo i-MID (intelligent Multi-Information Display) em uma tela colorida de 6,5 polegadas. Confira o que você pode acessar nesta central, que estará disponível nas três versões importadas (LX MT, LX AT e EXL AT):

* Computador de bordo
Nesse espaço, o condutor tem acesso aos hodômetros total e parciais A e B; temperatura externa do lado esquerdo da parte inferior; relógio do lado direito da parte inferior; consumo médio de combustível com duas possíveis leituras, A e B, apresentadas no mesmo campo, e autonomia, que é apresentada em alcance. O computador de bordo também conta com o medidor do consumo instantâneo.

* Sistema de áudio
As seguintes funções do sistema de áudio são apresentadas por meio do i-MID: rádio, CD ou USB; frequência da estação de rádio sintonizada; nome da rádio, música, imagem do álbum e número da faixa, entre outros detalhes.

* Customização de funções
Diversas customizações ou personalizações do veículo são possíveis por meio da central i-MID. É possível configurar o papel de parede (fundo de tela) inserindo uma foto pessoal, a tela de boas vindas, o idioma, o temporizador da luz interna, o desligamento do farol, e o travamento das portas. Os controles do lado esquerdo do volante permitem a navegação pelas funções e a escolha dentre as opções. A navegação é simples e intuitiva. Uma foto ou imagem pode ser inserida na central. Basta conectar um PEN DRIVE com fotos na entrada USB.

* Mensagens de alerta
Todas as mensagens de alerta têm prioridade de exibição e são mostradas imediatamente no instante da ocorrência. No entanto, uma vez exibida, o condutor pode alternar as telas normalmente sem que o aviso seja perdido. O i-MID é também capaz de emitir alerta toda vez que existir uma falha nos sistemas.

* Função Econ
O Honda CR-V é o espelho de uma marca comprometida com o respeito ao meio ambiente. Assim como o Civic 2012, o modelo vem equipado com o botão ECON, que ativa e desativa a função de assistência à condução econômica. Ao acionar o botão, a mensagem “ECON ligado” é mostrada no painel i-MID. Nesta condição, diversos sistemas do veículo têm seus funcionamentos alterados para privilegiar o baixo consumo de combustível, como controle eletrônico da injeção – ETCS (Electronic Throttle Control System), ar condicionado e piloto automático.

Vale ressaltar que o Honda CR-V preserva sua agilidade para quem aprecia uma condução mais esportiva. Basta desativar a função ECON. Veja o que acontece quando se aciona a função ECON:

1. Controle eletrônico da injeção de combustível
Quando o condutor solicita o máximo de desempenho através do pedal do acelerador (pisa fundo), o sistema, que tem acelerador eletrônico, atende imediatamente. Com a função ECON ativada, há um controle na abertura da borboleta de aceleração e consequentemente na resposta à solicitação, tornando o veículo mais econômico. O veículo vai atingir a velocidade desejada, porém em um tempo um pouco maior.

2. Ar condicionado
Em ajuste automático, o sistema de ar condicionado muda a proporção de ar externo e recirculado de acordo com a situação. Quando a função ECON está ativada, 70% do ar vem da recirculação para reduzir a carga do sistema. A função ECON também reduz a velocidade do ventilador, diminuindo a demanda elétrica.

3. Cruise control (piloto automático)
A função ECON interfere no funcionamento do piloto automático, limitando a aceleração para atingir a velocidade programada no caso de retomada de velocidade, assim o veículo chega à velocidade desejada de forma mais suave. Esta limitação da aceleração visa economizar combustível e pode causar variações da velocidade em aclives.

4. Painel de Instrumentos
Para auxiliar o motorista a economizar durante a condução, um medidor de consumo instantâneo de combustível foi adicionado ao lado direito do velocímetro. E para auxiliar ainda mais o motorista a visualizar a eficiência no consumo de combustível foram criadas barras laterais ao velocímetro digital, que alteram suas cores à medida que o veículo é conduzido. A coloração varia do branco até ficar verde, que indica a condução mais econômica.

