Novo VW Golf 2014

* João Euclides P Salgado de Frankfurt-Alemanha

Frankfurt – Alemanha - O centro de testes,pesquisa e avaliação do Automóvel Clube da Alemanha, ADAC,  serviu de palco para um seleto grupo de jornalistas especializados do Brasil conhecer e testar o Novo Golf e o Novo Golf GTi. Estes novos modelos chegam para estabelecer novos níveis de tecnologia, sofisticação, esportividade, conforto e segurança. Eles são produzidos na fábrica da Volkswagen em Wolfsburg, no complexo de Autostate (imperdível de se conhecer).

Novo Golf
Ele chega com maior espaço, novos sistemas de segurança, equipamentos inéditos para a categoria, novo sistema de direção eletromecânica e um novo sistema “infotainment” de última geração com Bluetooth e telas sensíveis ao toque (touchscreen) de série em todos os modelos.
“Com a sétima geração do Golf, pretendemos continuar a história de sucesso do modelo.

O grande potencial da Volkswagen é demonstrado pelo fato de que, com esse carro, conseguimos reverter a espiral ascendente do peso: apesar de o novo Golf ser mais seguro, mais confortável e mais espaçoso que o anterior, ele está até 100 kg mais leve e 23% mais eficiente em consumo de combustível”, afirma o Prof. Dr. Martin Winterkorn, presidente mundial do Grupo Volkswagen.

O design do Novo Golf
Poucos modelos no mundo têm um design que, como o do Golf, tenha sido constantemente refinado, alterado e aperfeiçoado ao longo das décadas e, dessa forma, se tornado atemporal. Nesse processo, os designers da Volkswagen deram continuamente uma nova perspectiva às características do Golf.  Isso inclui as típicas colunas traseiras (“C”), a linha de teto alongada e as marcantes partes dianteira e traseira.

Ao desenvolver o Novo Golf, as equipes lideradas pelos designers-chefes Walter de Silva (Grupo Volkswagen) e Klaus Bischoff (Marca Volkswagen) desenvolveram seu trabalho com um alto grau de liberdade de criação, que permitiu diferentes interpretações de um novo design, sem abrir mão dos princípios do DNA de design da Volkswagen.

No mundo, já foram vendidos mais de 30 milhões de Golf
Até 14 de junho de 2013, com 30 milhões de unidades vendidas desde 1974, o Volkswagen Golf, incluindo seus derivados como o Cabriolet e a Variant, é um dos automóveis mais bem sucedidos no mundo.

Motor
A versão Highline vem agora com o novíssimo motor 1.4L TSI BlueMotion Technology de 140 cv, que opera na faixa de 4.500 rpm a 6.000 rpm, gerando um torque máximo de 25,5 mkgf na extensa faixa entre 1.500 rpm e 3.500 rpm.

Esse motor pode ser combinado à transmissão manual de seis marchas ou à transmissão automática DSG de 7 velocidades com função Tiptronic (borboletas). Como constatamos durante os testes na pista do ADAC, o Novo Golf, independentemente da transmissão, acelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, com velocidade máxima de 212 km/h.

Seleção do perfil de condução
Pela primeira vez o Golf também é oferecido com um sistema de seleção do perfil de condução, com o qual condutores que pensam com antecipação podem alcançar um estilo de direção particularmente eficiente. Há um total de quatro modos de condução disponíveis: Eco, Sport, Normal e Individual. No perfil de direção Eco, os gerenciamentos do motor, ar-condicionado e outros sistemas auxiliares são controlados para alcançar o máximo de eficiência no consumo de combustível.

Além disso, nos veículos com câmbio automático DSG, quando utilizados no modo Eco, há uma função ‘coasting’ disponível. Se o motorista tira o pé do acelerador ao se aproximar de um semáforo ou em uma descida, o DSG desacopla e o motor entra em marcha lenta. Desde que o condutor dirija da forma correta, a energia cinética do Golf pode ser usada da forma ideal dessa maneira.

Ar-condicionado
Todo o sistema de ar-condicionado do Novo Golf foi redesenhado e está mais leve. O sistema trabalha silenciosamente, alcança a temperatura desejada mais rápido e é muito eficiente do ponto de vista energético, graças a um novo tipo de controle do ventilador combinado ao controle inteligente de climatização.

Segurança
O Novo Golf chega com novos sistemas de segurança; “Multicollision Brake”, exclusivo do Grupo Volkswagen em um carro dessa categoria, o “Pro Active”, sistema proativo de proteção aos ocupantes, o bloqueio eletrônico do diferencial “EDS” e “XDS”, o controle adaptativo de distância e velocidade (ACC), com Front Assist e função de City Emergency Brake, o Driver Alert System (Detector de Fadiga) e a última geração do assistente de estacionamento automático, Park Assist 2.0, “Park Pilot” – sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, assim como o assistente de luz dinâmico DLA (Dynamic Light Assist), tornando-o um dos poucos veículos de sua categoria no mundo a oferecer esses tipos de sistemas de proteção.

Caso o sistema proativo de proteção aos ocupantes detecte uma situação de potencial acidente – como pelo início de uma forte frenagem por meio da ativação de um assistente de frenagem – os cintos de segurança do motorista e do passageiro da frente são automaticamente pré-tensionados para assegurar a melhor proteção possível pelos airbags e sistema de cintos de segurança. Quando uma situação de condução altamente crítica e instável é detectada as janelas laterais (deixando uma pequena abertura) e o teto solar são fechados. Resultado: mais segurança.

