Ford Fusion 2013

por João E. P. Salgado*

 

LOS ANGELES – EUA – A Ford Motor Company reuniu o “quem é quem” da imprensa especializada para mostrar o novo Ford Fusion 2013 na cidade americana onde tudo que é lançado, dá fila na hora da compra. Foi uma estreia global com ares hollywoodianos para este carro que já tinha alcançado o seu lugar de prestígio e renome.
O novo Fusion 2013, projetado e desenvolvido por equipes multiculturais, incluindo engenheiros e designers do Brasil será produzido em cinco fábricas de alta capacidade no mundo. A Ford planeja vender mais de um milhão de unidades por ano em todo o mundo e no Brasil que terá inicialmente a versão Titanium, equipada com a nova geração de motores EcoBoost 2.0 que segundo o fabricante, representa a tecnologia mais avançada do mundo em propulsores de alta eficiência a gasolina. Ele combina um turbo de última geração com injeção direta de combustível e duplo comando de válvulas variável, independente na admissão e escapamento, para oferecer dirigibilidade excepcional com economia de combustível.

É o estado da arte em motores de quatro cilindros, gerando a mesma potência de um bloco de seis cilindros, com desempenho e economia de combustível impressionantes. No Ford Fusion 2013, ele gera 240 cv com torque de 34,7 kgfm.
É o que há de mais moderno em motores de alta eficiência. Além de mais leve, o Ford EcoBoost é um motor compacto, eficiente, durável e robusto. Em comparação com um propulsor convencional da mesma faixa de potência, ele é 20% mais econômico e reduz em 15% a emissão de gases poluentes (CO2).
O novo Fusion 2013 com motor EcoBoost 2.0 e tração AWD faz 8,1 km/l na cidade e 10,9 km/l na estrada, o que dá um consumo combinado de 9,1 km/l, em medições feitas de acordo com o padrão do Inmetro.
Para a perfeita sintonia com o veículo, o motor EcoBoost 2.0 é acoplado à moderna transmissão automática SelectShift de 6 velocidades, reconhecida pela excelente relação entre conforto e rapidez. Reforçando a vocação esportiva do novo Fusion, as trocas de marchas podem ser realizadas também de forma manual, através dos dispositivos “Paddle-Shift” localizados no volante.
“O Ford Fusion 2013 cria uma nova categoria de sedãs premium, mais esportivo e com muita elegância. Ele tem um forte apelo emocional para os compradores de automóveis de luxo, ao mesmo tempo em que dá uma visão sobre a direção do futuro da marca Ford no mundo. A aclamada linguagem do conceito Evos virou realidade nesse sedã, que captura fielmente o espírito de design de um novo tempo”, afirma Steven Armstrong, presidente da Ford Brasil.
Preocupada em seguir a tradição da marca Ford que sempre foi a de melhor acabamento em seus sedãs, o Ford Fusion 2013 não deixa por menos proporcionando níveis superiores de luxo, acabamento e desempenho, junto com uma série de recursos de tecnologia de última geração e altíssimo nível de segurança.

Líder em aerodinâmica
Mesclando ciência e arte, a aerodinâmica do Ford Fusion 2013 foi trabalhada dentro de uma abordagem integral que permite o fluxo suave do ar em toda a carroceria. O controle ativo de fechamento da grade frontal é uma inovação que ajuda a diminuir o arrasto, desviando o fluxo de ar quando ele não é exigido pelo sistema de refrigeração do motor, e aumenta a economia de combustível.
O sistema abre ou fecha automaticamente a grade frontal de acordo com as condições de operação e temperatura dos fluídos do motor. Quando fechada, a grade reduz o arrasto do ar e melhora a aerodinâmica em aproximadamente 6%.
O uso de uma série de defletores aerodinâmicos também melhora sensivelmente o fluxo de ar embaixo do veículo, reduzindo o atrito. O seu desenho foi otimizado com a aplicação de sistemas avançados de simulação por computador e testes reais em túnel de vento e nas pistas.
O seu desenvolvimento consumiu 2 milhões de horas de trabalho em computador, um número sem precedentes em projetos desse tipo – o equivalente ao que uma pessoa conseguiria fazer em 30 anos usando um computador pessoal. Tecnologias de ponta foram utilizadas para a análise de cada ponto da carroceira e determinação das formas e proporções ideais, de modo a atingir a máxima eficiência aerodinâmica. No desenvolvimento em túnel de vento foram gastas mais de 450 horas.
Tudo isso dá ao novo Fusion o menor coeficiente de arrasto aerodinâmico do segmento, com a marca insuperável de 0,27 Cd.

