Mercedes-Benz SLS AMG Roadster

 

 

Mercedes-Benz SLS AMG Roadster

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A combinação de uma carroceria de alumínio com quadro espaçoso, um motor aspirado de oito cilindros AMG6.3 litros V8 com lubrificação a seco que desenvolve uma potência máxima de 420 kW (571 hp) e 650 Nm de torque, uma transmissão de embreagem dupla de sete marchas e uma suspensão esportiva com braços duplos horizontais garantem excelente dinâmica de condução e prazer ao dirigir do novo Mercedes-Benz SLS AMG Roadster.

O modelo acelera de  zero a 100 km/h em 3,8 segundos e atinge velocidade máxima de  317 km/h (limitada eletronicamente) – o que significa que o conversível tem um desempenho comparável ao da versão asa de gaivota.

O chassi e a carroceria são feitos de alumínio, tem um design que combina construção inteligente de peso leve com alta resistência. Com um peso de 1.660 quilos, o conversível tem só 40 kg a mais do que o cupê. O resultado é uma relação força/peso notável de 2,9 kg por hp.

 
A transmissão esportiva de 7 marchas  AMG SPEEDSHIFT DCT ostenta trocas rápidas sem perda de força de tração – em somente  100 milésimos de segundos. O motorista tem a opção de quatro diferentes modos de direção: "C" (Eficiência controlada), "S" (Esportivo), "S+" (Mais Esportiva) ou "M" (Manual). Nos modos Sport, Sport plus e Manual, a função de dupla embreagem automática fica ativada; todos os modos podem ser selecionados facilmente  via controle giratório no  AMG DRIVE UNIT. A função  RACE START  proporciona tração otimizada e também faz o bloqueio mecânico do diferencial.
 
A capota flexível pode ser aberta e fechada enquanto o carro se move até 50 km/h; o processototalmente automático de abertura/fechamento leva apenas onze segundos. O tecido possui três camadas e tem uma configuração de magnésio/aço/alumínio com peso otimizado, que contribui muito para o baixo centro degravidade do carro. A transição suave e contínua entre a camada externa da capota e a janela de trás mantém baixo o nível de ruído do vento.

Em dias de chuva, uma bolsa de água flexível, que passa  debaixo da capota, capta a água da chuva e a direciona para a parte inferior do veículo através de duas aberturas de cada lado.Três cores de capota flexível – preta, vermelha e bege – estão disponíveis para combinar com as nove cores do exterior e oito do interior.
 
A capacidade do porta-malas é de 173 litros com o teto aberto ou fechado, sendo quase igual ao do SLS AMG Coupé (176 litros).
 
A nova suspensão esportiva AMG RIDE CONTROL, com amortecimento controlado eletronicamente, está disponível como item opcional. Com o  AMG DRIVE UNIT, o motorista consegue escolher seus próprios ajustes da suspensão. Há três modos disponíveis: Comfort, Sport e Sport plus.

O AMG Performance Media é um inovador sistema multimídia inspirado no automobilismo esportivo, que oferece uma combinação de telas telemétricas com diversas informações disponíveis, como aceleração lateral e linear, dados do motor e tempo de voltas de uma pista de corrida. Também possui acesso à internet via celular.

O Dr. Dieter Zetsche, presidente do Board da Daimler AG e CEO da Mercedes-Benz Automóveis, afirma: "O conversível  SLS é um super esportivo, um carro-sonho altamente desejável. Em sua maneira distinta, ele dá continuidade a uma sucessão de carros esportivos únicos da Mercedes-Benz."

Ola Källenius, presidente da Mercedes-AMG GmbH, comenta: "Construção sistemática, peso leve, desempenho exemplar e design de tirar o fôlego combinados com o prazer sensorial de dirigir a céu aberto – o novo SLS AMG Roadster incorpora com perfeição a filosofia  alemã AMG de engenharia e bom acabamento. O modelo  asa de gaivota já é o sonho dos fãs de carros esportivos do mundo todo e, agora com a versão conversível, promete causar  ainda mais sensação."