Nos veículos com transmissão automática DSG, o Adaptive Cruise Control intervém de tal forma que, dependendo da situação, o carro pode chegar a parar e, no modo Stop and Go, arrancar automaticamente. O ACC mantém uma velocidade pré-selecionada e uma distância definida do veículo à frente, freando ou acelerando automaticamente, seguindo o fluxo do trânsito (de maneira que a distância sempre prevalece sobre a velocidade, garantindo a segurança). A dinâmica do sistema pode ser modificada individualmente pela seleção de um dos programas do perfil de condução oferecido no Novo Golf.  O ACC estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do início de 2014.

Com relação ao Front Assist, ele diminui a velocidade do carro de forma que, em condições ideais, a velocidade de um possível impacto seja minimizada. O sistema também auxilia o motorista alertando caso o carro se aproxime demais do veículo à frente. A nova função City Emergency Brake faz parte do Front Assist.

Já o Driver Alert System (Detector de fadiga), detecta a perda de concentração do motorista e o alerta por meio de um sinal sonoro durante cinco segundos. Uma mensagem visual também aparece no painel de instrumentos, recomendando uma parada para descanso. Se o motorista não parar dentro dos próximos 15 minutos, o aviso é repetido.

Freio de estacionamento eletrônico
No lugar da alavanca do freio de mão, o Novo Golf agora tem um botão no console central que faz as vezes da alavanca liberando automaticamente quando o carro entra em movimento, facilitando a arrancada em ladeiras. Há, ainda, a função Auto Hold, não deixa o carro se movimentar quando está saindo.

Ele vem ainda com o sistema, DLA – Dynamic Light Assist (Assistente de luz dinâmica) que, por meio de uma câmera instalada no para-brisa, esta analisa o tráfego à frente e no sentido contrário, acionando automaticamente o farol alto. Essa função é realizada por uma abertura pivotada entre o refletor com filamento de xenônio e a lente. Juntamente com a oscilação lateral de todo o módulo e o controle independente dos faróis esquerdo e direito, é possível ajustar a fonte de luz, evitando ofuscar quem anda à frente ou vem em sentido contrário. O Dynamic Light Assist estará disponível para o Novo Golf como item opcional a partir do segundo trimestre de 2014.

Park Assist 2.0
A mais nova versão do sistema de assistência ao estacionamento agora facilita parar não apenas em vagas paralelas à via, mas também parar de ré em vagas perpendiculares. Adicionalmente, o Park Assist 2.0 também é equipado com função de frenagem e saída da vaga de estacionamento.

O sistema pode ser ativado a até 40 km/h pela pressão de um botão no console central. Utilizando o indicador de direção (seta), o motorista seleciona de que lado quer estacionar o carro. Se o Park Assist detectar uma vaga com tamanho suficiente, usando sensores de ultrassom, (40 cm de espaço para manobra à frente e atrás do carro são suficientes), o estacionamento assistido pode ter início: tudo o que o motorista precisa fazer é engatar a macha à ré e usar os pedais do acelerador e freio. O sistema controla a direção automaticamente. O motorista é orientado também por “bipes” e informações visuais no display.

Novo sistema de infotainment de última geração com tela touchscreen e sensor de aproximação
Essa nova geração de aparelhagem é oferecida em três versões com telas de dois tamanhos diferentes: 5,8 e 8 polegadas, equipados com rádio CD-Player, tela colorida, com sensor de aproximação integrado que responde a gestos de virar páginas ou zoom, rádio AM/FM, “Composition Media” com Bluetooth, interface para iPod / iPhone e entrada para SD-Card e Discover Media.

Os itens e funções são idênticos exceto pelo sistema de navegação, que é integrado a dados de mapas brasileiros e à segunda entrada para cartão SD. O computador de navegação fica no porta-luvas, junto com o CD Player e a entrada para SD-Card. Atualizações dos mapas de navegação estão incluídas no preço em todas as unidades com módulos de navegação, por um período de três anos.

Sete airbags
Todos os modelos Golf da sétima geração vendidos no Brasil serão equipados com sete airbags (2 frontais com desativação do lado do passageiro, 2 laterais e 2 do tipo cortina e 1 de joelho para o motorista). Há também freios ABS com BAS e EBD, controle de tração (ASR) e controle eletrônico de estabilidade (ESC).

Equipamentos de série
Vidros com isolamento térmico, ar-condicionado digital com duas zonas “Climatronic”, encosto traseiro assimétrico rebatível, espelhos externos elétricos, indicador de temperatura externa, vidros elétricos, limpador do vidro traseiro com temporizador, coluna de direção com regulagens de altura e de distância, regulagem de altura no banco do motorista, travamento central com controle remoto, ajuste de altura e sistema de pré-tensionamento dos cintos de segurança dianteiros, freios a disco nas quatro rodas e apoios de cabeça otimizados para máxima segurança, gavetas sob os bancos dianteiros e o novo sistema infotainment com Rádio CD-Player “Composition Media” também fazem parte do pacote de série.

E mais: luzes de leitura dianteiras e traseiras com iluminação de LED, volante multifuncional, rodas de liga leve com 16 polegadas, bancos esportivos com material exclusivo e apoio lombar na dianteira, banco traseiro com descansa braço com porta-copos e acesso ao compartimento de bagagem, comandos rotativos cromados para as luzes e ajuste dos espelhos externos, redes nos encostos dos bancos dianteiros e compartimento com tampa no teto, tomada 12V adicional no porta-malas, espelho iluminado nos para-sóis, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, “Park Pilot”, sobretapetes dianteiros e traseiros em carpete, volante de direção e manopla do câmbio revestidos de couro.

Os preços variam de R$ 67.990,00 até 92.990,00.

* O jornalista viajou a convite da Volkswagen