J3 e J3 Turin chegam no Brasil

J3 e J3 Turin da China para o Brasil

Campinas – SPO mega empresário paulista Sérgio Habib reuniu a imprensa especializada de todo o país para apresentar a linha de modelos J3 e J3 Turin da montadora chinesa Jac. Os carros já haviam sido  apresentados no último Salão do Automóvel de São Paulo, e aguardados com certa ansiedade pelo mercado pois, naquela época o empresário disse que traria os carros já com modificações exigidas e necessárias para aqui ser um case de sucesso.
Ele faz o lançamento e os carros já estarão disponíveis nas suas mais de 50 concessionárias da JAC Motors Brasil, nas principais cidades do País. Os modelos têm linhas elegantes e design atual e próprio, criado no Centro de Design da JAC Motors em Turim, na Itália e modificados em 127 itens para atender os padrões de exigência do importador brasileiro. O interior dos compactos foi projetado no Japão, onde a montadora mantém outro centro tecnológico destinado a buscar as melhores soluções no uso de materiais de acabamento para os bancos, laterais de portas, teto e painel de instrumentos
     

Desempenho
Equipados com o moderno motor 1.4 litro, confeccionado em bloco de alumínio e desenvolvido em parceria com a austríaca AVL, com 16 válvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm, o J3 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 11,7 segundos (11,9 segundos para o J3 Turin) e velocidade máxima de 186 km/h (dados do fabricante).
De acordo com a montadora, a modernidade do motor pode ser comprovada, ainda, pelo uso da tecnologia VVT, que promove a variação de tempo de permanência de abertura e fechamento das válvulas de admissão. Esse recurso possibilita maior eficiência no enchimento volumétrico dos cilindros, de acordo com o regime instantâneo de uso. Na prática, o condutor percebe a disponibilidade de torque desde os baixos regimes, bem como a potência acentuada nas altas rotações. Por otimizar a eficiência do processo de admissão, o VVT permite, além do natural incremento no desempenho, maior eficiência no consumo de combustível e nas emissões de poluentes.


Ambos são equipados com transmissão manual de 5 velocidades, com acionamento por cabos. O sistema permite engates rápidos e precisos, acentuando a esportividade dos modelos, mas também garantindo o conforto ao rodar. O mesmo efeito é proporcionado pelas suspensões.
Equipados com tradicional sistema McPherson nas rodas dianteiras e independente tipo dual link na traseira, recurso esse que aumenta a neutralidade direcional em condições extremas, uma vez que absorve melhor as irregularidades do piso quando atua em esforço é um diferencial mas deixa a desejar em velocidades superiores a 100 km/h.
Com discos ventilados de 241 mm de diâmetro, ou seja, superdimensionados para o desempenho dos modelos, os freios contam com tambor auto-ajustável nas rodas traseiras e, como equipamentos de série, assistência de ABS de 8ª. geração (antibloqueio) e EBD (divisor eletrônico de frenagem).

     

O mais completo pacote de equipamentos de série
De acordo com pesquisas de mercado realizadas pela JAC Motors nos meses que antecederam a chegada dos carros ao País, o comprador de modelos compactos é altamente exigente. Ele busca uma alternativa de mercado que lhe ofereça um design diferenciado, assim como recursos internos que remetam a automóveis maiores, através de itens de série e requinte no acabamento. J3 e J3 Turin cumprem essa receita.
Ambos possuem a maior lista de equipamentos de série do segmento, com destaque para ar-condicionado, direção hidráulica, freios com ABS e EBD, duplo airbag frontal, acionamento elétrico de vidros, trava e retrovisores, faróis com regulagem elétrica de altura do facho e sensor de estacionamento traseiro. Os modelos da JAC Motors ainda oferecem, também de série, volante com regulagem de altura, travamento automático das portas a 15 km/h, banco traseiro bipartido 60/40, CD player com 6 alto-falantes e entrada USB e rodas de liga de alumínio aro 15, entre outros itens.


