JAGUAR F-TYPE V8

 

Interlagos – SP - O F-TYPE traz de volta à essência da marca britânica: um conversível esportivo de dois lugares, focado em proporcionar performance, agilidade e envolvimento ao condutor com a utilização do alumínio, a mais avançada arquitetura rígida e leve para apresentar uma performance excelente onde  a distribuição do peso ideal permite tranquilidade e segurança acima da concorrência.
Conseguimos andar e testar em Interlagos as três versões: F-TYPE e F-TYPE S com o novo motor V6 de 3,0 litros, com 340 CV para o F-TYPE e 380 CV no F-TYPE S e o  F-TYPE V8 S, com 495 CV e 625 Nm, 375 Nm/tonelada, acelerando de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atingindo uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h, emitindo apenas 259 g/km de CO2.
O câmbio do F-TYPE é um Quickshift de oito velocidades que dispõe de relações próximas e um comportamento esportivo, proporcionando maior controle e prazer no momento da condução. O modelo com motor V6 S inclui também uma função de Controle de Arranque (Dynamic Launch) que otimiza a aceleração no arranque.
O design foi inspirado no C-X16 Concept apresentado em 2011 chama a atenção pelo capot tipo concha com a sua elevação distinta e proeminente.
Os faróis traseiros em LEDs criam um novo estilo esportivo da Jaguar, ao reinterpretar as linhas clássicas do passado.

PERFORMANCE
O F-TYPE é o veículo perfeito para demonstrar a próxima geração de motores Jaguar Supercharged a gasolina, que combinam valores de potência e números específicos muito elevados com aumentos substanciais de eficiência.
Exclusivamente para o F-TYPE S, foi disponibilizado um novo motor V6 de 3,0 litros Supercharged com 380 CV e 460 Nm, também disponível nos modelos XJ e XF versões 2013, com 340 CV e 450 Nm. Utilizando como base o premiado V8 de 5,0 litros, agora na sua terceira geração, o motor tem grande rigidez e requinte.

As cabeças com quatro válvulas por cilindro são produzidas em alumínio reciclado, com as válvulas controladas por um sistema de distribuição de variação dupla independente ativada pelo números positivo e negativo gerado pelo próprio movimento das válvulas de admissão e escape. Com velocidades de atuação superiores a 150 graus por segundo, o sistema de distribuição otimiza a potência, o números e os consumos, e proporciona ao V6 uma capacidade de resposta com um carácter claramente instantâneo e receptivo, para que o condutor possa tirar partido da gama completa de regimes de funcionamento.

Esta entrega de potência imediata e ininterrupta é possível devido à utilização de injeção direta de gasolina com pulverização direcionada. Este sistema proporciona quantidades precisas de combustível diretamente no centro das câmaras de combustão injetadas a pressões de até 150 bar, criando uma mistura ar-combustível mais homogénea para uma combustão mais limpa e eficiente.

Para isto contribuem também as velas, que se encontram precisamente orientadas tanto em relação ao injetor como à câmara de combustão. A relação de compressão também foi aumentada, passando de 9,5:1 no V8 Supercharged para 10,5:1, minimizando os consumos e as emissões de CO2.

Um compressor tipo Roots Twin Vortex da última geração, montado no interior do do motor, é a chave da elevada eficiência e potência específica do 3.0 V6 Supercharged. A utilização do compressor evita perdas de bombagem causadas pelo aumento da pressão de retorno típico dos motores turbo comprimidos de maior cilindrada, melhorando a eficiência e a rapidez de resposta. Mais compacto que o compressor utilizado no V8, um intercooler refrigerado a água reduz também a temperatura do ar de admissão, otimizando a potência e a eficiência.

O controle da pressão do Supercharged é feito pelo novo software Bosch de gestão do motor, otimizando a eficiência. A aceleração de 80 a 120 km/h em 3,3 segundos do F-TYPE de 340 CV realça as prestações do veículo: aceleração de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente a 260 km/h.

Na sua versão de 380 CV, o 3.0 V6 Supercharged disponibiliza a maior potência específica de sempre num motor Jaguar: 127 CV por litro. O F-TYPE S acelera de 80 a 120 km/h em 3,1 segundos, necessita de 4,9 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h e atinge uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 275 km/h. O F-TYPE e o F-TYPE S proporcionam valores de emissões de CO2 de 209 g/km e 213 g/km, respectivamente.

