Chevrolet Captiva Sport Ecotec

                                                                                                                                Jornalista:  João Euclides Prata Salgado

 

Chevrolet Captiva Sport Ecotec

 

 


Indaiatuba/Campinas – SP – Com direito a test drive na pista de testes de Cruz Alta em Indaiatuba, interior de São Paulo a General Motors apresentou a imprensa especalizada de todo o país a nova versão da Chevrolet Captiva; a Sport Ecotec que já vai estar disponível no mercado a partir deste mês de fevereiro. Este novo modelo vem preencher uma lacuna do nicho de utilitários-esportivos, visto que hoje o modelo já conquistou rapidamente a preferência do consumidor brasileiro e obteve sete prêmios apenas no último trimestre de 2008 e assumindo a liderança do segmento.

 

 

A nova Captiva vem agora com motorização Ecotec, de 2.4 litros 16V VVT, que desenvolve 171 cv de potência e transmissão automática – com Active Select (sequencial) -, a nova versão traz moderna tecnologia em termos de equipamentos de série e as mesmas linhas atraentes e harmoniosas do Captiva Sport V6, numa faixa de preço extremamente competitiva.

"O consumidor brasileiro, que já se apaixonou pelo Chevrolet Captiva Sport, tem agora mais uma alternativa. A chegada de mais esta versão comprova a confiança da General Motors do Brasil no mercado, que continua apostando em novos e modernos produtos, com motores cada vez menos poluentes e mais eficientes, como este da família Ecotec, que equipa esta versão do modelo mundialmente", ressaltou Jaime Ardila, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

 

"A receita de sucesso é a mesma: um veículo feito para pessoas exigentes, que buscam um design diferenciado, conforto e segurança. O consumidor do Chevrolet Captiva Ecotec tem certeza de que estará levando para casa um modelo campeão, que conquistou sete prêmios no ano passado, com apenas quatro meses de vendas no Brasil", observa José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

 





No segmento de utilitários-esportivos médios, o Chevrolet Captiva – tanto a versão Sport V6, quanto a nova versão Sport Ecotec – tem a maior cobertura de assistência técnica do País, com 559 pontos.

 

Motor Ecotec

 

O motor da família Ecotec é visto como um dos mais eficientes produzidos pela engenharia da General Motors em todo o mundo. Esse motor, assim como o 3.6 V6, é global, ou seja, equipa outros veículos da empresa no mundo, tais como os modelos Saturn Aura, Pontiac G6, Chevrolet HHR, Pontiac Solstice, Saturn Sky, Chevrolet Malibu e o Saturn VUE, nome dado ao Captiva nos Estados Unidos.

 

Os motores Ecotec são produzidos em várias localidades ao redor do mundo. O propulsor que equipa o Chevrolet Captiva Ecotec que será vendido no Brasil vem de Spring Hills, no Tenesse (Estados Unidos), mas com as mesmas características construtivas dos que são feitos em Tonawanda (Estados Unidos); Kaiserslautenrn (Alemanha) e Xangai (China).
"A escolha do motor a ser utilizado em cada aplicação está diretamente ligado à capacidade produtiva e à demanda de cada planta e à logística envolvida", explica Adhemar Nicolini, diretor geral da GM Powertrain LAAM, região que engloba a América Latina, África e Oriente Médio.
A primeira aplicação do motor Ecotec 2.4 litros foi no Chevrolet Cobalt, mas a família de motores Ecotec teve sua primeira aplicação em 2000, na versão 2.2 litros, no Saturn L Series. Em 2001, passou a equipar diversos modelos europeus e norte-americanos da General Motors.

 

O Ecotec é um motor do tipo DOHC (Dual Overhead Camshaft) a gasolina de 2.384 cc de cilindrada 16V, de quatro cilindros, que desenvolve 171 cavalos de potência a 6.200 rpm, e tem um torque de 22,2 kgfm a 5.100 rpm.

 

 

O motor Ecotec 2.4 litros utiliza dois eixos balanceadores laterais internos ao bloco que representam a melhor tecnologia disponível nesta área para motores deste porte, pois tem melhor eficiência tornando o motor mais silencioso, com baixos níveis de vibração.
De acordo com o fabricante, esta versão do utilitário-esportivo da Chevrolet propicia arrancadas fortes e excelentes retomadas de velocidade. Ele acelera de 0 a 100 km/h em 11s3 e faz 10 km/litro na cidade e 14,9 km/litro na estrada – média combinada de 11,7 km/litro.

