Novo Uno 2015 – agora com câmbio de F1 e Start&Stop

Buenos Aires – Argentina – Um grande evento em Porto Madero, área nobre da capital portenha marcou o lançamento da linha 2015 do Uno.
A Fiat Automóveis mais uma vez coloca em seu modelo de entrada muita evolução, sofisticação, tecnologias de ponta acessíveis para o bolso do consumidor brasileiro, algumas inéditas em seu segmento e até no mercado nacional, sem deixar de dar atenção também ao design externo, que agora está ainda mais moderno, com um interior totalmente novo, mais confortável  e requintado.
A sua gama também foi toda renovada. Agora são sete versões, equipadas com os consagrados motores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4, confiáveis e com baixo consumo de combustível. São elas: as novas Attractive 1.0 e Evolution 1.4 Start&Stop, mais as versões Way 1.0 e 1.4 e a Sporting 1.4. Todas com quatro portas. A elas somam-se também as versões Vivace 1.0 de duas e de quatro portas, que mantêm a carroceria anterior, mas já como linha 2015.
Salto em tecnologia
A tecnologia é, sem dúvida, um grande destaque do Novo Uno. Com a incorporação de novos equipamentos, vários inéditos, o modelo 2015 deu um grande salto tecnológico. Mais sofisticação, mais conforto, segurança e, principalmente, mais economia de combustível e menor emissão de poluentes. Acompanhe os novos conteúdos do Novo Uno, como o Start&Stop, e o novo conceito do câmbio Dualogic® Plus, que fazem a grande diferença entre os seus concorrentes.
Start&Stop: inédito nos carros nacionais
Mais uma vez pioneira, a Fiat é a primeira fabricante a equipar um automóvel nacional com o Start&Stop. Também traz o primeiro motor Flex com esta tecnologia, atuando tanto com gasolina quanto com etanol. Este recurso “verde” de última geração desliga e religa o motor automaticamente. Uma redução de até 20% no consumo de combustível pode ser verificada com o sistema ligado, principalmente nas paradas constantes, comuns no trânsito das grandes cidades. Ele também ajuda a reduzir significativamente a emissão de gases, contribuindo com o meio ambiente. E ainda melhora o conforto acústico do carro, já que não há o ruído característico do motor na marcha lenta.
O Start&Stop (S&S) vem de série na nova versão Evolution do Novo Uno 2015. Ele tem funcionamento intuitivo e muito simples, com controle totalmente eletrônico e inteligente. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o propulsor religar imediatamente, e o Novo Uno Evolution está pronto para arrancar.
No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema S&S também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h (por exemplo, em uma situação de aclive e declive).
Por trás desta simplicidade de operação existe muito trabalho de engenharia da Fiat, que também acrescentou novas tecnologias para chegar a este excelente resultado. Todo o sistema de partida do carro foi reformulado, desde o motor de arranque — desenvolvido especialmente para funcionar com mais frequência —, até o gerenciamento eletrônico do novo equipamento.
A bateria de 60 Ah, que traz Mix Acid Element (misturador do eletrólito), além de células de energia com tecnologia Heavy Duty, garante partidas e recargas mais rápidas. Existe também o Sensor Inteligente de Bateria (IBS), que monitora não só a carga elétrica do acumulador como todo o consumo de eletricidade do carro enquanto o motor está desligado pelo S&S. Este sensor IBS trabalha diretamente ligado ao sistema de gerenciamento eletrônico do carro, garantindo que o S&S só atue quando a bateria estiver acima dos 75% de carga.
Ainda para garantir recargas mais rápidas da bateria, o alternador é especial, de 120 Ah. E mais, um estabilizador de tensão mantém constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas.
Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna. Durante a parada, o ventilador interno do ar condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start&Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.
Para o funcionamento do S&S, o gerenciamento eletrônico checa diversos parâmetros, como porta e capô fechados, cinto do motorista afivelado, se o motor já terminou seu ciclo de aquecimento e a velocidade superou 7 Km/h por mais de 2 segundos, câmbio em ponto morto, além do pedal de freio acionado e o carro parado. Só depois desta checagem eletrônica é que o Start&Stop começa a atuar. Tudo isso, porém, é feito em milésimos de segundo.
Todo este gerenciamento é muito eficiente uma vez que a linha 2015 do Novo Uno traz a arquitetura eletrônica aperfeiçoada e o novo sistema CANbus, que passou de 11 bits para 29 bits. Isto torna toda a parte eletro/eletrônica do modelo mais rápida, suportando os novos recursos, inclusive os de conforto e segurança.
Novo Câmbio Dualogic® Plus – sem alavanca
Em mais uma demonstração de tecnologia e de pioneirismo no mercado brasileiro, a Fiat lança um novo conceito do câmbio Dualogic® Plus no Novo Uno, nas versões Way 1.4 e Sporting 1.4, com botões no console, uma das grandes novidades da linha 2015 do modelo. Esta transmissão automatizada e inteligente garante o conforto de um câmbio automático com todas as vantagens e a economia de combustível de um sistema manual, pois não existe mais a alavanca de câmbio sendo tudo realizado através de um  sofisticado comando por botões no console central e a troca de marchas manual feita por borboletas localizadas atrás do volante; igual você vê nos carros da F1 e de alguns modelos importados.
