Mercedes-Benz do Brasil comemora 60 anos

 * Por João Euclides Prata Salgado, o editor viajou para São Bernardo do Campo-Sp a convite da Mercedes
 
São Bernardo do Campo – SP - O salão de eventos da fábrica da Mercedes-Benz do Brasil, em São Bernardo do Campo, São Paulo, foi o palco escolhido pelo presidente Philipp Schiemer para comemorar o “Jubileu de Diamante” da empresa no Brasil.  Os jornalistas especializados foram recebidos durante todo o dia e clientes e convidados da presidência, a noite.
A Mercedes-Benz do Brasil que é a maior fabricante de caminhões e ônibus da América Latina, maior também do Grupo fora da Alemanha para veículos comerciais Mercedes-Benz e  a única da Companhia a produzir caminhões, chassis de ônibus e agregados, como motores, câmbios e eixos, em um só local.
Ela,  que chega aos 60 anos, estando cada vez mais presente no dia a dia dos clientes e sempre olhando para o futuro, já é uma referência no País e na América Latina como pioneira e líder no desenvolvimento tecnológico e nas vendas de veículos  comerciais e comerciais leves.  Sempre foi  também com  veículos de passeio, mas agora com a nova fábrica de Iracemápolis de  automóveis premium da marca, para o mercado brasileiro, vai aumentar ainda mais estas referências.
“A Mercedes-Benz e o Brasil estão intimamente ligados. Juntos, nós já percorremos um longo caminho. O Grupo Daimler e a Mercedes-Benz contribuíram para o desenvolvimento deste grande País. Nós fizemos isso no passado, fazemos no presente e continuaremos no futuro”, declara Dr. Wolfgang Bernhard, membro do Conselho de Administração da Daimler e responsável pela Daimler Trucks e Buses. “Na Mercedes-Benz do Brasil, nós temos o portfólio de produtos mais amplo da indústria. E a nossa linha de produtos é completa. Estamos orgulhosos de oferecer os principais produtos, tecnologias e serviços aos nossos clientes brasileiros.”
A unidade brasileira ganhou amplo reconhecimento por oferecer avançadas tecnologias para os clientes, não só no presente, como também para o futuro. Devido a esse compromisso, a Empresa é líder no País e na América Latina, indicando as tendências que naturalmente são seguidas por outras marcas. “Ou seja, aqui no Brasil, nós temos o DNA de pioneirismo e inovação da marca Mercedes-Benz, bem como a paixão por aquilo que fazemos”, ressalta Philipp Schiemer, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.
“Ao lado dos transportadores e dos motoristas, há 60 anos nós fazemos a história dos meios de transporte no Brasil”, destaca Philipp Schiemer. “Cada vez mais, a Mercedes-Benz ouve o que as estradas falam. Como resultado, oferecemos soluções eficientes e rentáveis para os clientes, como a mais completa linha de caminhões, ônibus, comerciais leves e também de automóveis premium. Nós temos veículos de 1 a 500 toneladas para todas as necessidades, além de um portfólio completo e variado de veículos que transporta de uma pessoa, como nossos automóveis, ou para mais de 200 passageiros, como o ônibus superarticulado. Ou seja, a Mercedes-Benz tem tudo o que o mercado precisa e a satisfação do cliente é o que diariamente nos move”.

 

O evento de comemoração dos 60 anos também serviu para criar ótimas oportunidades para novos negócios, especialmente por ocupar o Espaço Mercedes, local por excelência dedicado a receber clientes a fim de atender suas solicitações e necessidades. A partir do mote “Movendo o Futuro”, o evento mostra uma Empresa cada dia mais sintonizada com as demandas atuais de seus clientes, como também aquelas para curto, médio e longo prazo.
“Tomando como referência o nosso passado de muita tradição e conquistas na geração de soluções para o transporte de pessoas e de cargas, com 60 anos de experiência e muito conhecimento na realidade do País, queremos mostrar que a nossa marca tem história, mas não deixa de olhar para frente”, diz Philipp Schiemer.
