História das cores e do logo BMW M

Azul, vermelho e violeta: a história por trás das cores e do logo BMW M

 

Sin título-1São Paulo/SP — Os modelos BMW M1, M3 e M5 são admirados por muitos aficionados de carros de corrida e as cores do logo “M” são extremamente familiares para todos eles. É bem conhecido entre os entusiastas que “M” na sigla “BMW M” refere-se a Motorsport, tratando-se, portanto, da nomenclatura atribuída às versões esportivas da marca. Mas poucos sabem de onde surgiu a inspiração para o logo e utilização das cores nesta divisão da BMW. O lendário logotipo, com as três listras encostadas no M, tem como objetivo enfatizar a velocidade e o dinamismo da série BMW M. Já a cor azul, da Baviera, pode ser óbvia devido à cor do logotipo da BMW, mas de onde vêm o vermelho e o violeta?

Toda história de grande sucesso tem um mito associado a ela, e o mesmo vale para o logotipo e as cores do BMW M. Os seguintes funcionários da BMW estiveram envolvidos na seleção das cores para o design da divisão de automobilismo da BMW em 1972: Jochen Neerpasch, então diretor de corridas e co-gerente da BMW Motorsport GmbH; Wolfgang Seehaus, designer de interiores da BMW na época; e Manfred Rennen, então designer exterior da BMW.

BMW M GmbH

A BMW M GmbH foi fundada em 1972 como uma unidade de negócios para produtos esportivos da marca. Naquela época, o nome oficial ainda era BMW Motorsport GmbH. A recém-criada divisão de carros esportivos foi criada para combinar e profissionalizar as atividades de corrida da BMW sob uma identidade corporativa unificada. O designer Seehaus fazia parte da equipe e foi ele quem criou as cores BMW M: azul, violeta e vermelho, onde azul significa BMW, vermelho representa o automobilismo e violeta simboliza a combinação única dos dois. O ex-diretor de corrida da BMW Jochen Neerpasch afirma que Seehaus também escolheu essas cores devido à boa diferenciação nas fotos em preto e branco. A derivação das cores do BMW M (Motorsport) é tão simples quanto engenhosa. Raramente uma combinação de cores gerou tanto valor e reconhecimento da marca. O logotipo tricolor da BMW M rapidamente chegou aos carros de corrida da Bayerische Motoren Werke. O design de cores marcantes foi lançado em 1973 no BMW 3.0 CSL, que também se tornaria um ícone da BMW. Segundo Neerpasch, o designer gráfico externo Pierre Mendell foi responsável pelo desenho final do veículo em cooperação com o designer da BMW Rennen. Até hoje, os carros de desempenho na divisão de corrida ainda ostentam as renomadas cores M em vários tamanhos e modelos. O que é frequentemente esquecido é que o esquema de cores (azul, violeta e vermelho) do BMW M existe há muito mais tempo do que o próprio “M”. Enquanto as cores foram usadas a partir da série BMW M de 1973, a letra “M” foi incorporada ao logotipo em 1978, com o lançamento do BMW M1. Desde então, o esquema tricolor e o “M” sempre foram usados ​​juntos e são estampados em todos os veículos BMW M.

BMW M logo

O lendário logotipo usado desde 1978, com as três listras encostadas no M, tem como objetivo enfatizar a velocidade e o dinamismo da linha BMW M. Concebido pelo estúdio de design Italdesign, sob a direção de Giorgio Giugiaro, também é conhecido como o “Giugiaro M”. Ao longo dos anos, o design do logotipo M e das listras M foi cuidadosamente refinado. “As faixas tricolores da BMW M continuam a definir a identidade da BMW M GmbH e BMW M Motorsport até hoje”, afirma Marc Thiesbürger, do BMW Group Classic.