Honda XL700V Transalp

 

XL700V Transalp
Topo qualquer terreno

 *O colunista viajou a convite da Moto Honda

autoreview 
* Por Aprígio Salgado Filho

Vinhedo/Itupeva – SP – De olho no segmento de utilização mista “cidade-campo” a Honda acaba de lançar a versão da novíssima XL 700V Transalp que foi mostrada no Salão do Automóvel de São Paulo e era ansiosamente esperada pelos aficionados.
Ela surgiu na Europa de uma reivindicação como resposta à crescente popularidade durante o rali Paris-Dakar, com vocação estradeira, facilidade na pilotagem e um potente motor. Esta é uma moto que já conquistou uma legião de fãs ao longo de sua trajetória no mundo. Seu porte imponente, aliado à força do motor bicilindrico em V, proporciona versatilidade, controle e emoção tanto no uso urbano quanto em viagem. Já consagrado no mercado europeu, o modelo chega agora ao Brasil oferecendo aos seus fãs uma boa opção para grandes emoções.
 
Motor
Ela vem equipada com o motor SOHC bicilíndrico em V a 52º, quatro tempos, oito válvulas, com capacidade cúbica de 680 cm3, alimentado por injeção eletrônica PGM-FI, arrefecido a líquido. O propulsor oferece grande versatilidade e confiabilidade, gerando potência máxima de 60cv  a 7,750 rpm e torque máximo de 6,12 kgf.m a 6.000 rpm.
O sistema de injeção eletrônica de combustível PGM-FI utiliza dois corpos injetores de 40 mm de diâmetro, integrados numa única unidade, cada um com 12 orifícios injetores. Assim, otimizam a mistura admitida nos cilindros e resultam em mais potência, controle preciso do acelerador e entrega de potência mais linear.
Outro detalhe é que além do arrefecimento a líquido, o motor conta com um radiador de óleo que o torna mais confiável e robusto, sempre pronto para percorrer longas distâncias, sejam quais forem as condições da estrada e o ritmo da tocada.
 
Design
Seu design transmite força, robustez, seguindo a tendência Adventure. A dianteira é compacta e apresenta bom comportamento aerodinâmico, devido ao pára-brisa que reduz a resistência do ar, proporcionando uma pilotagem mais confortável e prazeirosa em viagens. O painel de instrumentos traz conta-giros analógico e mostrador digital, reforçando o estilo moderno e esportivo do modelo. Os mostradores de LCD incluem informações de velocidade, quilometragem percorrida, relógio, indicador de nível de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento do motor.
Um dos destaques é o tanque de combustível que completa o design do conjunto e tem capacidade de 17,5 litros.
O conjunto óptico conta com farol multi-refletivo de duas lâmpadas sobrepostas na dianteira. De formato oval, oferece grande capacidade de iluminação para pilotagem noturna. A durabilidade é ampliada pelas lâmpadas halógenas de filamento único.

O grafismo que envolve o logotipo da Transalp nas carenagens laterais dianteiras foi inspirado nos atuais aparelhos de navegação por satélite (GPS), reforçando a vocação aventureira do modelo. A posição dos números corresponde ao ponto mais alto da Europa acessível com uma motocicleta, situado em Col de la Bonette, no sul dos alpes franceses.
O estreito, ergonômico e confortável assento da Transalp, combinado com a distância ao solo (837 mm), oferece todo o conforto necessário para percorrer longas distâncias. Na linha do assento está o novo bagageiro traseiro, em resina moldada, que também proporciona ao garupa um melhor apoio para as mãos.
 
 
 
 
 
Supensão e conforto
Como se trata de uma “Cidade-campo”, a nova XL 700V Transalp vem com chassi de berço duplo em aço, garantindo equilíbrio, peso reduzido e rigidez.
O conjunto de suspensões apresenta, na dianteira, garfo telescópico com 200 mm de curso e na traseira mono-amortecedor do tipo Pro-Link.
Na dianteira, a roda é de 19’’, com aro em alumínio e pneu de configuração 100/90 e na traseira, utiliza pneu radial 130/90, oferecendo mais conforto e segurança, principalmente nas curvas em altas velocidades.
Na versão Standard, o sistema de freios conta com disco duplo de 256 mm de diâmetro na dianteira e pinças de duplo pistão. Na traseira, o disco de 240 mm de diâmetro é acionado por pinça de pistão único.
O modelo também está disponível na versão com freios Combined ABS (C-ABS), que apresenta, na dianteira, pinças de três pistões. O sistema, que é sinônimo de segurança sobre duas rodas, reúne os benefícios do ABS (Anti-lock Brake System) e do CBS (Combined Brake System).

A XL 700V Transalp conta ainda com o sistema anti-furto HISS, desenvolvido pela própria Honda, que proporciona segurança ao estacionar o veículo em locais públicos. O avançado sistema de identificação por meio de chip eletrônico localizado na chave de ignição faz com que somente a chave original tenha capacidade para acionar o motor.
O modelo já está disponível na rede de concessionárias Honda nas cores preta e branca, com preço sugerido de R$ 31.800,00 para a versão Standard e R$ 34.800,00 para a versão com freios C-ABS.
A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem
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