Fiat apresenta o Bravo 2013

 

Fiat Bravo 2013 – Agora Dualogic Plus

 autoreview

Araxá – MG – O Brazil Classics Fiat Show 2012, “XX Encontro Nacional de Automóveis Antigos de Araxá” foi o palco escolhido pela Fiat Automóveis para lançar o novo Fiat Bravo 2013 que ganha mais duas novas versões; o Sporting e o Sporting Dualogic, equipados com um motor FPT de 1.8 16V E.torQ, além de itens que enfatizam ainda mais sua esportividade e arrojo.
 
Estas novas versões Sporting, trazem teto-solar, spoiler e minissaias laterais, grade dianteira em preto brilhante com contorno externo vermelho, rodas de liga leve 17”, faixa decorativa na tampa do porta-malas e nas portas laterais e a sigla Sporting na tampa traseira e nas soleiras das portas dianteiras. Além de uma sua suspensão esportiva, igual a da versão T-Jet, em que o centro de gravidade do veículo é rebaixado, oferecendo maior estabilidade sem perder o conforto. 
 
Internamente, o Bravo Sporting tem costuras no volante e pomo do câmbio na cor vermelha, maçanetas internas em preto brilhante, bancos com tecido Kirk prata e costura prata e capa para as chaves personalizadas. A versão Sporting Dualogic ainda traz borboletas para comando do câmbio.
 
Apresentado recentemente na linha 2013 do próprio Fiat Bravo, o novo câmbio Dualogic® Plus é um dos destaques da versão Sporting. A evolução do novo câmbio passou por todo o conceito de trocas de marchas, tornando-as muito mais confortáveis, além de trazer as novas tecnologias "Creeping" e "Auto-Up Shift Abort".
 

A nova função "Creeping" proporciona manobras mais seguras. O condutor, com esta função, tem mais facilidade e comodidade em manobras de estacionamento e até em rampas leves, como em qualquer modelo automático convencional.  
 
Outra melhoria do sistema é a função Auto-Up Shift Abort. Ela é capaz de identificar o exato momento de uma retomada de velocidade e abortar a troca para uma marcha superior. 

 

O novo câmbio Dulogic Plus
O Câmbio Dualogic é composto por uma transmissão na qual todos os comandos manuais são substituídos por um conjunto comandado por uma centralina eletrônica, que troca informações instantaneamente com o motor e o próprio câmbio. Este sistema desenvolvido pela Magneti Marelli proporciona para o cliente um funcionamento igual ao de um câmbio automático convencional, não existindo, portanto, o pedal da embreagem e nem suas funções de controle de rotação numa manobra ou arrancada.
Com o Bravo 2013 chega ao mercado o Dualogic Automático Plus, que é o avanço da série anterior depois de estudos que levaram em consideração usuários de carros automáticos, onde os técnicos da Fiat refizeram toda a calibração do sistema, tornando o Dualogic Automático Plus uma das melhores transmissões no segmento.


As trocas de marchas estão mais confortáveis e harmoniosas com as rotações do motor e o nível de exigência de potência imposta pelo cliente naquele momento. Ou seja, se a performance exigida for moderada, as trocas serão extremamente suaves. Caso o cliente deseje potência, o sistema irá buscar velocidade, com trocas mais rápidas e esportivas. Auto-adaptativo, o Dualogic entende a necessidade do cliente e ajusta o tempo das trocas de marchas para cada situação.
Além de ter revisto todo o conceito das trocas de marchas, agora muito mais confortáveis no Dualogic Automático Plus, novas tecnologias marcam presença nesta transmissão.  As novas tecnologias Creeping e Auto-Up Shift Abort se somam às já conhecidas funções Manual, Auto Down, Kick Down e Sport . A função Creeping proporciona manobras muito mais confortáveis e seguras, já que o sistema se encarrega, automaticamente, de mover lentamente o veículo, sem que o condutor acione o acelerador, como em qualquer modelo automático convencional. Para tanto, o câmbio deve estar posicionado em primeira marcha ou ré (caso a manobra seja uma baliza, por exemplo), no modo manual ou automático. Assim que o motorista retirar o pé do freio, o sistema Creeping do novo Dualogic Automático Plus vai movimentar o carro lentamente, deixando para o motorista o único trabalho de manobrar o volante e o freio, sem ter que se preocupar com o acelerador. 

O sistema Dualogic Plus identifica a intenção de manobra do motorista (porta fechada, marcha engatada, sem pressionar os pedais de freio e acelerador) e exige da Centralina do motor uma força extra (que pode chegar aos 3,5 kgfm de torque), sem que o motorista tome qualquer atitude. Além do conforto, isto representa maior segurança, já que não há a necessidade do cliente controlar a potencia do motor, já que este comando será feito eletronicamente através do Dualogic Plus. Esta “força extra” do motor, comandada pelo Dualogic Plus, é capaz de impulsionar o veículo em manobras, limitando a velocidade em 7,5 km/h.


Outra melhoria do sistema é a função Auto-Up Shift Abort. Ainda mais inteligente, o sistema é capaz de identificar o exato momento de uma retomada de velocidade e abortar, se for o caso, a troca para uma marcha superior, mantendo a rotação do motor elevada para disponibilizar mais torque e potência. 
O Dualogic Automatico Plus é de série em todas as versões do Bravo Absolute e pode compor ainda, a versão Essence Dualogic, enquanto a versão T-Jet continua equipada com transmissão manual de seis marchas, também como manda a pesquisa de satisfação dos compradores que optam por modelos mais esportivos.

Com essas novas versões, a gama do Fiat Bravo fica muito completa, com várias opções de compra para o consumidor. Confira abaixo a linha 2013 e seus preços:
Bravo Essence 1.8 16V – R$ 53.140
Bravo Essence Dualogic 1.8 16V – R$ 55.600
Bravo Sporting 1.8 16V – R$ 58.140
Bravo Sporting Dualogic 1.8 16V – R$ 60.600
Bravo Absolute Dualogic 1.8 16V – R$ 62.140
Bravo T-Jet 1.4 16V – R$ 66.280