* Navegador (GPS)
A nova geração geração do Honda CR-V vem equipada com Navegador ou GPS (Global Position System) com tela de 6,5 polegadas, totalmente colorida e com sistema do tipo touch screen (tela sensível ao toque dos dedos). É, sem dúvida, de fácil navegabilidade.
Muito simples de ser operado, seus comandos são feitos diretamente na tela touch screen, algo inédito em modelos de sua categoria. Além da facilidade para inserir dados, o GPS está integrado com sistemas que indicam o volume de tráfego em algumas capitais. Assim, o motorista tem a informação em tempo real para tomar decisões de mudança de rota e caminhos alternativos. A Honda incorporou um sistema totalmente integrado, utilizando duas telas de LCD.

* Sistema HFT (Hands Free Telephone) / Bluetooth
A versão topo de linha do Honda CR-V, a EXL, conta com conexão Bluetooth que permite atender e realizar chamadas da forma mais segura, sem a necessidade do manuseio do celular ou mesmo tirar as mãos do volante. Além das funções de discagem e atendimento, existe também a função comando de voz para fazer ligações. O sistema permite configurar até seis aparelhos celulares. No entanto, somente um pode ser utilizado por vez. Após a configuração do aparelho de telefone celular junto à tecnologia Bluetooth, toda a operação pode ser feita na tela da central multimídia ou por meio dos botões no volante de direção.

* Câmera de ré
A câmera de ré localizada na tampa do porta-malas é de série em todas as versões do novo Honda CR-V e oferece maior conveniência e segurança ao motorista, permitindo pela ampla visualização da parte traseira do veículo saber a proximidade do obstáculo. No visor, o motorista ainda conta com o auxílio de linhas de referência para a melhor percepção das distâncias em manobras. Nas versões LX AT e LX MT, a imagem aparece no i-MID, assim que a marcha à ré é engatada. Na versão EXL, a visualização ocorre na tela do GPS.

BONITO POR FORA. CONFORTÁVEL E PRÁTICO POR DENTRO
Visualmente, o Honda CR-V mudou. E as alterações feitas são nítidas. O design está mais agressivo e aerodinâmico. Na dianteira, a grade frontal foi projetada com a proposta de integrar capô, para-choque e farol. Ele está com linhas mais expressivas, conferindo muita elegância e esportividade. Ao olhar para a parte traseira, você vê um carro mais estiloso, com suas lanternas maiores e que invadem a tampa do porta-malas.

Os faróis também chamam a atenção. Para 2012, as duas versões contam com a função de acendimento automático, que, quando o seletor estiver na posição AUTO, os aciona assim que o sensor crepuscular, localizado na parte superior do painel, detecta ausência de luminosidade suficiente para uma condução segura. Já os faróis de neblina presentes na versão EXL são importantes recursos de segurança em viagens noturnas e em situações climáticas adversas, principalmente na presença de nevoeiro.
Outro destaque desta linha 2012 é o trilho de teto, que é produzido em policarbonato resistente e tem dois pontos para fixação de barras transversais (versão EXL). Esse detalhe aumenta a beleza externa do veículo e disponibiliza mais praticidade para transportar, por exemplo, uma bicicleta ou uma prancha de surf.

As rodas de 17 polegadas também ganharam um desenho novo. Isso deixou o veículo mais imponente. Seu design também é realçado pelas maçanetas externas e friso ao redor da grade cromadas. Sem dúvida, o Honda CR-V ficou muito mais bonito.
Agora vá para a parte interna do Honda CR-V. Não pense que as novidades estão limitadas às inúmeras inovações tecnológicas aplicadas nesta nova geração. Assim como o novo Honda Civic, o Honda CR-V teve seu projeto baseado no total controle pelo motorista. Todos os comandos são de fácil acesso ao menor esforço do condutor e a maior parte deles está no próprio volante de direção.

