O Novo Ford Fiesta

o jornalista viajou a convite da montadora 

New Fiesta

 

Dearborn/Detroit – EUA – A Ford reuniu a imprensa especializada da América Latina para mostrar com exclusividade o seu mais novo modelo mundial; o New Fiesta, um carro totalmente novo no conceito, no design, na proposta, que a Ford lança agora no Brasil. Produzido com uma plataforma inédita global, ele chega ao mercado brasileiro com o mais avançado nível de segurança veicular de seu segmento, além de trazer um padrão primoroso de design. Ele é produzido em cinco fábricas ao redor do mundo: em Cuautitlán (México) para as Américas, em Valência (Espanha) e Colônia (Alemanha) para a Europa, e Nanjing (China) e Rayong (Tailândia) para a Ásia. Segundo a montadora o New Fiesta introduz mais tecnologia na categoria, tem excelente relação de custo e oferece alta qualidade.
"O carro global da Ford é um sedan esportivo, criado para inovar o chamado segmento B Premium, formado por veículos de porte compacto com conteúdo. O New Fiesta foi concebido para ser referência em design e segurança, sem deixar de lado a qualidade e dirigibilidade com eficiência, apresentando a melhor relação custo-benefício da categoria", diz Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul.
Entre outras inovações, é o único do segmento a contar com 7 airbags e oferece 3 anos de garantia. O New Fiesta é um dos lançamentos mais importantes da Ford no mundo e chega para ocupar um lugar de destaque dentro do novo portfólio de produtos.
"O New Fiesta é um símbolo do atual momento de renovação da Ford no mundo. Foi projetado para ser um dos expoentes do nosso crescimento”, afirma Marcos de Oliveira.
 

 

     

Totalmente novo

O New Fiesta é o resultado de um projeto que contou com a participação dos centros de engenharia e Design mundiais da Ford, entre eles o Brasil que como terceiro mercado global da Ford e responsável por um dos cinco centros mundiais de criação de produto da marca, teve um papel de destaque no seu desenvolvimento.
O lançamento do New Fiesta começou em meados do último ano, na Europa, onde já vendeu mais de 500 mil unidades e é líder de mercado. Em seguida, o carro passou a ser vendido em diversos países da Ásia. Este ano, o New Fiesta chega simultaneamente aos Estados Unidos, Canadá, México, Brasil e outros países da América do Sul.

     
 

O design externo

O design foi um dos focos principais desse trabalho, com o objetivo de criar um carro bonito, capaz de cativar e entusiasmar os consumidores de várias nacionalidades. “O New Fiesta oferece o design mais atual da sua categoria. Ele é um carro que se destaca, à primeira vista, pela grande beleza exterior”, diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford América do Sul.
O New Fiesta nasceu dentro da evolução do conceito Kinetic. Essa é uma moderna linguagem, cujo elemento principal é criar um efeito de “energia em movimento”. Através de desenho fluído, com planos rápidos e jogo de luz e sombra, o objetivo foi criar um veículo atraente, onde sobressaem os contornos, as proporções e a harmonia.
“Criar um carro bonito para agradar diferentes pessoas e culturas foi o objetivo central do projeto. O resultado é um sedan esportivo e com personalidade e muito caráter", diz João Marcos Ramos.
A frente do veículo enfatiza a sua personalidade. Com desenho dinâmico e elegante, é marcada por uma grade dianteira cromada de três barras e por outra grade inferior no formato trapezoidal. A superfície do capô é trabalhada e seus contornos elevam o conceito da sensação de movimento. Os faróis são alongados e avançam pelas laterais. Seus refletores internos têm tratamento sofisticado.
A impressão de agilidade é marcada pelo formato da lateral do New Fiesta. O desenho tem fluidez. As linhas e planos contínuos também induzem a impressão de movimento. Um toque de esportividade é visto nas suas proporções com a sua finalização inclinada.
Há ainda o recurso de uma marcante linha de caráter, que corre pela lateral em sentido ascendente. Ela ajuda a produzir um contraste de luz e realça a cor da carroceria. Também existe um friso cromado separando a carroceria das janelas cujo brilho reforça a elegância. As maçanetas alinhadas aos vincos laterais mantêm a expressão de movimento. A esportividade é destacada ainda pelas rodas de liga leve de 15 polegadas.
A traseira do New Fiesta é elegante. De perfil alto, tem uma linha de corte curta para garantir um caráter esportivo. Sua aparência é robusta, mas harmônica com as demais partes do veículo.
As lanternas são duplas e saem da tampa do porta-malas avançando no sentido da lateral do veículo. Há uma régua central cromada como elemento de acabamento sofisticado. O desenho do para-choque, em peça única e totalmente integrada, amplia a imagem de solidez. Uma faixa inferior em preto provoca um efeito que alarga visualmente o veículo.
A esportividade e modernidade do New Fiesta estão também no leque de cores. São oito opções com tonalidades vivas ou sofisticadas, como as sólidas preto Bristol e branco Ártico, as metálicas prata Dublin, vermelho Magenta e cinza Varsóvia e as perolizadas vermelho Córdoba, verde Coimbra e azul Montecarlo.