O F-TYPE topo da gama é o S V8, impulsionado pela nova versão do motor Jaguar 5.0 V8 Supercharged calibrado para desenvolver 495 CV e 625 Nm de números nesta versão mais pequena, leve e ágil. O que lhe permite uma aceleração de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos, disponibilizar uma velocidade máxima eletronicamente limitada a 300 km/h e acelerar de 80 a 120 km/h em apenas 2,5 segundos. As emissões de CO2 são de 259 g/km.

“Os nossos motores V6 e V8 Supercharged adaptam-se na perfeição à natureza esportiva do F-TYPE, com valores específicos excepcionais de potência e números. Acoplada a estes motores, a caixa “Quickshift” de oito velocidades, com relações muito próximas, é a parceira perfeita para disponibilizar a performance de um esportivo.” Tim Clark, Technical Specialist for Performance and Driveability Attributes, Jaguar

Caixa de oito velocidades
Dispondo de oito velocidades com relações próximas na caixa ‘Quickshift’, o condutor do F-TYPE pode explorar na totalidade todos os regimes de funcionamento do motor e certificar-se de que o motor se encontra na banda ideal de potência em cada passagem de caixa. Esta caixa de velocidades foi especificamente otimizada pelos engenheiros da Jaguar para a utilização num veículo esportivo e para dar prioridade à aceleração em todos os regimes de funcionamento e em qualquer relação.

Para tornar as passagens de caixa tão instantâneas quanto possível, todo o conjunto do motor e transmissão do F-TYPE, incluindo até os pontos de contacto dos pneus com o solo, foram calibrados para proporcionar a rigidez ideal e permitir que a entrega de números a regimes intermédios seja muito mais rápida, o que significa que o motor responde de forma mais viva e precisa às solicitações no pedal do acelerador. Em complemento, assim que a caixa tiver mudado para segunda velocidade, uma embreagem de bloqueio elimina o conversor de números da equação, criando um acoplamento mecânico directo entre o motor e as rodas traseiras motrizes.

A sensação de ligação direta estende-se à própria seleção de velocidades, que foram tornadas significativamente mais curtas e imediatas – o sistema “Quickshift”. O que foi conseguido por meio de de uma intervenção precisa e rápida de números, exactamente no instante em que é seleccionada a mudança acima. Com este sistema é criada uma sonoridade mais curta e nítida na seleção de velocidades, que utiliza a própria inércia do motor para proporcionar uma sensação de aceleração positiva durante o processo de passagem de caixa.

Os parâmetros de funcionamento da caixa de velocidades são determinados pela estratégia adaptativa de seleção de velocidades, que tem 25 programas diferentes disponíveis, dependendo do estilo de condução e das condições da estrada. O sistema pode detectar o estilo de condução analisando a aceleração e a travamento, as forças em curva, a posição do pedal do freio e acelerador, o perfil da estrada, se estamos em kickdown e, inclusive, se o veículo está a ser conduzido a subir ou a descer um declive. Ao detectar um estilo de condução mais dinâmico, a caixa de velocidades efectua automaticamente passagens de caixa mais agressivas e selecionará a relação imediatamente inferior a um regime mais elevado.

A caixa de velocidades dispõe também de uma série de funções especificamente relacionadas com a forma entusiasta como o F-TYPE será conduzido. Para manter a estabilidade do veículo na seleção de uma relação inferior, a caixa dará instruções ao sistema de gestão do motor para, automaticamente, dar um toque de acelerador e equalizar o regime do motor. Esta função permite também selecionar diversas relações abaixo muito rapidamente em caso de uma travamento brusca.
Se os sensores de aceleração lateral detectarem que o veículo se encontra numa curva, a caixa de velocidades mantém a mudança apropriada seleccionada. A caixa tem também a capacidade de reconhecer se o veículo está a realizar uma série de manobras de ultrapassagem que necessita de mudanças rápidas na posição do acelerador e, em vez selecionar a relação acima, irá manter a relação mais curta para assegurar a capacidade de resposta necessária para a ultrapassagem seguinte.

O condutor pode realizar a seleção manual de velocidades a qualquer momento utilizando as borboletas do volante ou a alavanca de velocidades SportShift. Ao deslocar este seletor para a esquerda é acionado o modo Manual, que permite selecionar a mudança abaixo quando a alavanca é empurrada para a frente, e a relação acima quando é puxada para trás. Se tiver sido selecionado o Dynamic Mode por meio de do Jaguar Drive Controller, a mudança seguinte não será seleccionada automaticamente ao chegar à red line e apenas selecionará a relação abaixo para evitar que o motor vá abaixo, deixando todo o controle nas mãos do condutor.

