Novo Fiat 500

Novo Fiat 500. 

A força de um ícone
 

Agora a partir de R$ 39.990

autoreview 

Miami – EUA - Para acirrar ainda mais a disputa pelo novo segmento dos pequenos de luxo, o Grupo Fiat lançou em um mega evento nos EUA, a nova versão de seu ícone mundial, o Fiat 500 – Cinquecento – depois de 50 de sua primeira versão. Este novo Fiat 500 representa, a volta da marca Fiat para os EUA, aproveitando da oportunidade da compra de 58% da americana Chysler, para entrar de vez no mercado americano. 

Agora comercializado nos Estados Unidos, Canadá e México, este ícone passa a ser produzido na planta da Chysler, em Toluca, no México, incorporando todos os mecanismos de segurança exigidos pela rígida regulamentação americana e trazendo, de série, um número maior de equipamentos para tornar a experiência de dirigi-lo ainda mais prazerosa e confortável.  Segundo a montadora, foram quase 16 meses de testes, entre investimentos, implementação de novos processos e procedimentos, instalação de equipamentos e ferramental, treinamento de mais de 2 mil trabalhadores e meios muito precisos de controle de qualidade, até o início efetivo da produção. 

 

O novo Fiat 500 chega com duas motorizações, três diferentes tipos de câmbios e cinco versões, além de uma série especial, a "Prima Edizione", restrita a 500 exemplares numerados.

Repleto de tecnologia, o Fiat 500 privilegia o conforto e a segurança dos passageiros. Entre os itens podemos destacar alguns, como ESS (sinalização de frenagem de emergência), freios com sistema ABS e EBD, ASR (controle de tração), ESP (controle de estabilidade), Hill Holder, Isofix e até sete air bags.

Com um projeto moderno, design único, opções de revestimentos internos diferenciados e inúmeros conteúdos, inclusive de série, o novo Fiat 500 é o carro mais completo de sua categoria, e ainda chega ao mercado com preços bastante atraentes para o consumidor brasileiro.

Tecnologia MultiAir é destaque do motor Fire Novo Fiat 500

Potência, disponibilidade de torque em todas as faixas de rotação e economia de combustível são alguns dos destaques do motor Fire 1.4l 16v MultiAir, que chega ao mercado brasileiro aplicado ao Novo Fiat 500. O propulsor marca a estreia nos veículos do país da premiada tecnologia MultiAir, desenvolvida pela Fiat Powertrain para controle inteligente das válvulas de admissão do ar – conferindo um toque extra de prazer em dirigir e incremento de desempenho ao compacto premium da Fiat.
 

O motor é produzido na unidade da Chrysler em Dundee, Michigan, que recebeu investimentos de US$ 179 milhões para fabricar o Fire 1.4l 16v MultiAir. O propulsor passou por um processo de adaptação no centro de Engenharia da Fiat Powertrain em Betim para rodar com a gasolina brasileira (E22). Esse trabalho envolveu testes de recalibração do controle motor, validação e confiabilidade dos componentes mecânicos.

“Por seus ganhos ambientais, o MultiAir foi um responsáveis pela entrada da Fiat no mercado norte-americano. Trata-se de uma tecnologia já fortemente reconhecida no mercado europeu, que certamente também tem muito a oferecer aos consumidores da América Latina”, afirma Paolo Ferrero, superintendente da Fiat Powertrain para o Mercosul.

Movido a gasolina, o propulsor alcança 105cv a 6.250rpm de potência, com torque máximo de 13,6kgfm a 3.850rpm. O motor do Novo Fiat 500 está de acordo com as normas da fase 5 do  Programa de Controle da Poluição do Ar por Veículos Automotores (PROCONVE).

 
Ficha técnica – Fire 1.4l 16v MultiAir
Cilindrada: 1.4l
Combustível: Gasolina
Potência máxima: 105cv @ 6.250rpm (gasolina)
Torque máximo: 13,6kgfm @ 3.850rpm (gasolina)
Cilindro/Válvulas: 4/16                    
Diâmetro x Curso: 72,00mm x 84,00mm
Taxa de Compressão: 10,8 :1
Emissões: Proconve F-V
 

