Peugeot 208

 

Búzios – RJ – A Peugeot dá um passo à frente e lança apenas um ano após seu lançamento mundial na Europa,já na segunda quinzena de abril em todas as suas  concessionárias o modelo 208, um veículo global, agora fabricado  em  Porto Real (RJ), na fábrica do Grupo PSA Peugeot Citroën.A apresentação foi feita durante um evento para a imprensa especializada na maravilhosa cidade de Búzios, no litoral fluminense.

Baseado numa proposta inovadora, o 208 reinterpreta o prazer de condução apoiado em três eixos: design que combina dinamismo e elegância, experiência de condução, marcada por uma arquitetura interior totalmente repensada, e tecnologia, expressada pela oferta de equipamentos antes encontrada somente em segmentos superiores.

Com o motor 1.5 L Flex, o 208 conquista a classificação “A” no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular”, do Inmetro. O modelo também é oferecido com o propulsor 1.6 L Flex Start, que dispensa o uso do tanquinho de gasolina para partida a frio.

O novo hatchback compacto chega com 3 anos de garantia total e um pacote de revisão com preços fixos bastante competitivo.

A concepção do 208 durou três anos e foi realizada em paralelo com a França. Foram consideradas as necessidades do mercado e dos clientes brasileiros desde o início do desenvolvimento na Europa. Cerca de 780 colaboradores do país participaram do projeto, que contou com o investimento de R$ 800 milhões, parte dos R$ 3,7 bilhões injetados no país pelo Grupo PSA Peugeot Citröen entre 2010 e 2015.

Com o 208, a Peugeot completa a renovação de sua gama de veículos no Brasil, que em 2010 iniciou uma forte ofensiva comercial que contabiliza nada menos que oito lançamentos (3008, 408, RCZ, 408 THP, 308, 508, 308 CC e 308 THP). O novo hatchback inaugura uma nova fase de crescimento para a Marca no país, que hoje dispõe de uma gama de veículos particulares totalmente alinhada à Europa. Baseada em quatro eixos da gama de produtos – Compactos, Médios, Premium e Utilitários – o 208 se apresenta como uma dos mais importantes peças da estratégia de atuação da Marca.

UMA ARQUITETURA INOVADORA
Desde o início do projeto, as opções técnicas que estruturaram o 208 tiveram como base a versão mais atual da plataforma A (veículos compactos) do Grupo PSA.  É a primeira vez que essa plataforma é utilizada por um veículo Peugeot no Brasil. A modificação do assoalho e a suspensão traseira permitiram, por exemplo, aperfeiçoar a arquitetura interna do carro de maneira particularmente eficaz para obter um veículo compacto e, ao mesmo tempo, espaçoso e dinâmico.

No salto de geração que o 208 representa, seria natural esperar por um modelo maior em todas as suas medidas. E é por meio da grande versatilidade dessa plataforma que a Peugeot optou por conter seu tamanho, mas ainda assim garantindo à Marca aumentar o espaço interno no habitáculo, no porta-malas e tanque de combustível, além de permitir a utilização de rodas maiores.

COMPACTO E ESPAÇOSO
Em relação ao 207 nacional, o comprimento total e o entre-eixos do 208 cresceram 94 mm e 98 mm, respectivamente. O 208 tem 1.702 mm de largura (ante 1.669 mm do 207 nacional) e 1.472 mm de altura (1.446 mm de seu antecessor).

As medidas do 208 são ainda mais generosas quando se verifica que o espaço para os joelhos dos passageiros traseiros aumentou em 80 mm, em função da adoção de encostos mais compactos dos bancos dianteiros e a otimização global de sua concepção, o porta-malas está 40 litros maior (segundo as normas VDA), um dos maiores entre os seus concorrentes diretos, com 285 litros, e o tanque de combustível aumentou outros cinco litros, passando para 55 litros de capacidade total, melhorando ainda mais a autonomia do veículo.

Os balanços dianteiro e traseiro reduzidos (distância entre o centro da roda e a extremidade do para-choque), de 776 mm e 649 mm, respectivamente, junto ao peso controlado do veículo, têm como primeiros benefícios melhores proporções de seu desenho, mais agilidade e mobilidade no âmbito urbano (em manobras de estacionamento, por exemplo).

