Gasolinas Petrobras Grid e Podium chega em MG

Nova Geração das gasolinas Petrobras Grid e Podium chega a  Minas Gerais

link (1)Rio de Janeiro/RJ - A Vibra (ex-BR Distribuidora), a maior distribuidora de combustíveis e uma das maiores empresas de energia do Brasil,está lançando uma nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Petrobras Podium. Com a alta qualidade reconhecida, os combustíveis exclusivos dos Postos Petrobras chegam ao mercado com uma nova tecnologia de aditivação, desenvolvida em parceria com a empresa alemã BASF, as quais já estão disponíveis nos postos de Minas Gerais. A nova tecnologia foi batizada de Tecno 3, devido aos seus três principais benefícios: limpeza, proteção e economia, por contribuir para um menor gasto com a manutenção do motor. Desenvolvida ao longo de 2021 e testada por mais de 700 horas em laboratórios e motores na Alemanha, Estados Unidos e Brasil, Tecno 3 inclui ainda os mais avançados modificadores de fricção, detergentes e anticorrosivos.

Sua fórmula reduz a formação de depósitos de resíduos e remove os já existentes. Testes comparativos demonstraram uma melhora de três vezes na proteção contra o desgaste e de três vezes menos formação de depósitos que a tecnologia anterior. Ele também demonstrou melhora na capacidade de limpeza (remoção de depósitos) de partes internas do motor, como por exemplo as válvulas, e a mais alta proteção contra corrosão. Todos estes fatores geram uma maior economia na manutenção do automóvel e uma maior eficiência em seu desempenho, além de maior rendimento.

“Este lançamento é mais uma iniciativa da Vibra em inovação, resultado de investimentos constantes em tecnologia para sempre entregar os melhores produtos e soluções que atendam às expectativas e necessidades dos clientes dos Postos Petrobras”, afirma Maurício Fontenelle, head de Marcas, Serviços e Desenvolvimento de Novos Negócios da Vibra.

“Este projeto contou com uma longa etapa de análise do mercado, cooperação com a Petrobras e a definição de upgrade de atributos técnicos e benefícios das linhas de gasolinas comercializadas pela Vibra nos Postos Petrobras, além da proposta de desenvolvimento contínuo e parceria tecnológica ao longo dos próximos anos, que resultou na escolha da BASF, uma das maiores empresas do segmento químico mundial, para o lançamento da nova geração das gasolinas Petrobras Grid e Podium”, revela Fontenelle.

Petrobras Grid

A nova gasolina Petrobras Grid forma 98% menos depósitos nas válvulas de admissão do que a gasolina comum, chegando a um nível de depósitos três vezes menor que a versão anterior da própria Grid. Por padrão, todos os testes começam com o motor limpo. No entanto, para atestar o poder de limpeza de Tecno 3, foi realizado também um teste adicional, com as válvulas já sujas. Após um ciclo de teste com gasolina comum e em um novo ciclo de teste com a nova Petrobras Grid, ficou demonstrada sua capacidade de remover 82% desses resíduos prévios.

No quesito proteção, a Petrobras Grid demonstrou alta performance na redução de desgaste e corrosão. Em laboratório, observou-se uma proteção contra o desgaste de 53% em relação à gasolina comum e três vezes mais proteção que a versão anterior da Grid.

linkPetrobras Podium

A geração Tecno 3, com toda sua evolução em termos de limpeza, proteção e economia, soma-se agora aos atributos que consagraram a Petrobras Podium como a linha de combustíveis mais avançada do Brasil. Podium manteve todos os seus diferenciais: altíssima octanagem RON 102 e teor de enxofre abaixo de 30 ppm (partes por milhão).

Desenvolvimento e testagem

Para comprovar os benefícios das suas novas gasolinas, a Vibra investiu em testes que foram realizados em laboratórios localizados no Brasil, na Alemanha e nos Estados Unidos. Os novos combustíveis foram avaliados nos motores Fiat 1.4 tetrafuel, Mercedes 111 e Ford Flex 1.8L 16V, utilizando sempre metodologia padronizada. Em todas as etapas, usou-se apenas a gasolina E27 brasileira, que contém 27% de etanol.

A capacidade de limpeza da nova geração de gasolinas foi levada à prova no Brasil e na Europa. No Brasil, foi usado o método ABNT NBR 16038, com motor da Fiat. No laboratório da BASF na Alemanha, foi aplicado o método CEC F 020-A 98, em motor da Mercedes, e fez-se um teste adicional, em um motor Ford Flex, com válvulas previamente sujas com resíduos de gasolina comum, também com o método CEC F 020-A 98.

A maior proteção de Tecno 3 contra desgaste do motor e corrosão foi comprovada por dois testes. A performance do novo agente redutor de atrito foi avaliada pelo “HFRR” (ASTM D6079 a 25°C), que mede a “cicatriz” formada após contatos repetidos entre duas peças metálicas. Já o nível de defesa contra a ferrugem foi medido por meio do método ASTM D665B, com utilização de água salgada em vez de água destilada.