Rampage: uma legítima Ram criada no Brasil

Rampage: uma legítima Ram criada no Brasil

São Paulo- SP –   Para um dos lançamentos mais aguardados dos últimos anos, o Grupo Stellantis reuniu a imprensa especializada do setor automotivo e as concessionárias para a estreia mundial da Rampage!

Ela chegou já fazendo sucesso; foram vendidas na “pré-venda on-line” que durou apenas 30 minutos, todas as 500 unidades disponíveis! Nelas, altas doses dos pilares fundamentais da marca; força, capacidade, luxo e tecnologia, sempre presentes nas picapes Ram norte-americanas, dentro de um pacote no tamanho perfeito para as condições do Brasil e de toda a América do Sul.

Este é o primeiro veículo da Ram concebido e desenvolvido no Brasil com o apoio dos times norte-americanos da marca. O projeto da Rampage foi realizado por mais de 800 engenheiros e técnicos no Brasil, superando 1,2 milhão de horas de desenvolvimento. O investimento na picape passou de R$ 1,3 bilhão, do total de R$ 16 bilhões que a Stellantis está alocando no país entre 2018 e 2025.

FORÇA

A Rampage vem equipada com o moderno motor Hurricane 4, aplicado pela primeira vez a um veículo produzido na região. Ele pode equipar as três versões, sendo que na R/T é a única motorização. São 272 cv de potência e 400 Nm (40,8 kgfm) de torque de quatro cilindros em linha a gasolina. De última geração, ele é todo feito de alumínio e conta com injeção direta e duplo comando variável de válvulas.

O motor Hurricane 4 tem ainda turbocompressor twin-scroll de baixa inércia, válvula de alívio eletrônica e recirculação refrigerada dos gases de escapamento. Na versão R/T, a mais esportiva de todas, a Rampage acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos e tem velocidade máxima (limitada) de 220 km/h. Nas demais, o desempenho ainda é de tirar o fôlego – 0 a 100 km/h em 7,1 segundos e velocidade máxima de 210 km/h.

Vale mencionar que, quando equipada com este motor, a Rampage conta com escapamento duplo que, na versão R/T, produzindo um som ainda mais instigante. No volante da Rebel e da Laramie há o botão Sport, que altera o visual do quadro de instrumentos digital, torna mais rápidas as respostas de acelerador e direção e programa as trocas de marchas em giros mais altos.

DESIGN

Obra do “Stellantis Design Center” da América do Sul, as linhas imponentes e impactantes da Rampage também tiveram a colaboração dos designers norte-americanos pois todas as características marcantes dos desenhos das Ram 1500, 2500 e 3500 tinham de estar visíveis nesta primeira Ram concebida fora da matriz.

A carroceria é toda nova e foi dada uma atenção especial às proporções de todos os volumes, para a carroceria ficar “musculosa”, de qualquer ângulo que se veja. Os designers da Stellantis também trabalharam para que cada versão da Rampage pudesse mostrar uma identidade específica.

Na Rebel o visual off-road faz a diferença, com o uso de peças externas com acabamentos preto e grafite. Da mesma forma que na “irmã maior” Ram 1500 Rebel, as rodas e a grade, em formato trapezoidal, têm desenho exclusivo. Na Rampage Laramie, predominam os acabamentos cromados e prateados em peças como grade dianteira, molduras dos vidros, capas dos retrovisores, maçanetas, logotipos, rodas e pára-choque traseiro, trazendo um estilo mais tradicional, como nas Ram 2500 e 3500.

Já na versão mais esportiva, a R/T, que tivemos a oportunidade de testar nas pistas especiais tanto “on” com “off-road” do Autódromo de Interlagos, toda a tradição da sigla famosa (“Road/Track”, Estrada/Pista) é exibida com uma mescla de componentes na cor da carroceria e preto brilhante. Destaque ainda para as grandes faixas no capô e para o emblema da versão nos para-lamas traseiros e nas faces da rodas também exclusivas desta versão. Completa o pacote esportivo o teto pintado em preto.

