“O Trânsito e Eu”, do Instituto Renault

Programa “O Trânsito e Eu”, do Instituto Renault, chega ao BH Shopping
Renault
No mês da criança, o Instituto Renault leva a Belo Horizonte uma edição itinerante do programa “O Trânsito e Eu”, em uma parceria com o BH Shopping, onde a atividade será realizada até o dia 21 de outubro de forma gratuita. A iniciativa de caráter educacional é realizada em uma minicidade que simula as condições das ruas das cidades brasileiras, possibilitando que crianças de 5 a 11 anos pratiquem, com o auxílio de monitores, a convivência harmoniosa entre pedestres, motoristas (a bordo de minicarros elétricos), ciclistas, idosos, deficientes físicos e visuais. A minicidade contém ainda conceitos de sustentabilidade, como as maquetes de energia eólica para abastecimento dos minicarros elétricos.“Anualmente, o Brasil registra cerca de 40 mil mortes em acidentes de trânsito. O Instituto Renault acredita que a educação seja a única forma de reduzir essa grave estatística e alcançar um trânsito mais humano e seguro. Dentro do eixo Mobilidade Sustentável, o ‘O Trânsito e Eu’ é uma das iniciativas que o Instituto Renault realiza com essa finalidade. A realização do programa em locais de grande circulação, como o BH Shopping, possibilita um alcance ainda maior da ação, sempre gratuita”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação da marca.

Juntamente com a minicidade, o “O Trânsito e Eu” no BH Shopping tem também uma grande inovação recente do programa: um jogo (serious game) em realidade virtual, em que, por meio de óculos especiais, as crianças são inseridas em um cenário interativo, onde devem indicar atitudes corretas e erradas em relação ao trânsito.

A atividade conta com o apoio da concessionária Valence. Para os pais, a atração é a exposição do SUV Renault Captur no local.

Programa “O Trânsito e Eu”

Além de ações itinerantes como a realizada em Belo Horizonte e em outros shoppings, eventos e parques de várias cidades, o programa “O Trânsito e Eu”, faz parte de um programa mundial do Grupo Renault e está presente no Brasil desde 2012 de forma permanente em oito municípios: Curitiba, São José dos Pinhais, Maringá e Arapongas, no Paraná; Pelotas (RS); além das cidades paulistas de São Bernardo do Campo, Santa Bárbara d’Oeste e São Paulo, capital.

Em seu formato tradicional, o “O Trânsito e Eu” começa dentro das salas de aula, com kits ilustrados produzidos pelo Instituto Renault. Os materiais são elaborados por educadores e empregam diferentes ferramentas pedagógicas, com chancela do Departamento Nacional do Trânsito. Com a lição dada na escola, as crianças vão à minicidade praticar o que aprenderam.

Mais de 180.000 alunos do ensino fundamental já tiveram acesso ao programa em sala de aula, ministrado pelos cerca de 5.000 professores de 3.600 escolas municipais que receberam capacitação pedagógica. Já as apresentações itinerantes alcançaram aproximadamente 45,5 mil crianças.

- Serviço:
“O Trânsito e Eu”, 03 a 21 de outubro, no BH Shopping.

Endereço:
BR 356, n.º 3.049, Belvedere.
Belo Horizonte – MG
Estacionamento do piso Ouro Preto.

Horário:
Segunda a sábado, das 10h às 22h.
Domingo, das 12h às 20h.

Instituto Renault

Criado há oito anos, o Instituto Renault tem como objetivo promover ações voltadas à sustentabilidade socioambiental, atuando em dois eixos: Mobilidade Sustentável e inclusão. No eixo Inclusão, são destaques:

  • O programa Renault Experience, que busca estimular o empreendedorismo e a inovação por meio do modelo de startups. Criado em 2010, o programa já atingiu 37 mil estudantes.
  • A Associação Borda Viva, para promoção do desenvolvimento social, da segurança alimentar para crianças e do empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda. Cerca de 90 mil pessoas já foram atingidas pelas ações da Associação em parceria com o Instituto Renault.
No eixo Mobilidade Sustentável, destaque para o programa “O Trânsito e Eu”. No mesmo eixo, o Instituto Renault promove parcerias com empresas e o poder público que envolvam o uso de carros elétricos. Cerca de 150 veículos zero emissão da marca já foram comercializados no Brasil por meio dessas iniciativas.No total, mais de 700 mil pessoas já foram atingidas pelas ações do Instituto Renault.