Dynamic Launch Mode 
O F-TYPE S disponibiliza um sistema adicional para otimizar o arranque: o Dynamic Launch Mode. Com o veículo parado, o condutor pisa no pedal de freio e acelera simultaneamente para aumentar a rotação do motor até aparecer uma mensagem no painel de instrumentos que diz ‘Dynamic Launch Ready’.  Nesse momento, o condutor terá apenas que soltar o pedal do freio, carregar a fundo no pedal do acelerador e o veículo encarrega-se do resto, otimizando a aceleração.

Diferenciais blocantes
O F-TYPE S incorpora de série um diferencial autoblocante mecânico. Este tipo de diferencial foi selecionado pela sua capacidade e autenticidade para um esportivo de tração traseira, dado que proporciona ao condutor a oportunidade de explorar o excelente equilíbrio do veículo e ultrapassar os seus limites de aderência de uma forma progressiva e com tacto, para proporcionar um elevado prazer de condução.

No V8 S foi incorporado de série um diferencial ativo com controle eletrônico para limitar a patinagem das rodas, otimizar a tração e proporcionar um controle superior. O diferencial ativo da Jaguar é acionado por um motor elétrico que atua sobre uma embreagem multidisco, o qual pode transferir números à roda com maior aderência. Com um funcionamento integralmente automático, o sistema pode aplicar um bloqueio total de forma quase instantânea. Funcionando em coordenação com os controles de estabilidade e tração, e também com o sistema ABS, permite um controle da entrega de potência e otimiza sempre a aderência disponível.

Sistema de travamento
As três versões do F-TYPE disponibilizam sistemas de travamento progressivamente mais potentes e eficazes, todos com a potência de travamento esportiva esperada de um Jaguar e os níveis de sensibilidade elevados necessários para uma modulação precisa do pedal.

O sistema Jaguar Performance instalado no F-TYPE 340 CV dispõe de discos com 354 mm de diâmetro à frente e 325 mm atrás, com pinças prateadas. O sistema Jaguar High Performance do F-TYPE S conta com discos de maiores dimensões no eixo dianteiro (380 mm) e as pinças podem ser vermelhas ou pretas para realçar a imagem esportiva do veículo.

Quanto ao o F-TYPE V8 S, este disponibiliza o sistema Super High Performance que inclui o equipemento de discos de maiores dimensões de sempre instalado num Jaguar de produção em série, 380 mm à frente e 376 mm atrás, com pinças vermelhas ou pretas. Todas as versões incorporam de série ABS, distribuição electrónica da força de travamento e travamento assistida de emergência.

A utilização de dinâmica computacional de fluidos CFD (Computational Fluid Dynamics) permitiu aos engenheiros da Jaguar otimizar a refrigeração dos freios, com ar frio direcionado para os discos de freio por meio de das entradas de ar incorporadas ao lado da grade dianteira, utilizando componentes da suspensão moldados aerodinamicamente para direcionar o fluxo de ar sob o veículo.

Sistema Stop/Start Inteligente
O novo F-TYPE encontra-se também equipedo de série com o sistema Stop/Start Inteligente da Jaguar, que desliga automaticamente o motor quando o veículo se imobiliza e o condutor carrega no pedal de freio. Ao levantar o pé do pedal de freio, o sistema tem a capacidade de ligar novamente o motor num intervalo de tempo inferior ao que leva o condutor a passar o pé do freio para o acelerador. A rapidez de funcionamento do sistema de duplo solenóide torna também possível uma função de ‘mudança de ideias’, ligando novamente o motor, mesmo durante o processo de desligar se, por exemplo, o veículo estiver quase a parar ao chegar a um cruzamento e o condutor vir uma oportunidade para acelerar e se juntar ao fluxo de trânsito. Este sistema proporciona uma redução de até 5 % nos consumos e emissões.

DINÂMICA

O esforço de engenharia aplicado no desenvolvimento da zona inferior da carroceria em alumínio do F-TYPE assegurou a melhor base possível para proporcionar a sensação ligação com a estrada, a agilidade em estrada e a experiência de condução recompensadora esperada de um esportivo Jaguar. A resposta da direção, da alavanca de seleção de velocidades, do acelerador, dos freios e da suspensão foi cuidadosamente aperfeiçoada para disponibilizar a maior precisão, cumplicidade e coordenação possíveis.

