Honda VFR 1200F

 VFR 1200F
Força, Tecnologia e Design


 
autoreview
Vinhedo/Itupeva – SP – A Honda mais uma vez sai na frente lançando um ícone dos modelos de grande cilindrada; a novíssima VFR 1200F. Este lançamento vem para coroar os 40 anos que a Honda tem de mercado brasileiro e os 35 de atividades de sua fábrica em Manaus.
A VFR 1200F que chega ao mercado brasileiro, é uma motocicleta totalmente inovadora que reúne tecnologia, conforto com esportividade e vocação estradeira. O resultado é um modelo que realmente se destaca entre os demais, graças ao seu design revolucionário e à tecnologia de ponta empregada em cada um de seus componentes.
Um de seus grandes diferenciais é a transmissão automática de dupla embreagem (DCT – Dual Clutch Transmission), tecnologia inédita em âmbito mundial para motocicletas. O sistema automático (AT) proporciona uma pilotagem tão prazerosa e emocionante quanto ao modo manual (MT).
Ao toque do comando esquerdo, no guidon o piloto pode realizar trocas de marchas conforme sua necessidade.
Já o design da VFR1200F vem também superar todos os limites. Suas linhas inspiradas na motocicleta conceito V4 e sua carenagem de dupla camada  (Dual Layer), contribuem com o desempenho aerodinâmico, transformando-a numa máquina top e cobiçada por todos os olhares.
 
“Motorzão”
O compacto motor de quatro cilindros em V a 76º, quatro tempos, arrefecido a líquido, com 1237 cm3, que desenvolve potência máxima de 172,7 cv a 10.000 rpm e torque de 13,2 kgf.m a 8.250 rpm é um motorzão que equipa a  nova VFR 1200F. Ele foi concebido para atingir altas velocidades, com entrega de potência progressiva e confortável, dispondo de torque já em baixas rotações, com 90% disponível a partir de 4000 rpm o que faz da VFR 1200F uma emoção a cada momento.
O propulsor tem o sistema UNICAM, que consiste em apenas utilizar um comando de válvulas por cabeçote ao invés de dois. As válvulas de admissão são acionadas por cames (ou ressaltos) e as válvulas de escape, via balancins roletados, objetivando compactação e redução de peso do motor.
 
Câmbio hi tech
É isso mesmo, é pura tecnologia a VRF 1200F vem equipada com a primeira transmissão de dupla embreagem totalmente automática do mundo para motocicletas de grande cilindrada.
O novo sistema possui desenho leve, compacto e é mecanicamente  semelhante às transmissões de dupla embreagem instaladas nos automóveis.
A transmissão de dupla embreagem da
VFR 1200F utiliza dois eixos primários e embreagens hidráulicas em linha com passagens hidráulicas localizadas atrás da tampa do lado direito do motor, originando um eixo de transmissão (cardã) mais curto.
Ao contrário das transmissões de automóveis, que utilizam seletores independentes para engrenar as marchas, o sistema aplicado na VFR 1200F recorre a um tambor de mudanças típico para motocicletas, o que origina um mecanismo simples e mais compacto.

Sua configuração utiliza embreagens independentes para as mudanças ímpares (1ª, 3ª e 5ª) e para as mudanças pares (2ª, 4ª e 6ª), respectivamente. Para realizar as mudanças, as embreagens trabalham alternadamente.
Por exemplo, ao mudar da 1ª para 2ª marcha, o módulo de controle detecta o pedido de engrenar uma mudança mais alta e engrena a 2ª. Em seguida, libera a embreagem da 1ª e engrena a embreagem da 2ª, para realizar mudanças ininterruptas.
A transmissão possui três modos de funcionamento: dois totalmente automáticos (o “D” para uma condução descontraída e econômica, e o “S” para uma pilotagem esportiva) e um modo de seleção manual de seis velocidades, que dá controle total ao piloto por meio de comandos eletrônicos.
No modo automático, todas as mudanças são controladas por um módulo com função inteligente, que avalia constantemente a pilotagem e reconhece os momentos em que se devem engrenar as mudanças de marchas. Com o polegar direito, o condutor escolhe o modo "D" (maior economia) ou o modo "S" (maior esportividade).
Já no modo Manual, o piloto tem total controle sobre as mudanças de marchas, engrenando-as através dos comandos "+" e "–", acionados pelo dedo indicador e polegar esquerdo.
Em todos os modos de funcionamento, o sistema de transmissão de dupla embreagem oferece mudanças rápidas e suaves, com aceleração ininterrupta, uma vez que a força motriz é contínua.
 
