Toyota lança nova geração da Hilux e SW4 com motor Dual VVT-i Flex

Toyota lança nova geração da Hilux e SW4 com motor Dual VVT-i Flex 

(*) por João Euclides Prata Salgado
o editor viajou para Atibaia – SP a convite da Toyota
Atibaia – SP - Agora tanto a picape Hilux quanto a famosa SW4, chegam ao mercado com motorização Flex. O motor é um Dual VVT-i Flex 2.7L 16V DOHC, que gera  163 cv de potência a 5.000 rpm, quando abastecidos com etanol, e 159 cv, também a 5.000 giros, com gasolina. O torque máximo é de 25 kgfm (com álcool e gasolina), sempre a 4.000 rpm.
A este novo motor foram incorporadas três versões ao portfólio da picape Hilux, nas configurações SR 4×2, SRV 4×2 e 4×4, todas com transmissão automática de seis velocidades. Para o utilitário SW4, foram adotadas outras três opções em versão única – SR de cinco e sete assentos com câmbio automático e uma de cinco lugares com câmbio manual, voltada apenas a vendas diretas, todas com tração 4×2.
Em função do sucesso das vendas da nova geração da versão diesel que ficou inclusive muito mais bonita e robusta, a linha Flex 2017, tanto na  Hilux quanto na  SW4 seguiram esta evolução adquirindo os atributos revolucionários incorporados ao modelo, como  o novíssimo design,  o elevado nível de tecnologia embarcada, sofisticação no interior e o conforto para todos os ocupantes, o que já estabeleceu novos recordes de venda levando a marca à liderança dos segmentos de picapes e SUVs médios em todo Brasil.
Hilux

A nova picape Hilux Flex 2017 será ofertada em três versões cabine dupla: SRV com tração 4×4, SRV 4×2 e SR de tração 4×2. Todas são equipadas com transmissão automática de seis velocidades sequencial, o que torna a Hilux a única opção no segmento de picapes Flex disponível com câmbio automático.
A versão de entrada SR 4×2 Flex traz, como principais itens: ar-condicionado manual, banco do motorista com ajuste de distância, inclinação e altura, coluna de direção com regulagem de altura e profundidade, chave tipo canivete, computador de bordo monocromático, controle de velocidade de cruzeiro, direção hidráulica progressiva, farol alto de halogênio com nivelamento manual, faróis de neblina dianteiros, modos de condução ECO e Power, protetor de caçamba, retrovisor externo na cor preta com regulagem elétrica e indicador de direção, rodas de liga leve aro 17”, Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX, quatro alto-falantes, volante com comandos integrados, airbags frontais, airbag de joelho (para motorista), freios ABS com EBD, sistema de alarme perimétrico e sistema universal para cadeira de criança ISOFIX.
As versões SRV 4×4 e SRV 4×2 incorporam todos os itens relacionados no modelo SR, mais ar-condicionado automático/digital com saída de ar central para os bancos traseiros, banco do motorista com ajuste elétrico de distância, inclinação e altura, computador de bordo com tela de 4,2” de TFT, estribos laterais na cor preta, retrovisor externo cromado, revestimentos dos bancos de couro e material sintético, seis alto-falantes, Assistente de Reboque (TSC), Assistente de Subida (HAC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC) e sistema de alarme volumétrico.
SW4
Já a SW4 Flex chega ao mercado brasileiro com duas opções: SR 4×2 de cinco assentos e SR 4×2 de sete assentos, com uma renovada e incrementada lista de equipamentos de série.
Para as duas versões, há coluna de direção com regulagem de altura e profundidade e computador de bordo monocromático. A estas novidades, somam-se o exclusivo Sistema Multimídia Toyota Play com tela de 7” touchscreen, com sistema de navegação (GPS) integrado, sistema de entretenimento de vídeo integrado ao painel com TV Digital e leitor de DVD, rádio com CD Player/MP3, câmera de ré, Bluetooth®, conexão USB e AUX e seis alto-falantes. No volante, ambas configurações possuem comandos integrados de telefone, áudio, vídeo e computador de bordo, tornando a direção ainda mais segura e prazerosa.
O ar condicionado da  SW4 Flex 2017 é  integrado analógico, atuando em todo o modelo, inclusive  na segunda e terceira fileiras com ajustes de intensidade.
CÂMBIO
As versões das linhas Hilux e SW4 Flex 2017 dispõem de nova transmissão automática sequencial de seis velocidades, com controle eletrônico (Super ECT), enquanto a SW4 SR 4×2 conta com câmbio manual de cinco velocidades.