Segundo a montadora, os benefícios da tecnologia MultiAir verificados até o momento são:
- A potência máxima é aumentada em até 10%, graças à adoção de um perfil de came mecânico orientado para potência;
- O torque em baixas rotações é melhorado em até 15%, graças à adoção de estratégias de fechamento antecipado de válvulas de admissão, o que maximiza o rendimento volumétrico do motor nestas condições
- A redução de perdas de bombeamento, a melhora da combustão nas respostas dinâmicas e o maior torque em baixas rotações geram uma redução de 10% do consumo de combustível e de emissões de CO2, tanto em motores naturalmente aspirados quanto em motores turbo com o mesmo volume;
- Motores MultiAir sobrealimentados utilizando o conceito do downsizing, podem alcançar uma redução de até 25% no consumo de combustível em relação a motores convencionais naturalmente aspirados com o mesmo nível de desempenho;
- Redução de emissões da ordem de 40% de Hidrocarbonetos e de Monóxido de Carbono devido à utilização de estratégias ideais de controle da quantidade de ar durante o aquecimento do motor.
- Redução de emissões de até 60% para Óxidos de Nitrogênio, devido à utilização da recirculação interna de gás de escapamento, realizada ao reabrir as válvulas de admissão durante o tempo de exaustão;
- A resposta dinâmica do motor é superior, resultado da maior pressão no coletor de aspiração, juntamente com o controle de massa de ar extremamente rápido, cilindro a cilindro e ciclo a ciclo.

 

Futuro: evoluções e aplicações a caminho
A tecnologia MultiAir abrirá o caminho para uma onda de evoluções tecnológicas adicionais para motores a gasolina, principalmente por meio do downsizing e do uso de sobrealimentação. Esse incremento será ainda maior com a utilização conjugada de pequenas transmissões híbridas de dupla embreagem, proporcionando uma redução esperada de 40% no consumo e na emissão de CO2.
Com arquitetura extremamente versátil, o MultiAir pode ser aplicado a todos os motores de combustão interna ciclo Otto, Diesel e similares, independentemente do tipo de combustível usado.

  

 

Câmbio

O câmbio automático sequencial de 6 marchas ficou realmente muito bom, transferindo prazer ao dirigir com menos consumo de combustível. Veja abaixo algumas de suas características:
* Quatro modos de funcionamento: Eco, Sport, Winter e Manual;
* Conversor de torque com lock-up de última geração;
* Função Kick-Down;
* Brake Assist: reduz automaticamente as marchas em freadas bruscas com funcionamento integrado ao ABS;
* Adaptação inteligente ao modo de condução:
- Sensor Up-down Slope para adaptação do veículo à inclinação
- Função Cornering, que impede o avanço das marchas em curvas
- Função Fast-Off, que inibe a troca de marcha desnecessária quando o condutor tira o pé rapidamente do acelerador;
* Funções Neutral Control e Auto Learning, para redução de consumo de combustível.
 

PEQUENO NO TAMANHO, GRANDE NA TECNOLOGIA

A Fiat incluiu no novo Fiat 500 uma série de tecnologias que o tornam um dos modelos mais seguros do mercado nacional, com muito conforto para os ocupantes e também um dos mais prazerosos para dirigir. Nos itens de segurança ativa e passiva, muita tecnologia. Abaixo os principais conteúdos de segurança que o consumidor encontra no Fiat 500.

Até 7 Air bags. O novo Fiat 500 vendido no Brasil pode possuir até sete air bags: dois na frente, dois window bags, dois side bags e um knee bag. Este último evita lesões aos joelhos do motorista em caso de impacto. ESS (Emergency Stop Signaling, ou sinalização de frenagem de emergência). Em uma frenagem brusca, as luzes indicadoras de direção são acionadas de forma intermitente, avisando outros motoristas da situação e ajudando a evitar colisões.

O ESS é acionado se, em uma velocidade superior a 50 km/h, a desaceleração for maior do que 7m/s² e o pisca-alerta estiver desligado. Ele continuará funcionando até que a desaceleração atinja 2,5 m/s². ABS. O sistema antitravamento dos freios do Fiat 500 entra em ação quando o travamento das rodas, e consequente derrapagem dos pneus, é iminente. Ele atua controlando a pressão nas pinças, impedindo o travamento, reduzindo a distância de frenagem e facilitando o controle veicular pelo motorista.

Hill Holder. O dispositivo proporciona segurança e conforto, pois, com o carro parado em uma via inclinada, a pressão no circuito de freio é mantida por alguns segundos após o motorista liberar o pedal de freio. Assim, o veículo não desce enquanto o motorista controlar a embreagem corretamente, garantindo uma arrancada fluida e segura. 
 
ESP (Eletronic Stability Program ou controle de estabilidade). Analisando parâmetros como giro do volante, posição do pedal do acelerador e velocidade, o sistema calcula a trajetória desejada e a compara com a trajetória real do veículo, com base na leitura dos sensores de giro das rodas e acelerômetros. Se houver diferença, o sistema controla a frenagem em cada roda e o torque do motor a fim de estabilizar o carro.
 
