JAC T40 CVT

JAC T40 CVT 
* Por João Euclides Salgado
O editor viajou para São Paulo/Itu a convite da Jac
 NOVA REFERÊNCIA DE DESIGN E CUSTO/BENEFÍCIO 
São Paulo/Itu – SP - Como já havia prometido o presidente do Grupo SHC e da JAC Motors do Brasil Sergio Habib trouxe para o país o seu modelo de maior sucesso, agora com câmbio automático CVT; o JAC T40 CVT.  Ele chega ainda neste mês de abril e as primeiras unidades começam a desembarcar nos próximos dias e serão imediatamente distribuídas pela rede de concessionárias JAC Motors espalhadas por todo o território nacional. O JAC T40 CVT mudou e mudou para melhor, pois o que tinha de equipamentos de série da versão manual, agora tem muito mais; Ar-condicionado com regulagem automática de temperatura; Bancos revestidos em couro; Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro (apenas traseiro no MT); Computador de bordo com função de auto-diagnose; Sistema start/stop; Motor 1.6 16V DVVT; transmissão automática CVT de seis marchas; Cruise Control com comandos no volante; Lâmpadas halógenas; Faróis com regulagem elétrica de altura do facho, Faróis com “Follow Me Home”; DLR (LED diurno);  Faróis de neblina (dianteira); Lanterna de neblina (traseira); Brake-light; Alças de segurança dianteiras e traseiras; Para-sol com espelho iluminado (motorista e passageiro); Retrovisor interno antiofuscante; Bancos revestidos em couro ecológico; Airbag duplo frontal; Portas com barras de proteção lateral; Aviso de cinto não acoplado; Imobilizador; Travamento automático das portas a 15 km/h; Freio ABS com EBD; BAS – Brake Assist System (assistente para frenagens de pânico); BOS – Brake Overide System (pedal “inteligente” de freio); ESP – Eletronic Stability Program (controle eletrônico de estabilidade); TCS – Traction Control System (controle eletrônico de tração);  HSA – Hill Start Assist (assistente de partida em rampas); TPMS – Tire Pressure Monitoring System (sistema de monitoramento da pressão dos pneus); Sistema JAC Connect Front Camera; Sensor de capô aberto; Sensor de estacionamento dianteiro e traseiro ; Computador de bordo com auto-diagnose; Câmera de ré; Entradas USB no console central do painel e no banco traseiro e Isofix; não se esquecendo que tudo isto por R$69.990.
NOVIDADES
O grande destaque do modelo fica por conta da relação custo/benefício; ele chega ao mercado custando R$ 69.990  sendo então  o único SUV com câmbio automático abaixo de R$ 70 mil.  Outros pontos que podemos destacar são as atualizações  mecânicas e estéticas que realmente vão impactar no sucesso de vendas do modelo.
“Vamos lançar esse modelo com um quadro de instrumentos totalmente remodelado, que facilita a leitura das informações e beneficia a experiência de condução do T40 CVT. Por falar em dirigibilidade, inclusive, a própria presença do motor de maior cilindrada com duplo VVT vai aperfeiçoar bastante o prazer ao dirigir”, garante Sergio Habib.
Ao anunciar a chegada do novo JAC T40 CVT, a JAC Motors dá início a uma fase promissora e importante no mercado nacional, logo após ter celebrado sete anos de presença no país. “Faz pouco mais de sete anos que lançamos a JAC no Brasil (março de 2011). Durante esse período, a marca viveu a recessão do mercado automotivo e sofreu com as sanções impostas aos carros importados. Os tempos, hoje, são outros. Mas a chegada do T40 CVT deve impulsionar as vendas da marca a ponto de dobrarmos nosso volume obtido do ano passado: vamos chegar a 8 mil carros vendidos em 2018”, anuncia Habib.
Além da transmissão, que irá garantir conforto maior ao dirigir, e o novo motor 1.6 16V DVVT (dual variable valve timing, ou dupla variação de fase nos comandos de válvulas), o T40 CVT mantém características já aclamadas na versão com câmbio manual. As dimensões permanecem as mesmas. Com 1,57 metro de altura e 1,75 metro de largura, a carroceria do T40 garante grande espaço interno no habitáculo, acomodando efetivamente três passageiros no banco traseiro, que tem espaço à vontade para ombros e cabeças. No porta-malas, outra vantagem da carroceria anabolizada: ele comporta até 450 litros.
 Por dentro, há dois destaques nessa nova versão: os bancos revestidos em couro ecológico (equipamento de série) e o novo quadro de instrumentos. Com grafismo inédito, ele permite melhor leitura que a versão anterior, onde velocímetro e conta-giros possuem melhor visualização, tendo nas extremidades marcador do nível de tanque de combustível e termômetro de água do motor. Ao centro, o T40 CVT exibe um novíssimo computador de bordo, com várias funções de checagem de funcionamento do carro e dados de cruzeiro, como consumo instantâneo, médio, autonomia etc.
Com um design atraente e moderno, que incorpora nuances do novo face-family da JAC Motors (novo logotipo e grade do radiador em forma trapezoidal), o T40 CVT denota o status de modelo de maior porte e, a exemplo do T40 manual, inova no mercado brasileiro com a exclusiva JAC Connect Front Camera. Em conjunto com o aplicativo JAC View, o sistema é capaz de registrar filmes (com áudio) de todos os percursos percorridos pelo T40.
Tudo foi idealizado no estúdio de design da JAC na Itália, seguindo o gosto específico do consumidor brasileiro, o JAC T40 trouxe as necessidades de uso de um SUV de entrada, incluindo o design agressivo e contemporâneo a diversos detalhes de acabamento que conferem uma classe superior. O modelo inclui diversos apliques cromados na carroceria, bem como abusa de black piano e couro nas forrações internas.
UM SUV DE VERDADE 
Acostumado às exigências de desempenho que são necessárias para um SUV rodar com firmeza pelas ruas e estradas brasileiras, a JAC Motors colocou um novo motor de  1,6 cc com quatro válvulas por cilindro e variador de fase no comando de admissão e (a novidade) também no de escape. Esse artifício, batizado de DVVT, é capaz de garantir torque nos baixos regimes e potência nas altas rotações, pois altera o tempo de abertura e fechamento das válvulas de acordo com a necessidade instantânea do motor, o que pode ser confirmado no trajeto do test drive de São Paulo a Itu.
Com gasolina, de acordo com o fabricante, são 138 cv a 6.000 rpm e torque de 17,1 kgfm a 4.000 rpm, chegando até 190 km/h de velocidade máxima. No test drive também notamos que foi feita uma calibragem bem ao gosto do consumidor brasileiro; acelerou tem que andar rápido  e isto foi possível graças a nova TCU (Transmission Control Unit) do T40 CVT que evita  aquela demora  habitual de caixas continuamente variáveis de outros modelos.