Cada elemento concebido, cada técnica utilizada foi pensada visando o controle do peso do 208, que beneficia o consumo, a segurança passiva e o comportamento dinâmico do veículo. Assim, utilizou-se uma barra dianteira deformável em alumínio, do tamanho do subchassi dianteiro, solda a laser do teto, amplo uso de chapas do tipo THLE e UHLE (aço de alta resistência e ultra-alta resistência, respectivamente), e isolamento acústico do motor otimizado, entre outros.

UM MODELO INOVADOR EM TODOS OS SENTIDOS
Baseado numa proposta inovadora, o 208 reinterpreta o prazer de condução apoiado em três eixos: design que combina dinamismo e elegância, experiência de condução, marcada por uma arquitetura interior totalmente repensada, e tecnologia, expressada pela oferta de equipamentos somente encontrado em segmentos superiores.

UM DESENHO MODERNO E INSPIRADOR
A partir de uma silhueta compacta, balanços reduzidos e linhas fluídas, os códigos estéticos da Peugeot foram reinventados, tanto em suas características globais como em cada pequeno detalhe.

O 208, assim como o 508, foi desenhado desde os primeiros sketches segundo a nova identidade visual da Peugeot, apresentada ao mundo em 2010 no carro-conceito SR1. A dianteira, uma autêntica assinatura visual, revela a nova face da Marca. O “olhar felino” se interpreta de maneira mais moderna, rica e refinada com as luzes em LED e uma guia luminosa que enfatiza o conjunto ótico, tanto de dia quanto a noite. O mesmo cuidado é dado a cada elemento, como o formato dos faróis de neblina.

A entrada de ar frontal, por sua vez, foi modelada como uma autêntica “escultura flutuante”. Na verdade, parece destacar-se da carroceria com sua moldura cromada, formada por barras que reforçam a modernidade e a riqueza de seu aspecto. Com esse desenho original, a dianteira se revela, ao mesmo tempo, forte e viva, tecnológica e leve, espontânea e sofisticada.

Do logotipo PEUGEOT gravado acima da grade nasce uma autêntica coluna vertebral que atravessa o capô, deixa sua marca no centro do teto e imprime movimento na parte traseira e ao desenho na tampa do porta-malas.

A lateral do 208 apresenta a mesma harmonia que acompanha o seu desenho. A relação entre os balanços curtos e o comprimento total do carro, o quadro das portas embutido na carroceria, que é apoiada por novas rodas de 15 polegadas e 16 polegadas com tratamento bicolor, e a linha de cintura ascendente mostra uma lateral esculpida com linhas atléticas, sugerindo o veículo em movimento constante mesmo quando parado.

As luzes traseiras, com forma de bumerangue, remetem a elementos tecnológicos, pois integram uma assinatura luminosa com três “garras” marcadas por luzes em LED e guias de luz.

UMA NOVA ERGONOMIA
No 208, a arquitetura do posto de condução coloca o motorista em uma posição diferente daquela usualmente conhecida, permitindo que ele desfrute do comportamento dinâmico esportivo e seguro do veículo, sem deixar de lado o conforto.

A proposta desse novo conceito foge aos padrões estabelecidos, pois o painel de instrumentos elevado permite que a leitura das informações seja feita por cima do volante. De pequeno diâmetro (10% menor comparado ao do 207, que tem 37 cm de altura), com base achatada e em posição mais baixa, a peça reforça ainda mais o carácter inovador, esportivo e divertido desse novo posto de condução.

Para que qualquer pessoa encontre a ergonomia ideal para dirigir, o volante está perfeitamente alinhado com o assento, o painel de instrumentos e os pedais, a coluna de direção dispõe de ajuste de altura e profundidade e o banco do motorista apresenta ajuste de altura ativo, controlado por alavanca.

EQUIPAMENTOS E CONCEPÇÃO INOVADORES TRAZEM NOVAS SENSAÇÕES

O 208 também renova o prazer em dirigir por meio dos novos instrumentos e controles. Com o volante pequeno, em harmonia com o painel de instrumentos colocado em uma posição elevada, além de sua grande tela colorida sensível ao toque, o 208 oferece uma nova experiência de condução. Sua ergonomia multiplica as sensações de dirigibilidade e agilidade, especialmente em baixa velocidade.