 

O design interno

Os designers e engenheiros do New Fiesta pensaram em todos os detalhes do interior do veículo. A cabine apresenta um estilo e posicionamento tipo “cockpit”. Ou seja, permite envolver os ocupantes e dá fácil acesso às posições de comando.
Também foi criado um ambiente visualmente atraente. A forma é esportiva e agradável aos sentidos, principalmente pelo uso de materiais de acabamento com toque suave. 
"O objetivo de agradar aos sentidos é a mais nova tendência do design interno. Além de criar um impacto visual importante, usamos materiais "soft touch" e buscamos uma ergonomia apurada", explica Ramos.
Os ajustes da coluna de direção, os bancos bem posicionados e com diversas regulagens e a colocação dos pedais e da manopla do câmbio foram elaborados para atender motoristas de diferentes biótipos. O acesso confortável ao interior do veículo e o posicionamento dos equipamentos de comando e entretenimento também mereceram atenção especial.
"Nosso objetivo é que ele seja agradável e que não "canse" ao longo do tempo. Entendemos que o interior do New Fiesta é um ambiente elegante, esportivo e gostoso de ver”, ressalta Ramos.
     
 

     

Segurança integrada

Outro ponto fortíssimo no New Fiesta é o alto nível de segurança veicular. Um conjunto sofisticado e integrado de equipamentos faz dele o carro com padrão mais avançado de segurança do segmento. Entre outros recursos, oferece a opção de 7 airbags – dois frontais, dois laterais, dois de cortina para a cabeça e um de joelho na posição do motorista, além dos freios ABS.
"O New Fiesta é um carro que foi desenvolvido para atender as máximas exigências de segurança. Ele recebeu a nota mais alta, cinco estrelas, nos rigorosos testes de impacto da agência Euro NCAP, órgão Europeu mundialmente reconhecido", diz Luis Muniz, da Engenharia de Desenvolvimento da Ford.
A estrutura do New Fiesta foi projetada de forma a maximizar a proteção aos ocupantes em caso de impacto, com ampla aplicação de aços especiais de ultra-resistência em diversos pontos da carroceria, cuja rigidez torcional garante excelente robustez estrutural ao veículo.
Um sistema de absorção de energia de impacto aplicado nas portas reforça a proteção. A coluna de direção conta com um sistema avançado de absorção de energia de impacto.
Os airbags tem um papel fundamental na alta performance do sistema de segurança. Contra impactos laterais, o veículo traz airbags de cortina para proteção da cabeça, tanto dos passageiros da frente quanto dos de trás, e airbags laterais para proteção do tronco e pernas dos passageiros dianteiros. Além dos frontais para motorista e passageiro.
"Há ainda o airbag de joelho. Ele complementa a ação do airbag frontal instalado no volante, trazendo uma proteção extra para a região das pernas do motorista", explica Muniz. 
Existe ainda um sistema de classificação dos ocupantes que otimiza a resposta dos dispositivos de segurança, usando como referência, por meio de sensores, a utilização dos cintos, tamanho dos ocupantes, posição dos bancos e severidade do impacto.
Outros elementos de proteção são porta-luvas com sistema de absorção de energia, cinto de três pontos e terceiro encosto de cabeça na posição central do banco traseiro, como opcional. O carro traz também pontos de ancoragem para fixação de cadeiras infantis, utilizando o sistema LATCH, que é o mais reconhecido nesse campo. Existe também outro importante dispositivo de segurança: o travamento automático das portas a 7 Km/h.
Em termos de segurança passiva, o New Fiesta traz alarme de série, vidros e travas elétricas das portas com sistema de travamento central no painel e bocal de abastecimento sem tampa removível, com sistema de vedação de última geração.
     