TECNOLOGIA E ESPORTIVIDADE

Ela chegou repleta de novidades e tecnologia de última geração, destacando-se por sua grande capacidade off-road.

Esta é uma picape robusta, com tração nas quatro rodas e suspensão reforçada para enfrentar os terrenos mais difíceis, seja na cidade ou no campo. O interior é sofisticado e confortável, com bancos de couro e espaço generoso para passageiros e carga. 

Mas o que mais chama a atenção é o seu conteúdo tecnológico. 

A cabine conta com duas telas grandes, uma para o painel de instrumentos e outra para a central multimídia Uconnect. 

Ambas permitem a conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, podendo conectar dois smartphones ao mesmo tempo. 

No console central, há um carregador de celular por indução e um total de seis entradas USB espalhadas pelo interior do veículo. 

Além disso, a picape vem equipada com sete airbags, controle de estabilidade, monitoramento da pressão dos pneus e várias assistências à condução, incluindo controle de velocidade adaptativo e alerta de colisão frontal com frenagem automática.  

Para os mais conectados, a Rampage oferece o Ram Connect, um serviço que permite ao motorista consultar diversas informações do veículo remotamente, como a pressão dos pneus e o nível de combustível. 

Além disso, inclui Wi-Fi a bordo com capacidade para conectar até oito dispositivos simultaneamente. A marca também pensou no pós-venda. A Rampage tem manutenção programada de baixo custo e oferece garantia total de três anos, com a opção de extensão para até cinco anos. Além disso, os proprietários têm à disposição mais de 35 acessórios originais para personalizar a picape, bem como desenhos gratuitos de acessórios que podem ser impressos em 3D. Sem dúvida, a nova Rampage veio para revolucionar o mercado de picapes, combinando força, conforto e tecnologia em um só veículo.

PRINCIPAIS DADOS TÉCNICOS, EQUIPAMENTOS E VALORES:

Rampage Rebel Turbo Diesel – R$ 239.990
- Câmbio automático de 9 marchas
- Tração 4×4 com reduzida
- Central multimídia de 12,3” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio
- Quadro de instrumentos full digital de 10,3”
- Revestimento interno de couro preto
- Banco do motorista com ajustes elétricos de 12 vias
- Ram Connect (plataforma de serviços conectados)
- Faróis e lanternas full LED
- RamCharger (carregador de celular por indução com resfriamento)
- Freio de estacionamento eletrônico com Auto Hold
- 7 airbags
- Controle de velocidade adaptativo
- Monitoramento de pontos cegos
- Sistema de permanência na faixa de rodagem
- Alerta de colisão frontal com frenagem autônoma e detecção de pedestres e ciclistas
- Pneus All Terrain 235/65 R17

Rampage Rebel Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 249.990
acrescenta:
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
- Escapamento duplo
- Modo Sport
- Pneus All Terrain Plus 235/65 R17

Rampage Laramie Turbo Diesel - R$ 249.990
todo o conteúdo da versão Rebel Turbo Diesel mais:
- Revestimento interno de couro na cor Mountain Brown
- Para-choque traseiro cromado
- Rodas aro 18” diamantadas com pneus 235/60
- Acabamentos externos cromados

Rampage Laramie Hurricane 4 Turbo Gasolina – R$ 259.990
acrescenta:
- Motor Hurricane 4 de 272 cv e 400 Nm
- Escapamento duplo
- Modo Sport

Rampage R/T Hurricane 4 – R$ 269.990
acrescenta:
- Revestimento interno de couro e suede com costuras Ruby Red
- Modo R/T
- Suspensão esportiva
- Escapamento duplo esportivo
- Rodas aro 19” em preto brilhante
- Teto preto brilhante

Opcional – todas as versões
- Pack Elite (ambiente light, som premium Harman Kardon e banco do passageiro com ajustes elétricos – R$ 6.000