“Essencialmente, um veículo esportivo excepcional é um veículo que se deseja sempre conduzir porque é divertido, e o F-TYPE preenche, sem dúvida, esse requisito. Trabalhamos arduamente para assegurar que a resposta da direção, do acelerador e dos freios seja absolutamente instantânea, uma tarefa que foi muito simplificada devido à estrutura rígida em alumínio que constitui a base do veículo. É preciso e excitante, um veículo que irá querer utilizar pelo simples prazer de conduzir, e isso é fantástico” afirma o engenheiro-chefe da Jaguar Mike Cross.

A nova estrutura em liga leve utilizada na produção do F-TYPE consegue aumentar de forma significativa a rigidez, o que, por sua vez, proporciona a melhor plataforma possível para utilizar uma suspensão ajustada com precisão e permite uma sensação inigualável de cumplicidade com o condutor.

A rigidez torcional global do F-TYPE é 10% superior à do premiado XKR-S em alumínio, mas neste novo modelo têm maior importância os aumentos obtidos em pontos específicos.
A utilização de programas específicos de engenharia assistida por computador resultou em melhorias de até 30% na rigidez lateral em áreas chave como os pontos de fixação da suspensão dianteira. Quanto mais rígida for a estrutura, maior será a precisão de afinação da suspensão para otimizar a agilidade, a fidelidade de resposta e a ligação à estrada.

Para uma presença em estrada com as rodas posicionadas a cada canto do veículo, maior estabilidade e a sensação de cumplicidade absoluta com o condutor, o F-TYPE incorpora sistemas de suspensão com triângulos duplos sobrepostos, com uma distância entre eixos de 2.622 mm e vias dianteira e traseira de 1.585 mm e 1.627 mm, respectivamente.

A redução das projeções dianteira e traseira contribui também para concentrar a massa entre ambos eixos, minimizando o momento de inércia e fazendo com que o veículo mude de direção de forma mais imediata. Para retirar o máximo benefício desta característica, os engenheiros da Jaguar prestaram especial atenção à otimização da distribuição de pesos. Um exemplo desta obsessão de equilibrar o peso é o facto de que não apenas a bateria, como também elementos como o depósito do líquido do limpa para-brisas, terem sido posicionados na bagageira em vez de debaixo do capot.

A direção é a forma de comunicação mais imediata e evidente entre o veículo e o condutor. Para maximizar a sensação de ligação, o F-TYPE incorpora um sub-chassis dianteiro em liga leve que reduz o peso no extremo dianteiro do veículo, enquanto que uma manga de eixo dianteira mais rígida, também em alumínio, proporciona maior precisão na resposta e sensibilidade na direção. Este facto permitiu a montagem da engrenagem mais rápida de sempre num Jaguar. Que proporciona uma capacidade de resposta excelente, conseguindo, simultaneamente, que o condutor receba continuamente informação sobre as rodas dianteiras.

Todos os Jaguar foram desenvolvidos e calibrados para conseguir um equilíbrio inigualável entre conforto e comportamento. No F-TYPE esse equilíbrio tende naturalmente para um comportamento envolvente e esportivo, mas sem nunca permitir a redução do conforto. O Modo Dinâmico instalado no F-TYPE permite ao condutor, premindo um simples botão, realçar ainda mais o carácter esportivo do veículo. O que é conseguido aumentando a velocidade de resposta às solicitações no pedal do acelerador, aumentando a prontidão de resposta da direção, efectuando as passagens de caixa de forma mais rápida e a um regime superior, e permitindo um nível superior de perda de tração até à intervenção do controle de estabilidade. A seleção do Modo Dinâmico impede também a seleção automática da mudança acima quando a caixa de velocidades é utilizada em modo manual.

Em complemento, o F-TYPE S e o V8 S encontram-se equipedos com o Sistema Dinâmico Adaptativo, que controla activamente o movimento vertical da carroceria, a aceleração longitudinal e transversal. O sistema analisa continuamente as solicitações do condutor e o comportamento do F-TYPE na estrada, ajustando até 500 vezes por segundo a taragem dos amortecedores para otimizar a estabilidade e agilidade. A presença do Sistema Dinâmico Adaptativo permite também que o F-TYPE S e o V8 S proporcionem um comportamento dinâmico com maior funcionalidade para uma condução ainda mais intensa, dado que nestes modelos disponibiliza também um controle maximizado da carroceria por meio de de taragens de amortecimento mais firmes.

