Infiniti Q50

  
Detroit, EUA – A Infiniti , marca premium do grupo Nissan,apresentou oficialmente, durante o Salão de Detroit, o sedã esportivo de luxo Q50. O modelo inédito será um dos três que a marca premium  irá vender no Brasil, quando iniciar as operações, no segundo semestre de 2014 – os outros dois são os utilitários esportivos JX e FX. No mercado norte-americano, a novidade chegará aos concessionários a partir de junho.

Entre os destaques do Infiniti Q50 estão duas tecnologias: a Direção Adaptativa Direta (Direct Adaptive Steering™) e o Controle Ativo de Faixas (Active Lane Control™). O Direct Adaptive Steering controla de forma mais apurada os ângulos dos pneus e os movimentos da direção, transmitindo as intenções do condutor para as rodas mais rapidamente do que um sistema mecânico tradicional.

O sistema conta ainda com quatro modos de customização de acordo com as preferências de condução do motorista ou com as condições do pavimento. O Q50 é o primeiro modelo de produção em série a contar com essa tecnologia. O Active Lane Control™ utiliza câmeras na carroceria para detectar as faixas de rolamento no pavimento para oferecer maior segurança.

O Infiniti Q50 será equipado com o refinado motor V6 3.7, mas também terá uma versão híbrida que irá contar com o Sistema Híbrido de Resposta Direta (Direct Response Hybrid System™) casado com uma transmissão inteligente de dupla embreagem (Intelligent Dual Clutch Control). Os dois trens de força estarão disponíveis com tração traseira ou com tração integral inteligente All-Wheel Drive.

As linhas do Q50 foram inspiradas no conceito Essence. O resultado é um sedã de aparência atlética e grandes proporções, que oferece muito espaço. O cockpit centralizado traz uma série de recursos especiais para o conforto e a conveniência para os ocupantes, incluindo o novo Infiniti InTouch™, um sistema de comunicações com duas telas grandes sensíveis ao toque.

O Q50 foi revelado no estande da Infiniti pelo presidente da marca, Johan de Nysschen, e pelo vice-presidente sênior e chefe de criação da Nissan, Shiro Nakamura. A presença de Nakamura teve como objetivo reforçar a nova direção no design que a marca toma com o lançamento desse modelo. “Ele cristaliza claramente os caminhos do design, da performance e da tecnologia de uma nova geração de modelos Infiniti”, disse de Nysschen. ”Nós nos desafiamos com o Q50 para darmos um novo passo em termos de proporção, mas mantendo as características da Infiniti e sua qualidade de marca premium. Ele representa uma nova referência para os sedãs da marca”, afirmou Nakamura.

A Infiniti é uma marca em expansão mundial, atuando em 50 países. Suas vendas estão em crescimento. Em 2012, a Infiniti vendeu 21,8% a mais nos Estados Unidos, e está conseguindo um 2013 favorável.