 


 

Excelência em dirigibilidade

O New Fiesta tem uma dirigibilidade exemplar. Ele traz a chamada dinâmica veicular Ford, que se traduz em excelência na categoria em termos de estabilidade e conforto na direção.
Seu motor é o Sigma 1.6 Flex, da nova geração Ford no mundo. Leve, potente, silencioso, durável e com baixo nível de emissões, proporciona uma excelente relação de consumo e performance. Sua construção é moderna, contando com bloco, cabeçote, cárter e mancais em alumínio.
Possui acelerador eletrônico e uma calibração que produz 115 cv com etanol (@ 5.500 rpm) e 110 cv com gasolina (@ 6.250 rpm) e  torque de 159 Nm com etanol (@ 4.250 rpm) e 155 Nm com gasolina (@ 4.250 rpm).
Com isso, o New Fiesta acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com gasolina e 11,5 segundos com etanol. A velocidade máxima é limitada a 190 km/h, com ambos os combustíveis. De acordo com resultados de consumo de combustível obtidos pelas normas NBR6601/NBR7024 e ajustados pelos valores do CONPET/INMETRO, ele roda 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, faz 12,7 km/l com gasolina e 8,7 km/l com etanol. O que resulta em um consumo médio ponderado de 12,3 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol. O tanque com capacidade de 47 litros garante ótima autonomia.
A transmissão manual de cinco velocidades, da família IB5, com estrutura leve de alumínio fundido sob alta pressão, tem relação de marchas otimizada para o veículo. O câmbio acionado por cabos de aço e a embreagem com assistência hidráulica proporcionam engates precisos.
A utilização da direção elétrica traz linearidade e progressividade ao volante. Ela ajusta automaticamente o esforço ao volante de acordo com a velocidade do veículo, com respostas rápidas, sem tirar a conectividade do motorista com o piso. Conta com um sistema de compensação de deriva (DPC) que minimiza a fadiga do condutor em estradas retas e também com um sistema avançado de atenuação de vibrações.
      Os freios também contribuem para essa sensação de confiança e “carro na mão” que o New Fiesta passa ao motorista. Eles proporcionam controle e estabilidade para paradas seguras, com acerto preciso, fácil modulação e ABS opcional.


 

Inovação no mercado

O New Fiesta inova também ao oferecer versões completas nesse segmento de veículos. No total, são apenas três conjuntos de versões. Na primeira versão, ar-condicionado, direção elétrica, vidros, travas e espelhos elétricos, rodas de liga leve de 15 polegadas, CD-player MP3, com entrada auxiliar para conexão de dispositivos eletrônicos, computador de bordo e alarme perimétrico de série. A segunda versão inclui freios ABS. E a terceira versão traz ainda bancos de couro, 7 airbags, direção com raios em acabamento metálico e descansa-braço das portas em vinil.
O New Fiesta chega ao mercado com preço a partir de R$49.900 (versão 1), R$51.150 (versão 2) com freios ABS, e R$54.900 (versão 3). Ele também conta com a vantagem das revisões com preço fixo Ford, que garantem o mesmo valor em todo o Brasil e permitem ao cliente saber de antemão quanto vai gastar na manutenção.
O New Fiesta tem 3 anos de garantia e manutenção econômica. Outra vantagem é o valor do seguro, que é um dos mais baixos da categoria”, diz Lucíola Almeida, gerente de Marketing do Produto da Ford.

