Os novos Fox e a Saveiro Cabine Dupla

São Paulo/Americana – SP - De olho em dois  segmentos que correm por fora da atual paralisia que se encontra o mercado automotivo, a Volkswagen do Brasil lançou para a imprensa especializada o novo Fox e a Saveiro Cabine Dupla durante um evento em seu Centro de Treinamento  na capital paulista com test drive e apresentações técnicas no Campo de Provas Goodyear, em Americana, interior de São Paulo. Os dois modelos chegam ao mercado trazendo ainda mais tecnologia, recursos inéditos de segurança e itens de conforto sendo que no caso da picape Saveiro a disputa vai ser acirrada, pois o segmento tem domínio total da Fiat desde 1989.

Novo Fox

O Novo Fox, modelo que quando foi lançado conseguiu revolucionar o mercado nacional, criando uma categoria até então inédita no País, é o segundo carro mais vendido da Volkswagen no Brasil, entre os automóveis de passeio. Apresentado em outubro de 2003, o Fox acumula mais de 1.800.000 unidades produzidas até julho de 2014. Graças ao seu sucesso no mercado, o Fox serviu como base para uma família de veículos, dando origem ao CrossFox, em 2005, ao SpaceFox, em 2006, e ao Space Cross, em 2011. Desenvolvido no Brasil, e por brasileiros, o modelo Volkswagen foi projetado “de dentro para fora”, com uma técnica que recebeu o nome de Designed Around the Passenger. Essa é a primeira de tantas outras inovações que o Fox acumulou ao longo de sua primeira década no Brasil e chega nos próximos dias às mais de 630 concessionárias da Volkswagen, agora renovado, mais  moderno, atraente e sofisticado. Fabricado em São José dos Pinhais (PR), o Novo Fox passa a oferecer ainda mais recursos de segurança e itens de conforto que geralmente são encontrados em veículos de categorias superiores.
Como destaques estão o controle eletrônico de estabilidade (ESC), a ampla gama de motores e transmissões – incluindo o novo motor 1.6l MSI e o inédito câmbio manual de seis marchas –, o sistema park pilot (com sensores de estacionamento dianteiro e traseiro), o easy trunk (sistema elétrico de abertura elétrica da tampa do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen), o easy drive (direção com assistência elétrica) e os faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light). Há, ainda, bloqueio eletrônico do diferencial (EDS), controle de assistência de partida em rampa (HHC), sistema de navegação embutido no painel RNS315, controle de tração, entre outros.

Outro ponto marcante é a evolução do design global do modelo; a começar pela frente com os faróis, mais inclinados, com uma linha cromada horizontal dividindo toda a frente, tangenciando a parte inferior, igual a do Novo Golf. A traseira também é nova;  as lanternas estão maiores,  novo conjunto ótico duplo e dividido entre a lateral do veículo e a tampa do porta-malas. Outra novidade é o Easy Trunk (“schwenkemblem”), sistema de abertura elétrica da tampa do porta-malas pelo logotipo da Volkswagen, como já ocorre no CC e no Passat.

