Mercedes-Benz Classe A

 

São Paulo – SP – Com um coquetel nos luxuosos salões do “Clube A” em São Paulo, com direito a um “test drive” até o restaurante Fasano da Fazenda Boa Vista, a Mercedes Benz do Brasil lançou seu novo modelo que chama a atenção logo ao primeiro olhar, design, cores vibrantes e o refino dos detalhes de acabamento, tanto internos, quanto externos; é a vez do Brasil receber o novo Mercedes Benz Classe A. Ele é o Classe A 200 Turbo, que terá duas versões; Style e Urban, ambas equipadas com um motorzão de 156 cv com câmbio de sete velocidades, com dupla embreagem. Este novo modelo já faz parte do programa NGCC (New Generation of Compact Cars) da Mercedes-Benz, um capítulo completamente novo tanto na história da marca como na do segmento dos compactos.

O modelo ficou realmente, além de bonito, muito bonito e com ótimos detalhes que o colocam no topo de sua categoria; seu desempenho aerodinâmico é excepcional, com um CD de 0,27, ajudado ainda mais pelo aerofólio traseiro de série. Os itens de segurança vão além da concorrência; de série, são sete airbags e, entre outras tecnologias, os sistemas ATTENTION ASSIST, que detecta a fadiga do condutor, e freios ABR, quando em situações de alto risco.

O Câmbio e o motor estão na transversal, facilitando o acesso, aumentando a segurança e diminuindo o peso. Ele é fruto de um projeto completamente novo, até o último detalhe onde design e desempenho são o ponto forte deste novo automóvel. A nova e radical linguagem de design aplicada pioneiramente no “Concept A-CLASS”, criou a identidade do modelo de produção. Com sua original interpretação do clássico formato de dois volumes, os designers da Mercedes-Benz criaram um exterior pleno de emoção, com claro ar esportivo.

Internamente, o objetivo foi complementar o visual esportivo do exterior. O interior do Classe A transmite uma sensação de qualidade única nesta categoria, obtida tanto por meio da linguagem do design como pela escolha e combinação dos materiais empregados. Todas as molduras do painel têm acabamento em cromo prateado feito por eletrodeposição, com aspecto de uma superfície metálica real, inclusive com o “toque frio” característico. Entre os destaques visuais mais marcantes estão, por exemplo, as entradas de ar inspiradas na SLS AMG, e os assentos dianteiros integrais, que reforçam o caráter esportivo do hatch. O banco traseiro é igualmente esportivo na aparência e pode levar até três passageiros.

Propulsão: novos motores a gasolina
O novo motor a gasolina M270 movimenta o Classe A com equilíbrio e economia. A função ECO start/stop, que é equipamento de série, aumenta sua eficiência e economia e o desliga sempre que o carro for imobilizado, voltando a funcionar assim que o motorista deixa de pressionar o pedal do freio. O motor a gasolina com injeção direta e turbo alimentado gera uma potência de 156 cv a 5.300 rpm e um elevado torque de 250 Nm entre 1.250 e 4.000 rpm. O pacote tecnológico do motor de quatro cilindros conta com vários elementos introduzidos inicialmente nos motores BlueDIRECT V6 e V8 dos automóveis da Classe S da Mercedes-Benz, entre eles a terceira geração do sistema de injeção direta.

A eficiência do motor do novo Classe A resulta da combinação desse sistema de injeção direta e da turbocompressão por meio dos gases de escapamento, um processo de combustão mais eficiente e um espectro de estratificação ampliado para operação com queima “magra”, utilizando injetores de ação rápida para múltipla injeção do combustível, além da ignição multifaíscas sob demanda.

O sistema CAMTRONIC é uma inovação mundial introduzida no motor 1,6 litro: ele ajusta a elevação das válvulas de admissão, restringindo a quantidade de mistura utilizada em regime de carga parcial e, desta forma, otimizando o consumo.