A opção Configurable Dynamics é uma outra estreia para a Jaguar. Esta opção permite ao condutor selecionar quais os elementos concretos do Dynamic Mode que deseja utilizar; por exemplo, a direção e a resposta do acelerador podem ser colocadas em mais modo mais esportivo, mas o conforto da suspensão pode ser mantido no Modo Normal.

A funcionalidade Configurable Dynamics adiciona também uma outra nova função ao ecrã táctil central, destinada, neste caso, à utilização do veículo em pista. O sistema permite a gravação de uma volta e o registo de tempos parciais, além de proporcionar informação da telemetria do acelerador, dos freios e até das forças G geradas.

A EXPERIÊNCIA DE CONDUCÇÃO

“Queríamos que a experiência de se sentar num F-TYPE fosse entusiasmante. O cockpit de um esportivo deve ser um local pessoal e, por essa razão, o nosso objetivo foi proporcionar a sensação de que as superfícies fluíssem para baixo e envolvessem o condutor.

O que fizemos foi dar-lhe o espírito e a essência do que deseja fazer em vez do que é esperado de si. Quanto mais organizado e processado fica o mundo, mais importante é isto”.  Ian Callum, Diretor of Design, Jaguar

A intenção do F-TYPE é evidente a partir do momento em que a porta é aberta. A arquitetura do habitáculo reflecte o seu papel de esportivo ‘um mais um’, centrado no condutor e na sua interacção com os componentes eletrônicos e mecânicos, que se conjugam para criar uma experiência muito superior à soma das suas partes.

O objetivo era criar um cockpit envolvente para o condutor, com todos os controles dispostos naturalmente ao alcance das mãos e logicamente agrupados, de forma a que não hajam distracções na condução. Existe uma divisão clara entre o lado do condutor e do passageiro, criada em primeira instância pela pega que se estende desde a parte superior da console central e envolve os botões do Dynamic Mode e o seletor SportShift, enviando uma mensagem clara de que ambos são controles do condutor. A pega também serve como uma indicação para o passageiro da possibilidade de condução mais esportiva.

Esta diferenciação é maximizada pela utilização de acabamentos diferentes na zona do condutor, com materiais mais técnicos na parte superior do painel de instrumentos e na console central, em comparação com os que se encontram no lado do passageiro. No S e V8 S, os controles principais – o botão de arranque do motor, as borboletas do volante e o comando do Dynamic Mode – destacam-se com um acabamento laranja Ignis, semelhante ao utilizado nas marcas de relógios de mergulho profissionais.

O volante de três raios de diâmetro reduzido encontra-se também disponível com acabamento em couro ou Alcantara. O volante enquadra um par de instrumentos analógicos, um elemento distintivo da Jaguar, com os números do tacómetro maiores e com tipografia mais arrojada que os do velocímetro, recordando o objetivo do veículo e proporcionando um estímulo subtil ao condutor para explorar ao máximo a performance do motor. Um ecrã TFT, posicionado entre os dois círculos, disponibiliza informação adicional ao condutor, se necessário.

A Jaguar foi pioneira na utilização de ecrãs tácteis para o controle da maioria das funções dos seus veículos, mas no F-TYPE era importante que houvessem mais funções físicas e pontos de contacto para o condutor. As funções de aquecimento e refrigeração foram separadas do ecrã táctil e agora têm controles físicos por baixo do mesmo.

Botões rotativos controlam a temperatura de cada lado do veículo e incorporam um ecrã no centro para indicar a temperatura e o estado. Isto permite também que os controles cumpram uma função dupla nos veículos equipedos com bancos aquecidos: premindo os botões rotativos é alterada a sua funcionalidade, permitindo controlar a temperatura do banco. Uma fila de interruptores incorporados sob os botões rotativos recorda os esportivos da Jaguar do passado e permite o controle de funções adicionais do sistema de ar condicionado automático.

Um exemplo adicional do ambiente de condução pura do F-TYPE é o inovador sistema de ventilação que incorpora saídas de ar ocultas na parte superior da console central. Controladas por cálculos programados no sistema de controle de temperatura, estas saídas de ar permanecem ocultas até que sejam necessárias para proporcionar um ajuste rápido da temperatura, momento em que se elevam na parte superior da console central.