E um item que ajuda a proporcionar essas sensações é a direção com assistência elétrica variável.
O pacote de equipamentos oferecido pelo 208 vai além:

Ar-condicionado automático digital Bizone: é a primeira vez que um veículo do segmento B dispõe desse equipamento, que apresenta três modos de funcionamento – automático, soft e fast (nas versões equipadas com motor 1.6 L Flex);

Sensor de obstáculo traseiro: de última geração, é acionado sempre que a marcha a ré é engatada. A indicação da presença, distância e posição dos obstáculos atrás do modelo é feita por meio de sons intermitentes e imagens coloridas apresentadas na central multimídia;

Computador de bordo com três modos de operação e nove funções: integrado à central multimídia, mostra informações de consumo e autonomia instantâneas e dados históricos de dois percursos diferentes. É muito útil em uma viagem, por exemplo, quando o condutor deseja comparar a ida com a volta ou quando abastece em um posto desconhecido;

Piloto automático / limitador de velocidade: funções acionadas por meio de um prático comando satélite na coluna de direção à esquerda do volante. As informações de utilização como velocidade programada são mostradas no display LCD do painel de instrumentos.

UM HABITÁCULO CONTEMPORÂNEO E REFINADO
O desenho dos controles e instrumentos no console mescla linhas flutuantes e gráficas. A aposta pela qualidade percebida é onipresente e o cuidado nos detalhes, redobrado, como demonstram os aeradores do ar-condicionado.

O agrupamento dos controles de áudio na central multimídia permite a simplificação da interface com o condutor com uma forte redução do número de botões em benefício de um desenho mais puro e moderno.

Os materiais utilizados nos acabamentos são nobres, como os detalhes cromados ao redor das saídas do ar-condicionado, nas portas e na moldura da central multimídia, que também conta com acabamento em black piano, presente ainda no painel de instrumentos e no comando do ar-condicionado.

Os tecidos dos bancos são de excelente qualidade e combinam com outros elementos do interior. O volante é revestido em couro e dispõe de um acabamento cromado com a inscrição PEUGEOT.

A iluminação dos equipamentos e mostradores é na cor branca, que em conjunto com a harmonia de cores de bom gosto das peças plásticas, dos tecidos e do próprio teto em uma cor mais clara que a habitual, cria um ambiente sofisticado, um local agradável de estar.

O interior do 208 oferece um bom número de porta-objetos, como os espaços nas portas laterais ou o profundo compartimento situado em frente ao câmbio, que pode ser utilizado para guardar latas ou objetos como telefones, e porta-luvas refrigerado.

Estar a bordo no 208 é divertido também para os passageiros traseiros. É a primeira vez que um veículo do segmento B é ofertado com teto de vidro panorâmico aos clientes brasileiros. Destinada a modelos de categoria superior, o equipamento,de 0,66 mde área útil, proporciona aos ocupantes ótima luminosidade interna e uma dimensão ampla de espaço. É possível regular a entrada de luz no interior do veículo graças ao fechamento/abertura da cortina do teto.

O motor 1.5 L 8V Flex
Desenvolvido e produzido no Brasil para atender às demandas específicas da América Latina, o novo motor 1.5 L 8V Flex se caracteriza por apresentar quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio e oito válvulas. Trata-se de um projeto moderno, que atende às normas de emissões Euro 5 e PL6.

A concepção do projeto levou em conta o ganho de eficiência, representada pelo melhor desempenho, menor consumo de combustível e emissões reduzidas. Assim, o motor apresenta soluções avançadas de design em vários componentes, como os pistões, o coletor de admissão e o corpo da borboleta. Como melhoria da eficácia de funcionamento, foram integrados recursos como uma válvula termostática pilotada, que aumenta a eficiência térmica, e velas com tecnologia “V” Groove, que melhoram a combustão. Como complemento, os pistões e anéis são “low friction”.