Toda a eficiência do motor é otimizada pela transmissão automática 7G-DCT, com dupla embreagem. Pesando apenas 86 quilogramas, o câmbio tem sete velocidades, distribuídas em duas subtransmissões, cada uma com sua própria embreagem. Graças a essa configuração, as mudanças para a próxima marcha – acima ou abaixo – são quase imediatas, sem perda da força de tração. A utilização de sete velocidades permite um escalonamento de marchas mais próximo, tornando as trocas mais suaves, mantendo o motor sempre dentro de sua faixa ideal de rotações, para melhor desempenho dinâmico e eficiência de consumo.

Um fator determinante para a eficiência geral e o dinamismo do Classe A é a integração entre a transmissão e o motor. As unidades eletrônicas de controle dos dois componentes trocam dados continuamente, levando ao melhor aproveitamento em quaisquer circunstâncias.

Caso deseje, o motorista pode trocar as marchas manualmente, utilizando os shift paddles, palhetas colocadas atrás do volante. Outra particularidade do Classe A é a ausência da tradicional alavanca de comando do câmbio no console, o que proporciona mais espaço livre na cabine. O controle da transmissão é feito por uma pequena alavanca seletora na coluna de direção, à direita do volante. O câmbio oferece três modos de condução: ECONOMY, SPORT e MANUAL. No primeiro, as trocas de marchas são totalmente automáticas e feitas em baixas rotações, privilegiando o conforto e o baixo consumo de combustível. No modo SPORT, também automático, as mudanças são mais rápidas e acontecem em rotações mais altas, aumentando a agilidade do Classe A. O modo MANUAL dá total liberdade ao motorista para trocar marchas conforme seus próprios critérios, utilizando os shift paddles.

Nos modos ECONOMY e SPORT, o motorista pode intervir a qualquer momento para realizar mudanças de marchas manualmente. A transmissão volta a operar automaticamente caso os shift paddles permaneçam inativos por mais de 12 segundos ou, em descidas longas ou trechos muito sinuosos, após um tempo maior.

Suspensão, aerodinâmica e segurança
O dinamismo prometido pelo design e pelo sistema de propulsão é complementado pelo trabalho da suspensão, construída em alumínio. O baixo centro de gravidade e um novo eixo traseiro 4-link formam a base do comportamento do automóvel. A suspensão dianteira é tipo Mc Pherson, configuração compacta que proporciona grande agilidade, maior conforto e alta segurança na condução. A geometria do eixo foi projetada para minimizar a influência das irregularidades do piso na direção, assim como a disposição dos componentes, com peso reduzido.

Na suspensão traseira, a construção permite que as movimentações e dinâmica longitudinal e lateral das rodas sejam praticamente independentes, mais uma vez reforçando as características de dirigibilidade e conforto de rodagem. A adoção do alumínio em toda a estrutura, reduzindo o peso, permite respostas mais imediatas às ondulações e irregularidades do piso.

A direção eletromecânica do Classe A foi completamente reprojetada e agora o motor elétrico fica posicionado diretamente sobre a caixa de direção, que utiliza um sistema de duplo pinhão, compacto e extremamente preciso.

Muita personalidade
A forte identidade do novo Classe A é evidenciada pelo design dianteiro, dominado pela grade do radiador com a estrela da Mercedes-Benz destacada no centro. A grade é independente do capô e está integrada ao amplo para-choques, que traz grandes entradas de ar e, na versão Style, os faróis de neblina. As linhas frontais são claramente esportivas, em forma de flecha, suavizadas nas extremidades, com destaque também para os faróis com luzes de circulação diurnas e lâmpadas bi-xenônio, no pacote Urban.

