RANGE ROVER SPORT 2014

 

Interlagos – SP - Este é um modelo icônico, é um verdadeiro esportivo com um motor diesel V6 de 3.0 litros com maior eficiência, menos emissões de CO2 e um impressionante aumento de potência. O motor topo de gama conta com255 CV(versão anterior: 245 CV), emissões de CO2 de 230 g/km (versão anterior: 243 g/km).

Este aperfeiçoamento foi possível, em parte, graças à introdução da transmissão automática ZF8-HP70 de oito velocidades que combina mudanças suaves com um consumo mais econômico. O consumo em circuito combinado do motor de 255 CV é de  8,8 contra os 9,2 l/100 km da versão anterior. Esta nova transmissão de 8 velocidades é complementada com um seletor de velocidades giratório e borboletas no volante.

O impressionante motor 5.0 LR-V Supercharged continua a ser caracterizado pela sua excepcional potência e fidelidade.

O modelo é equipado com filtros de partículas diesel (DPF) transformando-o assim nos motores diesel mais eficientes do mercado.

O desenho e o equipamento do Range Rover Sport foi atualizado com novas cores, novos detalhes desde a carroceria e combinações interiores de cores nos modelos Autobiography. Todos os modelos da gama, com excessão da versão TDV6 S, são comercializados com o porta-malas com abertura elétrica.

Mais Potência e menos Emissões
Antes com 245 CV, o motor do Range Rover Sport teve sua potência aumentada para 255 CV às 4.000 rpm com um binário máximo de 600 Nm às 2.000 rpm reduzindo, não obstante, os valores referentes às emissões de CO2 que descem de 243 g/km para 230 g/km.

O motor diesel de 3.0 litros está equipado com um novo sistema de turbo-compressores paralelos sequenciais. A resposta à aceleração é espectacular, com o binário máximo nas 2.000 rpm. O novo motor diesel de 3.0 litros ultrapassa largamente os seus rivais ao disponibilizar 500 Nm em apenas 500 milissegundos depois de ligado, o que faz com que o condutor tenha acesso imediato a 83% do binário máximo. Quando em 2010 se introduziu o sistema de turbo-compressores paralelos sequenciais, a Land Rover foi a primeira indústria automobilística do mundo a instalar este tipo de sistema num motor em V. Os dois turbo-compressores trabalham de forma sequencial para oferecer o melhor binário da sua categoria a baixas velocidades e uma potência verdadeiramente impressionante a altas velocidades.

O motor diesel de 3.0 litros impõe-se como referência em eficiência de consumo e fiabilidade, devido ao seu sistema de injeção com “common rail” de terceira geração. Os injetores eletrônicos foram desenhados para reduzir o ruído ao mesmo tempo que otimizam a combustão. O sistema funciona em “modo de medição”, fornecendo a quantidade exata de combustível aos injetores, em vez de bombear o excesso de combustível novamente para o depósito e, desse modo, perder energia no processo. Atualmente, todos os modelos diesel estão equipados com filtros de partículas diesel e possuem um avançado sistema EGR para reduzir as emissões de NOx.

“Os aperfeiçoamentos introduzidos no diesel de 3.0 litros transformaram o Range Rover Sport num veículo superior capaz de oferecer prestações e desempenhos surpreendentes dentro dos níveis a que os clientes da marca estão habituados”, garante Paul Walker, Engenheiro Chefe da Land Rover.

A eficaz Transmissão Automática ZF 8HP70
A excepcional transmissão ZF 8HP70 proporciona uma condução agradável e cômoda reduzindo substancialmente os valores referentes ao consumo e às emissões de CO2. As suas oito velocidades oferecem uma ampla relação entre as várias mudanças e uma maior desaceleração final com a velocidade mais elevada a proporcionar um binário excepcional no 3.0 V6favorecendo os valores referentes ao consumo e às emissões. Além do mais, a eficiência é melhorada pela disposição mecânica da caixa de velocidades graças à qual nunca existem mais de duas embreagem internas abertas simultaneamente.

A transmissão 8HP70 encontra-se repleta de características pensadas para poupar energia. O seu sistema hidráulico também é mais eficiente uma vez que consome menos energia do motor. O conversor de binário hidráulico está programado para bloquear quando o veículo circula a baixa velocidade e à temperatura normal de funcionamento, o que diminui o consumo e aproveita mais uma vez o imenso binário a baixas rotações do motor diesel. A Transmissão Idel Control (Controle de Ralenti) seleciona suavemente a mudança neutra quando o veículo está parado com o motor em ponto morto diminuindo o esforço do motor e reduzindo, assim, o consumo de combustível. Mas esta caixa de velocidades também atua de maneira inteligente em outras situações.
Para além das suas emissões mais reduzidas, esta transmissão oferece igualmente um comportamento excepcional. Com apenas 200 milissegundos para completar o processo de mudança de velocidade, a interrupção do binário do motor é praticamente imperceptível. A transmissão 8HP70 compara a velocidade do motor com a velocidade da turbina, antecipando-se às seguintes reduções, o que se traduz em uma mudança incrivelmente suave entre as várias velocidades.