O modelo possui sistema "drive-by-wire" (acelerador eletrônico), que faz com que o Captiva Sport Ecotec tenha uma dirigibilidade mais suave e sem trancos quando se acelera ou se tira o pé rapidamente do pedal da direita.
Ainda pela montadora, outro atributo do motor Ecotec é sua durabilidade. Ele foi submetido aos mais duros e abrangentes processos de validação da General Motors.





Câmbio Active Select

 

O câmbio do Chevrolet Captiva Sport Ecotec está equipado com transmissão automática de quatro velocidades, com opção Active Select (sequencial). Sua calibração permite que se adapte a uma grande variedade de tipos de condução, ou seja, a transmissão se ajusta facilmente à necessidade do motorista.

 

 

Conforme a opção do motorista, o sistema pode funcionar como um câmbio automático normal, com as posições "P" (Parking/estacionar), "R" (Reverse/marcha à ré), "N" (Neutral/ponto morto) e "D" (Drive/dirigir), ou no modo "manual". Nesta situação, o motorista, por meio de um botão localizado na manopla do câmbio, aumenta as marchas para frente (+) e as reduz dando toques para trás (-), de modo sequencial.

 

 

Equipamentos

O Chevrolet Captiva Ecotec é equipado com computador de bordo de fácil manuseio e com diversas funções, tais como temperatura externa, bússola, consumo médio, vida útil do óleo, pressão dos pneus e autonomia.

 

Outras tecnologias presentes no veículo são o sistema de som AM/FM estéreo com controle eletrônico de sintonia de rádio com leitor de MP3 e seis alto-falantes, com controle no volante, além de relógio e calendário digital e volante de três raios que abriga o controle giratório do volume do som e ainda o comando do controlador de velocidade de cruzeiro.

O painel de instrumentos tem design elegante e é um espetáculo à parte. Além do velocímetro, conta-giros e marcador de combustível, ele transmite uma série de informações ao usuário, tais como monitoramento de pressão dos pneus, luz de controle de velocidade de cruzeiro, e ainda informa se o sistema de controle de tração (TCS) e o programa de controle de estabilidade (ESP) estão em funcionamento ou não. O painel mostra ainda se há necessidade de abastecimento no reservatório de fluido para o lavador de parabrisas.





 

Interior do modelo utiliza materiais 'Premium'

 

Belo por fora, mais bonito ainda por dentro. Assim é o Chevrolet Captiva Ecotec, disponível no Brasil apenas na configuração FWD (Front Wheel Drive). Internamente, ele possui materiais 'Premium' e com acabamentos e arremates precisos em tecidos de elevada qualidade e fino acabamento.

Os designers da GM optaram, em todo o habitáculo do Chevrolet Captiva Ecotec, por cores mais claras para garantir maior sensação de bem-estar. Os assentos dianteiros são anatômicos, sendo que o banco do motorista possui ajuste manual lombar e de altura, e o do passageiro da frente pode ser dobrável em até 180 graus, trazendo mais flexibilidade.

 

 

Já o assento traseiro – com descansa-braço ao centro – também pode ser rebatido em 180 graus, o que facilita o acesso ao porta-malas e o transporte de objetos maiores.  Seu porta-malas é amplo, com 821 litros de capacidade, podendo chegar a 1.586 litros com os bancos traseiros rebatidos.
No utilitário-esportivo da Chevrolet a conveniência a bordo também é um ponto forte. O console central tem dois compartimentos distintos; e há ainda dois porta-copos dianteiros e dois traseiros e porta-moedas, amplo porta-luvas com iluminação e redes porta-objetos atrás dos bancos e do lado do console central (passageiro), além de diversos outros porta-objetos.

 

 





 

Vários itens genuínos de acessórios Chevrolet também estão presentes no Captiva Ecotec, como as rodas de alumínio 17 polegadas cromadas e de design esportivo; e as maçanetas externas, também cromadas, e que, a exemplo das rodas, sofistica ainda mais a aparência do veículo.

 

Também estão à disposição da versão Ecotec, já existentes na V6, o sensor de estacionamento (pode ser usado no engate traseiro), adesivos refletivos  estribos laterais cromados, barras transversais de teto (complementam a funcionalidade do rack e permitem várias configurações do suporte), compartimento isotérmico (aquece ou refrigera bebidas e alimentos), suporte tipo cabide (atrás do encosto de cabeça do banco dianteiro) e sistema de navegação GPS com 1.004 municípios brasileiros mapeados (lista de locais interessantes) e reprodução de fotos, áudio e vídeo em formato MP3 e JPEG.





