Chevrolet Montana Arena e Sport

                                                    Chevrolet Montana Arena e Sport 1.4                                                  Fotos de Fábio Gonzalez

 

AUTOREVIEW.COM.BR
Belo Horizonte- MG 

 

 

A  Chevrolet Montana ganhou mais duas versões: a Montana Arena 1.4 e a Montana Sport, agora equipada também com o motor 1.4 Econo.Flex. As versões Conquest 1.4 e Sport 1.8 completam abrangente gama do modelo.

"A Chevrolet está sempre atenta à evolução do mercado e as exigências cada vez maiores dos consumidores", destaca Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

Já José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do Brasil, enfatiza que a marca Chevrolet sempre se destacou por oferecer ao mercado brasileiro a gama mais completa e moderna de veículos: "A própria Montana foi a primeira picape no Brasil a ser oferecida em 100% de sua produção com motores equipados com a tecnologia flex fuel, permitindo a utilização de gasolina e álcool em qualquer proporção".

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Segundo a própria montadora, a Chevrolet Montana Arena atende aos consumidores que utilizam a picape como um veículo multiuso e para viagens. Essa vocação do modelo fica evidenciada nos itens de série, como os sistemas de ar-condicionado e direção hidráulica, além do "Santo Antônio" (proteção tubular da carroceria), da capota marítima e as rodas de alumínio de 14 polegadas.
Eles possuem também os faróis de neblina, as faixas laterais decorativas e adesivos na coluna lateral e o brake-light (terceira luz de freio). Outros componentes do modelo são as soleiras laterais na cor preta, faróis com máscara negra e com regulagem de altura.

Já a Montana Sport, agora equipada com motor 1.4 Econo.Flex, tem um 'espírito' mais urbano e vem com os componentes também disponíveis para a versão Sport 1.8 Flexpower. São eles: ar-condicionado, direção hidráulica, rodas de alumínio de 15 polegadas, capota marítima, faróis com máscara negra, alarme antifurto, vidros elétricos, travas elétricas, parachoques pintados na cor do veículo, faróis de neblina e mostrador digital com as funções hora, calendário e temperatura externa.

Marcos Munhoz, diretor de Marketing e Vendas da Chevrolet, observa que com essas novas versões, a picape Chevrolet Montana ganha competitividade em um momento de grande movimentação do segmento. "Elas passam a ser excelentes opções, uma vez que possuem como atrativo um extenso pacote de itens muito valorizados pelos clientes", acrescenta o executivo.

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Desenvolvida pela área de engenharia e design da GM do Brasil, a Chevrolet Montana foi lançada em 2003 no País e é uma das picapes mais vendidas do mercado. Desde então, já foram mais de 140 mil unidades comercializadas nestes últimos anos. No acumulado de 2009 (janeiro a outubro), a Montana alcançou a marca de 26.633 unidades emplacadas.

Cinco versões para atender a vários tipos de clientes
Com o lançamento das novas versões Arena e Sport 1.4, a linha Chevrolet Montana está assim disponível no mercado com as seguintes configurações:
Montana Conquest 1.4 Econo.Flex
Montana Arena 1.4 Econo.Flex
Montana Sport 1.4 Econo.Flex
Montana Sport 1.8 Flexpower
Montana Combo 1.4 Econo.Flex (furgão)

As linhas da Montana refletem robustez, mantendo um perfil de design harmônico, com destaque para o degrau de acesso à caçamba, que faz conjunto com o desenho lateral.
A caçamba da Chevrolet Montana é um dos pontos fortes do modelo, podendo carregar até 730 kg e tem uma capacidade total de 1.143 litros. Para facilitar o transporte, o modelo conta com seis ganchos na parte superior externa da caçamba, mais quatro ganchos na parte interna, o resultado é maior flexibilidade no transporte de carga. A borda da caçamba conta com acabamento plástico de alta resistência, diminuindo os riscos de acidentes que danifiquem a pintura.

O sistema de suspensão é totalmente exclusivo da Chevrolet Montana, na parte traseira existe uma viga de torção com molas helicoidais tipo barril progressivo, na dianteira há uma suspensão independente McPherson com maior altura, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, com maior robustez. O resultado é uma excelente combinação de conforto, dirigibilidade e capacidade de carga, tanto descarregado como carregado.

