Alpine Elf Endurance Team pontua com seus dois carros

ALPINE ELF ENDURANCE TEAM PONTUA COM SEUS DOIS CARROS E AVANÇA EM SPA

files__image_0c397d82-2563-49a0-9a32-23b408d1e8aaAlpine Elf Endurance Team e seus dois trios de pilotos voltaram ao combate a partir da quinta-feira passada, pela terceira etapa do Campeonato WEC da FIA no célebre Circuito de Spa-Francorchamps.

Depois de duas sessões de testes com pista seca, os pilotos encontraram condições mais úmidas quando as qualificações foram incumbidas pela primeira vez neste ano a Olli Caldwell e Charles Milesi. Reduzindo regularmente sua marca, o piloto britânico ficou na décima posição à frente de Charles Milesi, que foi penalizado pelo tráfego em suas duas últimas tentativas.

Apesar do chuvisco que caiu na cidade belga de águas termais no sábado, Memo Rojas e Julien Canal colocaram pneus slick para a largada realizada com arquibancadas lotadas em Spa, que recebeu mais de 72 mil espectadores nesta semana. Os dois pilotos fizeram uma boa largada – principalmente o francês, que ganhou três posições –, assumindo o top 10 e trabalhando para consolidar suas posições em uma pista que começava a secar, mas continuava traiçoeira.

A equipe continuou sua ofensiva com o brasileiro André Negrão ao volante do carro n° 35, no início da segunda hora, enquanto Julien Canal estendeu seu revezamento até passar o volante para Charles Milesi no carro n° 36. Entretanto, os incidentes da corrida atrapalharam os planos da Equipe Azul. O carro de segurança entrou em atuação no momento em que Charles Milesi já estava a caminho da reta dos boxes, o que o obrigou a fazer um reabastecimento relâmpago 5 segundos antes de realizar uma segunda parada. O francês foi penalizado com um drive-through por ter queimado a linha na saída dos boxes e seu carro irmão também sofreu uma penalidade de 5 segundos por ter criado um pequeno espaço atrás do carro de segurança.

Correndo em décimo no início de seu triplo revezamento, Olli Caldwell partiu à reconquista do terreno perdido enquanto Charles Milesi, e Matthieu Vaxivière, tinham belos pontos pela frente após mudanças de estratégia. Sempre pronta a reagir rapidamente, a escuderia aproveitou uma nova neutralização da prova para tentar uma manobra estratégica. A excelente reatividade dos mecânicos e da equipe de pista permitiu que os dois Alpine A470 ganhassem posições antes que o brasileiro André Negrão e Charles Milesi voltassem à pista após uma quarta atuação do carro de segurança.

Sem medir esforços, o piloto francês – que registrou a volta mais rápida da corrida na classe LMP2 – e o brasileiro deram tudo em seus revezamentos duplos finais, cruzando a linha de chegada em 7º e 9º lugares. Este desempenho também permitiu que a Alpine Elf Endurance Team conquistasse seu melhor resultado do ano, com dez unidades para conta na Bélgica.

Agora mais experiente com novos aprendizados no Alpine A470 e os pneus Goodyear, a Alpine Elf Endurance Team se concentra na principal prova do calendário, a edição de 100 anos das 24 Horas de Le Mans. Começando com a Pesagem na sexta-feira, 2 de junho, esta etapa será ritmada por vários eventos organizados pela Alpine durante uma longa semana, que culminará com o grande clássico nos dias 10 e 11 de junho.

COMENTÁRIOS

André Negrão

“Foi uma corrida difícil, com muitos altos e baixos, mas houve progressos da nossa parte. Tivemos que prestar muita atenção em nosso consumo para não ter que parar para colocar mais combustível nos últimos minutos e ainda conseguimos isso levando alguns pontos pra conta. Entretanto, devemos redobrar nossos esforços para aumentar as performances, mas parece que estamos no caminho certo às vésperas de Le Mans”.