Quatro versões, quatro motores, três transmissões 
O modelo passa a ser oferecido em quatro configurações (Trendline, Comfortline, Highline e BlueMotion). Essas versões contam com três configurações de câmbio e quatro opções de motorização. Todos os conjuntos mecânicos têm calibração específica para atender da melhor forma possível a proposta da versão na qual são aplicados. Ao todo são oito combinações possíveis: a maior oferta de versões, motores e transmissões do segmento. O Novo Fox Trendline, versão de entrada, e Novo Fox Comfortline, configuração intermediária, podem ser equipados com os motores 1.0l TEC (de até 76 cv) e 1.6l MSI (de até 104 cv), ambos de quatro cilindros em linha. Na versão Highline, o novo motor 1.6l MSI, da família EA211, na linha Fox, que gera até 120 cv (etanol). E na versão BlueMotion, ele vem  equipado com o premiado motor 1.0l de três cilindros, da família EA211. Ele tem potência de 75 cv (55 kW) a 6.250 rpm, com gasolina, e de 82 cv (60 kW) à mesma rotação, com etanol.
No quesito transmissão, o Novo Fox Highline conta ainda com a opção da transmissão automatizada I-Motion com a versão 2 de aplicação do software de gerenciamento eletrônico, que proporciona trocas de marcha ainda mais suaves e precisas, além de trazer de série  a inédita transmissão manual de seis marchas, tornando-se o primeiro modelo Volkswagen produzido no Brasil com esse recurso exclusivo no segmento. Desenvolvida tendo como base a caixa manual de cinco marchas MQ200-5F (reconhecida pela sua precisão de funcionamento), a nova transmissão de seis marchas (MQ200-6F) é apenas 4,2 centímetros maior e tem 3,2 kg a mais do que a MQ200-5F, que tem 33,5 kg. Tendo como principais objetivos a performance, a economia de combustível e a excelência em funcionamento.
Tecnologia, segurança e equipamentos inéditos 
Na  versão de entrada, a Trendline, é de série a direção com assistência elétrica Easy Drive, vidros dianteiros com acionamento elétrico, travamento central, coluna de direção ajustável em altura e distância, chave canivete, seis alto-falantes, antena de teto e faróis duplos. Já o Park Pilot, sensor de aproximação de obstáculos traseiros e dianteiros, está disponível a partir da versão intermediária Comfortline. O Novo Fox oferece também os faróis de neblina com luz de conversão estática (cornering light). Outro recurso inédito é a possibilidade de equipar a versão Highline com o rádio navegador RNS315. Ele, na verdade, é uma central multimídia, pois conta com tela sensível ao toque de 5,5 polegadas, sistema Bluetooth integrado, receptor AM/FM com RDS, CD Player com MP3 e WMA e entrada auxiliar de áudio.
Ele pode ainda ser equipado na versão topo de linha Highline com sistema de controle eletrônico de estabilidade (ESC); ASR (Controle de tração); TC (M-ABS) – O Traction Control ou Controle de tração tem a função de reduzir o escorregamento das rodas durante a aceleração ou quando o veículo começa a destracionar, em curvas acentuadas; EDS (Bloqueio eletrônico do diferencial);  HHC (controle de assistência de partida em rampa acima de 5%);   HBA (Função adicional do sistema ESC); o BAS (Brake Assist System ou Sistema de assistência à frenagem) é outro recurso inédito na linha Fox. O módulo do ABS e do ESC reconhece, por meio da velocidade e força de acionamento do pedal de freio, que se trata de uma condição de frenagem de emergência,  sistema de freios mais avançado com  disco nas rodas dianteiras com 280 mm de diâmetro.
Volkswagen Saveiro Cabine Dupla 
A Saveiro, nome inspirado em uma embarcação que transporta passageiro e carga, fazendo jus à funcionalidade do carro,  foi lançada em julho de 1982, e atualmente é o quarto veículo mais vendido pela Volkswagen do Brasil,  sempre foi um  sucesso de vendas, pela  sua versatilidade,  confiabilidade mecânica e resistência,  conquistando  uma ampla gama de consumidores. Desde o seu lançamento já foram produzidas mais de 1 milhão de unidades, atendendo a clientes que a utilizam tanto para fins profissionais ou até mesmo como uma opção diferenciada de veículo individual para locomoção no dia-a-dia e atividades de lazer.
Com tanto sucesso e com um potencial excelente para abrir novos mercados, a Volkswagen lança a Nova  Saveiro, agora na versão  Cabine Dupla. Ela  chega em setembro às concessionárias com mais tecnologia,  design moderno, excelente espaço na cabine, com capacidade para acomodar até cinco adultos e ampla área útil da caçamba. Disponível em três versões (Trendline, Highline e Cross) e com duas opções de motores, ela traz uma série de inovações, estabelecendo um patamar superior em recursos de segurança na categoria.
Ela é fabricada em São Bernardo do Campo (SP), em sete configurações, entre cabine simples, cabine estendida e cabine dupla, com motorização 1.6l MSI com potências de 104 cv e 120 cv (etanol). Ela faz sua estreia na versão Highline, com visual e conteúdo diferenciados, trazendo uma série de inovações em sua categoria. Entre elas: freio a disco nas quatro rodas e três apoios de cabeça no banco traseiro de série em todas as versões, controles eletrônicos de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), freios ABS com função off-road, controle de partida em rampa (hill hold) e o melhor índice de reparabilidade da categoria, de acordo com o Cesvi Brasil.