  

Mais espaço

O New Fiesta é maior que outros carros do segmento, sem perder a funcionalidade de um compacto. Os 4.410 mm de comprimento, 1.697 mm de largura, 1.446 mm de altura e 2.489 mm de distância entre-eixos lhe dão um porte robusto e atraente, que garante também amplo espaço interno. O porta-malas de 440 litros acomoda diferentes bagagens.
O foco foi fazer um carro maior e mais atlético. Detalhes cromados e brilhantes são usados de modo seletivo, como elementos de refinamento, para transmitir elegância e sofisticação.
     
 

 
 

Design Kinetic

A adoção do design Kinetic não significa uma padronização nas linhas de veículos Ford. Cada produto traz uma nova interpretação desses elementos fundamentais de design, de acordo com o seu segmento de mercado. A partir dessa abordagem, o New Fiesta, como carro compacto Kinetic, destaca elementos visuais de personalidade e esportividade que criam uma nova geração Ford destinada a atender a um público diferenciado.
O time de Design criou o New Fiesta visando a atrair uma nova geração de consumidores: um público jovem de idade ou de espírito. Uma nova geração que se identifica diretamente com a filosofia de “energia em movimento” do design Kinetic.
      Quando o Verve Concept foi apresentado, muitos duvidaram que um conceito tão futurista chegaria a ser um veículo de produção de série. O New Fiesta é a resposta. Muitos elementos de seu design foram trabalhados para ser evidenciados através das cores. Por isso, ele ostenta uma seleção de cores modernas, entre as quais a "Hot Magenta", que foi exclusiva do Verve e hoje é uma das oito opções disponíveis no carro lançado no Brasil.

New Fiesta
DINÂMICA, ECONOMIA, BAIXAS EMISSÕES, COMPROMISSO DE UMA NOVA GERAÇÃO

      O New Fiesta é a sexta geração de uma consagrada linha de veículos. Totalmente nova, ela foi criada para estabelecer compromissos audaciosos de dinâmica veicular, economia de combustível e níveis de emissões. A interação do motorista e ocupantes com o veículo foi fundamental no projeto.
       A segurança e conforto da suspensão, os freios de fácil modulação, a progressividade da direção elétrica e a elevada rigidez torcional e de flexão da carroceria favorecem a estabilidade e a absorção de imperfeições da pista.
      “O New Fiesta, através de sua elaborada harmonização entre os diferentes sistemas veiculares, oferece o melhor conjunto de atributos dentro do segmento, tanto no balanço entre desempenho e consumo como na relação de comportamento dinâmico e conforto”, diz Klaus Mello, gerente de Engenharia de Veículos da Ford.
     
Agilidade e economia

O New Fiesta acelera de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos com gasolina e 11,5 segundos com etanol. A velocidade máxima é limitada a 190 km/h, com ambos os combustíveis. A retomada de 40 a 80 km/h, em terceira marcha, é feita em 8,6 segundos com gasolina e 8,3 segundos com etanol. Já a retomada de 50 a 100 km/h, em quarta marcha, leva 16 segundos com gasolina e 15,5 segundos com etanol.
      Ele roda 11,9 km/l com gasolina e 8,3 km/l com etanol na cidade. Na estrada, faz 12,7 km/l com gasolina e 8,7 km/l com etanol. O que dá um consumo médio ponderado de 12,3 km/l com gasolina e 8,5 km/l com etanol, em medições feitas segundo as normas NBR-6601 (cidade) / NBR-7024 (estrada) e ajustadas pelos fatores do CONPET/INMETRO. O tanque com capacidade de 47 litros garante ótima autonomia, de 578 km com gasolina ou 400 km com etanol.
      “É o carro mais econômico do segmento, como mostram as medições feitas pelo mesmo padrão, em comparação com outros produtos da categoria”, explica Mello.