Por isso, o painel foi unificado ao novo console central e passa a contar com duas telas de LCD. Isso trouxe ainda mais praticidade. O modelo também está aconchegante, espaçoso. Além disso, a iluminação, beneficiada por uma grande área envidraçada, e o volante, que possui ajustes de altura e de profundidade, chamam a atenção.

O porta-malas maior é uma das novidades dessa geração. Sua capacidade será de 589 litros com os bancos na posição normal e preenchimento do espaço até a altura dos vidros (na geração anterior, eram 556 litros). Mas pode aumentar ainda mais. Isso se deve à incorporação do sistema de rebatimento dos assentos traseiros, que deixa o piso de carga praticamente plano ao dobrar os bancos. Com um único movimento em uma alavanca localizada no porta-malas ou alça na lateral do assento traseiro, automaticamente é recolhido o protetor de cabeça, levanta-se o assento e é dobrado o encosto. Dessa maneira, com os bancos rebatidos, o porta-malas tem capacidade para 1.146 litros (até a altura do vidro traseiro).

O sistema de som da versão EXL possui entrada auxiliar para conexão USB para MP3 Player e iPod. Além disso, tem leitor de CD, subwoofer e tweeter. Já a versão LX é comercializada com CD Player com leitor MP3 e WMA. Outro detalhe é o ar-condicionado automático digital dual-zone, que possui ajustes de temperatura para motorista e passageiros separadamente e é comercializado apenas na versão EXL.

Outro item de comodidade nas duas versões pode ser conferido ao para-sóis com espelho de vaidade para motorista e passageiro com iluminação embutida. Já a EXL ainda conta com teto solar elétrico, sensor de chuva, acabamento do volante e detalhes de portas em couro. Aliás, couro é o revestimento dos bancos da versão top de linha, enquanto o modelo LX recebe tecido.
Outra evolução nesta nova geração é o controle remoto da chave, que tem a função de abrir e fechar as janelas (ambas as versões) e o teto solar (EXL). Os vidros elétricos de todas as versões também passam a contar com a função “one-touch”, sistema em que é necessário dar apenas um toque para que a janela desça ou suba até o fim do curso, sem deixar a segurança de lado, pois o conjunto conta com o sistema de anti-esmagamento.

UM CROSSOVER AINDA MAIS POTENTE
O propulsor de 2.0l, de 4 cilindros e 16 válvulas SOHC (Single Over Head Camshaft) i-VTEC da quarta geração do Honda CR-V manteve o excelente desempenho e a economia de combustível. No entanto, está mais potente. Passa a desenvolver 155 cv de potência (a geração anterior tinha 150 cv) a 6.500 rpm e possui torque de 19,4 kgf.m a 4.300 rpm. Aliás, o torque da linha 2012 tem ‘mais fôlego’. Ou seja, o Honda CR-V apresentará saídas mais vigorosas.

Para 2012, a versão LX ganha um modelo com transmissão manual de seis velocidades. A 6ª marcha proporciona maior conforto acústico ao carro em viagens com velocidade de cruzeiro constante, uma vez que o motor irá trabalhar com uma rotação bastante reduzida, diminuindo o ruído no interior do veículo. Porém o maior benefício estará na economia de combustível, proporcionada pelo giro bastante reduzido do motor.

Além desta novidade, a transmissão automática continua fazendo parte da linha CR-V em suas duas versões (LX e EXL). Sua transmissão automática de cinco velocidades permite trocas suaves, sempre respeitando o estilo de condução do motorista, além de contar com a tecla D3. O sistema é indicado a ser utilizado em rodovias que o motorista precisa reduzir a marcha para ganhar mais força ao realizar ultrapassagens ou quando precisa encarar subidas.

Outro item com destaque em sua transmissão automática é a tecnologia Grade Logic Control, que auxilia no gerenciamento das trocas de marcha. O sistema identifica automaticamente a situação que o veículo se encontra (aclive, declive ou plano), determina a marcha adequada para aquele tipo de condição, melhora ainda mais o desempenho e evita as trocas desnecessárias de marchas, assegurando ainda mais conforto e segurança aos ocupantes.



