Fiesta Trail 2008

           Ford Fiesta Trail 2008


Campos do Jordão – SP – A Ford traz uma larga tradição na produção de veículos que podem ser utilizados no dia-a-dia e em atividades de lazer. Complementando a sua linha de veículos com "DNA" de aventura, lança agora o Fiesta Trail 2008, o novo veículo do segmento B que passa a ser produzido como modelo original de fábrica, trazendo novo estilo e a melhor relação custo-benefício de sua categoria. O sucesso da personalização do modelo, lançada originalmente como kit de acessórios Trail, serviu de base para o desenvolvimento do mais novo membro da família Fiesta. O modelo Trail 2008 incorpora itens de personalização, reforçando o visual, a praticidade e o entretenimento, com a vantagem de ter a identificação "Trail" no documento de propriedade do veículo, o que aumenta o seu valor numa futura revenda pela segurança de ser uma versão original de fábrica.  "Depois de apresentar o novo visual da linha 2008, que impulsionou o crescimento das vendas, o Novo Ford Fiesta amplia a família com o Fiesta Trail, versão de estilo aventureiro do modelo Hatch. Ele chega aos distribuidores em junho com uma proposta objetiva: atender aos consumidores que desejam um veículo diferenciado, mas com preço mais atraente em relação às opções disponíveis no mercado", ressalta Lucíola Almeida, gerente de Produto da Ford. Personalidade O Fiesta Trail 2008 tem personalidade única. É um carro voltado para um público específico, hoje disputado por várias montadoras. Em relação a seus competidores diretos ele traz a vantagem do custo-benefício, que está justamente no conjunto.
"Ele foi criado para oferecer a melhor compra dentro do segmento", diz Antonio Baltar, gerente geral de Marketing da Ford. O Fiesta Trail é o único compacto de estilo aventureiro que oferece tanto a alternativa do motor 1.0 L Flex como do 1.6 L Flex. A sua personalização começa na oferta de cores: prata ou preto. Os equipamentos do carro incluem itens de conveniência como ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, além de CD Player MP3 e alto-falantes.
Como principais itens externos de personalização, o modelo traz: insertos nos pára-choques dianteiro e traseiro, rodas de liga leve de 14 polegadas, estribos laterais, bagageiro de teto e o logotipo Trail estampado nas portas e na tampa traseira, todos criados com design diferenciado.
No interior, possui bancos dianteiros revestidos com capa em Neoprene, que cria um ambiente jovem e moderno utilizando o contraste das cores preto e cinza claro, complementadas pelo logotipo Trail bordado no encosto. A manopla de câmbio também combina as mesmas cores. As pedaleiras esportivas, em chapa de alumínio com apliques de borracha antideslizantes, são destacadas pelo jogo de tapetes em carpete escuro. Soleiras personalizadas, com o logotipo Trail escrito em laranja sobre fundo preto, completam o visual interno esportivo.
Além desses equipamentos, o Fiesta Trail conta com os itens que compõem o kit Pulse: maçanetas externas, moldura lateral, espelho retrovisor e régua do porta-mala pintados na cor do veículo; luz elevada de freio; painel central, maçanetas internas e anel das saídas de ar na cor "Titanium"; banco do motorista com ajuste de altura; console central com porta-objetos; espelho de cortesia para o motorista; luz de leitura dianteira direcional; forro lateral do porta-malas; alças de segurança dianteira e traseira; cintos de segurança traseiros retráteis; e desembaçador e limpador do vidro traseiro.  