A concepção da traseira, visualmente estruturada horizontalmente, reforça a percepção de largura, comunicando força e uma disposição atlética. As lanternas estendem-se para baixo e para os lados e são formadas de peças únicas, contando com LEDs de alto desempenho. Os para-lamas traseiros salientes criam “ombros” largos para o carro e, para reforçar ainda mais a o visual alargado, o para-choques traz um difusor central preto texturizado. Defletores aerodinâmicos com bordas cuidadosamente desenvolvidas otimizam o fluxo de ar sobre a larga e plana superfície do vidro traseiro.

Lateralmente, o Classe A se caracteriza pela linha do teto lembrando a de um cupê, que se curva no sentido da traseira, contrapondo-se à linha de cintura, que sobe na mesma direção, estreitando a área das janelas posteriores. Os retrovisores externos têm design aerodinâmico para redução do arrasto e de ruídos em alta velocidade e possuem luzes indicadoras de direção integradas. Destacam-se também as rodas de liga leve com design exclusivo, com 16 polegadas na versão Style e 17 polegadas na Urban.

O design exterior do novo Classe A não contemplou apenas a beleza, mas também a eficiência aerodinâmica. Cuidadosamente desenvolvido, em computadores e no túnel de vento, ele resultou num índice de arrasto recorde (Cd = 0,27), que contribui para a economia na rodagem e para a redução de ruídos em alta velocidade.

Interior: padrão Mercedes-Benz
A atenção aos detalhes é evidenciada no interior do Classe A pelas formas, acabamentos das superfícies e seleção de materiais, que se combinam de forma harmoniosa e exclusiva. Únicos no segmento, os bancos esportivos proporcionam ótima ergonomia e visual atraente. Os pacotes Urban e Style oferecem dois distintos padrões de acabamento para maior individualização.

As versões de acabamento estão fortemente caracterizadas no painel de instrumentos. O pacote de iluminação e visibilidade aumenta a sensação de valor agregado por meio de um extenso conjunto de luzes internas. Molduras com acabamento metálico em cromo prateado conferem uma percepção de alta qualidade. De acordo com o modelo escolhido, elas estão presentes no volante, saídas de ar, console central, apoios de braços das portas e diversos controles.

Os assentos do Classe A foram desenvolvidos especialmente para os novos veículos compactos da Mercedes-Benz. As principais características dos bancos são as áreas dos ombros acentuadas, o formato concha, que proporciona maior apoio lateral nas curvas, e os encostos de cabeça formando uma única peça com o apoio das costas.

O volante multifuncional com três raios possui 12 teclas e, na versão Urban, é revestido de couro. No conjunto de instrumentos, destacam-se os quatro mostradores redondos – dois maiores, velocímetro e conta-giros, e dois menores, indicadores do nível do tanque e temperatura do motor, inseridos sobre os grandes. Ao centro, um display multifuncional com 11,4 cm.

No console central fica o display digital de 5,8 polegadas com bordas cromadas, juntamente com o sistema de som Audio 20. As saídas de ar do sistema de ventilação e climatização lembram turbinas. As portas da linha Style tem o centro dos painéis revestidos em tecido, com os apoios de braço em preto, com costuras cinza cristal e frisos em cromo prata. No Urban eles são de couro sintético. O porta-luvas iluminado tem capacidade de 6,6 litros e as bolsas das portas acomodam garrafas de até um litro. Graças à ausência da alavanca do câmbio, há mais espaço no console central.

Conectividade
O Classe A conta com o sistema Audio 20, equipado com rádio, leitor de CDs e teclado de telefone, que pode ser operado pelo volante multifuncional e inclui alto-falantes especialmente configurados para o modelo. O sistema proporciona fácil operação de todas as principais funções, por meio de uma interface compartilhada e um display a cores com tela de 14,7 centímetros (na diagonal). Também conta com interface Bluetooth com função hands-free e streaming de áudio para reproduzir arquivos de música, transferência de dados do telefone celular para a unidade principal via Bluetooth (PBAP – Phonebook Access Profile), entradas de áudio USB e AUX e conexão para a integração de dispositivos móveis no apoio de braços central (de série).