No console central, os cinco botões permitem fácil acionamento do novo câmbio: A/M (Automático/Manual), D (Drive), N (Neutro), R (Ré) e a tecla S (Sport), que aciona o modo de condução esportiva. Atrás do novo volante, duas borboletas (padle shifts) permitem trocas de marchas manualmente das cinco velocidades mesmo quando o câmbio está na posição automática. De novo um recurso só encontrado em carros de categoria superior.
Este novo câmbio ainda permite maior conforto no dia-a-dia. Toda vez que o motorista dá a partida no veículo, independente da operação realizada anteriormente, ele já reposiciona automaticamente a marcha em neutro “N”. Além disso, para iniciar o movimento do carro e engatar a 1ª marcha, o condutor conta com duas opções: pressionar o botão Drive “D” no console ou acionar a borboleta localizada atrás do volante.
E tem mais, o sistema do Dualogic® Plus foi reprogramado para o Novo Uno, oferecendo trocas de marchas mais suaves e rápidas.
Tecnologia 
Além do Start&Stop e do câmbio Dualogic® comandado por botões, o Novo Uno 2015 foi equipado com várias tecnologias que facilitam sua condução, além de aumentar o conforto e a segurança dos ocupantes.
Graças à arquitetura eletrônica CANbus com velocidade ampliada de 11 Bits para 29 Bits, este novo lançamento da Fiat ultrapassa as fronteiras de sua categoria e incorpora novidades de carros mais luxuosos. Elas vão de chave de seta com a função Lane Change até display LCD de 3,5 polegadas de alta resolução, que conta com inúmeras funções e novas informações. Confira abaixo:
* Display de 3,5 polegadas no novo painel. De LCD e com iluminação branca, ele é bem completo, mostrando várias informações para auxiliar o motorista. Nas versões mais básicas ele traz indicações como, por exemplo, a troca de marchas (Shift) para uma condução mais econômica. Quando o display é o High (de série nas versões Way 1.4, Evolution 1.4 e Sporting 1.4) apresenta várias outras informações. Entre elas: Trip A e B com consumo, distância percorrida e autonomia, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura (do motor e externa), econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas… são dezenas de dados, inclusive o número de horas de funcionamento do motor. Ainda existe a opção de configuração das funções, que traz mais informações no display, como a faixa de música em execução quando o rádio está sincronizado ao celular por Bluetoooth®.
* Novo rádio com dimensão de 2DIN, integrado ao painel frontal, traz display maior e muito mais informações e conectividade. Ele conta com tomada USB/AUX no console central.  Como alterna funções de rádio mais USB / iPod / AUX / Áudio Bluetooth, ele permite ser sincronizado com celulares para receber e fazer chamadas. O sistema de áudio do Novo Uno também apresenta uma melhora acústica devido à adoção de novos alto falantes instalados na estrutura metálica das portas dianteiras, que receberam modificações para evitar interferência sonora.
* Nova alavanca de seta incorpora uma função bastante útil para mudança de faixa de rolamento: o Lane Change. Ele permite que um leve toque na chave de seta acione a função do pisca por cinco vezes.
* Emergency Stop Signaling (ESS) – Em uma freada mais brusca as luzes de
alerta são acionadas junto com as luzes de freio, oferecendo maior segurança.
* Os retrovisores externos elétricos agora trazem uma tecnologia muito útil nas manobras de estacionamento, o Tilt-Down. Basta engatar a ré que o retrovisor externo direito automaticamente se reposiciona para baixo, mostrando as calçadas e desníveis.
* Sensor de estacionamento traseiro também pode equipar a linha 2015 do Novo Uno, desde a versão Attractive 1.0.
* O novo modelo conta agora com vidros elétricos também para as portas traseiras, trazendo one-touch, anti-esmagamento e inibidor do comando traseiro.
Design
O design do Novo Uno reflete a nova fase do modelo: a evolução. Ele mudou, mas sem perder o revolucionário conceito round square, o “quadrado redondo”, seu design único e diferenciado. Mantendo sua juventude, entrou na maturidade com novos elementos visuais — como a presença de fractais nas lanternas traseiras e faróis — que ressaltam linhas e contornos, transmitindo robustez e mais esportividade.  Seu novo design externo combina e reforça visualmente seu interior totalmente novo, mais prático, aconchegante e confortável.
Confira as principais mudanças externas do Novo Uno 2015:
* Novos faróis – Maiores e com maior impacto visual, trazem o novo conceito de fractais nos piscas laterais dianteiros, formando um objeto único, extremamente tridimensional e agradável de ver. Os novos faróis também podem vir equipados com máscara negra (Way, Sporting ou no Kit de personalização), deixando o carro com visual ainda mais agressivo e exclusivo.