     
Preços vantajosos

 Nas três versões, seu preço é bem atraente em relação às demais opções existentes no mercado. Ele chega por R$49.900 na versão 1, R$51.150 na versão 2 e R$54.900 na versão 3.
 Outra vantagem é a manutenção econômica, representada pelo custo menor das revisões, das peças de reposição e do seguro. Como todos os veículos da marca, o New Fiesta conta com a Revisão Preço Fixo Ford, programa que garante valores baixos e padronizados nas revisões feitas em seus distribuidores em todo o Brasil. Ela tem os seguintes preços: 1ª Revisão: R$164; 2ª Revisão: R$212; 3ª Revisão: R$296; e 4ª Revisão: R$600.
 Além disso, também tem seguro mais barato que os principais concorrentes, conforme simulação feita em grandes companhias do mercado.  “É um carro completo que oferece tecnologia e custo-benefício muito superior no segmento, com uma equação atraente de preço e 3 anos de garantia”, diz Lucíola Almeida, gerente de Marketing de Produto da Ford.

NEW FORD FIESTA
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

Carroceria: Sedan 5 portas
Motor: Ford Sigma 1.6 Flex
Número e disposição dos cilindros: 4 (quatro) em linha
Diâmetro do cilindro: 79,0 mm
Curso dos êmbolos: 81,4 mm
Cilindrada: 1.6 (1596 cm³)
Potência: 110 cv a 6250 rpm (gasolina)
       115 cv a 5500 rpm (etanol)
Torque: 155  Nm a 4250 rpm (gasolina)
       159  Nm a 4250 rpm (etanol)
Rotação de marcha lenta: 750 rpm
Rotação máxima: 6.450 rpm
Relação de compressão: 11,0:1

Transmissão
Manual: 5 marchas à frente e ré
Relação de marchas:
1ª: 3,846:1
2ª: 2,038:1
3ª: 1,281:1
4ª: 0,951:1
5ª: 0,756:1
Ré: 3,615:1
Relação final: 4,07:1

Freios
Dianteiro……………………………………….Disco
Traseiro……………………………………….Tambor
Opcional……………………………………….ABS

Suspensão
Dianteiro………………………………………MacPherson
Traseiro………………………………………..Eixo de torção

Desempenho
Aceleração 0–100 km/h: 11,5 s (etanol)
Velocidade máxima: 190 km/h
Consumo (km/l):  
Cidade (NBR 6601): 11,9 (gas)/ 8,3 (etanol)
Estrada (NBR 7024): 12,7 (gas)/ 8,7 (etanol)
Média ponderada: 12,3 (gas)/ 8,5 (etanol)
(Números ajustados com base no Conpet)

Capacidades (kg) 
Peso do veículo em
ordem de marcha: 1.162
Distribuição da massa em ordem
de marcha por eixo:
Eixo dianteiro: 668
Eixo traseiro: 494
Capacidade de carga: 375
PBT: 1.537
Massa máxima admissível:
Eixo dianteiro: 839
Eixo traseiro: 817
Tanque de combustível (L): 47
Porta-malas (L): 440 (VDA)

Dimensões externas (mm)
Comprimento: 4.410
Largura com espelhos: 1.972
Espelhos dobrados: 1.697
Altura em ordem de marcha: 1.446
Entre-eixos: 2.489
Bitola: 1.465
Pneus: 185/60 R15
Rodas: 6 x 15", de liga leve
  
Dimensões internas (mm) 
Espaço cabeça frente: 993
Espaço cabeça traseiro: 942
Espaço pernas frente: 1.072
Espaço pernas traseiro: 793
Espaço quadril frente: 1.285
Espaço quadril traseiro: 1.250
Espaço ombros
 frente: 1.340
Espaço ombros traseiro: 1.245