Ka

 Ford Ka

A Ford inovou nos últimos anos nos segmentos de compactos Premium, de utilitários esportivos e de sedãs de luxo. Agora, entra para valer na disputada faixa de mercado dos chamados carros compactos populares, mas com um produto superior aos oferecidos nesta categoria: o Novo Ford Ka, um automóvel criado a partir da opinião do consumidor para oferecer beleza com praticidade, agilidade com qualidade e conteúdo com preço acessível. Com capacidade para cinco passageiros e as opções de motorização Flex 1.0 L e 1.6 L, o Novo Ford Ka é o hatch compacto que reúne o melhor conjunto da categoria. Sua proposta é entregar mais por menos, com uma combinação imbatível de design, qualidade, equipamentos e preço. "É um lançamento destinado a fazer história na indústria e inaugura uma nova fase para a marca no país", afirma Marcos de Oliveira, presidente da Ford Brasil e Mercosul. O Novo Ford Ka tem um estilo contemporâneo, limpo e de muita personalidade para atrair à primeira vista. O projeto é moderno e teve como base principal as pesquisas com consumidores, utilizando uma plataforma diferenciada, chamada de B402. O seu interior é atraente, funcional, ergonômico e confortável.  Tanto no modelo Flex 1.0 L como no Flex 1.6 L, ele apresenta uma excelente relação peso/potência. Em comparação com os concorrentes do segmento de três portas, o Novo Ford Ka se destaca como líder em largura externa e altura interna, espaço para cabeça dianteiro e traseiro e espaço para pernas na traseira, além de oferecer um porta-malas grande para a categoria e totalmente aproveitável graças à facilidade de acesso para o compartimento de bagagem, com nível plano e porta ampla. O Novo Ford Ka é equipado com pára-choques pintados na cor do veículo em todas as versões. Além desse item ele traz como diferencial um pacote especial de itens, desenvolvido pela Ford com base em pesquisas para agregar valor para os clientes. Por isso, já vem equipado em todos os catálogos, desde o mais barato, com travas elétricas, controle remoto para abertura do porta-malas, das portas e botão de “pânico”, alarme volumétrico (acionado pela abertura das portas e também pela quebra dos vidros), travamento automático das portas a 15 km/h e abertura elétrica do porta-malas pelo botão no painel, que aumentam o conforto, a comodidade e a segurança. Os equipamentos de série do carro, que incluem também o sistema de imobilização antifurto Ford (PATS), fazem dele o líder em termos de custo de seguro, tanto pela segurança como pelas condições de reparabilidade e preço acessível das peças de reposição. O Novo Ford Ka estará disponível no mercado entre o final de janeiro e início de fevereiro, já como modelo 2009, a partir de R$25.190,00, o menor preço de lista do segmento. Nos catálogos, ele traz o conceito de kits, nas versões Fly, Pulse e Class, hoje também disponíveis na família Fiesta. Adicionalmente, conta também com os kits Neo, Somma, Prestige e Performer, criados para atender as preferências dos consumidores de diferentes regiões do país.


Uma nova proposta
“Até hoje, para encontrar um veículo nessa faixa de preço o consumidor era obrigado a abrir mão de algumas coisas. O Novo Ford Ka veio para mudar esse conceito. É um carro de entrada com estilo, que dá orgulho ao seu proprietário”, diz Jorge Chear, diretor de Vendas e Marketing da Ford.
O Novo Ford Ka completa a linha de produtos da Ford no segmento de maior volume do mercado. Com capacidade para cinco passageiros e as opções de motorização Flex 1.0 L e Flex 1.6 L, é o hatch compacto de três portas que reúne o melhor conjunto da categoria. Sua proposta é entregar mais por menos, com uma combinação imbatível de design, qualidade, equipamentos e preço.
Conhecendo o Novo Ford Ka
Totalmente novo no estilo, no interior, na motorização, na carroceria e nos conjuntos de suspensão, direção, rodas e pneus, o Novo Ford Ka foi criado no Brasil por designers e engenheiros brasileiros para agradar homens e mulheres indistintamente.
Olhando o novo automóvel, percebe-se um conjunto harmônico entre as proporções, de efeito atraente. A esportividade é acentuada pela aplicação da nova linguagem de Design na Ford, chamada Kinetic. Trata-se de um desenho que utiliza linhas fluidas e dinâmicas para expressar movimento e elegância.
Os pára-choques dianteiro e traseiro, pintados na cor da carroceria, são envolventes e robustos. A grade dianteira, também na cor do veículo, é integrada ao pára-choque.
Os faróis e lanternas traseiras são tratados com o refinamento de uma jóia. Os faróis alongados, com lentes transparentes, exibem superfícies e texturas internas trabalhadas, além de proporcionar grande eficiência luminosa. Os piscas dianteiros ficam alojados em um elemento de estilo “canhão”. As lanternas traseiras são envolventes e simulam LEDs.