ASR (Anti Slip Regulation ou controle de tração). Sistema de controle de tração é parte integrante do ESP. Ele impede que o veículo derrape na partida ou em outras situações. Pode ser desativado através de um botão localizado no painel ou próximo ao câmbio nas versões Dualogic® e Automática.
 
ISOFIX. Este novo padrão de fixação de cadeirinhas infantis vem sendo adotado na América do Norte, Europa e Japão. O novo Fiat 500 comercializado no Brasil inclui o ISOFIX de série em todas as versões.
A grande vantagem do sistema é o vínculo estrutural seguro e rápido entre a cadeirinha de criança e a carroceria do veículo. O vínculo se dá por meio do encaixe de garras existentes nas extremidades dos braços rígidos da base do assento. As garras, por sua vez, são fixadas em terminais de engate soldados à carroceria do carro. Os engates possuem o formato padrão ISOFIX. Direção elétrica Dual Drive. Ela substitui a tradicional direção hidráulica, tornando a condução mais leve e facilitando as manobras.

Função SPORT. Com ela o motorista pode escolher dois modos de direção: o modo normal, ou o modo Sport. Com a função Sport acionada, a direção se torna mais firme, adequada a uma condução esportiva. São alterados os mapeamentos do motor e câmbio (Dualogic® e automático), com as trocas de marcha sendo executadas em rotações mais altas e acoplamentos mais rápidos da transmissão. Tudo a favor da maior esportividade.
 
Blue&Me®. O sistema funciona em duas frentes: para permitir o uso do celular sem distrair a atenção do motorista; e para escutar música. O motorista atende telefonemas e faz chamadas de celular por comando de voz ou por meio de botões no volante. Ele também pode ouvir mensagens SMS. Para escutar arquivos MP3, ele pode usar o CD player do carro ou conectar seu MP3 player, iPOD ou pen drive à entrada USB.
 
Eco:Drive. Este aplicativo analisa a forma de condução do motorista através de suas rotas e converte todas as informações em gráficos simples. Estes vão analisar o desempenho, consumo de combustível, nível de CO2 emitidos e o quanto o condutor poderá economizar se seguir as dicas que o sistema informará a partir da análise das rotas realizadas.
Ele é vinculado ao Blue&Me®, que coleta os dados da rota do condutor de duas formas: por um pen drive inserido na porta USB ou por um smartphone conectado à porta USB do veículo. Depois de adquiridas as informações, elas poderão ser utilizadas no aparelho ou descarregadas no web site Eco:Drive.

Teto solar elétrico do tipo Sky Wind. Uma lâmina ocupando quase todo o teto compõe o Sky Wind do Fiat 500. Essa construção permite modular a luminosidade e a ventilação no habitáculo. Ao apertar o botão, em sete segundos o vidro se abre.

Pacote Áudio Premium BOSE®. Este sistema de áudio proporciona excepcional clareza de vozes e instrumentos mesmo em volumes mais altos. Em volumes baixos, o som soa natural e completo, pois abrange larga faixa de frequências, desde os mais baixos graves até os mais altos agudos. Ademais, o som parece vir de uma ampla área, como se houvesse instrumentos em diferentes pontos de um palco. A qualidade do áudio se faz notar do mesmo modo na parte dianteira e traseira do veículo.

O pacote é composto por dois tweeters, um em cada coluna “A”; dois woofers High Motor Force de neodímio, um em cada porta; dois alto-falantes de longo alcance, um em cada painel posterior; um woofer abaixo do banco dianteiro direito; e amplificador com sete canais de equalização personalizada localizado no porta-malas.
 

 
CINCO VERSÕES BEM COMPLETAS
Na linha 2012, o novo Fiat 500 está disponível em cinco versões. São duas motorizações e três tipos de câmbio, em três níveis de acabamento. No lançamento, o Fiat 500 também terá uma série especial — Prima Edizione. Conheça-as:
 
* Fiat 500 Cult. De série, a versão traz direção elétrica Dual Drive, air bag duplo, freios com ABS + EBD, ESP, Hill Holder, ESS (sinalização de frenagem de emergência), ASR, ar-condicionado, computador de bordo, My Car, trip computer A e B, rádio CD com MP3 e entrada auxiliar, seis alto-falantes, faróis dianteiros com regulagem elétrica de altura, predisposição para fixação de cadeira infantil ISOFIX, banco do motorista com easy-entry, memória e regulagem de altura, banco traseiro bipartido, retrovisores externos elétricos, função Sport, vidros e travas elétricos, chave canivete com telecomando de abertura e fechamento das portas, follow me home, comando elétrico de abertura do porta-malas e da tampa de combustível, volante com regulagem de altura, tomada de 12V no console central, rodas de liga leve 15 polegadas, porta-objetos sob o banco do passageiro, nas portas, no encosto dos bancos dianteiros e no console central, entre vários outros itens.