MUITO SEGURO
O novo Honda CR-V retrata o compromisso da marca com a segurança de condutor e dos passageiros. Algumas de suas principais novidades para essa geração estão relacionadas ao tema. Quem nunca teve certo temor de ver seu carro descer em uma subida naquele intervalo de segundos entre tirar o pé do freio em colocá-lo no acelerador? A versão EXL minimizará esse sentimento.

A linha 2012 recebeu o sistema HSA (Hill Start Assist). Ele auxilia a subida mantendo acionado o freio por até três segundos depois que o motorista tira o pé do pedal. Esse tempo é o suficiente para acelerar em rampas com inclinação maiores, sem que ocorra o recuo do veículo. Outra novidade na versão top de linha é a inclusão do sistema MA-EPS (Motion Adaptive Electric Power Steering – Direção Elétrica Adaptável ao Movimento), que atua em conjunto com a tecnologia VSA (Vehicle Stability Assist), deixando o volante mais rígido, caso o motorista tente movimentar o volante de forma que provoque instabilidade.

Seu projeto de carroceria ACE (Advanced Compatibility Engineering – Engenharia de Compatibilidade Avançada) para absorção de energia em caso de impacto ficou ainda melhor. A utilização de chapas de alta tensão foi aumentada, tornando a estrutura mais robusta e também mais leve. Um exemplo da sua eficiência é o capô dotado da tecnologia de deformação que possibilita a melhor absorção de impacto e dos limpadores de para-brisa em borracha em caso de colisão com pedestres.

Segurança que também pode ser constatada nos seis airbags (frontal, lateral e cortina) disponibilizados à versão top de linha –a versão LX possui airbag duplo frontal. O airbag lateral da versão EXL conta com OPDS (Occupant Position Detection System – sistema de detecção de presença do ocupante), que emite um alerta no i-MID se uma criança estiver ocupando a posição do passageiro dianteiro ou caso o ocupante esteja sentado em posição que represente risco no eventual acionamento de airbag. Nesta condição o sistema também desativa o airbag lateral desse lado do veículo para evitar maiores danos.

Ambas versões também são equipadas com cintos dianteiros com pré-tensionadores. Freios ABS (Anti-lock Braking System), que evitam o travamento das rodas, e sistema EBD (Electronic Brake Distribution), responsável em distribuir a força de frenagem de maneira uniforme, também fazem parte do pacote. A traseira da versão tem EXL tem brake-light com iluminação em led e para-choques com refletores, tornando o automóvel ainda mais visível durante a noite.

O Honda CR-V vem equipado com suspensão independente nas quatro rodas. Na dianteira, é do tipo McPherson e oferece respostas rápidas, proporcionando estabilidade em curvas acentuadas e maior contato com o solo. A traseira vem equipada com o sistema Double Wishbone, que ocupa pouca área e permite otimizar a distribuição do espaço interno.

A versão EXL do modelo conta com o exclusivo sistema de tração 4WD Real Time, que age automaticamente quando se necessitam de uma maior tração e de aderência, casos de terrenos escorregadios e acidentados. Esse tipo de tração melhora a dirigibilidade e reduz o consumo de combustível, uma vez que utiliza a tração nas quatro rodas apenas quando necessário. Outra vantagem é que ele é desativado também automaticamente durante as frenagens. A versão LX possui a tração dianteira 2WD.

Como todos os modelos da marca comercializados no Brasil, o Honda CR-V possui três anos de garantia, sem limite de quilometragem. Está disponível nas cores Preto Cristal, Cinza Titanium, Cinza Paladium, Prata Metálico e Branco Tafetá.

Seu preço público sugerido R$ 84.700,00 (LX 2.0l 4×2 MT ), R$ 87.900 (LX 2.0l 4×2 AT) e R$ 103.200,00 (EXL 2.0l 4×4) com frete incluso (base Estado de S.Paulo).