Audi Driving Experience – Adrenalina total!!!

Mogi Guaçu – SP - A Audi do Brasil reuniu a imprensa especializada do setor para um super teste drive; o “Audi Driving Experience” na pista do Autódromo Vello Città.

Foram disponibilizados para os jornalistas três dos esportivos mais potentes; o R8 V10 Plus, o RS7 e o RS6 Performance, além dos recém lançados da marca;  o Audi A3 Sedan com cockpit virtual, o A5 Sportback e o SUV Q5.

O A3 Sedan Ambition; primeiro compacto premium a oferecer o Audi virtual cockpit é equipado com motor 2.0 TFSI de 220 cv de potência e torque de  350 Nm entre 1.500 e 4.400 rpm, o que garante respostas imediatas do acelerador e uma condução suave em qualquer velocidade. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 6,9 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, limitada eletronicamente. O câmbio é um  S tronic de seis velocidades e dupla embreagem em banho de óleo.
Os bancos têm forração de couro sintético e os dianteiros são esportivos, o que ajudou muito na pista, pois ele tem um apoio lateral maior privilegiando nas curvas feitas em velocidade elevada. Outro detalhe que ajudou muito na pista foi o sistema Audi drive select, que regula as respostas do pedal do acelerador, a assistência da direção e o câmbio S tronic de seis velocidades.
Audi A5 Sportback
Gostei muito da nova geração do A5; ela é esportiva e elegante. Seu design é complementado pela aerodinâmica sofisticada. Sob a carroceria, o modelo impressiona pelo novo chassi, motores potentes, sistemas de entretenimento, informação e de assistência ao motorista bem inovadores.

O Sportback chegou com quatro opções de acabamento: Attraction e Ambiente, equipadas com motor 2.0 TFSI de 190 cv, e Ambition e Ambition plus, que trazem o 2.0 TFSI com 252 cv; testado por nós na pista do Autódromo.

Com a distância entre-eixos alongada, dianteira e traseira encurtadas e o longo capô em forma de domo, o modelo ganhou em aerodinâmica e retomadas. Ficou muito bom de curva; excelente!

O Ambition plus vem equipado com o poderoso  motor 2.0 TFSI rende 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm. Em termos de desempenho, os modelos de topo chegam aos 100 km/h em 6 segundos e a velocidade máxima é de 250 km/h, o que quase conseguimos no retão da pista do Vello Città.

Novo Audi Q5
Este que é um dos SUVs de maior sucesso da marca, com o sistema de condução semiautônomo “traffic jam assist” também mostrou sua força nas pistas. 

O motor é um 2.0 TFSI a gasolina, que desenvolve 252 cv de potência e 370 Nm de torque, disponíveis entre 1.600 e 4.500 rpm que  chega aos 100 km/h em 6,3 segundos e sua velocidade máxima é de 237 km/h.

A transmissão é uma S tronic de sete velocidades e dupla embreagem, com trocas feitas por meio da alavanca ou de shift paddles, o que nos ajudou muito nas retomadas das curvas seletivas do autódromo.

Audi RS 6 Avant e RS 7 Sportback Performance
Estes dois balançaram a turma; desempenho e eficiência impressionante – os novos Audi RS 6 Avant Performance e RS 7 Sportback Performance deram o que falar na pista. É praticamente pilotar um carro de rua com tudo de um superesportivo.

A linha RS performance é equipada com a versão mais potente do motor 4.0 V8 biturbo de alta rotação com deslocamento de 3.993 centímetros cúbicos. A potência foi aumentada em 45 cv, atingindo agora 605 cv, que estão disponíveis entre 6.100 e 6.800 rpm. A rotação máxima também foi elevada em 200 rpm. Um torque constante de 700 Nm é disponibilizado entre 1.750 e 6.000 rpm. Um dos destaques particulares deste motor é a função overboost, que permite ao condutor aumentar o torque temporariamente para 750 Nm entre 2.500 e 5.500 rpm. O overboost é acionado automaticamente na aceleração total quando o motor e a transmissão estiverem no modo dynamic do Audi drive select. O indicador de pressão de sobrealimentação no RS muda para vermelho quando a função está ativada.

O caráter de alta tecnologia do 4.0 TFSI se manifesta em numerosos detalhes e pode ser visto e consumido ao vivo durante o “Audi Driving Experience”, como nas turbinas “twin-scroll” (de duplo caracol – duas entradas separadas de gases de escape no lado quente da turbina), responsáveis pelo desdobramento de torque rápido e imediato, o inovador sistema de gerenciamento térmico do sistema de arrefecimento, assim como a arquitetura dos cabeçotes dos cilindros. A admissão de ar se encontra do lado externo e a saída de gases de escapamento no lado interno. Foi incrível ver e sentir na mão e nos pés as turbinas e os “intercoolers” (resfriadores intermediários) que estão posicionados no centro do “V” “falando alto”. Esta disposição resulta em um curto percurso do fluxo de gases com mínimas perdas e uma resposta mais espontânea.

O desempenho dos novos RS 6 Avant e RS 7 Sportback performance fala por si: os dois modelos aceleraram como superesportivos, chegando aos 100 km/h em somente 3,7 segundos!

Outro ponto importante dos modelos RS Performance é que eles são equipados de série com rodas de alumínio fundido de 21 polegadas de diâmetro, com discos de freio em cerâmica de fibras de carbono, o que reduziu o peso do sistema em 10 quilos. O controle de estabilidade (ESC) conta com um modo “Sport” e pode ser totalmente desligado caso seja necessário.

 

BRU_9362