O Sistema de Detecção do Modo de Condução supervisiona os sistemas do carro e o comportamento do condutor para otimizar a resposta da caixa de velocidades a cada estilo de condução, ao mesmo tempo que o sistema de detecção de curvas se encarrega de evitar mudanças não desejadas quando o condutor se depara com um percurso repleto de curvas. A transmissão também supervisiona a utilização do freio por parte do condutor e a taxa de desaceleração, selecionando a velocidade mais adequada para entrar e sair das curvas. A transmissão não tem necessidade de mudança sequencialmente das velocidades mais baixas e pode saltar até 6 mudanças seguidas caso seja necessário, oferecendo uma resposta mais rápida e ágil uma ultrapassagem é iniciada.

Os controles do condutor incluem o sistema de mudança de velocidade por meio de borboletas no volante, um equipamento de série. O sistema CommanShift foi substituído por um seletor giratório com os modos de estacionamento, marcha à ré, ponto morto, condução ou esportivo. Este último otimiza os tempos de resposta da transmissão oferecendo uma máxima aceleração, um melhor comportamento e mudanças mais rápidas. O seletor, que permanece oculto no console central, enquanto o motor está desligado, eleva-se assim que é acionado. Para evitar que o condutor se confunda, o comando giratório do sistema Terrain Terrain ResponseTM TM foi substituído por um novo controle de otimização Terrain Terrain ResponseTM .

“A transmissão de 8 velocidades é o complemento ideal para o nosso motor diesel de 3.0 litros. As novas relações, em conjunto com a capacidade de saltar várias mudanças de uma só vez faz com que este motor possa trabalhar sempre na zona mais eficiente do seu desempenho”, salienta Paul Walker, Engenheiro Chefe da Land Rover.

Motor 5.0 V8 Supercharged
O extraordinário motor a gasolina 5.0 V8 Supercharged lidera a gama de motorizações do Range Rover Sport, com 510 CV de potência.

Um dos segredos da eficiência deste V8 é o sistema de injeção direta guiada multi-furos, instalada centralmente, que fornece. A posição dos injetores assegura um fornecimento preciso de combustível ao centro da câmara de combustão otimizando assim a mistura de ar e combustível, o que resulta num maior controle da combustão. Os efeitos de arrefecimento da carga do novo sistema de injeção direta permitem aumentar a relação da compressão de 11,5:1, otimizando o consumo. Durante a fase de aquecimento do motor, o sistema de combustão utiliza várias estratégias de injeção para aumentar em 50% a produção de calor, com o objetivo de acelerar o aquecimento do catalisador e reduzir as emissões.

Na versão Supercharged, existe um compressor volumétrico Twin Vortex (TVS) de sexta geração responsável pelo fornecimento de ar ao duplo intercooler refrigerado pelos seus próprios circuitos de refrigeração. Este compressor utiliza um rotor de hélice grande que aumenta a eficiência termodinâmica do compressor volumétrico ao mesmo tempo que reduz o ruído até níveis em que a unidade resulta praticamente inaudível.

Transmissão Automática de seis velocidades: Sensível e Requintada
O Range Rover Sport com motor de gasolina Supercharged é equipado com a excelente caixa automática ZF 6-HP28 de seis velocidades cujas características foram otimizadas pelos engenheiros da Land Rover para obter uma resposta líder na sua categoria, assim como mudanças de velocidade rápidas e suaves. A maximização da potência e binário deste motor torna possível a ativação da embreagem de bloqueio da caixa de velocidades muito mais cedo em cada mudança, reduzindo assim o escorregamento no conversor de binário hidráulico com a consequente diminuição do consumo de combustível e emissões de CO2.