O responsável pela área de Design da Mercedes-Benz, Gorden Wagener, diz: "Como no modelo asa de gaivota, o design purista e esportivo chama a atenção. Seja com a capota aberta ou fechada, o conversível  SLS AMG tem um  visual impressionante!" As proporções perfeitas merecem destaque: um capô longo, extremidade traseira curta, aerofólio traseiro automaticamente extensível, amplo entre eixos, bitola larga e projeções curtas – em resumo, o SLS AMG de capota aberta transpira dinamismo. A potência é sugerida pelas rodas largas de tamanho 265/35 ZR 19 (frente) e 295/30 ZR 20 (traseiras). O acabamento em pintura metálica marrom AMG e as rodas com peso otimizado, com design de 10 raios,pintadas de preto fosco com aro de alto brilho, estão disponíveis como novos opcionais.

Interior semelhante à cabine de uma aeronave

No interior, o design também impressiona pelas semelhanças com a cabine de uma aeronave: painel de instrumentos na forma de uma seção de asa, entradas de ar com bicos ajustáveis em forma de cruz – reminiscência dos jatos -, console central prolongado de metal fosco e a nova alavanca de seleção E-SELECT na forma de um controle de comando de aeronave. Outro detalhe de sofisticação é o emblema em relevo AMG na alavanca de seleção.

O recurso AMG DRIVE UNIT – que está disponível em fibra de carbono real  – é o módulo de comando no console central. Ele permite que o motorista selecione uma configuração personalizada para o veículo, incluindo ajuste da suspensão esportiva  AMG RIDE CONTROL (opcional). O volante Performance  AMG, com seu revestimento em couro e seção do aro inferior mais achatada, permite total controle do veículo. As haletas do câmbio estilo borboleta e o aro do volante são de metal maciço.

 
AMGPerformance Media
 
Além do eficiente sistema de som Bang & Olufsen BeoSound AMG, outro destaque opcional é o AMG Performance Media. Esse sistema inédito, inspirado nas corridas de carros, combina numerosas telas de telemetria com informações, tais como dados do motor, aceleração lateral e linear, e tempos das voltas em um circuito de corridas. Também proporciona acesso à internet de alta velocidade por celular. O AMG Performance Media é ativado pressionando-se a tecla AMG do  AMG DRIVE UNIT e usando o controle COMAND. As funções principais, em resumo, são:

  • Exibição em tempo real da temperatura do óleo do motor, líquido de arrefecimento e do fluido da transmissão
  • Exibição em tempo real da potência do motor,  torque e da posição do acelerador
  • Exibição em tempo real das pressões de cada um dos pneus
  • Exibição em tempo real do tempo de aceleração de 0-100 km/h
    • Exibição em tempo real da aceleração  lateral e linear combinada com desempenho da frenagem e posição do acelerador, incluindo função de memória
    • Gravação do tempo de cada volta de circuito fechado de corridas, com tempos por setor e função de memória
  • Integração das funções  DRIVE UNIT para salvar os dados da configuração na memória e inicializar o RACE START

As diferentes funções do  AMG Performance Media são exibidas em uma tela colorida integrada no painel de instrumentos. Três telas são mostradas a qualquer momento, com as informações mais importantes posicionadas no centro.
 
 
 
Lançamento no mercado europeu ainda em 2011
 
O conversível SLS AMG foi projetado e desenvolvido em paralelo com o coupê pela Mercedes-AMG GmbH. O superesportivo será produzido na maior fábrica da Mercedes-Benz, em Sindelfingen. O motor AMG  de 6.3 litros V8 vem diretamente da oficina de motores AMG, de Affalterbach, onde é montado manualmente de acordo com a filosofia tradicional  "Um homem, um motor".
As vendas do Mercedes-Benz SLS AMG Roadster no mercado europeu terão início no outono (hemisfério norte) de 2011.