Segurança é item de série neste utilitário-esportivo

O Chevrolet Captiva Ecotec possui uma extensa lista de equipamentos quando o assunto é segurança, seja preventiva ou passiva. Um dos mais importantes chama-se ESP (Electronic Stability Program), que administra outros sistemas igualmente avançados, tais como o ABS (Anti-lock Braking System) e o TCS (Traction Controle System).
Portanto, o ESP ou controle de estabilidade é o sistema de segurança ativa destinado a gerenciar o desempenho dinâmico do veículo, utilizando os recursos ABS e TCS, para corrigir eventuais perdas de estabilidade, sem a intervenção do motorista.

 

Entre os sistemas controlados pelo ESP está o ABS, que impede o travamento das rodas, possibilitando melhores frenagens. Faz parte ainda do sistema o TCS ou controle de tração, dispositivo que melhora a dirigibilidade, cujo papel é evitar que as rodas deslizem durante uma aceleração brusca. Ele melhora a estabilidade do veículo em situações críticas, como trafegar sobre pisos escorregadios ou realizar curvas sinuosas em velocidades mais altas. O controle de tração possui um processador central, que monitora a aderência dos pneus, por meio de sensores instalados nas rodas, e avalia se há risco de os pneus girarem em falso.

 

 

A localização do tanque de combustível – entre os eixos do veículo – também é fundamental para garantir segurança aos ocupantes do utilitário-esportivo da Chevrolet.
Também favorecem a segurança do motorista e passageiros os seis airbags – dois frontais, dois laterais e dois do tipo cortina (para proteção da cabeça no caso de impacto lateral), os cintos de segurança com pré-tensionadores e os apoios de cabeça dianteiros ativos que se movimentam para frente do veículo no caso de colisão traseira, de modo a aliviar o impacto no pescoço dos ocupantes.

 

 

Outro dispositivo de segurança importante no Chevrolet Captiva Ecotec é o monitoramento da pressão dos pneus, que observa a pressão dos quatro pneus em tempo real e avisa o motorista por meio de um sinal luminoso no painel de instrumentos.
Outros itens de segurança que equipam o Chevrolet Captiva Ecotec são o sensor de presença do passageiro da frente, que aciona (ou não) o airbag dianteiro para o passageiro, o alarme antifurto e o sistema Isofix, que permite a correta e segura fixação de cadeiras para crianças.

 





 

 

 

 



Modelo já faz sucesso em diversos países

 

O Chevrolet Captiva é um modelo internacional, que adota o conceito da GM de arquitetura global – mais de uma marca e diversas aplicações – e faz sucesso em diversos países no mundo.

 

Hoje, o utilitário-esportivo da Chevrolet é vendido como Captiva na Rússia, México e Argentina, e está disponível na Coreia do Sul como Daewoo Windstorm; na Austrália como Holden Captiva; e nos Estados Unidos e Canadá, como Saturn Vue, Vue XE, Vue XR, Saturn Vue Redline e Saturn Vue Hybrid. E, na Europa, como Opel Antara, Vauxhall Antara e também Chevrolet Captiva.

 





 

Chevrolet Captiva, o veículo mais premiado do Brasil em 2008

O Chevrolet Captiva Sport, lançado no último mês de agosto de 2008, foi o veículo mais premiado do Brasil, em 2008: ganhou sete vezes.

O Captiva obteve o título máximo de "Veículo Abiauto 2008", melhor veículo vendido no País dentre todas as categorias que constam da premiação da entidade Abiauto – Associação Brasileira da Imprensa Automotiva. Pela mesma associação, o modelo Chevrolet, também recebeu o prêmio na categoria de "Melhor Utilitário-Esportivo", superando os demais concorrentes.

 

 

Os outros prêmios conquistados pela Captiva Sport em 2008 foram:
* "Utilitário do Ano(r)", da Revista Autoesporte
* "Melhor SUV", da Revista CAR Magazine Brasil
* "O Melhor de Auto Press", da Agência Auto Press
* "10 Best", da Revista Car and Driver

Segundo o vice-presidente da GM do Brasil, José Carlos Pinheiro Neto, "a conquista de sete importantes prêmios, em menos de quatro meses de comercialização, reflete a excelente aceitação pelo modelo por parte dos consumidores e por parte da imprensa que o aprova em suas diversas avaliações e testes. Este modelo Chevrolet faz sucesso no mercado mundial e agora, para a nossa satisfação, também no mercado brasileiro".

 

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