Novo Audi A8

Novo Audi A8 – a união da sofisticação com a elegância e tecnologia
 

autoreview 
Fotos: Divulgação

O Audi A8, sedã de alto luxo da marca alemã também foi testado e aprovado percorrendo as mesmas situações do S6 e, já estará disponível nas concessionárias da marca no início deste mês de outubro.
O design do novo Audi A8 além de ser um dos pontos altos do modelo, torna o carro fascinante e homogêneo, como se tivesse sido esculpido em uma peça única. A linha de teto, com acentuado estilo cupê realça a fluidez da silhueta. Precursor de muitas tecnologias inovadoras, o modelo ganhou desenho ainda mais atual e com dimensões generosas: são 5.137 mm de comprimento, 2.992 mm de entre-eixo, 1.949 mm de largura e 1.460 mm de altura.
A grade do radiador Singleframe ganhou novo desenho, mais expressivo, tridimensional e cheio de detalhes
.

 

Uma das soluções mais sofisticadas do novo Audi A8 são os novos faróis completos de LED. Os faróis baixos são constituídos por dez módulos que formam um arco em forma de asa. Logo abaixo, outro arco com 22 LEDs brancos e 22 amarelos constituem as luzes de circulação diurnas e as setas. Na traseira, um friso cromado realça a largura do sedã.
A carroceria em alumínio mais uma vez define novos padrões na indústria automobilística, pois a Audi moldou a estrutura do carro com partes de alumínio fundido, pressionadas, e painéis de alumínio – tais como o teto e as laterais – unidos por ligações de atrito.
Além do baixo peso, a tecnologia ASF do novo Audi A8 aumentou em 25% a rigidez torcional do veículo
.

Conforto
O conforto do novo Audi A8 foi estudado para dar mais amplitude, espaço e ventilação. O elemento saliente "wrap-around" – uma curva circunferencial que forma uma cintura elegante – lembra uma proa de iate. No painel, os instrumentos são grandes, redondos e delineados. O sistema de informações ao condutor, uma verdadeira central de controle, ganhou novo layout. A tela central aumentou para 7 polegadas e apresenta todas as funções com um conceito facilmente compreensível. A operação das funções pode ser efetuada por meio do volante multifuncional, que também é uma evolução do anterior.

 

O Audi A8 inaugura um novo nível de qualidade do acabamento: os controles e teclas grandes podem ter, como opcional, revestimento em alumínio. A Audi oferece cinco cores básicas para o interior, e três cores para o forro do teto, além das opções de revestimento. 
Entre as várias soluções sofisticadas, o Audi A8 inclui a tecla Start-stop, que permite ao motorista ligar o motor com a chave no bolso. O sistema de ar-condicionado automático regula o clima de interior em duas zonas e, opcionalmente, em quatro. Os bancos dianteiros oferecem, de série, 12 ajustes elétricos. A versão mais luxuosa conta com 22 ajustes, inclusive nas laterais dos bancos. Outro luxo é a massagem no encosto do motorista e do passageiro da frente, com regulagem em cinco programas, e três fases de intensidade, além dos passageiros de trás, pois o banco traseiro possui ajuste elétrico, função de memória, aquecimento, ventilação e também a função massagem
.

Motor
O novo Audi A8 vem equipado com o motor  V8 FSI 4.2 de 372 cv de potência, com 4.163 cm³,que gera um torque máximo de 445 Nm a 3.500 rpm. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 5,7 segundos, e a velocidade máxima (controlada eletronicamente) é de 250 km/h. O consumo, confirmado durante nossos testes foi de 9,5 litros/100 km. A taxa de emissão de CO2 é de apenas 219 g/km.

 

Transmissão
A fantástica transmissão Tiptronic de oito velocidades totalmente automática tem papel importante no aumento de desempenho do Audi A8. As marchas podem ser trocadas através de um leve toque nos paddles do volante e a tração permanente integral quattro contribui para a alta performance do modelo.

 

Chassis
A suspensão dianteira, em alumínio, de cinco braços, e a traseira trapeizodal-link são itens fundamentais na performance esportiva do modelo.Todas as versões do Audi A8 são equipadas com direção assistida Servotronic. O sistema Audi Drive Select permite ao condutor mudar as características da suspensão a ar adaptativa, motor, transmissão e direção Servotronic, escolhendo entre os modos Comfort, Auto e Dynamic. Um quarto modo – individual – corresponde às preferências personalizadas de cada motorista

 

Segurança
O novo Audi A8 é um dos carros mais seguros do mercado. Equipado com diversas tecnologias, como o ESP: em caso de frenagem ou derrapagem máximas os sensores do ESP intervêm no controle. Dependendo da  situação, ele ativa as luzes de aviso de perigo, fecha as janelas laterais e o  teto solar, e tensiona os cintos de segurança dianteiros.  O processo é reversível: se a situação acaba bem, os cintos são liberados novamente.
O piloto automático adaptativo com sistema Stop & Go, quando usado em tráfego intenso, é capaz de desacelerar o novo Audi A8 e pará-lo completamente. Caso a parada seja breve, quando o veículo da frente se move, o carro volta a se mover também. Se o carro para por um período maior, o condutor deve acelerar novamente o Audi A8 até a velocidade cruzeiro. Ou então selecionar na alavanca do Adaptative Cruise Control (ACC) a tecla “resume”, onde é só dar um toque para o veículo acelerar sozinho novamente.
Já o Audi Side Assist detecta através de uma câmera se veículos se aproximam da lateral e indica esta presença com um LED amarelo piscante no espelho retrovisor. Em 2010, a câmera detectará também os limites de velocidade da estrada, que serão mostrados na tela do painel de instrumentos.
Outra novidade no novo Audi A8 o assistente de visão noturna: através de uma câmera térmica localizada atrás dos quatro anéis da frente do carro, um computador transforma em dados as imagens capturadas pela câmera e exibe-as na tela do painel. A tecnologia de infravermelho capta até 300 metros diante do veículo, dependendo da velocidade. O sistema reage ao calor emitido por objetos, pessoas e animais, que ficam brilhantes na tela. O detector de imagem visa especificamente os contornos humanos: a marcação amarela no visor indica pessoas detectadas. Se a imagem fica vermelha existem riscos e um aviso sonoro toca. O veículo conta ainda com sistema de auxílio às manobras de estacionamento com sensores na dianteira e traseira e câmera na traseira
.