VW Golf GTI 2.0 220 cv 2014

* João Euclides P Salgado de Berlim/Wolfsburg-Alemanha

Frankfurt – Alemanha – O grande lançamento que a Volkswagen proporcionou ao seleto grupo de jornalistas automotivos contou também com o Novo Golf GTI, um verdadeiro ícone lançado há 37 anos, um sucesso de vendas e hoje em sua sétima geração. Este é um modelo especial que desde que foi lançado, vem se superando a cada geração. Hoje são cerca de 2 milhões de unidades do Golf GTI produzidas na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, (fábrica esta que tivemos a oportunidade de conhecer)
e vendidas em todo o mundo.

O motor é um 2.0 da familia EA888, em sua terceira geração trazendo um cabeçote completamente novo, 1.984 cm3 de cilindrada, turboalimentado e com injeção direta e 220 cv de potência entre 4.500 e 6.200 rpm e  torque máximo de 35,7 kgfm (350 Nm), acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e atingindo a velocidade máxima de 244 km/h.

Uma característica única nessa classe de potência é o sistema de circulação dos gases de escapamento refrigerado a água no cabeçote do motor. Esse tipo de arrefecimento dos gases de exaustão contribui de forma essencial para melhorar o consumo de combustível a plena carga do Novo Golf GTI.

No quesito peso, ele é 42 kg mais leve pois foi também construído como na versão Highline na plataforma modular MQB. Além disso, a aerodinâmica foi aprimorada – o arrasto aerodinâmico (Cw x A) diminuiu do já muito bom 0,73 m² do anterior para 0,70 m², ficando
10 km/h mais veloz, acelerando de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos com velocidade máxima de 244 km/h. A transmissão é automática DSG de 6 velocidades com função Tiptronic.

O exterior do GTI se distingue dos outros carros da série por vários itens adicionais e pelo clássico emblema GTI. No exterior, eles incluem pinças de freios exclusivas na cor vermelha, lanternas traseiras escurecidas com iluminação em LED e design especial, assim como ponteiras de escapamento, lado esquerdo e direito, com Design GTI. Também de série no Golf GTI, mais potente, rápido e econômico de todos os tempos, são as novas rodas de liga leve Aro 17” – “Brooklyn” com pneus 225/45 R17.

No interior, o típico logotipo GTI também é indispensável. A começar pela forração dos bancos: como o primeiro GTI, este da sétima geração tem bancos revestidos com o legendário tecido Xadrez Clark (Grafite).

Uma novidade é que o design do tecido dos bancos esportivos pode agora, pela primeira vez, ser acompanhado por painéis das portas e apoios de cabeça cobertos de Alcantara.  Além disso, os bancos e painéis das portas podem também ser pedidos com revestimento em couro “Vienna Black” (preto).

Já o conjunto de instrumentos traz display multifuncional colorido e grafismo diferenciado.  A aparência típica do GTI em seu interior é arrematada por itens como o volante de direção multifuncional e alavanca da transmissão com revestimento de couro, iluminação ambiente vermelha (na frente, nos frisos de acabamento das portas e nas soleiras das portas em aço inoxidável) e pelos pedais feitos de aço inoxidável escovado.

Alta tecnologia GTI
A sétima geração do ícone esportivo é o primeiro Golf GTI lançado com destaques tecnológicos de série como direção eletromecânica progressiva, Detector de Fadiga, freios com sistema “Multicollision Brake” (multicolisão) e a versão mais avançada do bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”. Novos sistemas opcionais aperfeiçoam ainda mais a condução do novo Golf GTI. Eles incluem o “Adaptive Cruise Control” – Controle adaptativo de distância e velocidade “ACC” –, com função de frenagem de emergência “City Emergency Brake” e sistema de monitoramento frontal “Front Assist”.

No tráfego urbano e nos congestionamentos, o sistema Start-Stop, recurso de série no Novo Golf GTI, tem efeito muito positivo na economia de combustível. Há, ainda, recurso de seleção do perfil de condução “Mode” (Normal, Eco, Esporte e Individual). Opcionalmente, o Novo Golf GTI também pode ser equipado com um sistema de som Premium de 400 watts da marca dinamarquesa Dynaudio, especialmente desenvolvido para o carro.

Bloqueio eletrônico do diferencial “EDS e XDS”
As velocidades máximas possíveis ao longo das curvas também aumentaram, devido ao acerto mais neutro do conjunto mecânico e à otimização do sistema XDS+. Isso é sentido, em especial, na aceleração do carro na saída das curvas. Tecnicamente, o bloqueio eletrônico do diferencial XDS+ é uma função integrada ao controle eletrônico de estabilidade (ESC) para melhorar o comportamento dinâmico do carro. O XDS+ é uma evolução do XDS, já conhecido do modelo anterior. Sua atuação foi estendida agora para cobrir todas as situações em que o carro não está sendo freado.

O novo sistema aumenta a agilidade e diminui a necessidade de movimentação do volante por meio de intervenções seletivas nos freios das rodas internas às curvas nos dois eixos. Além disso, o XDS+ funciona com quaisquer condições de aderência do piso. Isso resulta em uma dirigibilidade mais precisa. As conhecidas vantagens do XDS, como as saídas de frente consideravelmente reduzidas e a melhor tração, também foram aperfeiçoadas.