 

 

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Motor 1.4 Econo.Flex

O motor Chevrolet 1.4 Econo.Flex possui um coletor de admissão em material plástico, que propicia uma redução de 35% no peso deste conjunto em relação ao similar de alumínio, além do novo coletor de escapamento em tudo de aço inoxidável com o catalisador acoplado na saída em substituição aos tradicionais de ferro fundido muito mais pesados. Outra inovação deste motor está em sua calibração, que permite a partida em temperatura ambiente de até oito graus Celsius, sem o auxílio da injeção de gasolina.
O propulsor 1.4 conta com uma potência de 105 cavalos de potência quando abastecido com álcool e 99 cv na utilização da gasolina, ambas obtidas com um regime de funcionamento a 6.000 (rpm). Seu torque é de 13,4 kgfm a 2.800 rpm, com o uso do álcool, e de 13,2 kgfm a 2.800 rpm, com o uso da gasolina.
O motor 1.8 litro Flexpower que equipa uma das versões da Montana desenvolve 114 cv a 5.600 (com álcool) e 112 cv a 5.600 rpm (com gasolina), e tem torque de 17,7 kgfm a 2.800 rpm, abastecido com álcool ou gasolina.

 

 

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
CHEVROLET MONTANA 1.4 ECONO.FLEX
Resumo
Modelo: Montana 1.4 Econo.Flex
Carroceria / motorização: Picape, 2 passageiros, 2 portas, motorização dianteira, tração dianteira
Construção: Monobloco, aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: São José dos Campos, São Paulo, Brasil
Principais competidores: Fiat Strada, Ford Courier, Volkswagen Saveiro

Motor

Modelo: N14YFH Família I
Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha
Cilindrada (cm3): 1.389
Diâmetro e Curso (mm): 77,6 x 73,4
Válvulas: SOHC, duas válvulas por cilindro
Injeção eletrônica de combustível: M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
Taxa de compressão: 12,4:1
Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):
Gasolina: 99 cv a 6.000 rpm
Álcool: 105 cv a 6.000 rpm
Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):
Gasolina: 13,2 mkgf (129 Nm) a 2.800 rpm
Álcool: 13,4 mkgf (131 Nm) a 2.800 rpm
Combustível recomendado: Gasolina comum e/ou Álcool hidratado
Rotação máxima do motor (rpm): 6.300
Bateria: 12V, 45 Ah (55 Ah com ar-condicionado)
Alternador: 60 A (90 A com ar-condicionado)
Consumo NBR 7024 (km/l)
(Cidade/Estrada/Média):
Gasolina: 12,2 / 15,6 / 13,5
Álcool: 8,2 / 10,5 / 9,1

Transmissão

Modelo: F15-5 WR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas
Relação de marchas:
Primeira: 3,73:1
Segunda: 1,96:1
Terceira: 1,31:1
Quarta: 0,95:1
Quinta: 0,76:1
Ré: 3,31:1
Diferencial: 4,87:1

Chassis/Suspensão

Dianteira: Independente McPherson, molas helicoidais, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora 21 mm
Traseira: Semi-independente, viga de torção soldada com 2 braços fundidos de controle, molas tipo barril com diâmetro variável e progressiva, amortecedores telescópicos hidráulicos pressurizados a gás
Direção: Manual, pinhão e cremalheira
(Opcional: Hidráulica, pinhão e cremalheira)
Direção redução: Manual: 24,1:1 – Hidráulica: 16:1
Direção número de voltas
(batente a batente):
Manual: 4,0 – Hidráulica: 3,0
Diâmetro de giro (m): 11,64

Freios

Tipo: Discos ventilados dianteiros, tambor traseiro
Disco diâmetro x espessura (mm): Dianteiro: 260 x 24; traseiro 230 x 40

Rodas/Pneus

Roda tamanho e tipo: 14 x 5½ – Aço
Pneus: 175/70R14

Dimensões

Distância entre eixos (mm): 2.714
Comprimento total (mm): 4.422
Largura carroceria (mm): 1.646
Largura total (mm): 1.954
Altura (mm): 1.456
Bitola (mm): Dianteira: 1.417; traseira: 1.440
Altura mínima do solo (mm): 200
Dimensões Internas da caçamba:  
Comprimento (mm): 1.682
Largura (mm): 1.315
Altura (mm): 538
Ângulo de ataque: 24o
Ângulo de saída: 16o
Peso em ordem de marcha (kg): 1.078
Distribuição de peso(% dianteira/traseira): 61 / 39

Capacidades

Caçamba (litros): 1.143
Carga útil (kg): 722
Tanque de combustível (litros): 56
Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 5,4
Sistema de partida a frio (litros): 0,515

Desempenho

Velocidade máxima (km/h): Gasolina: 171
Álcool: 173
Aceleração 0 a 100 km/h (s): Gasolina: 12s3
Álcool: 11s8
Aceleração 0 – 400 m (s): Gasolina: 18s5
Álcool: 18s2
Aceleração 0 – 1.000 m (s): Gasolina: 34s3
Álcool: 33s8