Da mesma forma que todos os Jaguar, o F-TYPE dispõe de acabamentos luxuoso, mas a paleta de cores é deliberadamente sóbria e técnica para assegurar que nada distrai o ambiente e a experiência de condução. Os interruptores dispõem de um acabamento preto mate suave ao tacto, com marcas brancas para a máxima legibilidade, enquanto que os detalhes de acabamento são deliberadamente mais discretos em cromado acetinado e alumínio escuro. Realçando as suas capacidades superiores, os dois modelos “S” incorporam acabamentos mais escuros que o V6 convencional.

Os bancos esportivos com ajuste elétrico de inclinação e altura e controle longitudinal manual (para redução de peso) são disponibilizados de série. Podem ser selecionados outros bancos Optional Performance com maior apoio lateral, que garantem maior apoio em curvas a velocidade elevada. Ambos os tipos de banco podem ser encomendados com ajuste elétrico, incluindo ajuste lombar e de apoio lateral.

Encontram-se disponíveis três sistemas de áudio para o F-TYPE, dois dos quais da reconhecida marca britânica Meridian. Estes incorporam 10 ou 12 altifalantes com 380W e 770W, respectivamente. Os sistemas Meridian beneficiam da vasta experiência da companhia no processamento de sinais digitais para criar uma reprodução sonora inigualável. O topo de gama é um sistema Trifield, também propriedade da Meridian, que posiciona ambos os ocupantes exactamente no centro do seu próprio palco sonoro.

DESIGN EXTERIOR
A mensagem visual dinâmica começa na grade, que toma a forma estabelecida pelas berlinas Jaguar XF e XJ, com linhas novas para criar a identidade de um esportivo, como é possível constatar no atraente C-X16 Concept. A forma da grade é mais suave e mais larga, inclinada ligeiramente para a frente para criar uma aparência de movimento mesmo quando o veículo está parado. A rede da grade tem um novo design hexagonal que proporciona uma maior profundidade em comparação com o motivo diagonal anterior.

A grade dispõe de duas entradas de ar incorporadas ao lado tipo “guelras de tubarão”, com o objetivo de gerar o maior impacto visual possível e assegurar que o F-TYPE é imediatamente reconhecido quando se aproxima no espelho retrovisor. É a partir destas entradas de ar e da grade que a forma essencial do veículo começa a ganhar corpo. O capot em forma de concha é produzido num único componente e começa no extremo dianteiro da grade, incorporando a típica elevação da Jaguar e a grade de ventilação dupla.

A alheta que separa estas entradas de ar dianteiras em forma de guelra de tubarão assinala o início de uma das linhas mestras que definem, em apenas dois golpes audazes, tanto o perfil como a vista superior do novo F-TYPE. Esta linha mestra sobe pela grade e forma um vinco na parte superior do perfil do guarda lamas dianteiro, o qual, quando visto do banco do condutor proporciona não apenas uma indicação visual da potência do motor sob o capot, como também o posicionamento do veículo com maior precisão em curva.

Todos os aspectos de um veículo esportivo, em termos de dimensões, permitem-nos criar algo que é visualmente emocionante; tão visceral quanto físico. Para mim, a definição do design de um veículo esportivo é descrita pela intenção, envolvendo os ocupantes e os componentes mecânicos num pacote o mais emocionante, belo e sensual possível, sem superfícies ou adornos desnecessários.

“Uma peça de design deve contar uma história e é por isso que todas as linhas do F-TYPE têm um início, uma direção e uma conclusão. Se abordarmos cada linha individualmente e se o fizermos da forma mais correcta possível esteticamente, e se mantivermos as proporções adequadas, irá resistir o passar do tempo.” Ian Callum, Diretor of Design, Jaguar

A importância desta linha mestra é realçada pelo design dos faróis que, devido à sua orientação vertical em vez de horizontal, conduzem naturalmente o olhar ao longo do vinco em vez de o interromperem. Este é um dos exemplos onde a tecnologia facilitou a linguagem de design do F-TYPE – a unidade compacta Bi-Xénon necessita apenas de um farol enquanto que as luzes diurnas em LEDs reforçam o aspecto gráfico dessa linha principal ao atravessar o farol.