Chassis, suspensão e freios
O Range Rover Sport com motor a gasolina Supercharged 5.0 V8 e o 3.0 V6 (255 CV) estão equipados com o Sistema Dynamic Terrain ResponseTM  que trabalha em conjunto com a Suspensão Dinâmica Adaptativa. A tecnologia DampTronic Valve Technology™ utilizada com a Suspensão Dinâmica Adaptativa substitui os amortecedores convencionais e supervisiona a pressão de amortecimento 500 vezes por segundo, adaptando-a ao estilo de condução e às condições do terreno devido à tecnologia ativa de válvulas. O chassis é ainda complementado com freios de elevadas prestações compostos por um sistema de pinças de quatro pistões opostos nos freios dianteiros para os modelos diesel, e pinças de seis pistões Brembo, em liga leve de alumínio, para os modelos Supercharged. A direção assistida de cremalheira e relação variável melhora a estabilidade a altas velocidades e aumenta a participação do condutor em percursos mais sinuosos. A aparência esportiva do chassis do Range Rover Sport fica ainda mais realçada devido ao Sistema de Controle de Estabilidade da Inclinação, que reage em função das ações do condutor na direção e intervém de modo independente sobre cada uma das rodas caso o sistema detecte a possibilidade de capotamento.

Excelente capacidade todo-terreno
No que se refere à capacidade todo-o-terreno, os veículos da Land Rover são tidos como a referência absoluta devido ao seu famoso sistema Terrain Response™.

O Controle de Travamento em Declives retém a pressão inicial do freio para que o condutor possa mudar o pé do freio para o acelerador sem que o veículo retroceda. O freio volta a soltar-se automaticamente pouco depois ou quando o motor já tiver atingido o binário necessário para levar o veículo até ao topo da inclinação a vencer. Este sistema está permanentemente ativado (não é opcional) e funciona sem que o condutor tenha de executar qualquer comando.

O Controle de Velocidade em Declivesfoi concebido para proporcionar uma maior segurança em decidas acentuadas sempre que o condutor não tenha acionado o Sistema de Controle de Descida de Declives. Aumentando a pressão nos freios, este sistema diminui a velocidade do veículo até se atingir o limite determinado pela posição do acelerador. Isto acontece sempre que o veículo descer um declive de elevada inclinação permitindo assim que o condutor mantenha sempre o controle da direção, seja para frente ou para trás. Em outras situações (como é o caso da descida de declives com a mudança Drive selecionada), o Controle de Velocidade em Declives limita a velocidade a 5 km/h durante 20 segundos, o que faz com que o condutor possa recuperar o controle do veículo.

Porta-malas com abertura elétrica: mais comodidade
Com excessão do modelo TDV6 S, as versões do Range Rover Sport possuem porta-malas com abertura elétrica. Com ativação por meio de um botão localizado no tablier, com comando à distância ou na própria porta, é possível regular a altura da abertura bastando para isso pressionar o botão durante 10 segundos enquanto se mantém a porta aberta na altura pretendida. Para maior comodidade, esta função pode ser anulada quando o veículo é utilizado por outro condutor.

Novos Interiores e Exteriores
O Range Rover Sport apresenta grafismos na porta do porta-malas e acabamentos exclusivos Gloss Black, Santorini Black e Dark Atlas. O modelo Supercharged pode ser equipado com as novas rodas de liga leve de 20” Sparkle Silver com acabamento ultra-brilhante. As opções de cores do interior do modelo Autobiography Sport podem ser combinadas com o conjunto da gama de cor da grade, das entradas de ar laterais  e puxadores das portas pintados na cor da carroceria.

Níveis Superiores de Entretenimento
Os sistemas de som e de infoentretenimento do Range Rover Sport possuem conectividade para formato áudio e DVD, servidor Hard Disco Drive Music e Sintonizador Dual que proporciona um sinal perfeitamente nítido, iPod e video streaming por meio de dispositivo USB, áudio streaming por meio de Bluetooth e duas entradas USB localizadas no tablier. O sistema de entretenimento para os bancos traseiros conta com a tecnologia WhiteFire™ que funciona sem a necessidade de fios. O sistema ICE Harman Kardon utiliza 11 alto-falantes (em vez dos 9 do equipamento anterior) e oferece 380 W de potência contra os 240 W anteriores. Mas o sistema que registou a melhor atualização é, sem dúvida, o Premium Harman Kardon LOGIC 7, que passa de 14 para 17 alto-falantes originais e oferece uma impressionante potência de 825 W contra os 480 W do equipamento anterior.

O Range Rover Sport é equipado com tela tátil de 7” com tecnologia Dual View, opcional, que permite que o condutor consulte a tela de navegação enquanto o passageiro assiste a um filme em DVD.

O sistema de navegação por meio de disco rígido inclui Traffic Message Channel (TMC) e a função de introdução de destino por voz. A função de ativação por voz “Say What You See” (Diga o que vê) evita a necessidade de memorizar comandos, que a tela vai mostrando ao condutor passo a passo e permite a utilização de atalhos.