Olli Caldwell

“Estou satisfeito com meu trabalho do fim de semana em geral, mas precisamos ter mais ritmo para sermos realmente competitivos. Fiquei com sentimentos ambíguos depois de ter realizado minha primeira sessão de qualificações com a Alpine. Foi bacana estar próximo do carro irmão com uma das referências da categoria ao volante, mas fiquei decepcionado por ter ficado distante das posições que pretendíamos. Realizamos progressos, mas devemos aproveitar nossos testes de Monza para acelerar nossa dinâmica e correr as 24 Horas de Le Mans nas melhores condições”.

Memo Rojas

“Estou satisfeito que a equipe tenha cruzado a linha de chegada sem problemas, mas temos que trabalhar mais para brigar pelo pódio. Foi uma corrida difícil em condições inéditas para nós com este carro antes deste fim de semana e foi ainda mais complicado com uma largada com pneus slick em uma pista molhada, mas conseguimos nos sair bem. Nosso ritmo melhorou, estamos mais próximos dos líderes, mas precisamos acelerar nossa curva de desenvolvimento antes da nossa próxima corrida em Le Mans”!

Matthieu Vaxivière

“Foi uma semana frustrante, mas prefiro me concentrar nos progressos mesmo se os incidentes da corrida e nossa penalidade tenham dificultado ainda mais nosso trabalho. Chegamos até o final da corrida, portanto acumulamos inúmeras informações com várias tentativas em termos de estratégia e vamos analisar tudo isso para as 24 Horas de Le Mans. Estamos no caminho certo e vamos trabalhar mais do que nunca antes da maior prova do calendário”.

Charles Milesi

“Estou um pouco decepcionado com meu erro na saída dos boxes depois do meu primeiro revezamento e a penalidade nos custou valiosos segundos. Devemos continuar nos esforçando para melhorar nosso desempenho e deteriorar menos nossos pneus. Logo estaremos realizando testes em Monza e espero que possamos aproveitá-los para correr as 24 Horas de Le Mans em boas condições”.

Julien Canal

“A largada foi bem estressante em condições difíceis, mas conseguimos fazer boas entregas. O carro entregou uma boa performance no início da corrida e consegui ultrapassar dois concorrentes desde as primeiras curvas. Depois, foi necessário lidar com a deterioração dos nossos pneus, um ponto que ainda precisamos trabalhar. Apesar dos progressos feitos, precisamos trabalhar muito para nos prepararmos para Le Mans”.

Philippe Sinault, Diretor da Alpine Elf Endurance Team

“Mesmo se o resultado final não corresponde às nossas ambições, tivemos condições de rivalizar com nossos concorrentes. A última sessão de testes em meio à chuva prejudicou nossa compreensão do carro neste circuito, por isso tivemos qualificações difíceis. Demos a volta por cima na corrida com o top 5 ao nosso alcance, mas acabamos perdendo essa oportunidade, principalmente com o n° 36 entrando na reta dos boxes quando o carro de segurança entrou na pista. Apesar destas circunstâncias infelizes e a penalidade que sofremos, conseguimos completar a melhor volta na corrida e alcançar nossos rivais. O n° 35 também demonstrou belos progressos apesar da corrida complicada. O fato é que temos muitos pontos positivos e agora seguimos para Monza para dois dias de testes. Nosso objetivo lá será confirmar nossos progressos, aprofundar alguns desenvolvimentos e continuar reunindo as peças do quebra-cabeça para as 24 Horas de Le Mans”.

CLASSIFICAÇÃO

TotalEnergies 6 Horas de Spa-Francorchamps – LMP2

1. Team WRT n° 41 – 146 voltas

2. United Autosports n° 23 +6’’042

3. Inter Europol Competition n° 34 +15’’467

7. Alpine Elf Endurance Team n° 36 +1’02’’147

8. Alpine Elf Endurance Team n° 35 +1’19’’346

Troféu FIA de Endurance – Classe LMP2

1. United Autosports n° 22 – 66 pontos

2. Team WRT n° 41 – 58 pontos

3. United Autosports n° 23 – 45 pontos

9. Alpine Elf Endurance Team n° 36 – 16 pontos

10. Alpine Elf Endurance Team n° 35 – 5 pontos