Design 

Ela é toda nova da coluna B para trás. É um outro modelo; todas as linhas estão bem definidas, sem exageros, e o visual ficou esportivo.  O teto agora ficou elevado em relação às demais configurações da linha Saveiro e a  caçamba passou a ser um elemento de estilo, com formas mais aerodinâmicas e atuais.  O habitáculo conta com 1.339 mm de espaço para os ombros – 79 mm a mais do que o principal concorrente. O espaço interno para a cabeça também é um diferencial no segmento: ela  tem 1.009 mm no banco dianteiro (23 mm a mais do que a Saveiro Cabine Estendida) e 945 mm de espaço para a cabeça no banco traseiro. Na base do banco traseiro há dois porta-garrafas de até 500 ml, um de cada lado, uma saída de 12V adicional e, entre os bancos dianteiros, um porta-lata. Ainda no banco traseiro, destaque para a posição mais elevada do assento (ponto “H”), um  adicional (95 mm) em relação aos bancos da frente que favorece a ergonomia dos passageiros traseiros.  Os vidros laterais traseiros são basculantes, uma exclusividade da picape Volkswagen na categoria e, o vidro traseiro vem com desembaçador  (item de série para todas as versões Cabine Dupla), também inédito no segmento.
Caçamba 
No quesito caçamba, de acordo com a fabricante, ela  tem o maior comprimento livre da categoria, oferecendo uma caçamba com de 1.106 mm de comprimento no assoalho, pneu sobressalente embaixo da parte traseira do veículo, deixando a caçamba livre para o transporte de carga e, distância entre-eixos de 2,75 metros capaz de acomodar 580 litros.
Versões
A versão Trendline tem recursos inéditos principalmente  no quesito segurança. Ela chega  com freios a disco nas quatro rodas com as funções ABS , EBD e ESS, herdado dos veículos alemães mais sofisticados do mercado, além  do Comfort Blinker, item que possibilita que o motorista, com um leve toque na alavanca de seta, indique a direção que pretende ir.
A Highline chega recheada de conforto, tecnologia e requinte.  É a estreia desta versão, que (entre os diferenciais em relação às demais versões) traz friso lateral cromado,  ar-condicionado, faróis duplos, faróis e lanterna de neblina, para-brisa degradê, acabamento preto na coluna B, alarme Keyless, volante multifuncional (com controles do sistema de som e de telefonia), rodas de aço de 15 polegadas (pneus 205/60 R15) com calotas exclusivas. Outro equipamento de série da versão Highline é o Park Pilot  com OPS – este mais uma exclusividade na categoria.
Cross 
A Saveiro Cross de estilo aventureiro que já era oferecida na versão cabine estendida, também passa a contar com a carroceria de Cabine Dupla com equipamentos especiais de série, além de todos os itens da configuração Highline, como, volante multifuncional revestido de couro, coluna de direção ajustável em altura (30º) e distância (50 mm), exclusiva rodas de liga leve de 15 polegadas (com pneus 205/60 R15 de uso misto) e faróis com a função Coming & Leaving Home.
Os  freios são a disco nas quatro rodas com 280 mm de diâmetro na dianteira e 232 mm de diâmetro na traseira. Além de ser eficiente, esse sistema confere mais conforto ao motorista, uma vez que os novos freios demandam 60% menos força para realizar a mesma desaceleração. Isso sem falar que os freios da Saveiro Cabine Dupla têm melhor comportamento térmico (maior resistência ao fading, ou seja, perda de eficiência causada por aquecimento) do que os demais sistemas utilizados no mercado.
Ela vem  equipada com o novo motor 1.6l MSI, da família EA211. Com até 120 cv (etanol), esse motor conta com quatro válvulas por cilindro, sistema de partida a frio aquecida (que dispensa o tanque auxiliar de combustível), coletor de escape integrado ao cabeçote, bloco e cabeçote de alumínio, comando variável de válvulas, duplo circuito de arrefecimento e duplo comando válvulas integrado à tampa do cabeçote.