Interior luxuoso e acabamento impecável
Na cabine, o Ford Fusion Titanium oferece luxo e acabamento impecável, com o uso de materiais de qualidade superior, tanto no aspecto tátil como na aparência. O seu interior surpreende pela elegância e pelo design de arquitetura forte e harmônica, criando um ambiente de alta classe que combina o movimento de elementos horizontais do painel com as linhas verticais do console central.
O Ford Fusion 2013 tem bancos de couro macio e com acabamento de luxo. Todas as superfícies do painel, das portas e dos bancos são revestidas com materiais suaves ao toque. O uso de detalhes em metal produz um contraste de acabamento marcante. Os mostradores duplos do painel, alojados em um compartimento de formas curvas, aumentam a sensação de qualidade e esportividade.

Conforto total e praticidade
O Ford Fusion 2013 oferece um espaço interno mais generoso que o tradicionalmente encontrado na maioria dos sedãs de seu segmento. A posição de dirigir, com comandos à mão, transmite esportividade para o motorista.
Os bancos do Fusion 2013 são desenhados com uma tecnologia avançada que privilegia o conforto, seja em trajetos curtos ou viagens. Os bancos dianteiros adotam o conceito “thin seat design”, com estrutura ergonômica e espuma de alta performance. Além de ampla área de apoio para a coluna e os quadris, contam com sistema de aquecimento e encosto de cabeça regulável em quatro estágios. Ambos dispõem de ajuste elétrico, sendo o do motorista com ajuste lombar, regulagem em 10 posições e três memórias.
Os bancos traseiros foram desenhados para oferecer um padrão superior de conforto, com apoio de braço central e porta-copos dobrável, de modo a acomodar dois ou três passageiros. Eles são rebatíveis na proporção 60/40 e também contam com pontos LATCH para a fixação de cadeiras infantis.

Nova supensão ControLink
O Novo Fusion 2013 é superior também nos quesitos de estabilidade e aceleração lateral. Sua nova suspensão traseira ControLink traz uma geometria otimizada para a absorção de impactos, aumentando o controle e o conforto. Além de melhorar significativamente o aproveitamento do espaço e o conforto para os passageiros, ela tem rigidez lateral 15% maior em comparação com a versão anterior. A suspensão dianteira, com braços de alumínio de alta rigidez, reduz a massa dos componentes e praticamente elimina vibrações.
Os amortecedores premium, com válvulas de deslocamento total, proporcionam maior estabilidade, com movimentação suave. As buchas também foram otimizadas para isolar vibrações. Esse conjunto permite total isolação do chassis com a carroceria e desacopla a movimentação lateral e longitudinal, refinando a direção, a estabilidade e o conforto. Os pneus também foram objeto de um extenso desenvolvimento para equilibrar os atributos de conforto, precisão, estabilidade, economia e frenagem.
Todo o conjunto, incluindo a geometria da suspensão, foi calibrado para uso nas condições brasileiras. O seu desenvolvimento foi acompanhado de testes rigorosos de rodagem em variadas superfícies para garantir a eficiência e o prazer ao dirigir, uma característica presente no DNA de engenharia dos veículos da marca.

Tração inteligente AWD
O novo Fusion 2013 também é o único carro de volume do segmento a contar com tração integral. Ele vem equipado com a versão mais recente do sistema inteligente AWD da Ford, que garante excelente desempenho em diferentes tipos de terreno. O sistema oferece prazer ao volante e confiança mesmo em condições de pista molhada e escorregadia, com grande segurança, reduzindo a necessidade de intervenções do controle de estabilidade.
O sistema AWD do Fusion foi calibrado especificamente para oferecer uma performance superior. Ele permite acelerar em curvas com sub-esterço reduzido e ganhar tração em condições onde os veículos de tração dianteira teriam dificuldade.
O novo Fusion tem também os freios mais eficientes do segmento, com sistema ABS e as menores distâncias de parada entre os veículos de sua classe.

Modelo completo e de prestígio
O novo Ford Fusion, tem também Sync Media System com GPS e som premium Sony, computador de bordo, chave configurável MyKey, sistema de monitoramento de pontos cegos, auxiliar de manutenção na faixa, estacionamento automático, câmera de ré, farol alto automático, piloto automático com comando na direção, assistência de partida em rampa, freio de mão elétrico, abertura das portas por teclas, sistema de monitoramento de pressão dos pneus e rodas de liga leve de 18 polegadas.

* O editor foi convidado para o evento pela
Ford Motor Company do Brasil