ESC Sport
O sistema é acionado por um botão de dois estágios no console central.  Se o motorista pressionar o botão brevemente uma vez, ele desativará a função ASR (controle de tração). Quando o botão é pressionado por mais de três segundos, o Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) muda para o modo “ESC Sport”. Em percursos muito rápidos, com muitas curvas, como em pistas de corridas, o sistema ESC irá reagir com retardo, o que permite elevar a agilidade na condução.

Além da ativação pelo botão no console, o ESC agora também pode ser ligado ou desligado no do menu CAR. A estabilidade extremamente alta do carro é sentida, em especial, nas trocas de faixas de rolagem e durante as mudanças na rotação do motor.

A Suspensão dianteira é McPherson, com braço inferior em “V” e geometria especialmente desenvolvidos para aumentar a estabilidade direcional, proporcionando excelente dirigibilidade ao Novo Golf GTI, assim como uma resposta equilibrada às vibrações. Todos os componentes foram retrabalhados para melhor funcionalidade e menores peso e custo.

O resultado é fruto do uso de aço de alta resistência nos braços transversais e um enfoque “biônico” inovador no desenho dos pivôs. O subchassi é posicionado na região central do eixo dianteiro. Sua estrutura, projetada para obter o máximo de rigidez transversal, recebe a carga dos coxins do motor e da direção, assim como dos componentes da suspensão dianteira.

A barra estabilizadora – agora tubular – tem elasticidade especificamente desenvolvida para garantir a dirigibilidade do Novo Golf GTI. Os coxins são vulcanizados diretamente na barra estabilizadora, assegurando excelente comportamento acústico e otimizando as respostas do componente, importantes para o comportamento do carro.

Um novo pivô de alumínio também foi desenvolvido para o GTI. A suspensão traseira é modular e foi desenvolvida para obter melhor cinemática, acústica, distribuição de pesos e modularidade. Além disso, a Volkswagen melhorou a rigidez transversal da suspensão modular esportiva, importante para o comportamento direcional, por meio de uma nova regulagem da conexão do braço de ligação.

A cambagem e o alinhamento são ajustados individualmente por meio de parafusos excêntricos nos braços da mola e transversal superior, de acordo com as necessidades de cada veículo. Mudanças fundamentais na suspensão traseira incluem as conexões da barra estabilizadora tubular e do amortecedor, agora feitas no braço da mola.

O GTI tem discos de freio ventilados na dianteira e sólidos nas rodas traseiras (dianteiros: 312 x 30 mm; traseiros: 300 x 12 mm) com pinças de freios exclusivas na cor vermelha.

Pela primeira vez, o Volkswagen esportivo traz, além dos logotipos GTI na frente e na traseira, distintivos vermelhos nos para-lamas dianteiros na altura da linha de caráter com o mesmo grafismo do logo GTI que vem sendo usado há décadas.

A traseira em detalhe
Outro exemplo da integração harmônica dos elementos específicos do Golf é o novo design do aerofólio traseiro, maior do que o das outras versões do Golf com motores menos potentes. Pintado na cor da carroceria, o defletor se integra imperceptivelmente aos elementos aerodinâmicos nas laterais da tampa do porta-malas, fazendo uma menção visual ao uso da cor preta na primeira geração do Golf GTI. Outro item que é desenhado em preto, juntamente com os elementos aerodinâmicos do divisor dianteiro, é o difusor na traseira – à esquerda e à direita do difusor estão as ponteiras do escapamento.

Equipamentos de série
Como todas as seis gerações anteriores do Golf GTI, esta sétima se distingue dos outros modelos do Golf pelos numerosos equipamentos e pelo clássico emblema GTI. O novo Golf GTI é também um dos carros mais bem equipados de sua categoria. Juntamente com seus muitos itens de série, vários itens específicos refinam o interior do Novo Golf GTI. Entre eles, o volante de direção com a parte inferior achatada, com três raios e acabamento preto brilhante.

Instrumentação GTI e iluminação ambiente. O conjunto de instrumentos do GTI também é um destaque do carro, trazendo um display colorido e grafismo diferenciado. O visual interno exclusivo do Novo Golf GTI inclui a iluminação ambiente vermelha, frisos e painéis especiais (frisos nas portas dianteiras com iluminação ambiente), pedais e descanso do pé esquerdo em aço escovado e soleiras das portas dianteiras com apliques em aço inox e iluminação ambiente integrada.

Cores. As cores oferecidas, Vermelho Tornado e Preto Ninja, assim como o Branco Puro têm sido características do Golf GTI desde o princípio. O Novo Golf GTI também pode ser encomendado em seis cores metálicas ou uma perolizada: “Cinza Carbono”, “Prata Sargas” “Prata Tungstênio”, “Cinza Limestone”, “Azul Night” e “Preto Mystic” (perolizada).
Os valores do GTI partem de R$ 94.990,00 chegando a R$ 125.990,00.
* O jornalista viajou a convite da Volkswagen