O acabamento dos cilindros também usa este tipo de tecnologia para reduzir atritos. Já as bielas foram desenvolvidas para apresentar alto nível de resistência com baixo peso. Uma rota otimizada das correias (layout), que também contam com tensionador dinâmico, minimiza vibrações e ruídos. O projeto foi todo desenvolvido com foco na otimização de seu funcionamento com os combustíveis locais, por isso a taxa de compressão é de 12,5:1.

Este conjunto faz o motor 1.5 L 8V Flex desenvolver 93 cavalosde potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 14,2 mkgf quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm.

O motor 1.6 L 16V Flex (EC5)
Esse propulsor fez sua estreia em solo brasileiro no lançamento do Peugeot 308. Igualmente produzido na Fábrica de Motores da PSA Peugeot Citroën em Porto Real (RJ), é desenvolvido comrecursos avançados e foco na sustentabilidade.

O motor EC5 conta com soluções pouco comuns em motores brasileiros, que proporcionam um excelente equilíbrio entre potência, torque e economia, como o bloco do motor em alumínio e o inovador sistema Flex Start.

Esse sistema elimina o reservatório de gasolina situado no compartimento do motor, conhecido como “tanquinho”, descartando a necessidade desse combustível para realizar a partida a frio.

Acionado eletronicamente para controlar toda operação e o aquecimento do etanol para a realização da combustão, o sistema de gerenciamento do combustível garante ao 208 uma resposta mais precisa durante a partida, contando com mais conforto e eficácia na aceleração.

O sistema utiliza uma nova galeria de combustível com elementos de aquecimento integrados (lanças aquecedoras), uma unidade de controle de aquecimento e o software de controle do sistema, para garantir que a temperatura do combustível atinja valores ideais para uma partida segura mesmo em baixas condições climáticas.  Ao mesmo tempo, o Flex Start oferece um controle preciso da temperatura do combustível em todas as condições de operação do motor, evitando o sobreaquecimento.

O 208 oferece duas opções de câmbio: uma caixa manual de cinco velocidades à frente e uma transmissão automáticasequencial que possibilita a troca de marchas na própria alavanca do câmbio ou por meio de “paddle shifters” na coluna de direção, ambas adaptadas a um estilo próprio de condução.

Essa caixa escolhe no modo automático a programação mais apropriada à situação do momento. O câmbio possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da transmissão ao programa escolhido (esporte ou econômico), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).

SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA
O 208 se beneficia de uma segurança ativa de alto nível, graças ao seu comportamento e desenvolvimento (instrumentação elevada, regulador / limitador de velocidade, entre outros).

O veículo também foi desenvolvido para garantir segurança secundária superior ao 207 e uma das melhores de seu segmento. Sua estrutura deformação programável compreende especialmente um sistema de barras de absorção de alumínio, que permite também reduzir o comprimento da dianteira. Uma vez mais, a segurança se beneficia da diminuição da massa do conjunto do veículo.

O novo hatchback da Peugeot está equipado com sistemas de retenção eficazes:

- Dois airbags frontais;

- Cinco cintos de segurança com três pontos de fixação: alerta sonoro e visual de afivelamento do cinto do condutor de série; na frente, os cintos têm pré-tensionadores e bloqueio de folga; e atrás, os cintos laterais e central têm bloqueio de folga;

- Apoios de cabeça dianteiros e traseiros (disponíveis para os três ocupantes);

- Sistema de frenagem ABS com repartidor eletrônico de frenagem (REF) e auxílio.

Numerosas técnicas (apoio de pés ativo, coluna de direção telescópica, por exemplo) permitem limitar as consequências de um acidente para os ocupantes do veículo.

VERSÕES DE ACABAMENTO E CORES DISPONÍVEIS

O 208 será oferecido em três versões de acabamento: Active e Allure, ambas equipadas com o motor 1.5 L 8V Flex, e Griffe, atrelada à motorização 1.6 L Flex, com câmbios manual e automático. A Peugeot disponibiliza ainda uma grande gama de cores ao consumidor brasileiro, nove no total: branco banquise, branco nacré (perolizado), cinza aluminium, cinza moondust, azul bourrasque, marrom dark carmin, preto perla nera, vermelho aden e vermelho rubi.