New Fiesta 2014

 


Foz do Iguaçu – PR - 
A Ford apresentou o New Fiesta Hatch 2014 em um evento em Foz do Iguaçu, no Paraná, neste final de semana, paralelo aos X Games. A nova geração global do carro compacto mais vendido no mundo, agora produzida no Brasil, chega para liderar o segmento também em desempenho e prazer de dirigir. Criado para ser referência em design, qualidade, segurança, eficiência e economia de combustível, ele dá sequência à renovação da linha de produtos da Ford em um mercado de alto volume.

Entre suas novidades, o veículo traz duas avançadas opções de motores da família Sigma – o 1.6 16V TiVCT Flex com duplo comando de válvulas variável e independente e o 1.5 DOHC 16V Flex, ambos de alumínio e com sistema eletrônico de partida a frio Ford Easy Start, sem a necessidade de reservatório de gasolina. São os mais potentes e econômicos em sua faixa.

O New Fiesta Hatch 2014 tem ainda o conforto e a versatilidade da transmissão automática PowerShift e é o único a oferecer, na versão Titanium, sete airbags. Traz ainda, conforme a versão, controle de estabilidade e tração, assistente de partida em rampa, sistema de conectividade SYNC e a chave programável MyKey, outra tecnologia exclusiva de segurança. O lançamento do novo carro no Brasil é praticamente simultâneo ao da Europa, e ocorre antes dos Estados Unidos e da Ásia, reforçando a sua modernidade.

“O New Fiesta 2014 é um carro que reforça o caráter global da marca e o conceito Go Further, de inovar e popularizar a tecnologia para o maior número de pessoas”, diz Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil. “É o mesmo produto encontrado em mais de uma centena de mercados do mundo, nas Américas, Ásia e Europa, com conteúdo avançado e preço competitivo em um segmento de alto volume.”

Desempenho e economia
O motor Sigma 1.6 TiVCT Flex do New Fiesta traz várias inovações que contribuem para o seu nível superior de eficiência e economia. Além do duplo comando de válvulas variável e independente, que funciona tanto na admissão como na exaustão, ele utiliza uma taxa de compressão de 12:1 otimizada para a eficiência e performance. Tem ainda pistões grafitados, tuchos polidos, óleo de baixa viscosidade e novos componentes que reduzem o consumo de energia.

O motor Sigma 1.6 TiVCT desenvolve a potência de 130/125 cv com etanol e gasolina, respectivamente, acelera de 0 a 100 km/h em 12,1 segundos (etanol) e atinge a velocidade máxima de 190 km/h. No consumo, conta com a classificação A de eficiência do INMETRO/CONPET: faz 7,9 km/l com etanol e 11,4 km/l com gasolina na cidade e roda 9,9 km/l com etanol e 13,9 km/l com gasolina na estrada, na versão PowerShift.

O novo motor Sigma 1.5 DOHC Flex tem 16 válvulas e potência de 111/107 cv com etanol e gasolina, respectivamente. Este moderno motor, também em alumínio, tem um conjunto mecânico que surpreende pelo rendimento e economia de combustível.

O New Fiesta Hatch 2014 é o primeiro veículo da marca a usar o sistema Ford Easy Start, que aquece a linha de combustível quando necessário para a partida a frio, através de sensores. Essa tecnologia dispensa a necessidade do reservatório (tanquinho) de gasolina e está disponível em todas as versões.

Transmissão manual e PowerShift
O New Fiesta 1.6 conta com transmissão manual IB5 ou a avançada automática PowerShift de seis velocidades e dupla embreagem. A versão 1.5 utiliza a transmissão IB5 manual.

A transmissão PowerShift é única na categoria e oferece um novo padrão de conforto e desempenho. Sua tecnologia de dupla embreagem, usada pela primeira vez em compactos no Brasil, garante trocas suaves e sem interrupção de torque, com grande eficiência, silêncio, conforto e durabilidade. Junto com o motor, ela é responsável pela incomparável economia de combustível do New Fiesta, com padrão A de classificação do INMETRO/CONPET.

Além disso, permite a seleção de diferentes modos de condução, de acordo com o estilo do motorista: D, para trocas de marcha suaves e econômicas; S, esportivo, com um nível de rotação mais alto e preparado para retomadas; e manual sequencial SelectShift, para o motorista usar a faixa de rotação de sua preferência.

Segurança e tecnologia
O New Fiesta Hatch 2014 inova também em itens de segurança, conforto e tecnologia, como o sistema de conectividade SYNC, disponível para as versões 1.6, que permite total interação com telefone celular e músicas por comando de voz em português. A versão 1.5 conta com o sistema MyConnection Gen. 3, com conexão USB e Bluetooth. O veículo é campeão em segurança veicular. Tem carroceria fabricada com a aplicação de aços ultrarreforçados e é o único do segmento a oferecer 7 airbags, incluindo um de joelho para o motorista, na versão Titanium. Nas demais versões, o carro é equipado com dois airbags desde a primeira oferta de catálogo.

Outras tecnologias que contribuem tanto para a segurança como para a dirigibilidade, disponíveis nas versões 1.6, são o controle de estabilidade e tração e o assistente de partida em rampa, além de freio ABS de última geração. A chave programável MyKey é outra tecnologia exclusiva para a personalização no uso do veículo, nas versões SE e Titanium.

