Novo Mercedes-Benz Classe E 250

(*) Por João Euclides Prata Salgado
Novo Mercedes-Benz Classe E 250 chega ao país agora em três versões
(*) O editor viajou para São Paulo – SP a convite da Volkswagen
São Paulo – SP - Considerado um dos sedãs executivos de maior prestígio no mundo, o novo Classe E 250 acaba de chegar ao Brasil; a décima geração chega em três versões e se destaca pelo seu design diferenciado. O modelo também marca a apresentação mundial de diversas inovações técnicas. Elas proporcionam uma condução confortável e segura, com uma nova dimensão na assistência ao condutor. Sistemas de informação, entretenimento e controle integram o conceito Intelligent Drive e oferecem uma experiência de condução semiautônoma. Da mesma forma são exemplares a carroceria de baixo peso e os números recordes na aerodinâmica, que estabelecem os padrões de eficiência. A soma dessas inovações torna o Classe E o sedã mais inteligente do segmento.
“O Classe E é o sedã mais vendido da Mercedes-Benz no mundo e, no passado, redefiniu repetidamente os padrões de seu segmento. O modelo leva agora esta tradição para o futuro, com uma grande variedade de inovações que representa mais um passo no sentido da condução autônoma e que poderá ser utilizada pelos nossos clientes no Brasil”, afirma Holger Marquardt, diretor geral Automóveis América Latina e Caribe.
Potente e com um toque de cupê
O novo Classe E é sofisticado e esportivo exibindo um design de proporções marcantes presente nos sedãs da Mercedes-Benz: o capô alongado, aliado a um teto com perfil de cupê que flui para uma traseira com ombros largos, criando uma silhueta empolgante. Uma dianteira marcante reforça o status do sedã executivo, exibindo um visual diferenciado para cada linha de design e equipamento.
Motorização
O motor é um quatro cilindros da nova geração, com 2,0 litros e 211 cv de potência. O torque máximo de 350 Nm é disponibilizado a partir de apenas 1.200 rpm, o que garante reações rápidas mesmo em baixa velocidade e um dinamismo apreciável nas situações mais comuns no trânsito urbano. Turboalimentado e com injeção direta na câmara de combustão, o motor tem os injetores montados no centro do cabeçote do cilindro, com capacidade de executar até oito injeções por ciclo, a uma pressão de 200 bar, criando um jato cônico de combustível. Desta forma, a gasolina se mescla ao ar com maior facilidade, chegando com menor intensidade à parede dos cilindros, o que ajuda a reduzir emissões indesejadas. Os motores do novo Classe E são sempre equipados de serie com a função ECO start/stop como toda a linha da Mercedes-Benz.
Todas as versões são equipadas de série com a transmissão automática 9G-TRONIC de nove marchas.

Carroceria robusta, mas leve

Uma carroceria excepcionalmente rígida cria a base para a excelente dirigibilidade proporcionada pelo veículo, níveis de ruído e vibração muito baixos e um alto nível de segurança em colisões. Os para-lamas dianteiros, capô e grande parte das seções dianteira e traseira são feitos de chapa de alumínio ou alumínio fundido.
Suspensão 
O novo Classe E vem equipado de série com suspensão AGILITY CONTROL de amortecimento seletivo, que se ajusta automaticamente às condições do piso. A confortável suspensão da versão Avantgarde com personalidade esportiva é rebaixada em 15 milímetros.
Tecnologia
O sistema de infotainment COMAND Online no novo Classe E não deixa nada a desejar em termos de informação, navegação e comunicação. Todas as informações são exibidas em uma tela de mídia de alta resolução de 31,2 cm (12,3 polegadas) e uma resolução de 1920 x 720 pixels.
Além disso, teclas de controle sensíveis ao toque (“Touch Controls”) no volante aparecem pela primeira vez em um automóvel. Como uma interface de telefone celular, eles respondem com precisão a movimentos de varredura horizontais e verticais, permitindo ao motorista controlar todo o sistema de informação e entretenimento sem ter que tirar as mãos do volante. Seguindo fielmente o mote “mãos na direção, olhos na estrada”, isto permite reduzir ao mínimo a distração do motorista.
Outros controles para o sistema de informação e entretenimento são disponibilizados na forma de um touchpad com controlador no console central que pode até mesmo reconhecer grafia manuscrita. Também há teclas de acesso direto para funções de controle como o sistema de ar-condicionado ou – em mais uma estreia – para prática ativação ou desativação de alguns sistemas de assistência ao motorista.
Um novo e inteligente design gráfico, com vistas e animações em alta resolução, juntamente com uma lógica simplificada, eleva ainda mais esta experiência de operação totalmente nova. Ao mesmo tempo, os ocupantes desfrutam de um interior com arquitetura espaçosa, que combina elegância com clara esportividade.

Interior

A iluminação do interior utiliza exclusivamente a eficiente tecnologia LED. O mesmo se aplica à iluminação ambiente aprimorada incluída nas versões do modelo. Com 64 cores, ela oferece uma vasta gama de possibilidades de personalização. Ela adiciona toques de luz, por exemplo, aos frisos, display central, compartimento porta-objetos no console central, recessos das maçanetas, bolsos nas portas, áreas dos pés dianteiras e traseiras, console de teto.
Os bancos são um detalhe a parte com suas formas ergonômicas e esculturais enaltecendo a tradição da Mercedes-Benz de adequação a longas viagens com um visual refinado e esportivo, apresentando um design exclusivo para cada linha. O banco traseiro do novo sedã Classe E tem encosto rebatível, tornando o veículo excepcionalmente versátil. Os itens integrados ao apoio de braços central incluem uma caixa porta-objetos e dois suportes para bebidas.
Três versões
O novo Classe E é oferecido no mercado brasileiro em três versões de acabamento e design, todas elas com uma ampla gama de equipamentos e sistemas de segurança e assistência ao motorista. Para marcar a estreia do novo E 250, a marca preparou a versão especial E 250 Exclusive Launch Edition, que traz como itens exclusivos as rodas de liga leve com 19 polegadas de diâmetro.
A versão especial compartilha com o E 250 Exclusive, que usa rodas com 18 polegadas, o interior com acabamento em madeira brilhante marrom escuro, a praticidade e segurança dos pneus run flat, câmera traseira, Parking Pilot com Active Parking Assist Parktronic (estacionamento automático em vagas longitudinais ou transversais), fechamento remoto da tampa do porta-malas, pacote Driving Assistance e DRIVE PILOT. Todas as versões do novo E 250 proporcionam integração Apple Car Play e Android Auto e acesso sem uso de chave (Hands Free Access).

Já o E 250 Avantgarde se distingue visualmente pelo design diferenciado da dianteira, dominada pela grade esportiva com a estrela da Mercedes-Benz ao centro. O interior também é diferenciado, com acabamento em alumínio. Como nas outras versões, o cliente pode optar pelo revestimento dos bancos em couro nas cores preto, marrom/preto e bege/preto.

O novo Classe E chega ao mercado brasileiro com preço público sugerido de R$ 325.900 na versão Exclusive Launch Edition, R$ 319.900 na versão Exclusive e R$ 309.900 na versão Avantgarde.