Outro grande destaque do evento foi a exibição de veículos históricos no espaço identificado como “Museu do Cliente” que em conjunto com as mais  diferentes empresas de transporte, estão expostos;  um caminhão L 7500 importado, ano 1952, da Covre, e um LP 331, ano 1961, da Supermix, veículos utilizados ativamente na construção e desenvolvimento de Brasília e do Brasil. Ao lado deles, dois ônibus clássicos ganham destaque: um O 355 da Viação Garcia, que trouxe novo padrão de conforto ao transporte de longa distância e um O 321 do acervo da Mercedes-Benz, o primeiro monobloco do País. Também estão expostos a Sprinter de 1997, e o 190 SL, roadster que há mais de 60 anos no portfólio da marca se consolidou como um ícone entre os automóveis dos sonhos da Mercedes-Benz.
Num espaço exclusivo para modelos do portfólio atual da Mercedes-Benz, estão expostos o novo caminhão extrapesado Actros, o gigante em tecnologia; o chassi de ônibus urbano O 500 U, referência no mercado em robustez e conforto para os usuários; o inovador Vito na versão de passageiros luxo; e o sedan Classe C 180 Exclusive, modelo que está em produção na nova fábrica da Empresa em Iracemápolis, onde o SUV compacto GLA começará a ser produzido este ano.
O evento reservou também um espaço específico para os veículos da marca que trazem inovações ao mercado, como o novo Actros, referência em tecnologia com elevado nível de segurança; o chassi de ônibus rodoviário O 500 com alto padrão de conforto de sua suspensão a ar, a van de passageiros da nova geração da Sprinter e o Mercedes-Benz AMG S 63 Coupé.
O futuro está presente 
“Dentro do conceito de pioneirismo, trouxemos uma atração muito especial para o evento dos 60 anos: o Caminhão do Futuro 2025 da Mercedes-Benz, veículo de condução autônoma que materializa perfeitamente o DNA de inovação do Grupo Daimler. Muitas de suas avançadas tecnologias já fazem parte do dia a dia no Brasil, como os sistemas de assistência à condução do Actros brasileiro”, comenta Stefan Buchner, chefe mundial da Mercedes-Benz Trucks.
“O Caminhão do Futuro 2025 da Mercedes-Benz é um modelo da força tecnológica da Mercedes-Benz Trucks. 120 anos atrás, a marca inventou o caminhão. E agora, estamos inventando tudo de novo”, diz Stefan Buchner. “Nós da Mercedes-Benz estamos empenhados em tornar a condução autônoma pronta para a produção em massa até o final da década.”
2.120.000 veículos comerciais fabricados
Em seus 60 anos de intensas atividades, a Mercedes-Benz do Brasil acumulou números impressionantes. Já são 2.120.000 veículos comerciais produzidos no País: 1.450.000 caminhões e 670.000 ônibus. Além disso, são mais de 2.900.000 motores fabricados no Brasil.
A Empresa ocupa liderança histórica nas vendas de veículos comerciais. No segmento de ônibus, são 60 anos de liderança, posição que já se confirmou no primeiro trimestre deste ano. Aliás, nos primeiros três meses de 2016, a marca também liderou as vendas de caminhões no Brasil.
A liderança da marca também está refletida na frota circulante nacional: de cada 10 caminhões que circulam no Brasil, 4 são Mercedes-Benz. E de cada 10 ônibus, 6 levam a marca da estrela de três pontas.
Durante os 60 anos de atividades no País, a Mercedes-Benz do Brasil é também a maior exportadora de veículos comerciais do País, tendo atendido mais de 60 países de diversos continentes. Cerca de 432.000 caminhões e ônibus foram exportados nessas seis décadas.
A fábrica de São Bernardo produz caminhões das linhas Atego e Axor, enquanto a planta de Juiz de Fora (MG) responde pelo Accelo e Actros. A unidade de Campinas, no interior paulista, conta com a linha de produção de peças remanufaturadas RENOV. Além disso, abriga a Central de Armazenamento e Distribuição de Peças e as demais atividades da área de Peças & Serviços ao Cliente, o que inclui toda a estrutura de assistência técnica, Central de Relacionamento com o Cliente e área de Treinamento para clientes e concessionários, entre outros.