A versão sedan, J3 Turin, segue as mesmas linhas harmoniosas do J3, mas oferece mais espaço no compartimento de carga, graças ao generoso porta-malas, de 490 litros (350 l no J3). O tanque de combustível dos dois modelos possui 48 litros.
J3 e J3 Turin estão disponíveis em três cores sólidas (Branco Ártico, Vermelho Cereja e Preto Classic) e em quatro opções metálicas (Prata Imperial, Cinza Mercúrio, Vermelho Rubi e Azul Pacífico). Cor metálica é, inclusive, o único opcional dos modelos, a R$ 990. Já bancos em couro são oferecidos como acessório na rede de concessionários.
O preço do J3 é R$ 37.900 e o J3 Turin será comercializado por R$ 39.900.
     

2 milhões de km rodados antes do lançamento
Fabricados na moderna fábrica da JAC Motors em Hefei, na China, os carros que serão comercializados no Brasil sofreram diversas alterações, fruto de estudos da equipe de engenharia da JAC Motors, ao longo dos últimos dois anos. Exaustivos testes permitiram entender o comportamento dos veículos, nas mais diversas condições de uso, tudo com o objetivo de assegurar resistência e performance, de acordo com os padrões exigidos pelo consumidor brasileiro. Foram mais de 2 milhões de km rodados.
Simulações de carga, hot balance, análises tear down, com investigação detalhada e periódica dos desgastes das peças, foram observadas. “O experimento mostrou o que já suspeitávamos: os carros da JAC são robustos e resistentes, características singulares às fabricantes de caminhões. Para exemplificar, pastilhas de freio duraram cerca de 60 mil km e a embreagem ultrapassou 100 mil km, em bom estado”, afirma Sergio Habib, presidente da JAC Motors Brasil.
Já no Brasil, os modelos foram avaliados pelo Cesvi no quesito reparabilidade. O J3 foi apontado como o segundo hatch compacto mais fácil e barato de se consertar após uma colisão, dentro do Car Group 13, e o J3 Turin alcançou a primeira posição entre os sedans de seu porte, no mesmo índice. “Estes resultados nos dão a tranquilidade necessária para oferecermos a inédita garantia de 6 anos, bem como oferecer um dos seguros mais baratos do mercado”, complementa.
Os carros da JAC contam com equipamentos dos principais sistemistas globais, como Delphi, Continental, Johnson Control, Visteon e Bosch. E uma equipe de seis brasileiros acompanha, na China, todo o recebimento de peças, certificando que elas estejam em padrões de conformidade.
 

Adaptações específicas para o mercado brasileiro
Maior torque e potência, ajuste de freios para uma melhor performance, sistema de combustível adaptado à gasolina brasileira, suspensão recalibrada (carga mais firme em amortecedores), maior precisão na direção hidráulica, alteração nas vedações e isolamento acústico da cabine (que recebeu 20 kg adicionais de material fonoabsorvente), novas palhetas do limpador de pára-brisa e alteração na densidade das espumas dos bancos são apenas alguns exemplos da preocupação que a JAC Motors teve ao trazer seus modelos para o mercado brasileiro.
Novas rodas, painel, cores internas, acabamentos e demais alterações estéticas também fizeram parte das adaptações necessárias.
 

Sobre a JAC Motors Brasil
Importadora oficial da marca no País, comercializa, desde março de 2011, os modelos J3 e J3 Turin, em rede nacional de 50 lojas, em São Paulo (Aricanduva, Carrão, Vila Guilherme, Sumaré, Lapa, Rebouças, Gastão Vidigal, Consolação, Casa Verde, Bandeirantes, Brooklin, Santo Amaro e Aeroporto), Guarulhos, Santo André, Campinas, Ribeirão Preto, Sorocaba, Mogi das Cruzes. Rio de Janeiro (Barra da Tijuca, Tijuca, Botafogo e Campinho), Niterói, Vitória, Belo Horizonte, Maceió, Natal, Recife, Salvador, Teresina, Brasília, Goiânia, Cuiabá, Curitiba, Porto Alegre, Itajaí e Caxias do Sul.
É a única do setor a oferecer a garantia total de 6 anos, sem limite de quilometragem. Mais informações:
www.jacmotorsbrasil.com.br