Jac J2 2013

 

 

Praia do Forte/Camaçari – BA – Depois de ser apresentado oficialmente no Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, em outubro, a imprensa especializada de todo o Brasil pode conhecer o JAC J2,  um modelo compacto que vem recheado de equipamentos e um design atual, mostrando  agilidade e potência.

Como nos lançamentos anteriores, o J2  segue a tradição de ser  completo. Tudo nele é de série: ar-condicionado, direção assistida eletricamente, vidros, trava central e retrovisores com acionamento elétrico, freios com ABS, air bag duplo e CD player com MP3. E isso não é tudo: rodas de liga leve aro 14, faróis de neblina e sensor de estacionamento traseiro.

O carro que veio para o Brasil, diferentemente dos outros modelos da marca, exigiu mudanças não só mecânicas e estéticas, mas teve a mão brasileira para um  face-lift que agradasse a plateia do lado de cá, debaixo do Equador. Tudo que vem para as terras tupiniquins tem que ser rigorosamente testado e avaliado por bons e criteriosos engenheiros mecânicos, pois não só o clima é um dos mais diferentes do mundo, como também estradas e o “jeitinho exigente” do brasileiro.

Equipado com motor de 1 litro no mercado chinês, o J2 “brasileiro”, no decorrer dos testes de 1 milhão de km , ressentiu-se de maior área frontal para o sistema de arrefecimento. A grade original do radiador não admitia ar suficiente para resfriar o novo motor 1.4, o que exigiu um completo redesenho de grade e pára-choque dianteiro. Mencionadas as novas necessidades, o novo design do J2 foi elaborado pelo Centro de Design da JAC Motors em Turim, na Itália. Além de privilegiar linhas fluidas por intermédio da nova grade do radiador, conservando a identidade da marca na parte dianteira e acentuando a beleza das formas, a questão crítica de arrefecimento foi totalmente solucionada.

Os faróis foram mantidos do design original. Eles remetem ao formato de gota, realçando a personalidade orgânica do estilo do modelo. Já as laterais receberam rodas de alumínio aro 14, pneus 175/60, enquanto a traseira foi modificada na logotipia de identificação, no sistema de fixação do escapamento e nos materiais de acabamento internos do conjunto ótico.

Por dentro, entretanto, as modificações foram ainda mais profundas. Originalmente desenvolvido no Japão, no centro tecnológico da empresa em Tóquio, o painel de instrumentos, os bancos e os revestimentos de portas foram totalmente readequados ao gosto do consumidor brasileiro, através de uma equipe de designers e engenheiros que trabalha no Brasil.

De acordo com a montadora, “o J2 tem ótimas chances de ser um carro bem aceito nos grandes centros urbanos, não lhe faltando adjetivos para agradar aos clientes dos grandes centros. Compacto por fora, ele mede 3,53 metros de comprimento (43 cm mais curto que o J3). Nem por isso, é apertado por dentro. Tem 1,64 metro de largura, isto é, apenas 1 cm menor que seu irmão maior. Na prática, o compacto da JAC torna-se extremamente fácil de estacionar, pois é aquele carro que “cabe em qualquer vaga”, inclusive por contar com o apoio do sensor de estacionamento traseiro.

Mas essa praticidade não condena seus ocupantes, ao contrário. Tanto que, apesar do porte reduzido, ele acomoda cinco pessoas. Por ter uma altura bastante majestosa (1,475 m), ele é até 1 cm mais alto que o J3. Ou seja: a acomodação interna é ideal, sem qualquer sacrifício a pessoas com maior estatura.

Motorização

O propulsor que equipa o J2 é o mesmo já usado no J3 e no J3 Turin. Trata-se do moderno motor 1.4 litro, confeccionado em bloco de alumínio e desenvolvido em parceria com a austríaca AVL, com 16 válvulas e duplo comando, que desenvolve 108 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 138 Nm (14,1 kgfm) a 4.500 rpm. Se no J3 esse motor já rende um ótimo desempenho, o que esperar em um automóvel que possui apenas 915 km (145 kg a menos que o J3). No mínimo, dá para supor que o rendimento é ainda mais apimentado. E é:
segundo o montadora, o J2 tem aceleração de 0 a 100 km/h em 9,8 segundos e velocidade máxima de 187 km/h.

A transmissão é composta por uma caixa manual de 5 velocidades, com acionamento por cabos. O sistema permite engates rápidos e precisos, acentuando a esportividade do modelo, mas também garantindo o conforto ao rodar.
O modelo estará disponível nas redes autorizadas no início de dezembro.