Ford New Fiesta Sedan 2014

 

Campos do Jordão – SP – Aproveitando o belo momento de inverno que é acima do especial em Campos do Jordão, a Ford reuniu a imprensa especializada do setor para apresentar o novíssimo Ford New Fiesta Sedan 2014. Ele chega como uma nova referência no disputado mercado dos sedãs compactos Premium. Este lançamento é feito simultaneamente no Brasil e na América do Norte, pois este é mais um automóvel de classificação global da Ford.

O modelo é o mais completo da categoria em suas duas versões de acabamento, SE e Titanium. Ambas são equipadas com motor Sigma 1.6 TiVCT de 130 cv, com sistema de partida a frio “Ford Easy-Start” e a opção de transmissão manual ou automática PowerShift para oferecer excelente desempenho e padrão A de economia com etanol ou gasolina.

“O New Fiesta Sedan complementa a família com uma opção moderna e que surpreende pelo conteúdo diferenciado na categoria. Ele foi projetado para ser a nova referência do segmento”, diz Oswaldo Ramos, gerente geral de Marketing da Ford.

Forma e função
O design do New Fiesta Sedan exibe formas que combinam muito bem classe com esportividade, aliando a função característica de um sedã de quatro portas.

Esse equilíbrio no desenho é mérito da linguagem de estilo Kinetic da Ford, que define as proporções do carro com superfícies rápidas, esculpidas e marcantes. A frente permanece aerodinâmica, trazendo a grade trapezoidal ampla como principal elemento visual e faróis alongados, cheios de estilo. A superficie do capô esculpida reforça a sensação de fluidez e a lateral desenha um perfil ágil.

Diferentemente de um três volumes convencional, como são chamados os sedãs, o New Fiesta exibe uma traseira curta que remete aos cupês esportivos. As lanternas modernas contribuem para o seu visual elegante. O para-choque encorpado e de formas bastante detalhadas adiciona sofisticação ao conjunto. O porta-malas tem capacidade de 465 litros e aumenta em 437 mm o comprimento do sedã (que mede 4.406 mm) quando comparado ao modelo hatch.

Detalhes como linha de cintura alta e frisos cromados que percorrem toda a extensão da base dos vidros acrescentam um toque de requinte ao modelo. O conjunto é complementado por rodas de liga leve de 16 polegadas na versão Titanium.

O interior reforça a impressão de carro inteligente e funcional, mas com muita personalidade e charme. O painel em estilo “cockpit” e os materiais de acabamento de qualidade, tanto no visual como no toque, contribuem para criar um ambiente moderno e convidativo.

A melhor mecânica
O New Fiesta Sedan 2014 é um modelo com classificação A em termos de consumo de combustível e eficiência, segundo os índices do programa INMETRO/CONPET. Associado ao design aerodinâmico deste sedã está o melhor conjunto mecânico do segmento, cuja eficiência pode ser percebida tanto no desempenho ao dirigir como na hora do abastecimento.

A dirigibilidade é um ponto forte do automóvel. Uma série de recursos mecânicos e eletrônicos contribuem para o seu projeto avançado, com o objetivo de oferecer o melhor comportamento da categoria nas diversas regiões do mundo.

O seu motor é o moderno Sigma 1.6 16V TiVCT, produzido em alumínio e com duplo comando de válvulas variável e independente, que desenvolve 130 cv com tecnologia flex de última geração. Conta com o sistema de partida a frio chamado “Ford Easy-Start”, que dispensa o tradicional “tanquinho” de gasolina usado nos veículos flex.

Duas opções de transmissão estão disponíveis para o modelo: a manual IB5 e a avançada PowerShift, que é “duas em uma”: ou seja, reúne as funções automática e manual no mesmo equipamento, conforme o desejo do condutor.

A PowerShift, com seis velocidades, utiliza a tecnologia de dupla embreagem, originalmente encontrada somente em veículos esportivos de categoria superior. Além de permitir trocas muito mais rápidas, em frações de segundo e sem perda de torque, ela coloca o carro um passo à frente em termos de economia em comparação com os concorrentes.

O mais rápido
A modernidade do New Fiesta Sedan faz esquecer o conceito tradicional que se tem de um sedã também no que diz respeito à agilidade e rapidez, tanto na cidade como na estrada. É um dos sedãs mais rápidos, usando a potência do motor que gera 130 cv e 125 cv, respectivamente, com etanol e gasolina.

Com essa disposição, ele atinge a velocidade máxima de 190 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos com etanol. E também mostra alta eficiência em termos de emissões. A sua curva de torque plana garante uma excelente resposta em baixa rotação, com saídas e retomadas rápidas na aceleração.

No consumo, é o único automático da categoria com o selo A de eficiência do INMETRO/CONPET. A versão PowerShift faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade. Na estrada, roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina.

Na versão manual, seu consumo é de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l com gasolina na cidade, e de 9,7 km/l com etanol e 14,1 km/l com gasolina na estrada.

Recursos de segurança
A segurança é um dos pilares do projeto do New Fiesta, atestada pelos resultados de testes internacionais, como Euro NCAP, Latin NCAP e Insurance Institute for Highway Safety, que o classificaram com o padrão mais alto da categoria tanto na proteção de adultos como de crianças. Reforçada por aços especiais, a sua carroceria é projetada para manter a integridade dos ocupantes e absorver energia em caso de impacto.

É um carro projetado para atender os mais rigorosos padrões globais, com um sistema avançado e integrado de segurança ativa e passiva. Ele vem com duplo airbag e freio ABS de série e também oferece um conjunto de sete airbags na versão Titanium: dois dianteiros, dois laterais, dois de cortina e um de joelho para o motorista. Conta ainda com sistema Isofix para a fixação de cadeiras infantis.

Na parte de segurança ativa, o New Fiesta Sedan traz controle eletrônico de estabilidade e tração (sistema AdvanceTrac), que atua junto com o freio ABS e sensores nas rodas, carroceria, volante e barra de direção para corrigir a trajetória do veículo em situações críticas, como pista molhada, frenagem brusca ou manobras de emergência.

O assistente de partida em rampa evita o deslizamento do carro na saída em ladeiras, seja de frente ou de ré. Quando se tira o pé do freio, ele mantém o carro parado por até 3 segundos, dando tempo ao motorista de acionar o acelerador. O acendimento automático das luzes de emergência é outro recurso de segurança que entra em ação em frenagens bruscas, alertando os motoristas que vêm atrás.
 

Tecnologias inteligentes
O New Fiesta Sedan oferece tecnologias até então só encontradas em veículos de segmentos superiores. Ele vem com o exclusivo sistema multimídia SYNC, com comandos de voz em português, que permite acesso ao telefone celular por conexão Bluetooth para a realização de chamadas sem a necessidade de usar as mãos, transforma mensagens de texto em áudio, realiza transferência automática de agenda e toca músicas do celular. Além de tocador de CD/MP3, tem conexão para iPod, USB e seis alto-falantes.

A chave de segurança MyKey é outro item de tecnologia avançada do New Fiesta Sedan trazida do segmento de luxo. Ela permite programar a velocidade máxima, o volume do som, disparar avisos sonoros e impedir o desligamento dos sistemas de assistência ativa quando o carro é usado por outra pessoa. Fazer a sua programação é simples, usando a tela do SYNC.

Ele também vem equipado de série com ar-condicionado digital, travas e vidros elétricos com fechamento global e alarme volumétrico.
No pacote Conforto Titanium, o New Fiesta Sedan oferece ainda controle automático de velocidade, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis e espelho retrovisor interno eletrocrômico.