* Fiat 500 Cult Dualogic®. Traz os mesmos itens de série da versão Cult com câmbio mecânico, mais o câmbio Dualogic®.
Entre os opcionais para as versões Cult há volante em couro com comandos do rádio, piloto automático, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth e USB) e Pacote Áudio Bose Premium.
 
* Fiat 500 Sport Air. Com detalhes externos exclusivos como novos para-choques e laterais sem frisos mas com minissaias, esta versão, além de todos os equipamentos do Fiat 500 Cult, inclui de série air bags laterais nos bancos dianteiros, piloto automático, volante em couro com comandos do rádio, faróis de neblina, apoia-braço central dianteiro, além de itens de acabamento exclusivos à versão, como detalhe cromado no pomo do câmbio, spoiler traseiro, pinças de freio pintadas de vermelho, rodas em liga 16” e bancos esportivos revestidos parcialmente em couro.

* Fiat 500 Sport Air Automático. A versão troca o câmbio mecânico pelo câmbio automático sequencial AISIN de 6 marchas, sendo igual em todos os demais conteúdos.
As versões Sport Air oferecem, como opcionais, air bags de cortina –esquerdo e direito, abrangendo a dianteira e a traseira (window bag) –, knee bag para o motorista, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth e USB), pacote Áudio Bose Premium, ar-condicionado automático digital, espelho retrovisor interno eletrocrômico e bancos revestidos totalmente em couro.

* Fiat 500 Lounge Air Automático. A versão inclui todos os equipamentos da versão Sport Air (menos os itens estéticos esportivos exclusivos), mais teto de vidro fixo, rodas exclusivas em liga-leve 15”, retrovisores externos elétricos com calota cromada, frisos cromados nos para-choques dianteiro e traseiro, alavanca de câmbio revestida em couro, além dos bancos revestidos em tecido Premium com logotipo no encosto.
Seus opcionais incluem air bag de cortina, knee bag para o motorista, sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado automático digital, teto solar elétrico Sky Wind, Blue&Me® (com interfaces Bluetooth, USB e iPod), Pacote Áudio Bose Premium, espelho retrovisor interno eletrocrômico, bancos revestidos em couro com logotipo “500” e rodas em liga-leve 16”.

SÉRIE ESPECIAL “PRIMA EDIZIONE”
Apenas 500 exemplares numerados desta série limitada chegarão ao Brasil junto com o lançamento das versões regulares do modelo. A série especial é aplicada sobre a versão Sport Air. Sua estética exclusiva, externa e interna, ressalta a diferenciação e a esportividade do modelo. Apenas três cores – vermelho Sfrontato, branco Caldo e cinza Sfrenato – estarão disponíveis, e todos os Prima Edizione serão equipados com câmbio mecânico.

Externamente, vários detalhes de acabamento distinguem a série especial da versão Sport Air, entre eles o teto, as calotas dos retrovisores e o spoiler traseiro em preto brilhante. Também conta com faixas laterais exclusivas com logotipo “500”, além das rodas aro 16” com pintura preta exclusiva e a sigla específica “Prima Edizione” na coluna das portas.

Internamente, a série especial traz costuras vermelhas no volante, na coifa da alavanca de câmbio e nos bancos, painel na cor grafite, logotipo “500” em vermelho nos tapetes e uma sigla “Prima Edizione” no encosto dos bancos dianteiros e outra sigla com o número do exemplar do lado direito do painel.

PERSONALIZAÇÃO
Existem 23 acessórios disponíveis para personalizar o novo Fiat 500. O cliente pode acrescentar minissaias laterais, aerofólio na tampa traseira, capa do retrovisor cromada, aplique cromado para capô, frisos laterais com sigla, faixas adesivas laterais nas versões Itália e Sport, faixa no teto e no capô, adesivo na coluna C, além de kits de capas exclusivas para as chaves. Com todas essas opções o cliente pode montar o seu, somente seu, Fiat 500.
 

GARANTIA NO PÓS-VENDAS + CLUBE L’ÚNICO
Ele chega com garantia de dois anos e atendimento Confiat durante este período em toda a rede Fiat, com mais de 560 concessionários e pontos de assistência em todo o Brasil. Todos os clientes 500 também contam com o privilégio de participar do Clube L’único. Entre as várias comodidades deste programa estão os serviços de reservas de hotéis, restaurantes, shows, mais o serviço de Leva e Traz, com reboque ou motorista qualificado, para as revisões, manutenções, instalações de acessórios ou qualquer emergência.