Melhor custo-benefício As duas principais premissas seguidas no projeto do Fiesta Trail 2008 foram proporcionar ao consumidor, ao mesmo tempo, um carro completo e diferenciado, com visual aspiracional e aventureiro, e o melhor preço em sua classe. "O novo design do Fiesta 2008, muito elogiado pelo público e pela crítica, facilitou bastante esse trabalho. Os novos itens acrescentaram mais robustez e esportividade ao modelo hatch, que já é muito bem resolvido, e conseguiram traduzir o conceito de liberdade e aventura buscado por esses consumidores", explica Baltar.
O Fiesta Trail 2008 tem preço de lista no lançamento de R$40.755,00, na versão 1.0 L Flex, e de R$44.885,00 na versão 1.6 L Flex, valor que o coloca em vantagem na comparação com os competidores. "O Fiesta Trail tem o melhor custo-benefício entre os veículos compactos com perfil aventureiro. Ele oferece menor preço, com o mesmo nível de atributos e equipamentos. Em alguns casos, essa diferença chega a ser de mais de R$9.000,00 a seu favor. Por isso, tem tudo para ser mais um grande sucesso da linha", acrescenta Lucíola Almeida.
O fato de ser uma versão original de fábrica, identificada com a denominação Fiesta Trail no certificado de propriedade, contribui para valorizar o veículo, inclusive na hora da revenda, e preserva a garantia de todos os seus itens.
 Mercado em crescimento O segmento de veículos compactos "aventureiros" está em franco crescimento. Entre 2005 e 2007, as suas vendas tiveram um incremento de 37%. Em algumas linhas presentes no mercado, essas versões chegam a representar perto de 50% do mix de vendas.
Esse tipo de carro é voltado para o público de espírito jovem, que valoriza a imagem e o estilo de vida baseado na liberdade. Isso não significa que eles escolham o veículo para uso fora-de-estrada ou em caminhos difíceis. Muito pelo contrário. Sua utilização está muito mais relacionada com a liberdade de ir e vir, associada à imagem e estilo que o segmento proporciona. Isso tudo aliado à excelente relação custo-benefício, um dos principais fatores levados em consideração na sua decisão de compra, o que favorece a competitividade do Fiesta Trail 2008.


DESIGN DIFERENCIADO, BONITO E COMPLETO O Fiesta Trail foi concebido a partir do novo design da linha 2008 e acentua o visual dinâmico e arrojado do modelo hatch. Ele incorpora uma série de elementos que foram criados especialmente para atender à proposta do veículo identificado com a liberdade e a aventura.
Visto de frente, o Fiesta Trail se diferencia pelo inserto no pára-choque dianteiro, que acrescenta um toque robusto e atraente ao carro, além da funcionalidade do bagageiro esportivo no teto. Na lateral, destacam-se as rodas de liga leve de 14 polegadas, os estribos laterais e o adesivo Trail fixado nas portas, acima das molduras laterais pintadas na cor do veículo.
Na traseira, sobressai o bagageiro de teto com desenho exclusivo, formado por contornos robustos e modernos. Sua estrutura traseira, funciona visualmente como um prolongamento do teto e avança para a frente com barras laterais prateadas. O pára-choque traz um protetor composto por moldura cinza e dois refletores de segurança vermelhos nas extremidades, simulando pequenas lanternas que compõem um trio com a luz elevada de freio. A parte inferior do protetor é decorada por uma faixa em tom prata, com desenhos retangulares.
Interior confortável e com estilo No interior, os bancos dianteiros com capas em Neoprene criam um ambiente jovem e esportivo, além de oferecer praticidade, pois são muito fáceis de ser removidas e lavadas. As capas combinam duas cores: preto com faixas centrais do assento e do encosto em cinza claro, complementadas pelo logotipo Trail bordado logo abaixo do protetor de cabeça, que reforça a identidade do modelo.
No painel, além do CD Player MP3, destacam-se os anéis das saídas de ar e a moldura central na cor prata Titanium, contrastando com os demais elementos. A combinação de prata e preto está presente na manopla esportiva do câmbio.
As pedaleiras esportivas têm superfície de alumínio com elementos circulares de borracha, antideslizantes, complementadas pelo jogo de tapetes em carpete. A soleira também é personalizada, exibindo o logotipo Trail em laranja sobre o corpo de borracha escuro.
O Fiesta Trail vem equipado com ar-condicionado, direção hidráulica, vidros e travas elétricas, itens que compõem o kit Class da linha. Além disso, inclui os equipamentos oferecidos dentro do kit Pulse, formado por: painel central, maçanetas internas e anel da saída de ar na cor "Titanium"; banco do motorista com juste de altura; console central com porta-objetos; espelho de cortesia para o motorista; luz de leitura dianteira direcional; alças de segurança dianteira e traseira; cintos de segurança traseiros retráteis; forro lateral do porta-malas; maçanetas externas, moldura lateral, espelho retrovisor e régua do porta-mala pintados na cor do veículo; desembaçador e limpador do vidro traseiro; e luz elevada de freio.
"Criar uma nova versão de um produto de sucesso é sempre um desafio e fizemos isso com foco no cliente. O Fiesta Trail é um produto que vem reforçar a identidade da família Fiesta, oferecendo um carro diferenciado para o cliente do segmento de entrada com perfil aventureiro", diz Lucíola Almeida, gerente de Produto da Ford. "A rede de distribuidores recebeu a novidade com entusiasmo e temos plena confiança no seu sucesso".