Ford Ka agora tem versão aventureira – O Ka Trail

Ford Ka agora tem versão aventureira – O Ka Trail  
(*) Por João Euclides Prata Salgado
(*) O editor viajou para o Guarujá a convite da Ford
Guarujá – SP – O vitorioso Ford Ka, modelo compacto que em seu segmento está entre os dez mais vendidos em todo o mundo,  ganha a partir deste mês a sua versão aventureira; o Ford Ka Trail. Ele já chega bem posicionado no mercado em virtude principalmente de três itens; o motor, a suspensão elevada e o preço.  A Ford entra neste segmento de veículos compactos aventureiros urbanos no momento certo onde este nicho de mercado está em expansão, de 2003 a 2017, ele cresceu 400%, passando de 4% para 16% das vendas totais do mercado. No segmento de compactos, só 5% dos modelos oferecem essa característica de fora de estrada leve, com 36.000 unidades vendidas em 2016.
O modelo aventureiro foi desenvolvido pela área de Design da Ford com foco no consumidor que é apaixonado por este estilo de vida, mas não abre mão do conforto e da praticidade de um compacto urbano. Ele é derivado de um hatch com visual robusto e postura esportiva, recheado de elementos exclusivos que valorizam as linhas modernas do seu projeto. Como falamos, os destaques vão para a suspensão elevada (pneus de uso misto, modelo Pirelli Scorpion ATR 185/65 R15, – 50% em estrada e 50% fora de estrada –, que rodam bem tanto no asfalto como na lama), rodas de liga leve de 15 polegadas na cor cinza Magnetic, de alto brilho), faixas personalizadas nas laterais e na traseira e, além de alguns itens especiais como;  interior todo preto e cinza chadow, rack de teto na cor prata fosco,  som My Connection, bancos exclusivos com material misto, couro e tecido liso mais um debrum na cor  laranja (tudo protegido com o exclusivo “soil repelent”), molduras das caixas de rodas texturizadas na cor preta, faróis de neblina, maçanetas e capa de retrovisores na cor cinza Londres escuro fosco e lanternas traseiras fumê. A carroceria tem quatro opções de cores: as sólidas vermelho Arpoador, preto Ebony e branco Ártico, e a metálica prata Dublin.
As faixas laterais e traseiras são na cor cinza com grafismo em colmeia, além do logotipo Trail destacado na cor  laranja. As caixas de rodas e os faróis de neblina têm moldura texturizada na cor preta, estes últimos com um aplique em prata fosco com a inscrição Trail iguais ao aplique que se encontra na parte inferior dos para-choques dianteiro e traseiro.
O preço é um ponto importante deste modelo pois, parte de R$ 47.690,00, ou seja, R$10.000 a menos que o concorrente mais próximo, e como oferta de lançamento também dispõe de financiamento com taxa zero em 30 vezes. Nesse plano, basta acrescentar R$59 na parcela para levar o motor 1.5.
Outra vantagem do Ka Trail é o baixo custo de propriedade. Ele tem preço das revisões pelo menos 20% mais baixo que os competidores e cesta básica de peças 10% mais barata. Conta também com as opções de seguro mais acessíveis do segmento.
“O Ka Trail combina uma série de vantagens para quem deseja um carro personalizado versátil, moderno e acessível”, diz Fernando Pfeiffer, gerente de Marketing de Produto da Ford. “Acima de tudo, ele  reúne todas as qualidades já consagradas do Ka no uso urbano, com uma capacidade maior para o lazer e aventura. É um carro de atitude com uma proposta de mercado e valor atraente.

 A linha Ka representa a melhor compra nos atributos que são mais relevantes para o consumidor brasileiro: design moderno, espaço para cinco passageiros, motores líderes em potência, supereconômicos e um novo nível de equipamentos de série no segmento”, acrescenta Fernando Pfeiffer.
Como os demais modelos da linha, o Ka Trail vem de série com ar-condicionado, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, abertura elétrica do porta-malas e direção com ajuste de altura. Tem também som MyConnection com comando de voz e Bluetooth, compartimento para o celular no painel MyFord Dock, banco traseiro bipartido (60/40) e cinto de segurança de três pontos e apoio de cabeça para os cinco ocupantes.
Engenharia de ponta
O Ford Ka Trail é disponibilizado com duas opções  de motores, 1.0 TiVCT Flex de três cilindros, de 85 cv, e 1.5 Sigma Flex, de 110 cv. Ambos contam com a tecnologia eletrônica de partida a frio Easy Start e vários aprimoramentos para redução de atrito, durabilidade e eficiência, com padrão A de economia do Conpet/Inmetro.
O Ka Trail do ponto de vista da engenharia é um novo modelo e não só um face lift com adaptações estéticas; a nova suspensão inclue novas molas e amortecedores dianteiros e traseiros, barra estabilizadora dianteira maior, eixo traseiro mais rígido e coxins do motor com amortecimento hidráulico. A direção elétrica e o sistema de freios ABS também foram revisados para atender à nova dinâmica. A validação do modelo incluiu testes em Tatuí e também no campo de provas da Ford em Dearborn, nos Estados Unidos, para garantir o padrão global de segurança e dirigibilidade.
Design
O trabalho de criação de design do Ka Trail incluiu o desenvolvimento de cores, materiais, texturas, acessórios e detalhes que refletem a sua proposta de veículo misto “usamos texturas orgânicas e combinações de materiais que valorizam a esportividade e a praticidade de uso”, diz Adília Afonso, supervisora de Design da Ford América do Sul.
As soleiras das portas são protegidas por faixa preta personalizada com o logotipo Trail em branco. Os pedais esportivos de alumínio com apliques de borracha são outro detalhe diferenciado. Os tapetes de borracha têm acabamento com pespontos na cor laranja.
Motores
O 1.0 TiVCT Flex é o aspirado mais potente da categoria, com faixa plana de torque disponível de 3.500 a 5.500 rpm. Já motor Sigma Flex, da mesma família que equipa as linhas New Fiesta, EcoSport e Focus no Brasil, Argentina e México, tem como principais características o alto torque em baixas rotações, o funcionamento eficiente e silencioso e a durabilidade. Conta com alta rigidez estrutural, duplo comando de válvulas, partida a frio eletrônica e tem torque de 146 Nm.
Os dois motores trazem a transmissão manual IB5 de cinco marchas, com estrutura de alumínio compacta e leve e um escalonamento que favorece a agilidade e a economia.
Desempenho e consumo
O Ka Trail mantém a nota A em consumo de combustível com seus dois motores, que estão entre os mais econômicos da categoria. O 1.0 tem um consumo na cidade de 8,8/12,5 km/l (etanol/ gasolina) e na estrada de 9,9/14,3 km/l (etanol/gasolina). O 1.5 faz 7,5/10,8 km/l na cidade e 9,0/13,2 km/l na estrada (também com etanol/gasolina)
Com motor 1.0, o Ka Trail acelera de 0 a 100 km/h em 15,1/15,3 segundos e tem velocidade máxima de 160/156 km/h (com etanol/gasolina). A versão 1.5 vai de 0 a 100 km/h em 10,7/10,8 segundos e atinge a máxima de 173/171 km/h (também com etanol/gasolina).