 
Design inovador
Inspirado na motocicleta conceito V4, apresentada mundialmente no Intermot Bike Show em 2008, o design da VFR 1200F foi desenvolvido tendo como base as palavras japonesas “Ma” e “Tsuya”.
A palavra "Ma" tem muitos significados, mas pode ser descrita como "o espaço entre as coisas".
O "Tsuya" não é uma propriedade física: descreve o desejo que se tem por um objeto, seu charme, a forma como atrai e prende a atenção.
De maneira geral, o sonho que norteou o desenvolvimento também determinou a forma e o conteúdo da VFR 1200F. A centralização das massas, o controle total do motociclista e a eficiência aerodinâmica foram os pontos chave para a criação do seu de design.
O formato do tanque de combustível vai além da função estética. Sua forma dá mais apoio ao motociclista, permite o perfeito encaixe de suas pernas e uma posição de pilotagem ergonômica, ampliando o controle qualquer que seja a situação de condução.
A carenagem frontal está em harmonia com o tanque, oferecendo proteção eficiente, tanto para o piloto quanto para o garupa. Os comandos e interruptores foram posicionados para oferecer perfeita ergonomia, praticidade e fácil pilotagem.
A carenagem em duas camadas (Double Layer), patenteada pela Honda, cria um fluxo de ar interno que proporciona melhor aerodinâmica e estabilidade em altas velocidades. Além disso, suas fixações não são visíveis, deixando-a com uma superfície “limpa” e sem pontos de resistência ao ar.
A alta qualidade e a atenção aos detalhes são evidentes em toda a construção da VFR 1200F. A harmonia da carenagem com o chassi cria uma superfície perfeitamente integrada e aerodinâmica. A traseira é compacta e reforça as formas dinâmicas da motocicleta. A lanterna e os piscas traseiros seguem a tendência da dianteira.
A disposição do escapamento foi concebida para proporcionar uma excelente inclinação em curvas e o mínimo de contato com os pés do piloto e do garupa. No lado direito, a ponteira em formato triangular destaca as linhas marcantes da motocicleta.
O assento duplo, moldado a vácuo, possui uma área plana e ampla para o passageiro, e as pedaleiras são posicionadas para contribuir com a segurança e o conforto.
O painel de instrumentos combina conceitos de sofisticação, tecnologia e funcionalidade. Ao lado do conta-giros analógico, dois displays digitais mostram o velocímetro, os indicadores de nível do combustível, temperatura do líquido de arrefecimento e consumo de combustível. Conta ainda com relógio, indicador da temperatura ambiente, do sistema HISS e do ABS
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A VFR1200F está equipada com a mais recente tecnologia de freios para utilização esportiva. Na dianteira, conta com potentes pinças de seis pistões e disco de 320 mm. Na traseira, apresenta pistão duplo e disco de 276 mm. Conta ainda com sistema Combined ABS (C-ABS), que garante equilíbrio de frenagem entre a dianteira e a traseira, que contribui tanto com o potencial esportivo do modelo quanto com sua vocação estradeira.
Você encontra a VFR 1200F na versão “Top” (DCT) na rede de concessionárias Honda, nas cores vermelha metálica e preta metálica. Seu preço sugerido será de R$ 69.900,00.
A garantia é de um ano, sem limite de quilometragem
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