* Novo capô – Com laterais mais elevadas, as linhas do novo capô dão ao carro um visual mais alto, forte, mais marcante.
* Novo para-choque dianteiro – Mais robusto e com novos apliques, reforça o visual do modelo, aumentando a sensação de modernidade e beleza. A versão Sporting ganhou um para-choque exclusivo que ressalta ainda mais seu espírito esportivo.
* Novas grades dianteiras – Separada agora do para-choque, a nova grade superior passa mais imponência ao design frontal do Novo Uno 2015, além de possibilitar também personalidade às versões. Já a nova grade inferior e as novas tomadas de ar laterais dão suporte e completam o conjunto frontal.
* Novas lanternas traseiras – Com o mesmo conceito visual dos piscas dianteiros, as lanternas traseiras trazem o efeito fractal no seu novo conjunto de lentes. Além de beleza, sinalizam com maior eficiência.
* Novo para-choque traseiro – Sua parte inferior mais marcada confere solidez e esportividade ao carro. Novamente a versão Sporting ganhou um para-choque exclusivo, com saída dupla central de escape e difusores.
* Novas maçanetas com fechadura integrada – A fechadura saiu da porta e agora está integrada à própria maçaneta do carro, tornando-se mais prática e de fácil localização e uso.
* Repetidor de seta integrado aos retrovisores externos – Este novo recurso de segurança chega, em algumas versões, acompanhado de retrovisores pintados na cor da carroceria.
* Novas rodas e calotas – As rodas de aço nos aros 13” e 14” trazem calotas com novos desenhos, assim como as rodas de liga leve aro 14”, com dois visuais diferentes. Para o Novo Uno Sporting existem rodas de liga leve de série com aro maior, de 15”. Cada uma das rodas com seu design exclusivo, mas todas baseadas no conceito round square.
O novo visual externo ainda pode ser complementado com o kit de personalização, que inclui desde faróis com máscara negra, retrovisores na cor cinza, até grade e anéis dianteiros na cor preta. Além disso, o spoiler traseiro e as faixas adesivas no capô e na tampa traseira dão ainda mais esportividade e personalidade ao Novo Uno 2015.
Revolução no interno do carro
O interior do Novo Uno é completamente novo, desde o desenho e funcionalidade do painel e quadro de instrumentos até bancos, painéis de portas, comandos e porta-objetos. Ele surpreende pelos seus novos conteúdos, pela qualidade do material, pelo conforto, sofisticação e elegância. Não foi apenas uma evolução, mas uma revolução.
Com muito cuidado e requinte, todo o interior do Novo Uno 2015 foi revisto até nos pequenos detalhes, como a nova textura exclusiva do painel frontal e dos painéis das portas que trazem a marca registrada do modelo — utiliza as letras da palavra UNO, aleatoriamente, como elemento decorativo.
O novo painel conta com mais elementos e ainda traz uma faixa horizontal que personaliza cada versão. As novas saídas de ar centrais agora estão dispostas verticalmente ao lado do rádio, já as saídas de ar laterais, lembram turbinas, e fazem contraste com as superfícies suaves que predominam no painel.
O novo volante multifuncional foi criado especialmente para a linha 2015 em três acabamentos distintos, todos com textura e empunhadura mais agradável. Ele pode trazer os comandos do rádio, as funções do computador de bordo e as duas borboletas do câmbio Dualogic®.  Também pode ser regulável em altura.
Outra novidade do Novo Uno 2015 está nos comandos dos vidros elétricos (inclusive os traseiros) mais à mão, localizados agora nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista, facilitando o manuseio.
Novos bancos com recortes arrojados e cuidadosamente delineados por costuras compõem cada superfície, aumentando o conforto e abrigando melhor os ocupantes. Eles também trazem novos tecidos exclusivos para cada versão do carro.
O Novo Uno 2015 traz uma gama de versões muito completa, com muitos equipamentos e kits de personalização, tudo muito exclusivo e sofisticado, além disso, traz uma gama de cores bem variada. Branco Banchisa, Branco Kalahari, Preto Vulcano, Vermelho Alpine e Vermelho Modena (sólidas); Azul Netuno, Azul Maserati, Cinza Scandium, Laranja Ruggine, Prata Bari, Preto Vesúvio e Verde Amazon (metálicas).
O Novo Uno 2015 conta ainda com a garantia contratual de um ano sem limite de quilometragem e garantia de 36 meses para componentes do motor e do câmbio, além de assistência 24 horas Confiat, que executa serviços de urgência como reboque e socorro mecânico. São mais de 600 pontos de atendimento Fiat, entre concessionárias e postos assistenciais, espalhados por todo o País para dar o suporte necessário ao proprietário do Novo Uno.
(*) O editor viajou para Buenos Aires – Argentina
a convite da Fiat Automóveis