CONFORTO

Hilux
O design interno totalmente redefinido segue o conceito de força e emoção, integrando a confiabilidade e a funcionalidade necessárias para uma picape. Na versão SRV Flex, um friso metálico horizontal cruza o painel de instrumentos de ponta a ponta, integrando as zonas de informação (painel de instrumentos) e operação – controles de ar-condicionado e do sistema de som e navegação. Este item, aliado a outros detalhes, tais como a iluminação na cor azul do painel de instrumentos, cria uma atmosfera elegante e funcional.
Com excelente mistura entre aderência e funcionalidade singular, o novo volante se destaca por sua espessura, garantindo ao motorista a empunhadura correta, e pelo acesso aos controles de volume e do telefone, presente em todas as versões a partir da SR. Maçanetas das portas cromadas incrementam o visual interno.
SW4
Sofisticada, elegante e funcional, a nova Toyota SW4 Flex traz o verdadeiro interior de um SUV, com a qualidade levada aos mínimos detalhes.
Destaque para o rebaixamento do painel central, sustentado por colunas feitas de materiais suaves ao tato, que oferecem suporte para as pernas do condutor e passageiro. Além disso, garantem nova distribuição de equipamentos, visando melhor experiência de condução.
O toque refinado dos materiais de acabamento, com detalhes em tecido, está por toda a parte. Os assentos são revestidos pelo novo tecido premium marrom escuro.
Em relação aos bancos traseiros, a segunda fileira vem com assento rebatível 60/40, apoio de braços na posição central, porta-copos duplo e inclinação do encosto com ajuste de posição longitudinal.
Para facilitar a entrada nos bancos da última fila, a segunda e terceira fileiras (para a versão 7 lugares) tem um novo sistema de rebatimento one touch, que diminui o esforço do usuário. Na terceira fileira, os encostos foram mantidos na vertical, para aumentar a capacidade de carga total do veículo e melhorar, ainda mais, a sua funcionalidade.
CHASSI E SUSPENSÃO RENOVADOS
As novas Hilux e SW4 tem como base de suas forças o chassi que compartilham. Após diversos estudos, a engenharia da Toyota enrijeceu em 20% sua estrutura, contribuindo para uma excelente estabilidade, segurança e também para o conforto.
A estrutura usa materiais de alta resistência e teve, em algumas partes específicas, incremento de 3 mm na espessura, reforçados pela solda. A suspensão também foi reforçada, o que, somado às melhorias promovidas na estrutura, elevaram a rigidez dos veículos, bem como a durabilidade nas condições mais adversas.
Além disso, aço de alta resistência com propriedades anticorrosão de excelente qualidade foi usado, reforçando a durabilidade e aprimorando a precisão da direção.
Para proporcionar mais conforto e resistência, as suspensões traseiras foram redesenhadas e reforçadas para neutralizar os impactos do piso. A mudança do ponto de fixação assegura a estabilidade e segurança e absorvem melhor as vibrações da estrada, oferecendo excelente estabilidade e controle em estradas e off-road.

SEGURANÇA

Este é um ponto primordial em todos os projetos realizados pela Toyota, levando sempre em consideração o aprimoramento do nível de conforto e o prazer em dirigir proporcionado aos consumidores brasileiros. O conceito de segurança máxima foi transmitido de forma integral para os modelos Hilux e SW4, em suas linhas Flex.
Hilux
A picape média da Toyota foi aprovada nos testes independentes de segurança do Latin NCAP, tendo atingido a nota máxima (cinco estrelas) para passageiros dos bancos dianteiros e traseiros, estabelecendo parâmetros inéditos de segurança dentro de seu segmento.
Na linha 2017, a versão bicombustível SR 4×2 acompanha freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), cintos de segurança dianteiros e traseiros com três pontos, airbags frontais (para motorista e passageiro) e um de joelho, além de oito alças de segurança, imobilizador por código eletrônico na chave e sistema de alarme perimétrico. A versão também recebe sistema ISOFIX para fixação de cadeirinha para crianças no banco traseiro.
As versões SRV 4×2 e SRV 4×4, além de todos os itens da versão SR 4×2, possuem Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Assistente de Reboque (TSC) e Assistente de Subida (HAC), além de sistema de alarme volumétrico.
SW4
A nova geração do SUV médio também recebeu nota máxima em segurança nos testes realizados pelo Latin NCAP. O modelo da Toyota recebeu cinco estrelas, a nota máxima, tanto para passageiros adultos quanto para crianças, no Programa de Avaliação de Carros Novos para América Latina e Caribe. O teste avalia a segurança proporcionada aos ocupantes do veículo em uma simulação de colisão.
As versões Flex SR 4×2 de cinco e sete assentos, assim como as diesel, listam uma série de sistemas com a finalidade de levar ao motorista e ocupantes total tranquilidade em quaisquer terrenos.
Fazem parte dos itens de série ligados à segurança desta versão Flex: freios ABS com distribuição eletrônica (EBD), Assistente de Frenagens Emergenciais (BAS), Controle Eletrônico de Tração (A-TRC), Controle Eletrônico de Estabilidade (VSC), sensor de estacionamento traseiro, Assistente de Reboque (TSC) e de Subida (HAC), três airbags, sendo dois frontais (motorista e passageiro) e um para joelho (motorista), seis alças de segurança, apoios de cabeça dianteiro e traseiros com regulagem de altura, cintos de segurança dianteiros de três pontos com regulagem de altura, pré-tensionador e limitador de força e cintos de três pontos na segunda fileira de assentos (também incluídos na terceira fileira na versão de sete assentos).
ACESSÓRIOS
A Toyota possui uma linha de acessórios composta por cerca de 150 itens que atendem aos mais diferentes gostos e necessidades. No caso específico das novas Hilux e SW4, são cerca de 70 produtos genuínos desenvolvidos com o padrão de qualidade e segurança da marca. Mais do que isso, foram pensados para se encaixar perfeitamente às sofisticadas linhas de design dos carros e para garantir ainda mais conforto e praticidade.
A nova Hilux Flex 2017 conta com três opções de santantônio, capota marítima, sobre capa de para-choque, soleira, ponteira cromada de escapamento, barras transversais de teto, luz de cortesia no assoalho etc. A nova SW4 Flex 2017 conta também com head up display, aplique cromado na tampa do porta-malas, suporte para tablets, caixa organizadora de porta-malas e muito mais.
A linha de acessórios originais Toyota conta com 12 meses de garantia e cobertura total da rede de concessionárias.
A linha Flex 2017 da Hilux e SW4 estará disponível na rede de concessionárias da marca em todo o Brasil a partir de 04 de agosto, a preços que variam de R$ 111.700,00 a R$ 131.200,00, para a Hilux, e de R$ 159.600,00 a R$ 164.900,00, para a SW4. A versão para vendas diretas da SW4 com câmbio manual tem preço de R$ 146.550,00.