Design e esportividade
O New Fiesta traz a nova linguagem de design Kinetic 2.0 da Ford, aplicada também no Novo Fusion e no Novo EcoSport. A ampla grade dianteira é um dos seus elementos marcantes, junto com os para-choques envolventes, capô esculpido e faróis de desenho sofisticado. A lateral exibe um perfil ágil, com vincos que destacam o jogo de luz e sombra. A traseira curta tem aerofólio integrado na tampa do porta-malas e para-choque com elemento inferior em preto, que acentuam a esportividade.
Todos esses atributos foram incluídos para criar um desenho fluido e arrojado, que também confere grande eficiência aerodinâmica ao veículo. A carroceria conta com seis cores supermodernas para todas as versões, com uma tecnologia global de pintura que garante ao mesmo tempo alto brilho, resistência e profundidade: azul Califórnia, vermelho Arizona, vermelho Vermont, branco Ártico, preto Bristol e prata Dublin.

O interior, de estilo “cockpit”, exibe um acabamento primoroso. Esse cuidado pode ser notado tanto na modernidade do seu estilo como na ergonomia e nos materiais de revestimento, de toque suave e agradável em todas as versões.
O painel traz uma tela multifuncional integrada nas versões SE e Titanium com o sistema SYNC. Os mostradores, de visual moderno, são claros e iluminados na cor “Ice Blue”, presente nos novos carros globais da marca. A alavanca de câmbio oferece comodidade, assim como os demais comandos para o motorista. A versão Titanium também inclui bancos e volante revestidos em couro.

Prêmios globais
O New Fiesta é um dos veículos mais premiados e de maior sucesso da história, desde a primeira geração. Em sua história, já vendeu mais de 15 milhões de unidades. Em 2012, somou mais de 600.000 unidades e foi o carro compacto mais vendido do mundo. Na Europa, ele mantém a média de um carro vendido a cada dois minutos.

É o carro-chefe da família global de compactos da Ford e tem a missão de liderar a marca na meta de chegar a 2 milhões de unidades vendidas no segmento até 2015. Eleito Carro do Ano em várias edições, já soma mais de 100 prêmios na nova geração, incluindo os de segurança do Euro NCAP e Top Safety Pick.

O New Fiesta está presente em mais de 150 mercados de cinco continentes, incluindo os mais exigentes do mundo.

Testes
Como os demais veículos de nova geração global da Ford, o New Fiesta foi desenvolvido com a soma dos recursos mundiais da marca, com participação ativa da engenharia brasileira. Os testes de durabilidade e simulação foram feitos em laboratórios americanos, europeus e brasileiros, com o uso das mais avançadas tecnologias.

Esse programa envolveu a construção de 200 protótipos no Brasil e mais de 2 milhões de quilômetros de testes nas mais variadas condições de pista, incluindo variações extremas de temperatura de 40ºC negativos a 82ºC.

O New Fiesta é produzido em oito fábricas com padrão mundial de qualidade, utilizando o Sistema de Produção Ford, em três continentes. Além de São Bernardo do Campo, em São Paulo, é fabricado também no México, Alemanha, Índia, Vietnã, Tailândia e em duas instalações na China.

A fábrica da Ford em São Bernardo do Campo, no ABC paulista, recebeu um investimento de R$800 milhões para a produção do novo modelo. Entre as novidades, estão uma linha de prensas de última geração, instalação de novas máquinas automatizadas na carroceria com controle de geometria a laser, uma nova tecnologia de pintura com tinta de alto teor de sólidos e checagem automática dos componentes elétricos e eletrônicos de 100% dos veículos.


Mercado

O New Fiesta 2014 é oferecido em quatro versões: 1.5 S e SE e 1.6 SE e Titanium. O New Fiesta S 1.5 vem com: duplo airbag, freios ABS com EBD, direção elétrica, ar-condicionado, travas, espelhos e vidros dianteiros elétricos, sistema de som MyConnection Gen. 3 com conexão USB e Bluetooth, alarme volumétrico, rodas de 15 polegadas com calota integral, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria e 3 anos de garantia, por R$38.990.

O New Fiesta SE 1.5 acrescenta rodas de liga leve de 15 polegadas, farol de neblina e pacote de acabamento SE, por R$42.490.

O New Fiesta SE 1.6 vem também com controle eletrônico de estabilidade e tração (AdvanceTrac), assistente de partida em rampa, ar-condicionado digital, vidros elétricos com abertura e fechamento global, sistema SYNC com comandos de voz em português e controles no volante e rodas de alumínio de 15 polegadas. Com transmissão manual, sai por R$45.490, e por mais R$3.500 (ou R$48.990), é possível levar a versão PowerShift.

O New Fiesta Titanium 1.6, topo de linha, vem com sete airbags, bancos e volante em couro, controle automático de velocidade, sensor de estacionamento, sensor de chuva, acendimento automático dos faróis, retrovisor interno eletrocrômico e rodas de alumínio de 16 polegadas, por R$51.490 na versão manual e R$54.990 na PowerShift.

O New Fiesta é econômico também na manutenção, com a cesta básica de peças mais econômica do segmento e um plano de seguro oferecido pelos Seguros Ford em parceria com a Mapfre, que tem preço médio de R$1.855 em São Paulo, sem perfil do condutor.