As proporções da carroceria se completam em perfeito equilíbrio. Na lateral, a coluna central em preto alonga a silhueta do veículo, integrando os vidros verdes escurecidos. O teto, com dois vincos, tem desenho esportivo e traz antena como item de série. Na traseira, o vidro curvo, que avança pela lateral da carroceria e cobre parte das colunas, cria um elemento visual moderno e atraente. A ampla tampa do porta-malas se estende até o pára-choque, permitindo fácil acesso ao compartimento de bagagem. Três tipos de rodas são oferecidos, conforme a versão: aro 13" ou 14" com calotas integrais de cinco raios parafusadas, ou de liga leve exclusiva para o aro 14". Além das cores sólidas branco Ártico, preto Ebony, vermelho Bari e da metálica prata Geada, a linha introduz a exclusiva azul Iporanga metálica. “O Novo Ford Ka é diferente dos concorrentes porque une forma, função e custo, absorvendo o que há de mais moderno no conceito mundial de Design da Ford, o Kinetic, com soluções de estilo bem ao gosto do nosso público. Nossa missão foi criar um carro bonito e funcional, mas que atendesse a premissa de ter um preço acessível”, diz João Marcos Ramos, gerente de Design da Ford. A evolução do desenho foi feita com os clientes, que em várias “clínicas” opinaram sobre as propostas. "No final foi gratificante ver que, pelo refinamento e estilo, muitos afirmaram que ele parece ser um carro de segmento superior", acrescenta João Marcos.

Revelando o interior
O cuidado no design do Novo Ford Ka foi levado também para o interior. A cabine tem linhas que conferem conforto e funcionalidade, com agradáveis combinações de materiais de revestimento e texturas.
Traz também esportividade no painel em estilo ”cockpit”, com formato envolvente, ergonômico e comandos à mão. O quadro de instrumentos, de desenho moderno, oferece ótima visibilidade.
O console central é item de série em todas as versões e vem com porta-latas integrado. Além do porta-luvas fechado e espaçoso, mais nove porta-objetos na cabine oferecem praticidade no dia-a-dia.
Os bancos, com apoios de cabeça dianteiro e traseiro ajustáveis em altura de série, são confortáveis e ergonômicos. Os bancos dianteiros são envolventes, com boa retenção lateral. Há ainda um confortável e funcional descansa-braço nas portas. O banco traseiro conta com boa profundidade e proporciona ótimo conforto aos seus três passageiros.
O painel inclui botão de acionamento elétrico do porta-malas como item de série. A proteção estrutural do interior é complementada por outros itens de segurança, como o travamento automático das portas a 15 km/h e alarme volumétrico, também de série desde a versão mais barata.


Engenharia marcante
A engenharia automotiva nacional tem no Novo Ford Ka uma forte expressão de sua capacitação técnica. Utilizando ferramentas avançadas de última geração, o projeto incluiu milhares de testes para desenvolver o melhor compromisso de carroceria, dimensões, sistema de suspensão, motorização e transmissão, entre vários outros equipamentos
No desenvolvimento do Novo Ford Ka foram utilizados nada menos que 123 protótipos de certificação. O processo envolveu também 5.145 testes de engenharia e 430.000 km rodados em testes de durabilidade.
Um dos resultados desse trabalho é a elevada rigidez estrutural da carroceria, item que favorece a dirigibilidade, o conforto e a durabilidade. A eficiência aerodinâmica também contribui para a redução do consumo.
A suspensão incorpora um quadro auxiliar dianteiro (subframe) que aumenta o conforto e a segurança na condução. As caixas de direção, manual e hidráulica, também foram desenvolvidas para oferecer o menor esforço em manobras do segmento.
Suas dimensões externas e internas foram especialmente estudas. O Novo Ford Ka se destaca como líder em largura externa, espaço para cabeça dianteiro com 1.005 mm e traseiro com 972 mm e no espaço para pernas na traseira, com 856 mm. O porta-malas com capacidade para 263 litros permite fácil acesso para carga e descarga, graças ao piso baixo e à porta ampla (conceito “easy access”).
"Os desejos dos clientes captados nas pesquisas foram levados para a Engenharia da Ford e colocados em prática no produto, sem perder de vista que se trata de um veículo de entrada, onde o preço é importante. Com o Novo Ka, mostramos que sempre é possível conseguir a melhor equação entre o que o cliente pode pagar e que podemos oferecer em termos de vantagem para ele", explica Milton Lubraico, gerente executivo de Novos Programas de Engenharia da Ford.


Motores
O Novo Ford Ka já nasce flexível, com a opção dos motores RoCam Flex 1.0 L e 1.6 L. Como toda a família de motores flex da Ford, eles incorporam importantes inovações técnicas, incluindo taxa de compressão elevada, válvula termostática eletrônica e controle da ignição feito individualmente por cilindro.
Junto com a durabilidade e a economia, o alto torque em baixa rotação é outra característica digna de destaque: a apenas 1.500 giros já entregam de 70% a 80% da força máxima.
A relação peso/potência é outra razão do excelente desempenho do Novo Ford Ka. Na versão 1.0 L ela é de 12,8 cv/kg (com gasolina) e 12,5 kg/cv (com álcool) e, na 1.6 L, de 9,0 kg/cv (gasolina) e 8,6 kg/cv (álcool).
“Essa relação adequada nos deu margem para alongar o câmbio e aumentar a economia de combustível sem prejudicar o desempenho”, explica José Carlos Frias, gerente da Plataforma Ka.
Os motores do Novo Ford Ka utilizam o mesmo bloco da família RoCam, mas passaram por um desenvolvimento e calibração especial. Todos os periféricos são novos, incluindo o sistema de captação e filtro de ar, controle de temperatura e escapamento, incorporando refinamentos de engenharia.

                                                                                                                                            * (VOLTAR)
                                                                                                                       
 *(Ir para página de veículos)

>