A linha principal flui ao longo da parte superior do guarda lamas antes de descer na linha da porta e desaparecer elegantemente no spoiler traseiro. Esta linha fluida, reflectida pela que parte da grade de lateral e na atraente superfície que define a embaladeira, transmite uma sensação de velocidade e espontaneidade ao perfil do veículo. A presença dessa forma atraente, que chama a atenção, permite que a superfície da porta gere um efeito de fuselagem. A secção superior da grade lateral é formada pelo bordo inferior do capot e inclui o nome Jaguar.

Um exemplo adicional da utilização da tecnologia para conseguir um design limpo são os puxadores exteriores ocultos nas portas. Permanecem embutidos, à face do painel da porta até serem desbloqueados premindo o botão do comando à distância ou até o condutor tocar numa área sensível ao tacto do puxador. Estampados com o nome Jaguar, o seu accionamento automático é como um “aperto de mão” que convida o condutor e o passageiro a entrarem. Quando o veículo arranca, os puxadores voltam à sua posição oculta, criando uma superfície aerodinâmica ininterrupta.

A segunda linha mestra inicia-se no extremo traseiro da porta, para fora e para cima para criando uma sensação de potência do trem traseiro, reforçando o facto das rodas traseiras proporcionarem a força motriz. Esta linha desce, de seguida, para percorrer toda a zona posterior descrevendo uma curva ininterrupta, formando uma traseira baixa, larga e elegante.

Para conseguir este importante elemento estético, o F-TYPE inclui um spoiler traseiro oculto que se eleva a partir de uma velocidade predeterminada para equilibrar as forças de sustentação dianteira e traseira. O spoiler eleva-se quando o veículo ultrapassa os 100 km/h e volta à sua posição original quando a velocidade for inferior  a 65 km/h. Componentes adicionais mais discretos de ajuda aerodinâmica são proporcionadas por um pequeno splitter dianteiro e um difusor traseiro que asseguram que a distribuição equilibrada do peso do veículo se reflecte também na forma como corta o ar.

A largura da secção traseira é realçada pelos faróis estreitos em LEDs que envolvem o guarda lamas traseiro até quase aos extremos das abas dos guarda lamas traseiros. Estes faróis parecem estar ocultos até entrarem em funcionamento, aparentando ser opacos até uma das suas funções ser activada.

Para conseguir estas proporções elegantes, a luz de marcha atrás e os faróis de nevoeiro são integrados no painel inferior traseiro. Reflectindo a forma como a grade dianteira se inclina para a frente, a traseira entra realmente para baixo, criando a impressão de que o veículo espera activamente para poder dar um salto em frente e entrar em acção.

As ponteiras de escape permitem distinguir as versões V6 e V8. Os V6 contam com uma ponteira dupla ao centro, como os veículos esportivos Jaguar do passado. São as ponteiras de escape de maiores dimensões e mais arrojadas de sempre num Jaguar e são produzidas numa peça única em aço inoxidável, criando uma superfície brilhante contínua. O V8 caracteriza-se pelas duas ponteiras duplas aplicadas nos extremos, como os modelos XKR e XFR. Um painel inferior traseiro diferente permite o posicionamento dos escapes em locais distintos.

Outros detalhes que permitem diferenciar as três versões são os materiais utilizados para realçar os elementos exteriores. Os V6 incorporam uma grade dianteira, grades laterais, splitter dianteiro e difusor traseiro em preto acetinado, enquanto, que nos dois modelos S, todos estes componente são disponibilizado com um acabamento brilhante. O V6 incorpora jantes em liga leve de 18 polegadas de série, sendo as de 19 e 20 disponibilizadas como opção, que são, respectivamente, disponibilizadas de série no S e no V8 S. O topo de gama V8 S incorpora também equipemento aerodinâmico adicional: alhetas dianteiras sob as guelras de tubarão e extensões das embaladeiras para proporcionar estabilidade às velocidades elevadas que tem a capacidade de atingir.

O F-TYPE dispõe de uma capota de lona em vez de capota metálica porque se adequa muito mais ao objetivo deste esportivo. A capota de lona permite não apenas uma redução importante de peso, como otimiza também o conjunto e contribui para manter um centro de gravidade baixo para proporcionar uma estabilidade elevada. A capota pode ser aberta e fechada em apenas 12 segundos e até uma velocidade de 50 km/h. A sua construção multicamada inclui uma camada em Thinsulate para proporcionar características ideais de isolamento térmico e acústico.