“Com muito orgulho e satisfação, sempre empregamos muitas pessoas”, destaca Philipp Schiemer. “Ao longo de 60 anos, mais de 100.000 colaboradores trabalharam ou ainda trabalham com a gente. Nosso time tem competência, conhecimento e experiência. Tem paixão pelo que faz, determinação e comprometimento, com foco na excelência e na satisfação do cliente. E sempre demonstrou coragem frente aos desafios em todos os momentos de nossa história no País. Nós vestimos a camisa e buscamos a excelência da Empresa e do Brasil no cenário da indústria automotiva”.
Longa tradição no desenvolvimento de tecnologias e soluções
Em sua fábrica de São Bernardo do Campo, a Mercedes-Benz do Brasil conta com o maior Centro de Desenvolvimento Tecnológico de veículos comerciais do País e um dos maiores da América Latina. Com 24 anos de atividades, é também o maior da Daimler, fora da Alemanha, com foco em veículos comerciais Mercedes-Benz. Como decorrência desse trabalho, a unidade é o Centro Mundial de Competência do Grupo Daimler para desenvolvimento de chassis de ônibus. Além disso, é um importante polo da rede mundial de desenvolvimento de caminhões da Daimler Trucks.
Graças à intensa atuação do CDT, como também da antecessora área de Engenharia de Produtos, a Mercedes-Benz do Brasil é a Empresa que mais lançou caminhões, ônibus e tecnologias para veículos comerciais no Brasil. Além disso, é reconhecida pelo pioneirismo em combustíveis alternativos – ela foi a primeira a desenvolver e testar Biodiesel e Diesel de Cana no Brasil, utilizados hoje regularmente no País.
“Somos uma Empresa da Daimler, a maior fabricante mundial de veículos comerciais e a que mais introduz tecnologias no mercado global”, destaca Philipp Schiemer. “Naturalmente, todas as inovações lançadas mundialmente são trazidas para o Brasil em momentos propícios e de forma adequada. Isso permite que o CDT acompanhe a evolução mundial dos veículos da marca e disponibilize sempre novas soluções eficientes e rentáveis para os nossos clientes”.
Linha completa de veículos 
A Mercedes-Benz oferece a mais completa linha de veículos para todas as necessidades dos clientes no mercado brasileiro. São 207 versões no portfólio de caminhões, 90 na família de ônibus, 65 versões de comerciais leves e 50 modelos de automóveis premium.
No início deste ano, a Empresa iniciou, com sucesso, a venda do novo Actros para aplicações que utilizam estrada e vias não pavimentadas numa mesma operação – Mix Road. O gigante da marca já está rodando as estradas do País, como no agronegócio, por exemplo, onde já ocorreram as primeiras vendas expressivas do modelo.
No segmento de ônibus, a Mercedes-Benz também constata o sucesso crescente dos superarticulados O 500 em sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas. Já são 1.000 unidades vendidas, principalmente para a cidade de São Paulo. Ainda em 2016, será lançada uma nova versão do superarticulado com maior capacidade de transporte.
No evento de comemoração dos 60 anos no Brasil, a Mercedes-Benz faz a avant première no Brasil da versão van de passageiros da nova linha Sprinter. Com isso, fortalece a imagem do veículo como referência em segurança, tecnologia, conforto, qualidade e agilidade no segmento de comerciais leves.
Com a recém-inaugurada fábrica de Iracemápolis, a Mercedes-Benz do Brasil passou a ser a única fabricante de automóveis da marca na América Latina. Eles são produzidos por brasileiros para clientes brasileiros, com a qualidade premium mundial da Mercedes-Benz.
Ao longo dos 60 anos no País, a Mercedes-Benz foi a Companhia que mais inovou em tecnologia de automóveis no Brasil. Ao mesmo tempo, impulsionou o segmento premium no País. Ela oferece o mais abrangente portfólio do mercado brasileiro, satisfazendo todas as preferências dos clientes. Porém, muito antes de instalar uma fábrica no Brasil, a marca já brilhava no País e era muito conhecida. Já em 1951, durante a primeira corrida das 24 horas de Interlagos, a  Mercedes-Benz enviou 10 automóveis para a competição.